abril 29, 2023

******* WARNER BROS. 100 ANOS – a HISTÓRIA

 


A norte-americana WARNER BROTHERS, uma das maiores produtoras de filmes e séries televisivas do mundo, comemora 100 anos de existência. Fundada em 1923 pelos irmãos Harry, Albert, Sam e Jack Warner, inicialmente trabalhava com a distribuição de longas-metragens. Com o passar dos anos, transformou-se numa produtora poderosa de filmes – em 2022, faturou 33,8 bilhões de dólares.
 
A companhia criou alguns dos mais amados e reconhecidos filmes de todos os tempos. Para celebrar o marco histórico, colocou em sua agenda uma série de lançamentos. Boxes de DVDs com clássicos e até um documentário que conta sua trajetória. A história da origem dos donos iniciais do estúdio remonta ainda na Polônia, filhos de um sapateiro que tinha 12 filhos e vivia com a sua família em Kransnosielc.

os irmãos warner
Os irmãos Warner (nascidos como Wonskolaser), Harry Warner (nascido Hirsz), Albert Warner (nascido Aaron), Sam Warner (nascido Szmul) e Jack Warner (nascido Itzhak), eram judeus que emigraram para Ontário, Canadá. Tendo adquirido um projetor e uma tela portátil, começaram os negócios exibindo filmes mudos em cidades da Pensilvânia e de Ohio, já nos Estados Unidos.
 
Com o lucro, abriram a sua própria sala de cinema, aumentando esse patrimônio com o mercado da distribuição. Em 1918, na Califórnia, criaram uma produtora, e, graças ao sucesso, conseguiram comprar um estúdio em Hollywood. Harry, o mais velho dos irmãos, assumiu a presidência da empresa, dirigindo-a da sua sede em Nova Iorque, enquanto Albert ficou como tesoureiro e chefe de vendas e distribuição.
 
Sam e Jack dirigiam o estúdio, que gozou de um êxito rápido, com a série de Rin Tin Tin, um cão que havia sido trazido da França, após a primeira guerra, por um soldado. Os filmes do cão esperto se tornaram tão populares que deram origem a uma franquia de 26 longas. Rin Tin Tin se tornou a maior estrela do estúdio, ganhando mil dólares por semana até 1929, quando seu contrato foi rompido.
 
O prestígio surgiu ao contratar o genial diretor alemão Ernst Lubitsch. Sua comédia “O Círculo do Casamento / The Marriage Circle” foi o filme de maior bilheteria do estúdio em 1924, e fez parte da lista do “New York Times” dos melhores do ano. Dando continuidade, contrataram o famoso ator da Broadway, John Barrymore, para o papel principal em “Beau Brummell”. O drama foi um sucesso.
 
jack warner
Em 1927, após “Don Juan” fracassar, a produtora entrou em crise, mas o lançamento de “O Cantor de Jazz / The Jazz Singer”, protagonizado por Al Jolson, foi uma sensação e assinalou o início da era de filmes falados e o crepúsculo do cinema mudo. O musical possuía diálogos sonorizados, além de trechos cantados. No entanto, Sam morreu na noite anterior à estreia. Sua morte teve um impacto em Jack, pois era uma inspiração e seu irmão preferido.
 
Nos anos seguintes, da WARNER BROS. tornou-se uma das principais produtoras cinematográficas, com Jack mantendo um controle rígido. Em 1929, foi pioneira nos filmes coloridos com “A Canção do Deserto / The Desert Song”. No ano seguinte, investiu em animação, iniciando a fama de personagens como Pernalonga, Patolino, Gaguinho, entre outros. Durante os anos 30, produziu perto de 100 filmes por ano.
 
O estúdio lançou filmes realistas de gangsters, um fenômeno iniciado com Edward G. Robinson em “Alma no Lodo / Little Caesar” (1931). O ator, juntamente com James Cagney, Kay Francis, Bette Davis, Paul Muni, Miriam Hopkins, Barbara Stanwyck, George Brent, Warren William, Olivia de Havilland, Errol Flynn, Joan Blondell, Dick Powell e Humphrey Bogart, fazia parte dos contratados de longa duração.
 
