O preço
da liberdade pode ser alto,
mas nunca será tão caro quanto a perda da liberdade.
Não é que os esquerdistas não sejam inteligentes,
as ideias que eles defendem é que não são.
RONALD REAGAN
mas nunca será tão caro quanto a perda da liberdade.
Não é que os esquerdistas não sejam inteligentes,
as ideias que eles defendem é que não são.
RONALD REAGAN
Olhos: azuis
Cabelos: castanhos
Altura: 1,85 m
Apelidos: Dutch, Ronnie e The Gipper
O cinema é uma ferramenta de comunicação poderosa. Grande parte da população mundial recebe informação através dele, com especial intensidade devido ao surgimento de plataformas de streaming. Muitas vezes, uma narrativa emocional, com música e visual marcantes podem inflamar sentimentos e penetrar muito mais fundo do que textos. Fica então evidente que através de filmes e séries são transmitidos determinados valores, identidades, sentidos comuns e mensagens que geram raízes culturais importantes na sociedade. Esta questão foi muito bem compreendida pelos políticos na Segunda Guerra Mundial, utilizado pelo totalitarismo e pelos estados democráticos em documentários magníficos de Leni Riefenstahl e dos russos, ou filmes de ficção norte-americanos, como “O Grande Ditador / The Great Dictator” (1940), “Sargento York / Sergeant York” (1941) ou “Casablanca / Idem” (1942). O cinema também gerou um presidente da República dos Estados Unidos, um dos mais admirados líderes de Direita de todos os tempos: RONALD REAGAN (1911 - 2004. Tampico, Illinois / EUA).
Sua
jornada na indústria cinematográfica, que abrangeu mais de três décadas, moldou
sua imagem pública e lançou as bases para uma transição bem-sucedida para a
política. Contarei aqui sua honrada e vitoriosa história. Ele formou-se em
economia e sociologia, foi ator em Hollywood, líder sindical e entre 1967-1975 governador
da Califórnia, antes de tornar-se o quadragésimo presidente dos Estados Unidos da América.
Chegou num momento em que o país enfrentava grave crise econômica e de valores,
especialmente devido à impopularidade mundial da guerra do Vietnã e à “paz sem honra” assinada em Paris em
1973. No final de seus dois mandatos, RONALD REAGAN obteve grandes conquistas
com seu programa inovador, conhecido como a “Revolução Reaga, entre elas a
volta do progresso e do otimismo norte-americanos, além da derrota do inimigo comunista
soviético. Seu foco nas questões mais importantes – derrubar o Império do Mal,
cortar taxas de impostos punitivas e controlar a inflação – o levou a fazer
concessões para economizar capital político para realizar essas questões mais críticas.
Seu pai, Jack, era um homem sem sorte nos negócios, que caiu no alcoolismo. Sua mãe, Nelle, uma mulher caridosa e religiosa. A família mudou-se várias vezes antes de se estabelecer em Dixon, uma pequena cidade do meio-oeste. Quando adolescente, ele passou os verões trabalhando como salva-vidas na praia local de Rock River, um afluente do Mississippi, onde se diz que em sete anos salvou 77 vidas. O jovem não brilhou no meio acadêmico durante seus quatro anos no Eureka College, mas teve sucesso como jogador de futebol e como ator em peças. Se formou em 1932, em plena Grande Depressão, e pouco depois foi contratado como locutor esportivo em uma estação de rádio em Iowa. Anos depois, em 1937, desembarcou em Hollywood, e um agente de talentos o convidou para fazer um teste na Warner Bros. Sua naturalidade em frente às câmeras impressionou e gerou um contrato por sete anos com o estúdio, de US$ 200 por semana. Em seu primeiro papel protagonista, no criminal “O Amor Está no Ar / Love Is on the Air” (1937), repetiu sua profissão de anos antes na vida real, interpretando um locutor de rádio.
