marcello mastroianni em “fellini: oito e meio” |
2022 foi um ano pobre para o cinema. Quando consideramos os filmes que foram lançados, constatamos que pouca coisa relevante foi produzida - seguindo uma tendência que já dura há anos. Os prêmios são cada vez mais insignificantes e os longas premiados são esquecidos poucos meses após o seu coroamento.
Desde 2010 que este blogue lista os MELHORES FILMES do ANO, destacando lançamentos. Com a banalidade atual, as grandes experiências cinematográficas passaram a ser filmes antigos. Revendo-os, os redescobrimos, vemos o que não tínhamos visto, experimentamos uma percepção surpreendente.
Por isso, ao repassar minha lista dos 271 filmes assistidos em 2022, elaborei uma menor, com 12 títulos, os quais, asseguro, propiciarão emoções extremamente mais significativas do que a maioria dos filmes lançados ano passado. Confira abaixo.
Os 12
MELHORES FILMES ASSISTIDOS em 2022
(por ordem de preferência)
(por ordem de preferência)
01
FAUSTO
(Faust: Eine Deutsche Volkssage, 1926, Alemanha)
(Faust: Eine Deutsche Volkssage, 1926, Alemanha)
Direção: Friedrich Wilhelm Murnau
Elenco: Gösta Ekman, Emil Jannings, Camilla Horn, William Dieterle e Yvette Guilbert
Último filme alemão do genial Murnau. Uma saída em grande estilo, um filmaço, deslumbrante. Levado pelo desespero, alquimista faz um pacto com o diabo, abrindo mão de sua alma. De quase um século atrás, um espetáculo monumental. Elenco afiadíssimo, efeitos especiais inovadores e fotografia de extraordinária beleza.
Nota: ***** (ótimo)
02
FANNY e
ALEXANDER
(Fanny och Alexander, 1982, Suécia, França e Alemanha)
(Fanny och Alexander, 1982, Suécia, França e Alemanha)
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Gunn Wållgren, Ewa Fröling, Bertil Guve, Jarl Kulle, Gunnar Björnstrand, Mona Malm, Pernilla August, Harriet Andersson, Lena Olin e Erland Josephson
Numa cidade do interior da Suécia, em 1907, a história de uma rica família ligada ao teatro. Outra obra-prima do mestre Bergman. Conto sombrio, visualmente fascinante, direção espetacular. Comédia, drama profundo, fantasia, surrealismo. Um denso estudo de personagens, simbolismo religioso e memórias afetivas da infância.
Nota: ***** (ótimo)
03
NARCISO
NEGRO
(Black Narcissus, 1947, Reino Unido)
(Black Narcissus, 1947, Reino Unido)
Direção:
Michael Powell e Emeric Pressburger
Elenco: Deborah Kerr, David Farrar, Flora Robson, Kathleen Byron e Jean Simmons
Drama supremamente belo, fantástico e sensual. Cinco freiras britânicas abrem uma escola e um hospital numa vila na região do Himalaia. Perturbações, conflitos psicológicos, religiosos e culturais, com fotografia espetacular. Direção segura e atuação potente de Deborah Kerr. Uma verdadeira joia.
Nota: ***** (ótimo)
04
Elenco: Deborah Kerr, David Farrar, Flora Robson, Kathleen Byron e Jean Simmons
Drama supremamente belo, fantástico e sensual. Cinco freiras britânicas abrem uma escola e um hospital numa vila na região do Himalaia. Perturbações, conflitos psicológicos, religiosos e culturais, com fotografia espetacular. Direção segura e atuação potente de Deborah Kerr. Uma verdadeira joia.
Nota: ***** (ótimo)
04
DOUTOR
JIVAGO
(Doctor Zhivago, 1965, Itália, Reino Unido e EUA)
(Doctor Zhivago, 1965, Itália, Reino Unido e EUA)
Direção: David Lean
Elenco: Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin, Rod Steiger, Alec Guinness, Tom Courtenay, Siobhan McKenna, Ralph Richardson e Rita Tushingham
Tendo como pano de fundo a revolução russa, um médico e poeta, casado, se envolve com uma enfermeira que se torna o grande amor de sua vida. Extraordinário drama romântico. Terno, cativante e ao mesmo tempo uma lição de história. Grandioso, impressionante, trilha sonora inesquecível. Arrebatou cinco Oscar.
Nota: ***** (ótimo)
05
A MALVADA
(All About Eve, 1950, EUA)
(All About Eve, 1950, EUA)
Direção: Joseph L. Mankiewicz
Elenco: Bette Davis, Anne Baxter, George Sanders, Celeste Holm, Gary Merrill, Hugh Marlowe, Gregory Ratoff, Barbara Bates, Marilyn Monroe e Thelma Ritter
Jovem aspirante a atriz faz intrigas para tomar o lugar de uma estrela que envelhece. Um dos melhores filmes sobre os bastidores do teatro. A arte dentro da arte. Diálogos inteligentes, ferinos, amargos. Personagens mordazes e memoráveis. É uma belíssima trama. Todo o elenco é perfeito – mas o brilho maior é de Bette Davis.
Nota: ***** (ótimo)
06
O ANJO
AZUL
(Der Blaue Engel, 1930, Alemanha)
(Der Blaue Engel, 1930, Alemanha)
Direção: Josef von Sternberg
Elenco: Emil Jannings, Marlene Dietrich, Kurt Gerron, Rosa Valetti e Hans Albers
Professor pomposo e tirânico se apaixona cegamente por uma beldade vulgar de cabaré. O filme narra a tragédia e o ridículo de sua trajetória. Trata-se de uma desconstrução gradual de personalidade. Expressionismo melancólico, com espetacular Emil Jannings e Dietrich extraordinária em sensualidade insolente.