Com o passar dos anos, o estúdio ganhou reputação por produzir filmes de nível artístico conduzidos por diretores competentes ou talentosos como Howard Hawks, William A. Wellman, Alfred E. Green, Mervyn LeRoy, Lloyd Bacon, Roy Del Ruth, Edmund Goulding, Archie L. Mayo, Raoul Walsh, Michael Curtiz, William Dieterle, William Wyler, Anatole Litvak, John Huston, William Keighley, Vincent Sherman, Jean Negulesco, Curtis Bernhardt, Peter Godfrey, John Cromwell etc.
 
Um símbolo da WARNER que nos acompanha até hoje na abertura dos seus filmes, a famosa caixa d’água com a logomarca, foi construída em 1935 como cenário da comédia “Cain e Mabel / Cain and Mabel”, estrelado por Clark Gable.Em 1936, Bette Davis, a principal atriz do estúdio, descontente com os papéis que recebia, foi para a Europa e tentou quebrar seu contrato, mas perdeu o processo e teve que retornar.
 
cena de os crimes do museu (1933)
“A Vida de Emile Zola / The Life of Emile Zola”
(1937) deu ao estúdio o primeiro Oscar de Melhor Filme. Em 1939, o novo contratado George Raft deu dor de cabeça para Jack Warner. Ele não gostava de Humphrey Bogart e se recusava a fazer qualquer filme com o ator. A WARNER liberou Raft de seu contrato e graças a filmes recusados por ele, como “O Último Refúgio” (1941), Bogart se tornou uma grande estrela.
 
Em 1943, Olivia de Havilland abriu um processo contra o estúdio. Estava insatisfeita com os filmes que fazia e passou a recusar papéis, o que fez com que recebesse suspensões. Quando não aceitou ser emprestada para a Columbia Pictures, teve mais uma vez o seu contrato suspenso. Quando ele por fim venceu, a atriz foi informada de que deveria continuar trabalhando para compensar os períodos de suspensão.
 
Por fim, De Havilland descobriu que os contratos nos EUA valiam por apenas sete anos e ela estava contratada há oito, desde 1935. Entrou com uma ação e a corte votou a favor dela, que, vitoriosa, pode ser liberada de seu contrato, com a WARNER prometendo nunca mais contratá-la. Mas ela acabou ganhando o respeito da indústria cinematográfica e sendo convidada para excelentes papéis nas telas.
 
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Cruz Vermelha coletou cerca de 5,200 litros de sangue doados pelos empregados da empresa e 763 deles serviram nas Forças Armadas, incluindo o genro de Harry, Milton Sperling, e o filho de Jack, Jack Warner Jr. Ainda nos tempos de guerra, após ganhar o Oscar de Melhor Filme com o icônico “Casablanca”, os Irmãos Warner ficaram ainda mais ricos do que já eram.
 
Nos anos 40, a imagem da
WARNER mudou para algo mais atrativo e moderno, graças a atores como Joan Crawford, John Garfield, Ann Sheridan, Paul Henreid, Alexis Smith, Lauren Bacall e Eleanor Parker. O estúdio continuou prosperando após a guerra. Mas a década de 50 foi marcada por desafios. Isso porque a TV fez com que o cinema enfrentasse dificuldades de sobrevivência.
 
Em 1954, a WARNER BROS. finalmente conseguiu decolar com sua divisão de TV, produzindo algumas séries do gênero faroeste, como “Maverick”, “Bronco” e “Colt 45”. O sucesso ajudou a compensar as perdas cinematográficas. Como resultado, Jack Warner investiu mais em produções de TV. Em 1956, ele deu um golpe nos irmãos e se tornou presidente com 90% das ações.
 
A empresa cresceu novamente no final dos anos 1950. Nos primeiros anos de 1960, os lucros líquidos eram pouco mais que 7 milhões de dólares. Em meados da década, a produção de filmes estrou mundialmente em declínio. Com a idade avançando, Jack vendeu sua parte nos negócios, perdendo a presidência em 1967. Era a primeira vez que a companhia não era comandada por um dos quatro irmãos.
 