Depois de vários filmes, alcançou reconhecimento como o atleta de futebol norte-americano George Gipp em “Criador de Campeões”. Um papel que se tornou icônico e ajudou a solidificar sua posição na indústria do entretenimento. Logo seria um verdadeiro astro de cinema classe B, respeitado por aprender os diálogos rapidamente e sempre chegar na hora certa ao estúdio, além de simpático, obediente ao diretor e gentil com os colegas, um homem de confiança. Alternou Hollywood com o serviço militar e, em 1937, alistou-se na Reserva do Exército dos Estados Unidos com o posto de cabo, mas logo ascendeu a segundo-tenente. Após o ataque japonês a Pearl Harbor e a entrada oficial dos EUA no conflito de guerra, ele foi convocado, mas não pôde servir no combate devido a seus problemas de visão. Assim, foi designado para a Primeira Unidade de Cinema, subordinada à Força Aérea, onde trabalhou em inúmeros documentários. Esta etapa da sua vida consolidou seu patriotismo e o familiarizou com a importância dos valores, que se tornaria um dos eixos centrais do seu discurso.
Retornou a Hollywood no final da guerra e atuou no Screen Actors Guild (SAG), com sede em Los Angeles, do qual foi presidente por cinco mandatos consecutivos, de 1947 a 1952, e novamente de 1959 a 1960. Durante seu mandato, testemunhou perante o Comitê de Atividades Antiamericanas da Câmara em 1946, em meio ao pânico comunista, mas recusou-se a citar nomes. Após anos de trabalho contra a penetração da esquerda no SAG, desenvolveu os princípios anticomunistas que permaneceram no centro das suas convicções durante toda a vida. Como anticomunista fervoroso, reafirmou ao comitê seu compromisso com os princípios democráticos: “Como cidadão, eu não quero ver o nosso país conduzido pelo medo ou ressentimento, e nós nunca podemos negociar qualquer um dos nossos princípios democráticos por causa deste medo e ressentimento.”. No SAG, RONALD REAGAN teve um papel importante na conquista de pagamentos residuais para atores. Antes, eram pagos com o lançamento dos filmes e não recebiam nada a mais caso os longas fossem exibidos posteriormente.
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reagan e jane wyman |
Ele nunca foi uma grande estrela cinematográfica. O que o salvou de cair no ostracismo foi a televisão. Em 1954, começou a apresentar o “General Electric Theatre”, um programa dramático com convidados famosos (Fred Astaire, James Stewart, James Dean etc.). Ganhava cerca de US$ 125 mil por ano para este trabalho (cerca de US$ 1,07 milhão de dólares hoje). Para mostrar os produtos da General Electric, episódios foram filmados na casa “totalmente elétrica” dos Reagan. Ia ao ar nas noites de domingo, entre “The Ed Sullivan Show” e “Alfred Hitchcock Presents”, e atraia mais espectadores do que ambos. Seu contrato exigia que fizesse visitas às fábricas da produtora, muitas vezes exigindo dele diversos discursos por dia. De 1954 a 1962, em microfones, ele contava histórias de Hollywood aos funcionários da GE e fazia falas políticas para grupos empresariais. As visitas foram “quase um curso de pós-graduação em ciência política”, diria mais tarde. Falando para conservadores, tornou-se na época um canal de Direita.
Em 1938, na meca do cinema, conheceu Jane Wyman (1917 – 2007. Setor Joseph, Missouri / EUA), Oscar de Melhor Atriz em 1949 por “Belinda / Johnny Belinda”, com quem se casaria em 1940. Tiveram dois filhos biológicos, Maureen (1941 – 2001) e Christine (que nasceu em 1947, mas viveu apenas um dia), e um terceiro adotado, Michael (nascido em 1945). Se divorciaram em 1949, mas continuaram bons amigos por toda a vida. Ela afirmou que votou nele nas duas vezes em que concorreu à presidência. Pouco depois, ele se enamorou de outra atriz, Nancy Davis (1921- 2016. Nova Iorque / EUA), depois dela procurá-lo para resolver problemas relacionados ao aparecimento de seu nome em uma lista de comunistas. Tinha sido confundida com outra com o mesmo nome. Anos depois, ela descreveu o primeiro encontro deles como “eu não sei exatamente se foi amor à primeira vista, mas não ficou muito longe de ser”. Casaram-se em 4 de março de 1952 e o casal de atores Brenda Marshall e William Holden foram os padrinhos de matrimônio. Tiveram dois filhos: Patti (nascida em 1952) e Ron (em 1958).
