gloria swanson |
Quando falamos de atrizes da fase silenciosa do
cinema, nos lembramos principalmente de Lillian Gish ou Greta Garbo, entre
outras estrelas maravilhosas. Mas haviam dezenas. Houve uma época em que elas
fizeram um tremendo sucesso e com o tempo foram esquecidas. Algumas tiveram uma
boa parte de seus filmes perdidos, muitas não se adaptaram ao sistema sonoro de
cinema ou simplesmente foram deixadas para trás com o tempo.
O reinado das estrelas surgiu em meados da década
de 1910 com Theda Bara. Ela representava a “vamp”, uma destruidora voraz de corações.
A sedutora brilhou em “Escravo de uma Paixão / A Fool There Was” (1915) e
“Cleópatra / Idem” (1917). Seu sucesso
possibilitou a William Fox fundar seu próprio estúdio, que existe ainda hoje. Nos
anos 1920, foi a vez da “melindrosa”, ou seja, a mulher que desafiava convenções, se vestindo diferente, bebendo, fumando, trabalhando e
tratando o sexo de forma casual. Ela foi vivida com êxito por Clara Bow, que se
tornou um ícone da era do jazz e recebeu o apelido de “It girl”.
Norma Talmadge, Gloria Swanson e Pola Negri também
fizeram enorme sucesso no cinema hollywoodiano. Além de Greta Garbo, um dos
raros exemplos de ATRIZES do MUDO que conseguiram se adaptar no cinema com áudio.
Greta veio da Suécia para Hollywood em 1925, trabalhando na Metro-Goldwyn-Mayer.
Em 1930, ela atuou no seu primeiro filme falado, “Anna Christie / Idem”. Mary
Pickford foi, sem dúvida, outro símbolo feminino importante para o cinema. Fez
mais de 200 filmes e ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 1930.
Além dessas deusas, diversas outras marcaram o
cine mudo. Esse post resgata algumas delas. Confira e deixe um comentário
dizendo qual é a sua favorita dessa época incrível da sétima arte.
01
ALICE TERRY
Os QUATRO CAVALEIROS do APOCALIPSE
(The Four Horsemen of the Apocalypse, 1921)
direção de Rex Ingram
(The Four Horsemen of the Apocalypse, 1921)
direção de Rex Ingram
SCARAMOUCHE
(Idem, 1923)
direção de Rex Ingram
(Idem, 1923)
direção de Rex Ingram
02
ASTA NIELSEN
TRAGÉDIA do GOLGOTHA
(I.N.R.I., 1923)
direção de Robert Wiene
(I.N.R.I., 1923)
direção de Robert Wiene
RUA das LÁGRIMAS
(Die freudlose Gasse, 1925)
direção de Georg Wilhelm Pabst
(Die freudlose Gasse, 1925)
direção de Georg Wilhelm Pabst
03
BARBARA La MARR
O PRISIONEIRO de ZENDA
(The Prisoner of Zenda, 1922)
direção de Rex Ingram
(The Prisoner of Zenda, 1922)
direção de Rex Ingram
O TEU NOME é MULHER
(Thy Name Is Woman, 1924)
direção de Fred Niblo
(Thy Name Is Woman, 1924)
direção de Fred Niblo
04
BEBE DANIELS
MACHO e FÊMEA
(Male and Female, 1919)
direção de Cecil B. DeMille
(Male and Female, 1919)
direção de Cecil B. DeMille
MONSIEUR BEAUCAIRE
(Idem, 1924)
direção de Sidney Olcott
(Idem, 1924)
direção de Sidney Olcott
05
BRIGITTE HELM
Dois Filmes:
METRÓPOLIS
(Idem, 1927)
direção de Fritz Lang
(Idem, 1927)
direção de Fritz Lang
O AMOR de JEANNE NEY
(Die Liebe der Jeanne Ney, 1927)
direção de Georg Wilhelm Pabst
(Die Liebe der Jeanne Ney, 1927)
direção de Georg Wilhelm Pabst
06
CLARA BOW
Dois Filmes:
O NÃO SEI QUE das MULHERES
(It, 1927)
direção de Clarence G. Badger
(It, 1927)
direção de Clarence G. Badger
ASAS
(Wings, 1927)
direção de William A. Wellman
(Wings, 1927)
direção de William A. Wellman
07
ESTELLE TAYLOR
Dois Filmes:
Os DEZ MANDAMENTOS
(The Ten Commandments, 1923)
direção de Cecil B. DeMille
DON JUAN
(The Ten Commandments, 1923)
direção de Cecil B. DeMille
DON JUAN
(Idem, 1926)
direção de Alan Crosland
direção de Alan Crosland
08
FRANCESCA BERTINI
Dois Filmes:
LUCRÉCIA BÓRGIA
(Lucrezia Borgia, 1912)
direção de Mario Caserini e Gerolamo Lo Savio
(Lucrezia Borgia, 1912)
direção de Mario Caserini e Gerolamo Lo Savio
A DAMA das CAMÉLIAS
(La signora delle camelie, 1915)
direção de Gustavo Serena
(La signora delle camelie, 1915)
direção de Gustavo Serena
09
GLORIA SWANSON
Dois Filmes:
MACHO e FÊMEA
(Male and Female, 1919)