Nota: ***** (ótimo)
07
Uma
PEQUENA PRAIA TÃO BONITA
(Une si Jolie Petite Plage, 1949, França e Países Baixos)
(Une si Jolie Petite Plage, 1949, França e Países Baixos)
Direção: Yves Allégret
Elenco: Madeleine Robinson, Gérard Philipe, Jean Servais e Jane Marken
Num inverno chuvoso, um estranho silencioso e triste se instala num hotel barato, em uma praia no norte da França, provocando alguma desconfiança. Um drama noir sobre o passado, brilhantemente dirigido. Sombrio, misterioso, amargo. Poética fotografia de Alekan e atuações excelentes, principalmente a de Gérard Philiphe.
Nota: ***** (ótimo)
08
VIOLÊNCIA
e PAIXÃO
(Gruppo di Famiglia in un Interno, 1974, Itália e França)
(Gruppo di Famiglia in un Interno, 1974, Itália e França)
Direção: Luchino Visconti
Elenco: Burt Lancaster, Helmut Berger, Silvana Mangano, Claudia Marsani, Stefano Patrizi, Elvira Cortese, Romolo Valli, Claudia Cardinale e Dominique Sanda
Professor idoso, respeitável, rico, intelectual, que vive cercado de livros e obras de arte, tem sua solidão perturbada por vizinhos medíocres. Drama magnífico, mas nada agradável. O bando de fúteis deixa o público desconfortável. Direção primorosa do mestre italiano Visconti e performances soberbas de Lancaster e Mangano.
Nota: ***** (ótimo)
09
A um
PASSO da ETERNIDADE
(From Here to Eternity, 1953, EUA)
(From Here to Eternity, 1953, EUA)
Direção: Fred Zinnemann
Elenco: Burt Lancaster, Montgomery Clift, Deborah Kerr, Frank Sinatra, Donna Reed, Ernest Borgnine e Jack Warden
Gigantesco sucesso, adaptado do romance de James Jones, sobre a vida no Exército no Havaí pouco antes do ataque a Pearl Harbor. Pressionado pelo Código Hays, ao destacar uma esposa infiel e uma prostituta, recebeu 13 indicações ao Oscar, e levou oito prêmios. Atuação brilhante de todo o elenco e fotografia estupenda.
Nota: ***** (ótimo)
10
AMORES de
APACHE
(Casque d'Or, 1952, França)
(Casque d'Or, 1952, França)
Direção: Jacques Becker
Elenco: Simone Signoret, Serge Reggiani, Claude Dauphin e Raymond Bussières
Amante de criminoso se apaixona por carpinteiro, gerando um arriscado triângulo amoroso. Primeiro grande papel da estrela francesa Simone Signoret, num retrato do submundo parisiense. Uma história sombria da belle époque, interpretada por ótimos atores, e de beleza incomum. Talvez o melhor filme de Jacques Becker.
Nota: ***** (ótimo)
11
FELLINI:
OITO e MEIO
(8½, 1963, Itália e França)
(8½, 1963, Itália e França)
Direção: Federico Fellini
Elenco: Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimée, Sandra Milo, Barbara Steele, Madeleine Lebeau e Caterina Boratto
Mergulhado em crise existencial, famoso cineasta é pressionado pelo produtor, pela mulher e pela amante, e passa a misturar ficção com o cotidiano. Entre a realidade e os devaneios, Fellini investe em ousado experimentalismo. O filme tem excelente elenco, qualidades técnicas irretocáveis e trilha sonora inesquecível. Obra-prima.
Nota: ***** (ótimo)
12
TODOS os
HOMENS do PRESIDENTE
(All the President's Men, 1976, EUA)
(All the President's Men, 1976, EUA)
Direção: Alan J. Pakula
Elenco: Dustin Hoffman, Robert Redford, Jack Warden, Martin Balsam, Hal Holbrook, Jason Robards, Jane Alexander, Ned Beatty e F. Murray Abraham
Trata do escândalo de Watergate, que levou o presidente Nixon à renúncia em 1974. Dois repórteres investigativos do “The Washington Post” em busca da solução de um caso extremamente obscuro. O filme mostra cenas históricas. Tenso, realista, uma aula de jornalismo honesto. De quebra, um elenco de feras. Ganhou quatro Oscar.
Nota: ***** (ótimo)
Os MELHORES
de 2022
MELHOR
DIREÇÃO
INGMAR BERGMAN
(“Fanny e Alexander”)
MELHOR ROTEIRO
JOSEPH L. MANKIEWICZ
(“A Malvada”)
MELHOR FOTOGRAFIA
ARTHUR MILLER
(“Como Era Verde o Meu Vale / How Green Was My Valley”)
MELHOR TRILHA SONORA
MAURICE JARRE
(“Doutor Jivago”)
MELHOR ATRIZ
GIULIETTA MASSINA
(“Noites de Cabíria / Le notti di Cabiria”)
MELHOR ATOR
EMIL JANNINGS
(“O Anjo Azul”)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
RUTH GORDON
(“O Bebê de Rosemary / Rosemary's Baby”)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
CHARLES LAUGHTON
(“Os Miseráveis /Les Misérables”)
TODOS os FILMES QUE VI em 2022
INGMAR BERGMAN
(“Fanny e Alexander”)
MELHOR ROTEIRO
JOSEPH L. MANKIEWICZ
(“A Malvada”)
MELHOR FOTOGRAFIA
ARTHUR MILLER
(“Como Era Verde o Meu Vale / How Green Was My Valley”)
MELHOR TRILHA SONORA
MAURICE JARRE
(“Doutor Jivago”)
MELHOR ATRIZ
GIULIETTA MASSINA
(“Noites de Cabíria / Le notti di Cabiria”)
MELHOR ATOR
EMIL JANNINGS
(“O Anjo Azul”)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
RUTH GORDON
(“O Bebê de Rosemary / Rosemary's Baby”)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
CHARLES LAUGHTON
(“Os Miseráveis /Les Misérables”)
TODOS os FILMES QUE VI em 2022
JANEIRO
1001 FILMs (Idem, 1989)
direção de André Delvaux.