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brenda marshall, reagan, nancy travis e william holden |
O papel que mais gostava era o do soldado Drake McHugh em “Em Cada Coração, um Pecado”, talvez o seu melhor desempenho. O título da sua autobiografia, publicada em 1965, “O que Aconteceu com o Resto de Mim?”, se refere a um diálogo deste drama. Seu último filme, o único no qual interpretou um vilão, foi o excelente policial “Os Assassinos”, baseado em conto de Ernest Hemingway. Apresentou ainda a série de televisão “Histórias do Vale da Morte / Death Valley Days”, de 1964 até 1965, e depois se aposentou das telas. A transição para a política foi notável. A trajetória marcante no entretenimento moldou sua imagem pública, preparando-o para o papel de liderança que desempenharia no cenário político mundial. Sua relação com o cinema forjou sua impecável oratória e capacidade de comunicação – permitindo-se inclusive usar o humor e inserir piadas anticomunistas em discursos e entrevistas. Chegou a fazer referências ao cinema em suas intervenções públicas, especialmente aos personagens de John Rambo e Rocky Balboa, recebendo manifestações entusiasmadas. Deixou saudades.
FONTES
“O Que Aconteceu com o Resto de Mim?” (1965)
de Ronald Reagan
“Ronald Reagan” (2016)
de Bill O'Reilly
“O Verdadeiro Reagan: suas Virtudes e Importância” (2023)
de James Rosebush
DEZ
FILMES de REAGAN
(por ordem de preferência)
01
Os ASSASSINOS
(The Killers, 1964)
direção de Don Siegel
elenco: Lee Marvin, Angie Dickinson e John Cassavetes
02
Em CADA CORAÇÃO, um PECADO
(Kings Row, 1942)
direção de Sam Wood
elenco: Ann Sheridan, Robert Cummings, Betty Field,
Charles Cobrun, Claude Rains e Judith Anderson
03
VITÓRIA AMARGA
(Dark Victory, 1939)
“O Que Aconteceu com o Resto de Mim?” (1965)
de Ronald Reagan
“Ronald Reagan” (2016)
de Bill O'Reilly
“O Verdadeiro Reagan: suas Virtudes e Importância” (2023)
de James Rosebush
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ann sheridan e reagan em “em cada coração, um pecado” |
(por ordem de preferência)
01
Os ASSASSINOS
(The Killers, 1964)
direção de Don Siegel
elenco: Lee Marvin, Angie Dickinson e John Cassavetes
02
Em CADA CORAÇÃO, um PECADO
(Kings Row, 1942)
direção de Sam Wood
elenco: Ann Sheridan, Robert Cummings, Betty Field,
Charles Cobrun, Claude Rains e Judith Anderson
03
VITÓRIA AMARGA
(Dark Victory, 1939)
direção de Edmund Goulding
elenco: Bette Davis, George Brent, Humphrey Bogart
e Geraldine Fitzgerald
04
FUGITIVOS do INFERNO
(Desperate Journey, 1942)
direção de Raoul Walsh
elenco: Errol Flynn, Nancy Coleman, Raymond Massey,
Alan Hale e Arthur Kennedy
05
DILEMA de uma CONSCIÊNCIA
(Storm Warning, 1950)
direção de Stuart Heisler
elenco: Ginger Rogers, Doris Day e Steve Cochran
06
CORAÇÃO AMARGURADO
(The Hasty Heart, 1949)
direção de Vincent Sherman
elenco: Patricia Neal e Richard Todd
07
A ESTRADA de SANTA FÉ
(Santa Fe Trail, 1940)
direção de Michael Curtiz
elenco: Errol Flynn, Olivia De Havilland, Raymond Massey,
Alan Hale e Van Heflin
08
CENTELHA de AMOR
(The Voice of the Turtle, 1947)
direção de Irving Rapper
elenco: Eleanor Parker, Eve Arden e Wayne Morris
09
CRIADOR de CAMPEÕES
(Knute Rockne All American, 1940)
direção de Lloyd Bacon
elenco: Pat O'Brien, Gale Page e Donald Crisp
10
NOITE APÓS NOITE
(Night Unto Night, 1949)
direção de Don Siegel
elenco: Viveca Lindfors e Broderick Crawford
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ronald reagan e bette davis em “vitória amarga” |
Aprendi que tem uma semelhança impressionante
com a primeira.”
RONALD REAGAN
GALERIA de FOTOS
4 comentários:
Teve uma trajetória de vida bonita, tanto que chegou à Casa Branca. Para mim era bonitão. Lembro dele com saudades. ⚘️
Tributo nota dez. Reagan é um dos maiores nomes da história da Direita.
Ele fez um excelente trabalho como presidente, e foi um excelente ator.
El mejor presidente usa, junto con donald trump
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