direção de Cecil B. DeMille
(Male and Female, 1919)
direção de Cecil B. DeMille
SEDUÇÃO do PECADO
(Sadie Thompson, 1928)
direção de Raoul Walsh
(Sadie Thompson, 1928)
direção de Raoul Walsh
10
HENNY PORTEN
Dois Filmes:
ANA BOLENA
(Anna Boleyn, 1920)
direção de Ernst Lubitsch
(Anna Boleyn, 1920)
direção de Ernst Lubitsch
DAS ALTE GESETZ
(1923)
direção de Ewald André Dupont
(1923)
direção de Ewald André Dupont
11
LIA De PUTTI
Dois Filmes:
TERRA em CHAMAS
(Der brennende Acker, 1922)
direção de F. W. Murnau
(Der brennende Acker, 1922)
direção de F. W. Murnau
TRISTEZAS de SATÁNAS
(The Sorrows of Satan, 1926)
direção de D. W. Griffith
(The Sorrows of Satan, 1926)
direção de D. W. Griffith
12
LIL DAGOVER
Dois Filmes:
O GABINETE do Dr. CALIGARI
(Das Cabinet des Dr. Caligari, 1920)
direção de Robert Wiene
(Das Cabinet des Dr. Caligari, 1920)
direção de Robert Wiene
TARTUFO
(Herr Tartüff, 1925)
direção de F. W. Murnau
(Herr Tartüff, 1925)
direção de F. W. Murnau
13
LILLIAN GISH
Dois Filmes:
HORIZONTE SOMBRIO
(Way Down East, 1920)
direção de D. W. Griffith
(Way Down East, 1920)
direção de D. W. Griffith
O VENTO
(The Wind, 1928)
direção de Victor Sjöström
(The Wind, 1928)
direção de Victor Sjöström
14
LOUISE BROOKS
Dois Filmes:
A CAIXA de PANDORA
(Die Büchse der Pandora, 1929)
direção de Georg Wilhelm Pabst
(Die Büchse der Pandora, 1929)
direção de Georg Wilhelm Pabst
DIÁRIO de uma GAROTA PERDIDA
(Tagebuch einer Verlorenen, 1929)
direção de Georg Wilhelm Pabst
(Tagebuch einer Verlorenen, 1929)
direção de Georg Wilhelm Pabst
15
MAE MURRAY
Dois Filmes:
REPUDIADA
(Big Little Person, 1919)
direção de Robert Z. Leonard
(Big Little Person, 1919)
direção de Robert Z. Leonard
A VIÚVA ALEGRE
(The Merry Window, 1925)
direção de Erich von Stroheim
(The Merry Window, 1925)
direção de Erich von Stroheim
16
MARGUERITE de LA MOTTE
Dois Filmes:
A MARCA do ZORRO
(The Mark of Zorro, 1920)
direção de Fred Niblo
(The Mark of Zorro, 1920)
direção de Fred Niblo
Os TRÊS MOSQUETEIROS
(The Three Musketeers, 1921)
direção de Fred Niblo
(The Three Musketeers, 1921)
direção de Fred Niblo
17
MARY PICKFORD
Dois Filmes:
ROSITA
(Idem, 1923)
direção de Ernst Lubitsch
(Idem, 1923)
direção de Ernst Lubitsch
A MULHER DOMADA
(The Taming of the Shrew, 1929)
direção de Sam Taylor
(The Taming of the Shrew, 1929)
direção de Sam Taylor
18
NITA NALDI
Dois Filmes:
O MÉDICO e o MONSTRO
(Dr. Jekyll and Mr. Hyde, 1920)
direção de John S. Robertson
(Dr. Jekyll and Mr. Hyde, 1920)
direção de John S. Robertson
SANGUE e AREIA
(Blood and Sand, 1922)
direção de Fred Niblo
(Blood and Sand, 1922)
direção de Fred Niblo
19
NORMA TALMADGE
Dois Filmes:
KIKI
(Idem, 1926)
direção de Clarence Brown
(Idem, 1926)
direção de Clarence Brown
A DAMA das CAMÉLIAS
(Camille, 1926)
direção de Fred Niblo
(Camille, 1926)
direção de Fred Niblo
20
POLA NEGRI
Dois Filmes:
MADAME DuBARRY
(Idem, 1919)
direção de Ernst Lubitsch
(Idem, 1919)
direção de Ernst Lubitsch
HOTEL IMPERIAL
(Idem, 1927)
direção de Mauritz Stiller
(Idem, 1927)
direção de Mauritz Stiller
21
VILMA BANKY
Dois Filmes:
O ÁGUIA
(The Eagle” (1925)
direção de Clarence Brown
(The Eagle” (1925)
direção de Clarence Brown
BEIJO ARDENTE
(The Winning of Barbara Worth, 1926)
direção de Henry King
(The Winning of Barbara Worth, 1926)
direção de Henry King
pola negri |
vilma banky |
9 comentários:
Louise Brooks,era muito linda!! José Remi Rodrigues Reis.
São mulheres lindíssimas, pena não se adaptarem aos novos tempos. As minhas preferências,
Estelle Taylor,
Lillian Gish, e
Brigitte Helm.
Bonitas
As boquinhas de coração são o máximo ! Que lindas!
Lindas demais! Todas com o olhar triste, como convinha à época do cinema de heroínas sofredoras, ultra dramáticas.
Maravilhosas. Adorei conhecer as europeias Lil Dagover, Lya de Putti e
Brigitte Helm.
Maravilhoso. Adorei!
Parabéns pelo doce resgate e pelo texto enxuto e agradável. up
Eternas Divas Sensacionais!!
Postar um comentário