*** (bom)
SEMPRE CHOVE aos DOMINGOS (It Always Rains on Sunday, 1947)
direção de Robert Hamer.
**** (muito bom)
QUO VADIS
(Idem, 1951)
direção de Mervyn Leroy.
**** (muito bom)
direção de Mervyn Leroy.
**** (muito bom)
007 – LICENÇA
PARA MATAR (Licence to Kill, 1989)
direção de John Glen.
** (reg.)
direção de John Glen.
** (reg.)
CAPITÃO
BLOOD (Captain Blood, 1935)
direção de Michael Curtiz.
***** (ótimo)
direção de Michael Curtiz.
***** (ótimo)
A
CONDESSA DESCALÇA (The Barefoot Contessa, 1954)
direção de Joseph L. Mankiewicz.
***** (ótimo)
direção de Joseph L. Mankiewicz.
***** (ótimo)
SICARIO: TERRA de NINGUÉM (Sicario, 2015)
direção de Denis Villeneuve.
**** (muito bom)
GABRIELLE (Idem, 2005)
direção de Patrice Chéreau.
**** (muito bom)
TUBARÃO (Jaws, 1975)
direção de Steven Spielberg.
**** (muito bom)
CONTA COMIGO (Stand by Me, 1986)
direção de Rob Reiner.
*** (bom)
A DAMA OCULTA (The Lady Vanishes, 1938)
direção de Alfred Hitchcock.
*** (bom)
SCARFACE (Idem, 1983)
direção de Brian De Palma.
*** (bom)
MIAMI VICE (Idem, 2006)
direção de Michael Mann.
*** (bom)
Os ELEITOS – ONDE o FUTURO COMEÇA (The Right Stuff, 1983)
direção de Philip Kauffman.
**** (muito bom)
A ENCRUZILHADA dos DESTINOS (Bhowani Junction, 1956)
direção de George Cukor.
*** (bom)
A REBELDE (Achtung! Banditi!, 1951)
direção de Carlo Lizzani.
*** (bom)
A LANÇA PARTIDA (Broken Lance, 1954)
direção de Edward Dmytryk.
*** (bom)
O AMOR (L`Amore, 1947)
direção de Roberto Rossellini.
**** (muito bom)
PARACELSO (Paracelsus, 1943)
direção de Georg Wilhelm Pabst.
*** (bom)
VIVEREMOS OUTRA VEZ (In Our Time, 1944)
direção de Vincent Sherman.
*** (bom)
ORDEM de MATAR (Orders to Kill, 1958)
direção de Anthony Asquith.
*** (bom)
TODOS os HOMENS do PRESIDENTE (All the President's Men, 1976)
direção de Alan J. Pakula.
***** (ótimo)
VIDAS AMARGAS (East of Eden, 1955)
direção de Elia Kazan.
**** (muito bom)
FEVEREIRO
LOLA
MONTÈS (Idem, 1955)
direção de Max Ophuls.
***** (ótimo)
direção de Max Ophuls.
***** (ótimo)
SOBRE MENINOS e LOBOS (Mystic River, 2003)
direção de Clint Eastwood.
**** (muito bom)
O COLAR da RAINHA (L'Affaire du Collier de la Reine, 1946)
direção de Marcel L'Herbier.
*** (bom)
O CAVALO (La Horse, 1970)
direção de Pierre Granier-Deferre.
*** (bom)
O CHEFÃO (Un Condé, 1970)
direção de Yves Boisset.
*** (bom)
BULLITT (Idem, 1968)
direção de Peter Yates.
**** (muito bom)
O PRISIONEIRO de ZENDA (The Prisoner of Zenda, 1937)
direção de John Cromwell.
*** (bom)
Os PODERES da MÁFIA (Un Uomo in Ginocchio, 1979)
direção de Damiano Damiani.
** (regular)
HANUSSEN (Idem, 1988)
direção de István Szabó.
*** (bom)
REBELIÃO (Jôi-uchi: Hairyô Tsuma Shimatsu, 1967)
direção de Masaki Kobayashi.
**** (muito bom)
O GRANDE GATSBY (The Great Gatsby, 1974)
direção de Jack Clayton.
*** (bom)
O BEBÊ de ROSEMARY (Rosemary`s Baby, 1968)
direção de Roman Polanski.
***** (ótimo)
MAX MANUS (Idem, 2008)
direção de Joachim Rønning e Espen Sandberg.
** (regular)
VÍTIMA de uma PAIXÃO (Sea of Love, 1989)
direção de Harold Becker.
** (regular)
MADRE JOANA dos ANJOS (Matka Joanna od Aniolów, 1961)
direção de Jerzy Kawalerowicz.
***** (ótimo)
O VALE das ABELHAS (Údolí Vcel, 1968)
direção de Frantisek Vlácil.
*** (bom)
MARTHE RICHARD a SERVIÇO da FRANÇA (Marthe Richard au Service de la France, 1937)
direção de Raymond Bernard.
** (reg.)
GULA de AMOR (Gueule d'Amour, 1937)
direção de Jean Grémillon.
*** (bom)
MORRER MIL VEZES (8 Million Ways to Die, 1986)
direção de Has Ashby.
** (regular)
SORTILÉGIO (Sortilèges, 1945)
direção de Christian-Jaque.
**** (muito bom)
Na TEIA do DESTINO (The Reckless Moment, 1949)
direção de Max Ophuls.
**** (muito bom)
BALLET MECÂNICO (Ballet Mécanique, 1924)
direção de Fernand Léger e Dudley Murphy.
*** (bom)
SOB um TEMA de CHARLESTON (Charleston, 1927)
direção de Jean Renoir.
