março 27, 2021

********************** A PESTE em TREZE FILMES


A peste negra continua sendo uma das epidemias mais letais da história da humanidade. De 1333 a 1351, 50 milhões de pessoas morreram da doença - causada por bactéria transmitida pela pulga de roedores - em países da Europa e da Ásia. Em seu auge, relatam historiadores, não havia sobreviventes em número suficiente para sepultar os mortos. Depois dela, enfrentamos a gripe espanhola, em 1918, com uma estimativa de óbitos comparável à da catástrofe medieval. 

Tais doenças infecciosas marcaram nosso imaginário, levando a indústria cinematográfica a investir no tema. Epidemias que ameaçam acabar com a humanidade surgiram em filmes desde o cinema mudo. Sejam causados por vírus criados em laboratório ou superbactérias que vieram do espaço, o fim da humanidade seduz plateias. E, embora a peste chinesa não cause todo esse estrago, pensando nela montei uma lista com 13 produções que tem uma epidemia na sua trama.

01

NOSFERATU
(Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, 1922)


Direção de F. W. Murnau
Elenco: Max Schreck, Gustav von Wangenheim e Greta Schröder

 
Um agente imobiliário, a pedido de seu chefe, viaja ao encontro de um novo cliente, um conde sinistro. Na verdade, ele é um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha, e se apaixona pela noiva do rapaz, trazendo a peste negra para a cidade do casal.
 
02
MÉDICO e AMANTE
(Arrowsmith, 1931)


Direção de John Ford
Elenco: Ronald Colman, Helen Hayes, Richard Bennett e Myrna Loy
      
 
Um médico é enviado para investigar um surto de peste e decidir as prioridades para o uso de uma vacina. Tendo perdido sua esposa recentemente, ele acaba por se interessar por uma rica garota.
 
03
O VÉU PINTADO
(The Painted Veil, 1934)


Direção de Richard Boleslawski
Elenco: Greta Garbo, Herbert Marshall, George Brent e Jean Hersholt

 
Adaptação de um famoso romance de W. Somerset Maugham, refilmado em 1957 e 2006. Um médico britânico luta contra uma epidemia de cólera em uma pequena aldeia chinesa, enquanto vive um casamento sem amor com uma esposa infiel.
 
04
SAADIA
(Idem, 1953)


Direção de Albert Lewin
Elenco: Cornel Wilde, Mel Ferrer, Rita Gam e Michel Simon

 
Uma selvagem e estranha jovem árabe, dominada por uma feiticeira, divide-se entre o amor de um médico francês e um príncipe marroquino. Quando uma praga cai sobre a cidade que mora, ela se convence de que é responsável e parte para as montanhas em busca de um soro para combatê-la, mas é feita refém por bandidos.
 
05
O SÉTIMO SELO
(Det Sjunde Inseglet, 1957)


Direção de Ingmar Bergman
Elenco: Max von Sydow, Gunnar Björnstrand, Bibi Andersson e Gunnel Lindblom

 
Na Europa, na Idade Média, enquanto a peste negra mata a todos, um cavaleiro templário, que havia combatido nas Cruzadas, retorna à casa depois de dez anos fora. Encontrando-se com a Morte, ele a desafia para uma partida de xadrez.
 
06
O INCRÍVEL EXÉRCITO de BRANCALEONE
(L'armata Brancaleone, 1966)


Direção de Maio Monicelli
Elenco: Vittorio Gassman, Catherine Spaak, Folco Lulli e Gian Maria Volontè

Um nobre e seus homens enfrentam perigos, tais como a peste negra, os sarracenos, os bizantinos e os bárbaros, focalizando a dimensão das relações sociais identificadas com o feudalismo e apresentando o poder da Igreja Católica na Idade Média.
 
07
O ENIGMA de ANDRÔMEDA
(The Andromeda Strain, 1971)


Direção de Robert Wise
Elenco: James Olson, Arthur Hill, David Wayne e Kate Reid

 
Um satélite espacial cai em uma pequena cidade na Terra. Por causa da colisão, uma bactéria fatal que veio do espaço começa a dizimar a população. Enquanto isso, uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório no subsolo tentando encontrar a cura. A solução precisa ser encontrada antes que toda a humanidade seja exterminada.
 
08
A ÚLTIMA ESPERANÇA da TERRA
(The Omega Man, 1971)


Direção de Boris Sagal
Elenco: Charlton Heston, Anthony Zerbe e Rosalind Cash

 
O início de uma guerra com armas biológicas faz com que o planeta fique próximo da aniquilação. Um médico, que havia tomado uma vacina experimental, é o único a sobreviver, pelo menos na forma humana comum, uma vez que a praga deformou os sobreviventes. Estes creem que a humanidade, por meio da ciência e da tecnologia, causou a guerra e querem punir o único homem que sobrou.
 
09
A LENDA da FLAUTA MÁGICA
(The Pied Piper, 1972)


Direção de Jacques Demy
Elenco: Jack Wild, Donald Pleasence, John Hurt e Diana Dors

 
A peste negra atinge o norte da Alemanha. Um boticário judeu procura um tratamento para a praga e os sacerdotes o acusam de bruxaria. Outro personagem, um flautista, ajuda uma aldeia a se livrar dos ratos responsáveis pela praga.
 
10
NOSFERATU – O VAMPIRO da NOITE
(Nosferatu: Phantom der Nacht, 1979)


Direção de Werner Herzog
Elenco: Klaus Kinski, Isabelle Adjani, Bruno Ganz e Roland Topor

 
No século XIX, na Alemanha, um agente imobiliário recebe a tarefa de ir até a Transilvânia vender uma casa a um sinistro conde. Após firmar o contrato, o cliente muda-se para a cidade do profissional, seduzindo sua esposa e levando ratos que carregam a peste negra. Em pouco tempo, a epidemia toma conta do lugar.
 
11
A PESTE
(La Peste, 1992)


Direção de Luis Puenzo
Elenco: William Hurt, Sandrine Bonnaire, Jean-Marc Barr, Robert Duvall e Raul Julia

 
Uma cidade é invadida por uma praga. O governo tenta ocultar a situação, mas a notícia vem à tona e os cidadãos se apavoram. Um médico tentar ajudar, buscando uma cura para as vítimas. Enquanto a comunidade é submetida a quarentena e cercada pelo exército, seus habitantes reagem de maneiras diversas e imprevistas.
 
12
EPIDEMIA
(Outbreak, 1995)


Direção de Wolfgang Petersen
Elenco: Dustin Hoffman, Rene Russo, Morgan Freeman e Kevin Spacey
 
Um coronel-médico investiga uma nova doença contagiosa, que mata em pouquíssimo tempo e já dizimou um acampamento militar na África. Em virtude de um macaco ter sido levado de forma clandestina para os Estados Unidos, a população de uma pequena cidade apresenta os mesmos sintomas da doença, porém o contágio se desencadeia rapidamente e o exército coloca a cidade sob quarentena.
 
13
CONTÁGIO
(Contagion, 2011)


Direção de Steven Soderbergh
Elenco: Matt Damon, Kate Winslet, Jude Law, Gwyneth Paltrow e Marion Cotillard
 
Narra o progresso de um vírus que mata em poucos dias. A comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, muitos lutam para sobreviver.

Nenhum comentário: