|
“o sétimo selo”, de ingmar bergman |
Blogueiros,
jornalistas, críticos, revistas e institutos costumam selecionar os
MELHORES FILMES do CINEMA. Nessas listas nunca faltam títulos
que são unanimidade, como “Cidadão
Kane / Citizen Kane” (1941) ou “Um Corpo que Cai / Vertigo” (1958). Aprecio esses
clássicos, mas prefiro outros dos mesmos diretores. Como não vou na onda da galera, faço mais uma vez uma lista cinéfila de acordo com os meus próprios
critérios.
O
evidente é que muitas listas não se sustentam. Basta lembrar que há algumas com opções altamente
questionáveis, como incluir “Avatar / Idem” (2009) ou qualquer longa de Quentin
Tarantino. De olho no apuro artístico dos filmes e na emoção que me
provocam, não tive nenhum cuidado de incluir cineastas geniais ou filmes
célebres, fui de acordo com o achismo da cabeça e com o que o coração manda.
Existem
diversos filmes que fazem parte da história da sétima arte e se tornaram
referências, outros são tesouros que vamos descobrindo ao longo do
caminho. 50 títulos parecem muito, mas é ilusório tendo em vista o número de
candidatos potenciais. Conheça, abaixo, os principais filmes que marcaram minha
vida. A
lista é definitiva mesmo? Duvido. Dentro de algum tempo poderá ser bem
diferente.
01
ROCCO e
SEUS IRMÃOS
Itália e França
Direção: Luchino Visconti
Elenco: Alain Delon, Renato Salvatori, Annie
Girardot, Claudia Cardinale, Katina Paxinou, Adriana Asti e Paolo Stoppa
Vindos do sul de Itália para Milão, uma mãe (extraordinária
Katina Paxinou) e quatro dos seus cinco filhos se deparam com conflitos familiares,
fracassos, paixões, pugilismo, prostituição, jogo, bebida e assassinato. Inspirado
no livro “l Ponte della Ghisolfa”, de Giovanni Testori, é uma co-produção
italo-francesa que utiliza cenários naturais e aborda os confrontos sociais
numa Itália em transformação, e onde a luta por progresso e melhoria financeira
pode levar à descaracterização moral. Primeiro sucesso comercial de Visconti,
abrindo-lhe caminho para obras mais suntuosas do ponto de vista de produção.
02FAUSTO
(Faust:
Eine Deutsche Volkssage, 1926)
Alemanha
Direção: F.
W. Murnau
Elenco: Gösta
Ekman, Emil Jannings, Camilla Horn e Yvette Guilbert
Ao fazer
um pacto com o diabo, um velho médico e alquimista recupera a juventude e é tentado
com uma vida de opulência e luxúria. Produção de enorme beleza cênica. A mais
cara da UFA até então. Fiel às características expressionistas, com um ritmo
impetuoso, encanta pelo cuidado colocado em cada plano, e pelo uso da luz e das
sombras, que tornam cada cena como se de uma pintura se tratasse. O filme
brilha também pelas interpretações de Emil Jannings, que compõe um demônio
manipulador, astuto, mas ainda assim sedutor, e de Gösta Ekman, no papel do
anti-herói bem intencionado, mas atormentado pelas consequências das suas
decisões. Para muitos trata-se do melhor filme de Murnau. É sem dúvida uma magnífica lição de cinema.
03O
PODEROSO CHEFÃO
(The
Godfather, 1972)
EUA
Direção: Francis
Ford Coppola
Elenco: Marlon
Brando, Al Pacino, James Caan, Diane Keaton, Robert Duvall, John Cazale,
Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte e Talia Shire
O primeiro
da trilogia épica de Coppola sobre a mafiosa família Corleone. Adaptado do
romance homônimo de Mario Puzo, nos mostra a máfia ítalo-americana por dentro,
como um acontecimento de família, cheio de intrigas palacianas, uma pompa
impensável e um jogo criminal com ramificações e ambições. Com Don Vito
Corleone (Marlon Brando, antológico) e o seu filho Michael (Al Pacino),
entre outros, conhecemos a frieza de lidar com o perigo
e as decisões mais violentas. Vemos como se conduzem negócios por entre sangue
e corrupção, a força da lealdade familiar, a tradição siciliana e a
implacabilidade com cada traição.
04RASHOMON
(Idem,
1950)
Japão
Direção: Akira
Kurosawa
Elenco: Toshiro
Mifune, Machiko Kyô, Masayuki Mori e Takashi Shimura
Numa
floresta, o assassinato de um samurai de quatro perspectivas diferentes. Ganhou
o Leão de Ouro do Festival de Veneza, abrindo as portas internacionais para o
cinema japonês. A partir de duas histórias do escritor Ryūnosuke Akutagawa, o
diretor criou uma obra complexa, chamando a atenção para a natureza humana, da
ambição ao desejo, passando pelo aprisionamento a valores, e a necessidade da
mentira. Célebre pelos dilemas morais, pelo estudo sobre as
motivações humanas, pela técnica narrativa de flashbacks dentro de flashbacks.
Recebeu um Oscar Honorário, tornando-se responsável pela criação
do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
05ANDREI
RUBLEV
(Idem, 1966)
Rússia
Direção: Andrei
Tarkovsky
Elenco: Anatoliy
Solonitsyn, Ivan Lapikov e Nikolay Grinko
Na Rússia
do século XV, ainda perdida entre cristianismo e paganismo, num regime feudal
de príncipes rivais, e invasões tártaras, vive um monge famoso pelas suas
pinturas de ícones religiosos. Filmando em cenários naturais, em locais
históricos, procura ser fiel à época, e não à biografia do monge-pintor, do
qual pouco se sabe. Tarkovsky apresenta uma Idade Média suja, feia, violenta e
confusa, na qual há ainda assim espaço para valores como a arte, a vocação
artística, a liberdade individual, e o papel da religião. Divide-se em oito
partes, precedidas de um prólogo, e terminando com um epílogo no qual, a cores,
vemos alguns dos afrescos de Rublev ainda existentes. É um
dos mais influentes filmes da história do cinema.
06A MARCA
da MALDADE
(The
Touch of Evil, 1958)
EUA
Direção: Orson
Welles
Elenco: Charlton
Heston, Orson Welles, Janet Leigh, Akim Tamiroff e Marlene Dietrich
Um casal
em lua-de-mel atravessa a fronteira do México para os Estados Unidos e
testemunha a explosão de um carro. A partir daí se envolve numa trama perigosa
e sinistra. Último grande noir da era clássica, tem Orson Welles na pele de um
policial corrupto. Ele assusta pela crueldade e desumanidade. Numa
interpretação brilhante (desfigurado pelo peso excessivo) transpira antipatia a
cada movimento. Sua performance ofusca os demais atores, contracenando com um
Charlton Heston criticado por interpretar um mexicano sem naturalidade. Apresentado como policial B, passou despercebido nos
Estados Unidos, mas foi aplaudido na Europa na década seguinte.
07AURORA
(Sunrise: A Song of Two Humans, 1927)
EUA
Direção: F.
W. Murnau
Elenco: George
O`Brien, Janet Gaynor e Margaret Livingston
No final
de 1926, F. W. Murnau deixou a sua Alemanha natal, para continuar sua carreira
em Hollywood. Com seu primeiro filme norte-americano criou uma das mais poderosas
obras-primas do cinema mudo. Um conto moral sobre tentação e luxúria sobre um
casal que vive uma vida triste no campo. Ele tem uma amante, uma garota da
cidade que o tenta convencer a matar a esposa. Com uma fotografia deslumbrante
e planos de enorme riqueza cênica, o filme passou despercebido inicialmente,
mas levou o Oscar de Melhor Atriz para Janet Gaynor (foi uma segunda escolha,
Murnau preferira a alemã Camilla Horn). Desde então, tem sido considerado um
dos marcos do cinema.
08MORANGOS
SILVESTRES
(Smultronstället,
1957)
Suécia
Direção: Ingmar
Bergman
Elenco: Victor
Sjöström, Bibi Andersson, Ingrid Thulin e Max von Sydow
Em uma
viagem para receber um diploma honorário, um acadêmico idoso e viúvo (interpretado
magistralmente pelo veterano cineasta Victor Sjöström), acompanhado da nora, relembra
a infância, um antigo amor que o abandonou e a traição da esposa. As
experiências da viagem, as memórias, o descoberto carinho da família e novos
amigos dão ao protagonista um sentimento de paz. Compreende assim como os caminhos
seguidos e as escolhas passadas o afastaram de ter relações felizes. Vencedor
do Urso de Ouro de Berlim e do Globo de Ouro, toca-nos pelo olhar sincero e
humano, numa narrativa nostálgica e bucólica. Uma lição de
Bergman (de toques autobiográficos), tantas vezes seguida por outros diretores.
09CANTANDO
na CHUVA
(Singin'
in the Rain, 1951)
EUA
Direção: Stanley
Donen & Gene Kelly
Elenco: Gene
Kelly, Donald O´Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen e Cyd Charisse
Tendo
como pano de fundo a conturbada transição de Hollywood do cinema mudo para o
falado no final da década de 1920, conta a história de uma estrela de Hollywood
que tem uma voz ridícula. Para dar continuidade a sua carreira no sonoro, o
estúdio contrata uma atriz iniciante para dublá-la. Com um toque cômico, tem uma
soberba e hilária interpretação de Jean Hagen na irritante Lina Lamont (num
papel pensado para Judy Holliday). Mas, sendo um musical, é pelas sequências de
canto e dança que é mais memorável. Estranhamente não fez sucesso na estreia. Com
o passar do tempo, foi-se tornando popular, surgindo nas listas dos melhores filmes e constando quase sempre como o melhor
musical do cinema.
10O
EXÉRCITO das SOMBRAS
(L'Armée
des Ombres, 1969)
França e
Itália
Direção: Jean-Pierre
Melville
Elenco: Lino
Ventura, Paul Meurisse, Simone Signoret e Serge Reggiani
Obra-prima
sobre a resistência francesa à invasão nazista na Segunda Guerra Mundial. Em
1942, as tropas alemãs ocupam todo o território da França. A trama acompanha
vários meses na vida de alguns combatentes congregados em torno de um sossegado
engenheiro civil que, na realidade, é um dos maiores líderes da resistência. Baseado no romance de Joseph Kessel, é o terceiro filme do diretor a abordar a ocupação nazista, após “O Silêncio
do Mar / Le Silence de la Mer” (1949) e “Léon Morin, o
Padre / Léon Morin, Prêtre” (1961). A adaptação de
Melville aborda a condição dos resistentes, sujeitos a uma solidão
física e moral e assolados pelo medo da traição.
11IVAN, o
TERRÍVEL – Parte 1
(Ivan
Groznyy, 1944)
Rússia
Direção:
Sergei Eisenstein
Elenco: Nikolay
Cherkasov, Lyudmila Tselikovskaya e Serafima
Birman
12NARCISO
NEGRO
(Black
Narcissus, 1947)
Reino
Unido
Direção: Michael Powell e Emeric Pressburguer
Elenco: Deborah
Kerr, David Farrar, Flora Robson, Kathleen Byron e Jean Simmons
13DESEJOS
PROIBIDOS
(Madame
de..., 1953)
França e
Itália
Direção: Max
Ophüls
Elenco: Charles
Boyer, Danielle Darrieux e Vittorio De Sica
14APOCALIPSE
NOW
(Idem,
1979)
EUA
Direção: Francis
Ford Coppola
Elenco: Martin
Sheen, Marflon Brando, Robert Duvall, Frederic Forrest, Laurence Fishburne,
Harrison Ford e Dennis Hopper
15DIAS de
IRA
(Vredens Dag,
1943)
Dinamarca
Direção: Carl
Theodor Dreyer
Elenco: Lisbeth
Movin, Thorkild Roose e Preben Lerdorff Rye
16AMARCORD
(Idem,
1973)
Itália e
França
Direção: Federico
Fellini
Elenco: Armando
Brancia, Luigi Rossi e Magali Noël
17AMÉRICA,
AMÉRICA – TERRA de um SONHO DISTANTE
(America,
America, 1963)
EUA
Direção: Elia
Kazan
Elenco: Frank
Wolff e Lou Antonio
18O SAMURAI
(Le Samouraï,
1967)
França e
Itália
Direção: Jean-Pierre
Melville
Elenco: Alain
Delon e François Périer
19METROPÓLIS
(Metropolis,
1927)
Alemanha
Direção: Fritz
Lang
Elenco: Brigitte
Helm, Alfred Abel, Gustav Fröhlich e Theodor Loos
20CONTOS da
LUA CHEIA
(Ugetsu Monogatari,
1953)
Japão
Direção: Kenji
Mizoguchi
Elenco: Masayuki
Mori, Machiko Kyô e Kinuyo Tanaka
21A
QUERMESSE HEROICA
(La
Kermesse Héroique, 1935)
França
Direção: Jacques
Feyder
Elenco: Françoise
Rosay, Louis Jouvet e Jean Murat
22TRONO
MANCHADO de SANGUE
(Kumonosu-jō,
1957)
Japão
Direção: Akira
Kurosawa
Elenco: Toshirô
Mifune, Isuzu Yamada e Takashi Shimura
23A GRANDE
ILUSÃO
(La
Grande Illusion, 1937)
França
Direção: Jean
Renoir
Elenco: Jean
Gabin, Erich von Stroheim, Pierre Fresnay, Dita Parlo e Marcel Dalio
24CREPÚSCULO
dos DEUSES
(Sunset
Boulevard, 1950)
EUA
Direção: Billy Wilder
Elenco: Gloria
Swanson, William Holden, Erich von Stroheim e Nancy Olson
25A PAIXÃO
de JOANA DARC
(La
Passion de Jeanne d'Arc, 1928)
França
Direção: Carl
Theodor Dreyer
Elenco: Renée
Falconetti e Antonin Artaud
26A DOCE
VIDA
(La Dolce
Vita, 1960)
Itália e
França
Direção: Federico
Fellini
Elenco: Marcello
Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Yvonne Furneaux, Alain Cuny, Magali
Noel e Laura Betti
27NOITE e
NEBLINA
(Nuit et Brouillard,
1956)
França
Direção: Alain
Resnais
28TRÁGICO
AMANHECER
(Le Jour
se Leve, 1939)
França
Direção: Marcel
Carné
Elenco: Jean
Gabin, Arletty, Jules Berry e Bernard Blier
29Os
CORRUPTOS
(The Big
Heat, 1953)
EUA
Direção: Fritz
Lang
Elenco: Glenn
Ford, Gloria Grahame, Lee Marvin, Jeanette Nolan e Carolyn Jones
30O FALCÃO
MALTÊS
(The
Maltese Falcon, 1941)
EUA
Direção: John
Huston
Elenco: Humphrey
Bogart, Mary Astor, Peter Lorre e Sydney Greenstreet
31O
INTENDENTE SANSHO
(Sansho
Dayu, 1954)
Japão
Direção: Kenji
Mizoguchi
Elenco: Kinuyo
Tanaka, Yoshiaki Hanayagi e Kyôko Kagawa
32OLIMPÍADAS
(Olympia,
1938)
Alemanha
Direção: Leni
Riefenstahl
33As VINHAS
da IRA
(The
Grapes of Wrath, 1940)
EUA
Direção: John
Ford
Elenco: Henry
Fonda, Jane Darwell, John Carradine e Charley Grapewin
34PACTO de
SANGUE
(Double
Indemnity, 1944)
EUA
Direção: Billy
Wilder
Elenco: Fred
MacMurray, Barbara Stanwyck e Edward G. Robinson
35
CLAMOR do
SEXO
(Splendor
in the Grass, 1961)
EUA
Direção: Elia
Kazan
Elenco: Natalie
Wood, Warren Beatty, Pat Hingle e Sandy Dennis
36Um DIA
MUITO ESPECIAL
(Una Giornata
Particolare, 1977)
Itália e
Canadá
Direção: Ettore
Scola
Elenco: Sophia
Loren e Marcello Mastroianni
37A
PRIMEIRA NOITE de TRANQUILIDADE
(La Prima
Notte di Quiete, 1972)
Itália e
França
Direção: Valerio
Zurlini
Elenco: Alain
Delon, Giancarlo Giannini, Sonia Petrova, Alida Valli e Lea
Massari
38DOUTOR
JIVAGO
(Doctor
Zhivago, 1965)
Itália,
Reino Unido e EUA
Direção: David
Lean
Elenco: Omar
Shariff, Julie Christie, Rod Steiger, Geraldine Chaplin, Alec Guinness, Tom
Courtenay, Siobhan McKenna, Ralph Richardson e Klaus Kinsky
39O SÉTIMO
SELO
(Det Sjunde
Inseglet, 1957)
Suécia
Direção: Ingmar
Bergman
Elenco: Max
von Sydow, Gunnar Björnstrand, Bengt Ekerot e Bibi Andersson
40A um
PASSO da ETERNIDADE
(From
Here to Eternity, 1953)
EUA
Direção: Fred
Zinnemann
Elenco: Burt
Lancaster, Montgomery Clift, Deborah Kerr, Frank Sinatra e Donna Reed
41A MALVADA
(All
About Eve, 1950)
EUA
Direção: Joseph
L. Mankiewicz
Elenco: Bette
Davis, Anne Baxter, George Sanders, Celeste Holm, Gary Merrill, Hugh Marlowe,
Gregory Ratoff, Marilyn Monroe e Thelma Ritter
42INTRIGA
INTERNACIONAL
(North by
Northwest, 1959)
EUA
Direção: Alfred
Hitchcock
Elenco: Cary
Grant, Eva Marie Saint, James Mason e Jessie Royce Landis
43Um LUGAR
ao SOL
(A Place
in the Sun, 1951)
EUA
Direção: George
Stevens
Elenco: Montgomery
Clift, Elizabeth Taylor, Shelley Winters e Anne Revere
44O MORRO
dos VENTOS UIVANTES (1939)
(Wuthering
Heights, 1939)
EUA
Direção: Willyam
Wyler
Elenco: Merle
Oberon, Laurence Olivier, Flora Robson e Geraldine
Fitzgerald
45O SOL por
TESTEMUNHA
(Plein Soleil,
1960)
França e
Itália
Direção: René
Clèment
Elenco: Alain
Delon, Maurice Ronet, Marie Laforêt, Erno Crisa e Ave Ninchi
46TODOS os
HOMENS do PRESIDENTE
(All the
President's Men, 1976)
EUA
Direção: Alan
J. Pakula
Elenco: Dustin
Hoffman, Robert Redford, Jack Warden, Martin Balsam, Hal Halbrook, Jason
Robards, Jane Alexander e Ned Beatty
47RIO
VERMELHO
(Red
River, 1948)
EUA
Direção: Howard
Hawks
Elenco: John
Wayne, Montgomery Clift, Joanne Dru, Walter Brennan e
John Ireland
48MAIS
FORTE QUE a VINGANÇA
(Jeremiah
Johnson, 1972)
EUA
Direção: Sydney
Pollack
Elenco: Robert
Redford e Will Geer
49SEVEN –
os SETE PECADOS CAPITAIS
(Se7en,
1995)
EUA
Direção: David
Fincher
Elenco: Morgan
Freeman, Brad Pitt, Kevin Spacey e Gwyneth Paltrow
50BLADE
RUNNER, o CAÇADOR de ANDRÓIDES
(Blade
Runner, 1982)
EUA
Direção: Ridley
Scott
Elenco: Harrison
Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Daryl Hannah e Joanna Cassidy
4 comentários:
CREPÚSCULO dos DEUSES possui um dos finais mais poderosos do cinema
Achismo refinado, interessante lista. Nunca fiz a minha mas incluiria c/certeza "Daqui A Cem Anos", "Alma em Pânico", "A História de um Egoísta", "Fahrenheit 451" e "Cidadão Klein". Tarantino não faz muito sentido é verdade, aí teria que considerar Peckinpah.
Desses 50 só não vi dois ou três; acho boa escolha, mas acrescentaria O Leopardo de Visconti, A Desaparecida de Ford, Horizontes de Glória de Kubrick, Fúria de Viver de Nick Ray, Laura de Preminger, Johny Guitar de Nick Ray, My Fair Lady de Cukor, Rio Bravo de Hawks, A Noite do Caçador de Laughton, Há Lodo no Cais de Kazan, Psico de Hitchcok, Escrito no Vento de Sirk.
Porque apagou o meu comentário? Não gostou da minha sugestão!?
Postar um comentário