Por 32 milhões de dólares, o estúdio passou a ser controlado pelos investidores canadenses Elliot e Kenneth Hyman. Rebatizada de Warner Bros. - Seven Arts. e com o estrondoso sucesso de “Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas”, começou a lucrar novamente. A nova direção apostou nas estrelas da época, assinando acordos de co-produção com Paul Newman, Robert Redford, Barbra Streisand e Clint Eastwood.
 
Seguiu de forma bem sucedida nos anos 70 e 80, realizando diversos filmes lucrativos com personagens como Superman e Batman. A partir de 2001, lançou a famosa série
“Harry Potter”. Em 2009, se tornou o primeiro estúdio da história a faturar mais de 2 bilhões no mercado norte-americano em um único ano. Atualmente, a WARNER BROS. é dona de 10 empresas cinematográficas e televisivas.
 
Seus estúdios estão em Burbank, na Califórnia, numa área de 44,50 hectares e uma área rural de 12,95 hectares. No local, existem 29 estúdios e 12 sub-estúdios. Além disso, há oito salas de projeção e um tanque para cenas aquáticas com capacidade de mais de 7,5 milhões de litros. O local é tão complexo que funciona como uma cidade. Existem serviços como empresas de energia, correio, bombeiros e polícia.
 
Segundo dados, a WARNER BROS. possui mais de dez mil longas-metragens e 4.500 séries para TV. Uma boa maneira de dimensionar a sua trajetória gloriosa é assistir a alguns dos seus filmes mais expressivos. Confira vinte deles abaixo:
 
01
INIMIGO PÚBLICO No. 1
(The Public Enemy, 1931)

Direção de William A. Wellman
 
02
As AVENTURAS de ROBIN HOOD
(The Adventures of Robin Hood, 1938)

Direção de Michael Curtiz e William Keighley
 
03
A CARTA
(The Letter, 1940)

Direção de William Wyler
 
04
O FALCÃO MALTÊS
(The Maltese Falcon, 1941)

Direção de John Huston
 
05
O ÚLTIMO REFÚGIO
(High Sierra, 1941)

Direção de Raoul Walsh
 
06
SARGENTO YORK
(Sergeant York, 1941)

Direção de Howard Hawks
 
07
CASABLANCA
(Idem, 1942)

Direção de Michael Curtiz
 
08
Uma AVENTURA na MARTINICA
(To Have and Have Not, 1944)

Direção de Howard Hawks
 
09
ALMAS em SUPLÍCIO
(Mildred Pierce, 1945)

Direção de Michael Curtiz
 
10
O TESOURO de SIERRA MADRE
(The Treasure of the Sierra Madre, 1948)

Direção de John Huston
 
11
FÚRIA SANGUINÁRIA
(White Heat, 1949)

Direção de Raoul Walsh
 
12
À MARGEM da VIDA
(Caged, 1950)

Direção de John Cromwell
 
13
PACTO SINISTRO
(Strangers on a Train, 1951)

Direção de Alfred Hitchcock
 
14
Uma RUA CHAMADA PECADO
(A Streetcar Named Desire, 1951)

Direção de Elia Kazan
 
15
JUVENTUDE TRANSVIADA
(Rebel Without a Cause, 1955)

Direção de Nicholas Ray
 
16
VIDAS AMARGAS
(East of Eden, 1955)

Direção de Elia Kazan
 
17
MINHA BELA DAMA
(My Fair Lady, 1964)

Direção de George Cukor
 
18
QUEM TEM MEDO de VIRGINIA WOOLF?
(Who's Afraid of Virginia Woolf?, 1966)

Direção de Mike Nichols
 
19
BONNIE e CLYDE – Uma RAJADA de BALAS
(Bonnie and Clyde, 1967)

Direção de Arthur Penn
 
20
O EXORCISTA
(The Exorcist, 1973)

Direção de William Friedkin

 
30 ESTRELAS da WARNER BROS.
 
ALEXIS SMITH
(1921 - 1993. Penticton, Columbia Britânica / Canadá)
 

Dois Filmes na Warner:
CONFLITOS D’ALMA (Conflict, 1945)
A CANÇÃO INESQUECÍVEL (Night and Day, 1946)
 
ANN SHERIDAN
(1915 – 1967. Denton, Texas / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
DENTRO da NOITE (They Drive by Night, 1940)
Em CADA CORAÇÃO um PECADO (Kings Row, 1942)
 
BARBARA STANWYCK
(1907 – 1990. Brooklyn, Nova York / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
SERPENTE de LUXO (Baby Face, 1933)
MINHA REPUTAÇÃO (My Reputation, 1946)
 
BETTE DAVIS
(1908 – 1989. Lowell, Massachusets / EUA)

Dois Filmes na Warner:
VITÓRIA AMARGA (1939)
A CARTA (1940)
 
CLAUDE RAINS
(1889 –1967. Londres, Inglaterra / Reino Unido)
 

Dois Filmes na Warner:
CASABLANCA (Idem, 1942)
VAIDOSA (Mr. Skeffington, 1944)
 
DICK POWELL
(1904 - 1963 Mountain View, Arkansas / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
CAÇADORAS de OURO (Gold Diggers of 1933, 1933)
SONHO de uma NOITE de VERÃO (A Midsummer Night's Dream, 1935)
 
DORIS DAY
(1924. Cincinnati, Ohio / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
ÊXITO FUGAZ (Young Man with a Horn, 1949)
ARDIDA como PIMENTA (Calamity Jane, 1953)
 
DOUGLAS FAIRBANKS JR.
(1909 – 2000. Nova Iorque / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
A PATRULHA da MADRUGADA (The Dawn Patrol, 1930)
ALMA no LODO (Little Caesar, 1930)
 
EDWARD G. ROBINSON
(1893 – 1973. Bucareste / Romênia)
 

Dois Filmes na Warner:
ALMA no LODO (Little Caesar, 1930)
CONFISSÕES de um ESPIÃO NAZISTA (Confessions of a Nazi Spy, 1939)
 
ELEANOR PARKER
(1922 - 2013. Cedarville, Ohio / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
ESCRAVO de uma PAIXÃO (Of Human Bondage, 1946)
À MARGEM da VIDA (Caged, 1950)
 
ERROL FLYNN
(1909 – 1959. Hobart, Tasmania / Austrália)
 

Dois Filmes na Warner:
CAPITÃO BLOOD (Captain Blood, 1935)
As AVENTURAS de ROBIN HOOD (The Adventures of Robin Hood, 1938)
 
GEORGE BRENT
(1904 1979.  Ballinasloe / Irlanda)
 

Dois Filmes na Warner:
JEZEBEL (Idem, 1938)
NASCIDA PARA o MAL (In This Our Life, 1942)
 
HUMPHREY BOGART
 (1899 – 1957. Nova York / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
O ÚLTIMO REFÚGIO (High Sierra, 1941)
CASABLANCA (Idem, 1942)
 
IDA LUPINO
(1918 – 1995. Londres, Inglaterra / Reino Unido)
 

Dois Filmes na Warner:
DENTRO da NOITE (They Drive by Night, 1940)
O ÚLTIMO REFÚGIO (High Sierra, 1941)
 
JAMES CAGNEY
(1899 - 1986. Nova Iorque / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
HERÓIS ESQUECIDOS (The Roaring Twenties, 1939)
FÚRIA SANGUINÁRIA (White Heat, 1949)
 
JANE WYMAN
(1914 – 2007. St. Josephs, Missouri / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
BELINDA (Johnny Belinda, 1948)
Um BEIJO no ESCURO (A Kiss in the Dark, 1949)
 
JOAN BLONDELL
(1906 - 1979. Nova Iorque / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
O INIMIGO PÚBLICO NO. 1 (The Public Enemy, 1931)
CAÇADORAS de OURO (Gold Diggers of 1933, 1933)
 
JOAN CRAWFORD
(1904 – 1977. San Antonio, Texas / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
ALMA em SUPLÍCIO (Mildred Pierce, 1945)
FOGUEIRA de PAIXÃO (Possessed, 1947)
 
JOHN BARRYMORE
(1882 – 1942. Filadélfia, Pensilvânia / EUA)

Dois Filmes na Warner:
BEAU BRUMMEL (Idem, 1924)
DON JUAN (Idem, 1926)
 
JOHN GARFIELD
(1913 - 1952. Nova Iorque / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
QUANDO a NOITE CAI (Out of the Fog, 1941)
REDENÇÃO SANGRENTA (The Breaking Point, 1950)
 
KAY FRANCIS
(1905 – 1968. Oklahoma City, Oklahoma / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
CAPRICHO BRANCO (Mandalay, 1934)
CONFISSÃO (Confession, 1937)
 
LAUREN BACALL
(1924 - 2014. New York / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
Uma AVENTURA na MARTINICA (To Have and Have Not, 1944)
PRISIONEIRO do PASSADO (Dark Passage, 1947)
 
MIRIAM HOPKINS
(1902 – 1972. Bainbridge, Geórgia / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
CARAVANA do OURO (Virginia City, 1940)
Uma VELHA AMIZADE (Old Acquaintance, 1943)
 
OLIVIA de HAVILLAND
(1916 - 2020. Tóquio / Japão)
 

Dois Filmes na Warner:
As AVENTURAS de ROBIN HOOD (The Adventures of Robin Hood, 1938)
NASCIDA PARA o MAL (In This Our Life, 1942)
 
PATRICIA NEAL
(1926 - 2010. Packard, Kentucky / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
VONTADE INDÔMITA (The Fountainhead, 1949)
REDENÇÃO SANGRENTA (The Breaking Point, 1950)
 
PAUL HENREID
(1908 – 1992. Trieste / Itália)
 

Dois Filmes na Warner:
A ESTRANHA PASSAGEIRA (Now, Voyager, 1942)
CASABLANCA (Idem, 1942)
 
PAUL MUNI
(1895 - 1967. Lviv / Ucrânia)

Dois Filmes na Warner:
O FUGITIVO (I Am a Fugitive from a Chain Gang, 1932)
A VIDA de EMILE ZOLA (The Life of Emile Zola, 1937)
 
RONALD REAGAN
(1911 – 2004. Tampico, Illinois / EUA)

Dois Filmes na Warner:
O CAMINHO de SANTA FÉ (Santa Fe Trail, 1940)
Em CADA CORAÇÃO um PECADO (Kings Row, 1942)
 
VIVECA LINDFORS
(1920 – 1995. Uppsala / Suécia)

 Dois Filmes na Warner:
As AVENTURAS de DON JUAN (Adventures of Don Juan, 1948)
ALGUÉM DEIXOU ESTE MUNDO (Backfire, 1950)
 
WARREN WILLIAM
(1894 – 1948. Aitkin, Minnesota / EUA)
 

Dois Filmes na Warner:
CAÇADORAS de OURO (Gold Diggers of 1933, 1933)
CASADOS em SEGREDO (The Secret Bride, 1934)
 
 

6 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Uma pena que atualmente um estúdio tão poderoso como esse só se sustente através de franquias. Visite o meu blog de cinema.

Marília Menezes disse...


Maravilha de post. Fiquei encantada com a história vitoriosa desse estúdio e a sua escrita, como sempre, é clara, detalhista e nos envolve.

Raul Vielmond disse...


Sempre com ótimos posts em português sobre cinema. Parabens!

Anônimo disse...

Dessa longa lista de filmes acho que só não vi dois! Também fez alguns bons musicais e westerns!

Herci Bonini Bragança disse...


Naquela época sabiam como fazer filmes. Era um melhor que outro.

Victoria von Oertzen disse...


O Bogart e a Betty Davis eram The best.