outubro 19, 2010

***************** ASSIM está ESCRITO

kirk douglas e lana turner em “assim estava escrito”

Densamente pessoal e traduzindo minhas experiências de espectador e estudioso de cinema, este blog procura ser guiado pelo conhecimento preciso e opiniões marcantes, não tedo a intenção de ser uma história abrangente do cinema mundial, mas sim, como o subtítulo indica, um olhar pessoal para alguns filmes e profissionais do cinema que eu amo e que, em muitos casos, tiveram um profundo impacto sobre minha própria formação artística. Criei os meus próprios parâmetros, sem medo de ser seletivo ou subjetivo demais. Falo sobre o que me comove ou intriga. É um trabalho de paixão, que precisa respirar, crescer e se desenvolver. Uma viagem verdadeiramente pessoal, assim como são pessoais os filmes especiais que desejo celebrar.

Rara oportunidade para o cinéfilo conhecer as engrenagens da indústria e penetrar nos métodos criativos de antigos profissionais do cinema, inclino-me naturalmente para o favorecimento de figuras subvalorizadas – aqueles artistas esquecidos ou artesãos não celebrados que, de alguma maneira, conseguiram comunicar uma visão original. Examino os seus triunfos e vicissitudes. Afinal, os velhos mestres ainda estão vivos na memória coletiva, têm algo a nos dizer e são uma fonte constante de inspiração. Ao sondar o passado, estamos na verdade apontando para o presente e o futuro.

Em outras palavras, este blog é de fato concebido para colecionadores de filmes, amantes e estudantes de cinema. Minha esperança é a de que ele incentive a mágica da sétima arte, para que os filmes antigos não sejam esquecidos. É também um espaço para intercâmbio entre cinéfilos e colecionadores que buscam informações cinematográficas e livros sobre cinema, proporcionando aos aficcionados enriquecimento cultural, deleite e estudo. Tudo para celebrar o cinema - aquele tipo de cinema que deixou certa impressão enigmática.

Este blog é provavelmente tão importante para mim quanto um dos meus livros. A curiosidade constante, infatigável espírito de experimentação e idealismo apaixonado ajudam-me a manter o rumo.

Contatos e outras informações pelo e-mail:

29 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o blog. Acabou de ganhar um leitor. Aliás, vátrios, porque voi espalhar pra quem eu conheço.
Ricardo Silva

Kley disse...

Belo blog, do jeito que eu gosto: informativo, inteligente e concentrado nas obras-primas do cinema mundial. Melhor é impossível.
Um grande abraço!

http://blogdokley.blogspot.com/

Lidi disse...

Gostei muito do blog. Adoro cinema. Estou seguindo. Abraço.

Genny Xavier disse...

Querido amigo,
Uma grata "aventura" viajar pelas páginas deste espaço dedicado aos amantes do cinema...informação, cultura, prazer e deleite da melhor qualidade...
Beijos,
Genny

Sérgio Vaz disse...

Caro Antônio,
Obrigado pela indicação de seu site. Gostei dele, e acrescentei-o aos links que dou no meu site, o www.50anosdefilmes.com.br

Um abraço.
Sérgio

MOEMA BRUM disse...

Oi,Júnior
Estou em Sampa. Gostei do blog. Muito obtigada.
abraços
MOEMA BRUM

Eliana de Morais disse...

Desejo sucesso,querido. Beijos.

Neuza Pinheiro disse...

que bom
eu amo cinema e vou acompanhar.

abraços!

André Setaro disse...

O blog é uma verdadeira cinemateca virtual. Só falta mesmo que os filmes pudessem ser exibidos on line.

A Bola Indígena disse...

Obrigado pela visita à Febre da 7arte! Boa sorte para o teu blog !

Cumprimentos

M. disse...

Gostei de seu blog e vou indicá-lo. Obrigada por vistar o SALA LATINA DE CINEMA. Volte sempre!

pseudo-autor disse...

Cara, primeira vez que passo aqui e já gostei logo de cara do seu blog. Filmes clássicos é comigo mesmo! E o título do seu blog é uma obra-prima do gênero que eu tenho a honra de constar em minha dvdteca.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Andrea Albuquerque disse...

Muito bom!! bejoooo

Sibele Gava disse...

Adorei amigo! Bjs

SONIA COUTINHO disse...

Bem legal esse blog, Antonio Júnior.
Abraço da Sonia Coutinho

Hilton Deives Valeriano disse...

belo trabalho! Belo! Já adicionei em meu blog. Convido-o a uma visita no Poesia Diversa. Um grande abraço.

José Carlos Ngão disse...

Procuro dois filmes,
1- brincando nos campos do senhor (Hector Babenco é o Diretor)
2 - rei do sol (Yul Brinner é o ator principal)

Alexis Smith disse...

AMEI O BLOG......OBRIGADA POR ME CONVIDAR...vou ver a lista de filmes..tenho muitos tbm..bjo da Alexis Smith

Neuzamaria Kerner disse...

Meu querido,
somente você pra fazer uma coisa tão deliciosas de ver e de sentir.

Espero que você também esteja a fim de falar dos filmes do festival do minuto (pelo menos alguns).

Meu abraço holofótico. Meu amor incondicional.
Neuzamaria Kerner
www.neuzamariakerner.blogspot.com

Celso Daniel disse...

Parabéns pela iniciativa de abordar os "nossos" filmes antigos.
Celso

Cristina Queiróz disse...

Gostei bastante, principalmente porque vc falou dos meus dois diretores favoritos, Wilder e Visconti.

Mas vou fazer uma sugestão... que tal uma matéria sobre Ernst Lubitsch?

Adriano Cardim disse...

Entao, passei o olho no seu blog ... nossa deu agua na boca vendo todos esses classicos.... A frustaçao veio ao me deparar com a impossibilidade de ter acesso.
=D

LÚCIA HELENA disse...

ADORO CINEMA. TENHO MUITOS FILMES DA DÉCADA DE 50 EM DIANTE.
VOCÊ É UM GRANDE ESCRITOR E EXCELENTE NARRADOR.

BJS.

LÚCIA HELENA
www.outraseoutras.blogspot.com

Tcharly Magalhães Briglia disse...

Ótima pedida, amigo.
Abraços,
Tcharly.

Cosmo Kramer disse...

Vim retribuir a visita. Adorei a proposta do blog. É sempre bom encontrar pessoas que compartilhem dos mesmos interesses. Já me juntei aos parceiros de aventura.
Abraço.

Simone Cunha Borges disse...

PARABÉNS PELA ADORÁVEL IDÉIA.SERÁ UMA REFERÊNCIA PARA OS CINÉFILOS E ESTUDANTES.

Kamila disse...

Incentivar a magia pela sétima arte é algo raro hoje em dia. Parabéns pelo blog e pela proposta!!

Edelzio Sanches disse...

Amigão
Já conhecia o Blog do Falcão e sinceramente acho que é único nesse seguimento que restada toda a era Nostálgica do cinema
Muito bom mesmo! Parabéns e irei indicar a uma galera que sei que vai gostar de curtir.
Abração e vamos juntos cada um na sua estrada.
Edelzio Sanches
www.bangbangitaliana.blogspot.com

Geilma Castro disse...

Lindo seu trabalho. Feito com amor e paixãao é melhor ainda, né!!!! Xero, amigo.