** (regular)
DOUTOR JIVAGO (Doctor Zhivago, 1965)
direção de David Lean.
***** (ótimo)
SEDUÇÃO da CARNE (Senso, 1954)
direção de Luchino Visconti.
***** (ótimo)
O HOMEM de KIEV (The Fixer, 1968)
direção de John Frankenheimer.
*** (bom)
MARÇO
O NOME da
ROSA (The Name of the Rose, 1986)
direção de Jean-Jacques Annaud.
**** (muito bom)
direção de Jean-Jacques Annaud.
**** (muito bom)
DIAS de PARAÍSO (Days of Heaven, 1978)
direção de Terrence Malick.
**** (muito bom)
TERRA de NINGUÉM (BADLANDS, 1973)
direção de Terrence Malick.
**** (muito bom)
SÉRIE NOIRE (Idem, 1979)
direção de Alain Corneau.
**** (muito bom)
INSPETOR MAIGRET ACERTA (Maigret Voit Rouge, 1963)
direção de Gilles Grangier.
*** (bom)
SENHORES do CRIME (Eastern Promises, 2007)
direção de David Cronenberg.
**** (muito bom)
GALLIPOLI (Idem, 1981)
direção de Peter Weir.
*** (bom)
LADRÃO de CASACA (To Catch a Thief, 1955)
direção de Alfred Hitchcock.
***** (ótimo)
HANNA K. (Idem, 1983)
direção de Costa-Gavras.
*** (bom)
TEMPORADA SANGRENTA (The Mean Season, 1985)
direção de Phillip Borsos.
** (regular)
A HISTÓRIA de ADELE H. (L`Histoire D`Adele H., 1975)
direção de François Truffaut.
***** (ótimo)
RALÉ (Donzoko, 1957)
direção de Akira Kurosawa.
***** (ótimo)
O RANCOROSO (The Strange One, 1957)
direção de Jack Garfein.
*** (bom)
MISS REPÓRTER (The Front Page Woman, 1935)
direção de Michael Curtiz.
*** (bom)
AGONIA de AMOR (The Paradine Case, 1947)
direção de Alfred Hitchcock.
**** (muito bom)
O PRESÍDIO (The Big House, 1930)
direção de George W. Hill.
**** (muito bom)
A GUARDA SECRETA (The Secret Six, 1931)
direção de George W. Hill.
*** (bom)
Uma PEQUENA PRAIA TÃO BONITA (Une Si Jolie Petite Plage, 1949)
direção de Yves Allégret.
***** (ótimo)
BUSCA FATAL (L'Homme en Colère, 1979)
direção de Claude Pinoteau.
*** (bom)
ABRIL
A NOITE
da ENCRUZILHADA (La Nuit du Carrefour, 1932)
direção de Jean Renoir.
** (regular)
direção de Jean Renoir.
** (regular)
A VIDA e NADA MAIS (La Vie et Rien d'Autre, 1989)
direção de Bertrand Tavernier.
***** (ótimo)
URANO (Uranus, 1990)
direção de Claude Berri.
**** (muito bom)
O ÉPICO QUE NUNCA FOI REALIZADO (The Epic That Never Was, 1965) direção de Bill Duncalf.
**** (muito bom)
A NOIVA ESTAVA de PRETO (La Mariée Etait en Noir, 1967)
direção de François Truffaut.
**** (muito bom)
O ARCO do TRIUNFO (The Arch of Triumph, 1948)
direção de Lewis Milestone.
** (regular)
BLADE RUNNER, o CAÇADOR de ANDRÓIDES (Blade Runner, 1982)
direção de Ridley Scott.
***** (ótimo)
O FIM de SÃO PETERSBURGO (Konets Sankt-Peterburga, 1927)
direção de Vsevolod Pudovkin e Mikhail Doller.
***** (ótimo)
O CORAÇÃO DELATOR (The Telltale Heart, 1928)
direção de Charles Klein.
** (regular)
NARCISO NEGRO (Black Narcissus, 1947)
direção de Michael Powell e Emeric Pressburger.
***** (ótimo)
TROPA de CHOQUE: Um HOMEM a MAIS (1 Homme de Trop, 1967)
direção de Costa-Gavras.
**** (muito bom)
A VOZ do SANGUE (Behold a Pale Horse, 1964)
direção de Fred Zinnemann.
**** (muito bom)
ALMA das RUAS (The Informer, 1929)
direção de Arthur Robinson.
**** (muito bom)
O HOMEM QUE NÃO VENDEU sua ALMA (A Man for All Seasons, 1966) direção de Fred Zinnemann.
**** (muito bom)
MAIO
MERCADO
de LADRÕES (Thieves Highway, 1949)
direção de Jules Dassin.
**** (muito bom)
direção de Jules Dassin.
**** (muito bom)
O COBRA (Le Saut de l'Ange, 1971)
direção de Yves Boisset.
** (regular)
HARPER, o CAÇADOR de AVENTURAS (Harper, 1966)
direção de Jack Smight.
*** (bom)
CAIS das BRUMAS (Le Quai des Brumes, 1938)
direção de Marcel Carné.
**** (muito bom)
ATRÁS da CORTINA de FERRO (OPRIMIDOS) (Addio Kira!, 1942)
direção de Goffredo Alessandrini.
** (regular)
O LADRÃO de BAGDAD (The Thief of Bagdad, 1940)
direção de Ludwig Berger, Michael Powell e Tim Whelan.
*** (bom)
VIRTUDE SELVAGEM (The Yearling, 1946)
direção de Clarence Brown.
***** (ótimo)
COMO ERA VERDE o MEU VALE (How Green Was My Valley, 1941)
direção de John Ford.
***** (ótimo)
A LUZ é PARA TODOS (Gentleman`s Agreement, 1947)
direção de Elia Kazan.
***** (ótimo)
SOB SUSPEITA (Suspect, 1987)
direção de Peter Yates.
*** (bom)
À SOMBRA de uma DÚVIDA (Shadow of a Doubt, 1943)
direção de Alfred Hitchcock.
**** (muito bom)
O CORAÇÃO da RAINHA (Das Herz der Königin, 1940)
direção de Carl Froelich.
*** (bom)
MEDO que CONDENA (Count the Hours!, 1953)
direção de Don Siegel.
** (regular)
FRANCES (Idem, 1982)
direção de Graeme Clifford.
**** (muito bom)
A DÁLIA AZUL (The Blue Dahlia, 1946)
direção de George Marshall.
*** (bom)
A SARJETA FOI MEU BERÇO (La Neige Était Sale, 1954)
direção de Luis Saslavsky.
** (regular)
O SALÁRIO do PECADO (The Naked Street, 1955)
direção de Maxwell Shane.
** (regular)
MEIA-NOITE no JARDIM do BEM e do MAL (Midnight In The Garden of Good and Evil, 1997)
direção de Clint Eastwood.
**** (muito bom)
NOITES de CABÍRIA (Le Notti di Cabiria, 1957)
direção de Federico Fellini.
***** (ótimo)
A CONFISSÃO (The Statement, 2003)
direção de Norman Jewison.
*** (bom)
FAUSTO (Faust – Eine Deutsche Volkssage, 1926)
direção de Friedrich Wilhelm Murnau.
***** (ótimo)
BUNNY LAKE DESAPARECEU (Bunny Lake is Missing, 1965)
direção de Otto Preminger.
*** (bom)
WINCHESTER 73 (Idem, 1950)
direção de Anthony Mann.
**** (muito bom)
Um CERTO CAPITÃO LOCKHART (The Man From Laramie, 1955)
direção de Anthony Mann.
*** (bom)
MULHERES em PERIGO (The Secret of Convict Lake, 1951)
direção de Michael Gordon.
**** (muito bom)
JUNHO
MÃOS
ESTRANHAS (La Mano Dello Straniero, 1954)
direção de Mario Soldati.
** (regular)
direção de Mario Soldati.
** (regular)
Um AMOR na ALEMANHA (Eine Liebe in Deutschland, 1983)
direção de Andrzej Wajda.
*** (bom)
A TESTEMUNHA OCULAR (The Public Eye, 1992)
direção de Howard Franklin.
*** (bom)
SEM PERDÃO (The Lost Son, 1999)
direção de Chris Menges.
*** (bom)
RASTROS de ÓDIO (The Searchers, 1956)
direção de John Ford.
***** (ótimo)
A MARCA da MALDADE (Touch of Evil, 1958)
direção de Orson Welles.
***** (ótimo)
SANJURO (Idem, 1962)
direção de Akira Kurosawa.
*** (bom)
QUERO-TE COMO ÉS (Honky Tonk, 1941)
direção de Jack Conway.
*** (bom)
MINORITY REPORT - A NOVA LEI (Minority Report, 2002)
direção de Steven Spielberg.
**** (muito bom)
O CAMINHO AMARGO (La Viaccia, 1961)
direção de Mauro Bolognini.
**** (muito bom)
Os DELFINS (I Delfini, 1960)
direção de Francesco Maselli.
**** (muito bom)
CECÍLIA ESTÁ MORTA! (Cécile est Morte!, 1944)
direção de Maurice Tourneur.
** (regular)
INDIANA JONES e a ÚLTIMA CRUZADA (Indiana Jones and the Last Crusade, 1989)
direção de Steven Spielberg.
*** (bom)
Os ESTRANHOS na CASA (Les Inconnus dans la Maison, 1942)
direção de Henri Decoin.
*** (bom)
SETE DIAS em MAIO (Seven Days in May, 1964)
direção de John Frankenheimer.
**** (muito bom)
Os CINCO CAVALHEIROS AMALDIÇOADOS (Les Cinq Gentlemen Maudits, 1931)
direção de Julien Duvivier.
** (regular)
INDIANA JONES e os CAÇADORES da ARCA PERDIDA (Raiders of the Lost Ark, 1981)
direção de Steven Spielberg.
*** (bom)
LEI e ORDEM (Law and Order, 1932)
direção de Edward L. Cahn.
* (ruim)
O CORONEL CHABERT (Le Colonel Chabert, 1994)
direção de Yves Angelo.
*** (bom)
A RAINHA MARGOT (La Reine Margot, 1994)
direção de Patrice Chéreau.
***** (ótimo)
O HOMEM que SURGIU de REPENTE (La Course du Lièvre à Travers les Champs, 1972)
direção de René Clement.
** (regular)
VIOLÊNCIA e PAIXÃO (Gruppo di Famiglia in um Interno, 1974)
direção de Luchino Visconti.
***** (ótimo)
TEOREMA (Idem, 1968)
direção de Pier Paolo Pasolini.
***** (ótimo)
BRAVURA INDÔMITA (True Grit, 1969)
direção de Henry Hathaway.
** (regular)
JULHO
A MARCA
da ORQUÍDEA (La Chair de L'Orchidée, 1975)
direção de Patrice Chéreau.
** (reg.)
direção de Patrice Chéreau.
** (reg.)
HERÓIS ESQUECIDOS (The Roaring Twenties, 1939)
direção de Raoul Walsh.
*** (bom)
A MALVADA (All About Eve, 1950)
direção de Joseph L. Mankiewicz.
***** (ótimo)
O PRINCÍPE VALENTE (Prince Valiant, 1954)
direção de Henry Hathaway.
*** (bom)
MOMENTO de DESESPERO (Desperate Moment, 1953)
direção de Compton Bennett.
*** (bom)
A CALDEIRA do DIABO (Peyton Place, 1957)
direção de Mark Robson.
*** (bom)
HORAS de DESESPERO (Desperate Hours, 1990)
direção de Michael Cimino.
*** (bom)
HORAS de DESESPERO (The Desperate Hours, 1955)
direção de William Wyler.
**** (muito bom)
ENTRE o CÉU e o INFERNO (Between Heaven and Hell, 1956)
direção de Richard Fleischer.
**** (muito bom)
GILDA (Idem, 1946)
direção de Charles Vidor.
*** (bom)
Os SUSPEITOS (Prisoners, 2013)
direção de Denis Villeneuve.
**** (muito bom)
MARCAS da VIOLÊNCIA (A History of Violence, 2005)
direção de David Cronenberg.
**** (muito bom)
VERONICA GUERIN – O CUSTO da CORAGEM (Veronica Guerin, 2003) direção de Joel Schumacher.
*** (bom)
LEVADA à FORÇA (The Story of Temple Drake, 1933)
direção de Stephen Roberts.
*** (bom)
Os PROFISSIONAIS (The Professionals, 1966)
direção de Richard Brooks.
**** (muito bom)
Os CARACÓIS (Les Escargots, 1966)
direção de René Laloux.
*** (bom)
CARAVANA de BRAVOS (Wagon Master, 1950)
direção de John Ford.
**** (muito bom)
À SOMBRA da GUILHOTINA (The Black Book / Reign of Terror, 1949)
direção de Anthony Mann.
**** (muito bom)
PILOTO de PROVAS (Test Pilot, 1938)
direção de Victor Fleming.
**** (muito bom)
BOAS de MATAR (Bonnes à Tuer, 1954)
direção de Henri Decoin.
** (regular)
Uma TAL CONDESSA (Quand la Femme s'en Mêle, 1957)
direção de Yves Allégret.
** (regular)
ONTEM, HOJE e AMANHÃ (Ieri, Oggi, Domani, 1963)
direção de Vittorio De Sica.
**** (muito bom)
AGOSTO
007 na
MIRA dos ASSASSINOS (A View to a Kill, 1985)
direção de John Glen.
** (regular)
direção de John Glen.
** (regular)
A MULHER que PERDEU a ALMA (Paid, 1930)
direção de Sam Wood.
** (regular)
TUDO PELO PODER (The Ides of March, 2011)
direção de George Clooney.
**** (muito bom)
FORÇA POLICIAL (Pride and Glory, 2008)
direção de Gavin O´Connor.
*** (bom)
O PECADO de MADELON CLAUDET (The Sin of Madelon Claudet, 1931) direção de Edgar Selwyn.
*** (bom)
MOINHOS da MORTE (Death Mills, 1945)
direção de Hans Burger e Billy Wilder.
**** (muito bom)
O HOMEM do NORTE (The Northman, 2022)
direção de Robert Eggers.
*** (bom)
JANELA INDISCRETA (Rear Window, 1954)
direção de Alfred Hitchcock.
***** (ótimo)
Os PÁSSAROS (The Birds, 1963)
direção de Alfred Hitchcock.
***** (ótimo)
Uma VIDA (Une Vie, 1958)
direção de Alexandre Astruc.
*** (bom)
KAGEMUSHA, a SOMBRA do SAMURAI (Kagemusha, 1980)
direção de Akira Kurosawa.
***** (ótimo)
DUAS MULHERES (La Ciociara, 1960)
direção de Vittorio De Sica.
**** (muito bom)
O GUERREIRO SILENCIOSO (Valhalla Rising, 2009)
direção de Nicolas Winding Refn.
** (regular)
O BOI (Oxen, 1991)
direção de Sven Nykvist.
*** (bom)
FERA QUE FORAM HOMENS (Three Came Home, 1950)
direção de Jean Negulesco.
*** (bom)
ALIANÇA de AÇO (Union Pacific, 1939)
direção de Cecil B. DeMille.
*** (bom)
ATTICA: A SOLUÇÃO FINAL (Against the Wall, 1994)
direção de John Frankenheimer.
*** (bom)
TROPA de ELITE (2007)
direção de José Padilha.
**** (muito bom)
007 – VIVA e DEIXE MORRER (Live and Let Die, 1973)
direção de Guy Hamilton.
** (regular)
O SEGREDO do DOUTOR GRINBERG (El Secreto del Doctor Grinberg, 2020)
direção de Ida Cuéllar.
*** (bom)
O ANJO AZUL (Der Blaue Engel, 1930)
direção de Josef von Sternberg.
***** (ótimo)
O INDOMADO (Hud, 1963)
direção de Martin Ritt.
**** (muito bom)
SETEMBRO
A HORA da
PISTOLA (Hour of the Gun, 1967)
direção de John Sturges.
*** (bom)
direção de John Sturges.
*** (bom)
Um CORPO que CAI (Vertigo, 1958)
direção de Alfred Hitchcock.
***** (ótimo)
CAMINHANDO nas SOMBRAS (Footsteps in the Dark, 1941)
direção de Lloyd Bacon.
** (regular)
O CASO GLEIWITZ (Der Fall Gleiwitz, 1961)
direção de Gerhard Klein.
*** (bom)
CINZAS que QUEIMAM (On Dangerous Ground, 1952)
direção de Nicholas Ray.
**** (muito bom)
MUSEU de HORRORES (Crack-Up, 1946)
direção de Irving Reis.
** (regular)
CONFISSÕES de um GATO (Confidenze di un Gatto, 1953)
direção de Giorgio Ferroni.
** (regular)
O ABRIGO (Il Pensionato, 1955)
direção de Ermanno Olmi.
** (regular)
DISCRIÇÃO GARANTIDA (No Questions Asked, 1951)
direção de Harold F. Kreiss.
** (regular)
OITO HOMENS de FERRO (Eight Iron Men, 1952)
direção de Edward Dmytryk.
** (regular)
AMOR de BOÊMIO (The Beloved Rogue, 1927)
direção de Alan Crosland.
** (regular)
AMORES de APACHE (Casque Do`r, 1952)
direção de Jacques Becker.
***** (ótimo)
O HOMEM do ANDAR de CIMA (The Man Upstairs, 1958)
direção de Don Chaffey.
*** (bom)
Os BRUTOS TAMBÉM AMAM (Shane, 1953)
direção de George Stevens.
***** (ótimo)
Os CASTIÇAIS do IMPERADOR (The Emperor's Candlesticks, 1937)
direção de George Fitzmaurice.
*** (bom)
TEREI o DIREITO de MATAR? (L'Insoumis, 1964)
direção de Alain Cavalier.
**** (muito bom)
PARAÍSO PERDIDO (Paradis Perdu, 1939)
direção de Abel Gance.
*** (bom)
OO7 CONTRA GOLDENEYE (GoldenEye, 1995)
direção de Martin Campbell.
*** (bom)
OO7 – O MUNDO NÃO é o BASTANTE (The World Is Not Enough, 1999) direção de Michael Apted.
*** (bom)
TRÁGICA INOCÊNCIA (Non Coupable, 1947)
direção de Henri Decoin.
**** (muito bom)
ATÉ a VISTA, QUERIDA (Murder, my Sweet, 1944)
direção de Edward Dmytryk.
**** (muito bom)
À PROCURA do DESTINO (Inside Daisy Clover, 1965)
direção de Robert Mulligan.
*** (bom)
OUTUBRO
BEN-HUR
(Idem, 1959)
direção de William Wyler.
**** (muito bom)
direção de William Wyler.
**** (muito bom)
CORTINA de FERRO (The Iron Curtain, 1948)
direção de William A. Wellman.
*** (bom)
PORTO do PRAZER (Port du Désir, 1955)
direção de Edmond T. Gréville.
** (regular)
RIO GRANDE (Idem, 1950)
direção de John Ford.
**** (muito bom)
O CASO da RUA MONTMARTRE (125 Rua Montmartre, 1959)
direção de Gilles Grangier.
*** (bom)
007 - O ESPIÃO QUE ME AMAVA (The Spy Who Loved Me, 1977)
direção de Lewis Gilbert.
*** (bom)
O CAPITÃO de CASTELA (Captain From Castile, 1947)
direção de Henry King.
*** (bom)
O ÓRFÃO do MAR (Deep Waters, 1948)
direção de Henry King.
** (regular)
MAMMA ROMA (Idem, 1963)
direção de Pier Paolo Pasolini.
***** (ótimo)
MEDÉIA, a FEITICEIRA do AMOR (Medea, 1969)
direção de Pier Paolo Pasolini.
**** (muito bom)
SATYRICON de FELLINI (Satyricon, 1968)
direção de Federico Fellini.
*** (bom)
MARES da CHINA (China Seas, 1935)
direção de Tay Garnett.
*** (bom)
FELLINI: OITO e MEIO (8 1/2, 1963)
direção de Federico Fellini.
***** (ótimo)
A ÚLTIMA SESSÃO de CINEMA (The Last Picture Show, 1971)
direção de Peter Bogdanovich.
**** (muito bom)
O RELÓGIO VERDE (The Big Clock, 1948)
direção de John Farrow.
**** (muito bom)
O SEQUESTRO DO METRÔ 123 (The Taking of Pelham 123, 2009)
direção de Tony Scott.
*** (bom)
LÁBIOS que ESCRAVIZAM (The Bribe, 1949)
direção de Robert Z. Leonard.
*** (bom)
Os MISERÁVEIS (Les Misérables, 1935)
direção de Richard Boleslawski.
**** (muito bom)
PESADELO na RUA CARROLL (The House on Carroll Street, 1988)
direção de Peter Yates.
*** (bom)
SEIS DESTINOS (Tales of Manhattan, 1942)
direção de Julien Duvivier.
*** (bom)
CINCO COVAS no EGITO (Five Graves to Cairo, 1943)
direção de Billy Wilder.
**** (muito bom)
AURORA SANGRENTA (Cry Havoc, 1943)
direção de Richard Thorpe.
*** (bom)
ANJOS do PECADO (Les Anges du Péché, 1943)
direção de Robert Bresson.
**** (muito bom)
NOVEMBRO
Os HERÓIS
de MALTA (Malta Story, 1953)
direção de Brian Desmond Hurst.
*** (bom)
direção de Brian Desmond Hurst.
*** (bom)
GUERRILHEIROS das FILIPINAS (American Guerrilla in the Philipines, 1950)
direção de Fritz Lang.
*** (bom)
Uma AVENTURA na ÁFRICA (The African Queen, 1951)
direção de John Huston.
***** (ótimo)
A MÃO QUE NOS GUIA (God is my Co-Pilot, 1945)
direção de Robert Florey.
*** (bom)
O ESPIÃO de DUAS CARAS (The Two-Headed Spy, 1958)
direção de Andre De Toth.
*** (bom)
PAIXÃO DOS FORTES (My Darling Clementine, 1946)
direção de John Ford.
***** (ótimo)
NÃO ESTAMOS SÓS (We Are Not Alone, 1939)
direção de Edmund Goulding.
*** (bom)
NANÁ (Idem, 1955)
direção de Christian-Jaque.
** (regular)
Os BRAVOS MORREM de PÉ (Pork Chop Hill, 1959)
direção de Lewis Milestone.
**** (muito bom)
NEGÓCIOS de FAMÍLIA (Family Business, 1989)
direção de Sidney Lumet.
** (regular)
SEM PERDÃO (No Mercy, 1986)
direção de Richard Pearce.
** (regular)
QUEM MANDOU MATAR JAIR MESSIAS BOLSONARO? (2022)
direção da Brasil Paralelo.
** (regular)
O HOMEM QUE VENDEU SUA ALMA (Marguerite de La Nuit, 1955)
direção de Claude Autant-Lara.
** (regular)
A um PASSO da ETERNIDADE (From Here to Eternity, 1953)
direção de Fred Zinnemann.
***** (ótimo)
KARIN MÅNSDOTTER, RAINHA da SUÉCIA (Karin Månsdotter, 1954)
direção de Alf Sjöberg.
**** (muito bom)
SENHORITA JÚLIA (Fröken Julie, 1951)
direção de Alf Sjöberg.
***** (ótimo)
O POÇO e o PÊNDULO (Le Puits et le Pendule, 1964)
direção de Alexandre Astruc.
*** (bom)
As PECADORAS de PARIS (L'affaire des Poisons, 1955)
direção de Henri Decoin.
**** (muito bom)
DEZEMBRO
JARDINS
de PEDRA (Gardens of Stone, 1987)
direção de Francis Ford Coppola.
*** (bom)
direção de Francis Ford Coppola.
*** (bom)
O JARDIM dos FINZI CONTINI (Il Giardino dei Finzi Contini, 1970)
direção de Vittorio De Sica.
**** (muito bom)
O JARDIM de ALLAH (The Garden of Allah, 1936)
direção de Richard Boleslawski.
**** (muito bom)
O ESTRANHO (The Stranger, 1946)
direção de Orson Welles.
**** (muito bom)
No SILÊNCIO da NOITE (In a Lonely Place, 1950)
direção de Nicholas Ray.
***** (ótimo)
O MENSAGEIRO do DIABO (The Night in the Hunter, 1955)
direção de Charles Laughton.
**** (muito bom)
Um PECADO em CADA ALMA (The Violent Men, 1955)
direção de Rudolph Maté.
*** (bom)
Os DEZ MANDAMENTOS (The Ten Commandments, 1956)
direção de Cecil B. DeMille.
*** (bom)
AMANTES e FINANÇAS (Rollover, 1981)
direção de Alan J. Pakula.
** (regular)
TORTURA do DESEJO (Hets, 1944)
direção de Alf Sjöberg.
*** (bom)
FANNY e ALEXANDER (Fanny och Alexander, 1982)
direção de Ingmar Bergman.
***** (ótimo)
A FARSA TRÁGICA (La Cena Delle Beffe, 1942)
direção de Alessandro Blasetti.
** (regular)
As SOBRAS da PRISÃO (Avanzi di Galera, 1954)
direção de Vittorio Cottafavi.
** (regular)
CORREIO do INFERNO (Rawhide, 1951)
direção de Henry Hathaway.
*** (bom)
SUBLIME OBSESSÃO (Magnificent Obsession, 1954)
direção de Douglas Sirk.
**** (muito bom)
A VINGANÇA de MANON (Manon des Sources, 1986)
direção de Claude Berri.
**** (muito bom)
Os SETE IRMÃOS CERVI (I Sette Fratelli Cervi, 1968)
direção de Gianni Pucci.
*** (bom)
VICENTE, FRANCISCO, PAULO e os OUTROS (Vincent, François, Paul... et les Autres, 1974)
direção de Claude Sautet.
**** (muito bom)
Os PEQUENOS VESTÍGIOS (The Little Things, 2021)
direção de John Lee Hancock.
** (regular)
O FAVORITO (The Front Runner, 2018)
direção de Jason Reitman.
*** (bom)
NÃO ULTRAPASSE (Trespass Against Us, 2016)
direção de Adam Smith.
*** (bom)
JEAN de FLORETTE (Idem, 1986)
direção de Claude Berri.
**** (muito bom)
O ESQUADRÃO IMPLACÁVEL (The Seven-Ups, 1973)
direção de Philip D'Antoni.
** (regular)
AMBIÇÃO que MATA (Bad for Each Other, 1953)
direção de Irving Rapper.
*** (bom)
LUZ SOBRE o ASSASSINO (Pleins feux sur l'Assassin, 1961)
direção de Georges Franju.
** (regular)
Na SENDA do CRIME (1954)
direção de Flaminio Bollini Cerri.
**** (muito bom)
PÉRFIDA (The Little Foxes, 1941)
direção de William Wyler.
***** (ótimo)
JOGO do DINHEIRO (Money Monster, 2016)
direção de Jodie Foster.
** (regular)
NARCISO e GOLDMUND (Narziss und Goldmund, 2020)
direção de Stefan Ruzowitzky.
** (regular)
2 comentários:
Recentemente eu comprei um box do melhor do expressionismo alemão onde Fausto estava incluso. Muito show.
Tanto aprecio filmes ditos "para inteligentes" como para, talvez o termo adequado será "idiotas"? Acho que os que listou como melhores pertencem cada qual a uma época. Gosto de assistir a filmes antigos. Encontro centenas no Youtube. O que mais me agrada é quando o filme envolve-nos e deixa aquela sensação boa. Está bem escrito, representado, com uma realização e fotografia de tirar a respiração! Depois vamos a ver a data de lançamento e é, por exemplo, dos anos 40. Não me surpreende, porque assisti a alguns dos anos 20 e um dos meus favoritos que me cativou na juventude é de 1939. Muitos bem melhores com os recursos de então do que um certo numero deles hoje em dia. Não vejo tantos filmes como a quantidade que mencionou. Porém, achei que foram lançados muitos em 2022! Talvez por ter sido o ano que libertou os projectos adiados pelo Covid. Não encontrou nenhum que coloque numa lista de filmes aceitáveis? Vi o "Triangulo da Tristeza" e gostei. Entendo as criticas menos favoráveis de quem disse já ter visto outros do realizador e denoto-lhe um fio de "hollywood", tal como denotei no aclamado "Os Parasitas". Mas além dessa familiaridade que hollywood estipulou, também tem um jeito diferente de serem apresentados. Bons filmes!
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