agosto 02, 2020

******************* POLÍTICOS no CINEMA: 19 FILMES

alexander knox e geraldine fitzgerald em “wilson”


A política sempre se destacou nas telas de cinema. Parece que corrupção e jogos de poder não ficam fora de moda. E o cinema sabe contar histórias assim. Portanto, selecionei dezenove elogiados clássicos para quem se interessa pelo tema. Confira.

01
ABRAHAM LINCOLN
(Idem, 1930)

Direção de D.W. Griffith
Elenco: Walter Huston e Una Merkel

Um marco no cinema, este filme do legendário diretor Griffith é o primeiro a narrar a vida do 16º presidente norte-americano Lincoln, desde sua infância até a sua morte, incluindo a Guerra Civil. Aborda alguns aspectos pouco conhecidos do início da vida do político, como um romance apaixonado, sua depressão e tendências suicidas. Brilhante atuação de Walter Huston no papel-título.

02
O DESTINO de uma NAÇÃO
(Gabriel Over the White House, 1933)

Direção de Gregory La Cava
Elenco: Walter Huston, Franchot Tone e Karen Morley

Um presidente corrupto e autoritário salva-se milagrosamente de um violento acidente de carro. Sofrendo influência divina - especificamente do Arcanjo Gabriel - e do espírito de Lincoln, ele assume com garra o controle do governo e resolve os problemas da nação, reduzindo o desemprego, tirando o país da Depressão, combatendo os bandidos e as hienas do Congresso e promovendo a paz mundial, antes de morrer de um ataque cardíaco. O filme recebeu o apoio financeiro do magnata da imprensa William Randolph Hearst e baseou-se no romance de Thomas Frederic Tweed. Conta com mais uma sensacional interpretação de Walter Huston.

03
PARNELL - O REI SEM COROA
(Parnell, 1937)

Direção de John M. Stahl
Elenco: Clark Gable, Myrna Loy, Alan Marshal
e Billie Burke

A vida de uma das principais figuras políticas da Irlanda do final do século 19 inspiraram este drama biográfico. Um político e ativista, cujo trabalho incansável pela causa da independência irlandesa deu-lhe o apelido de “O rei sem coroa”. Na vida amorosa, se envolveu com a esposa do seu melhor amigo e manteve um relacionamento secreto por muitos anos. O romance foi exposto na mídia pelo marido traído e o escândalo arruinou sua carreira política. Alguns anos depois, com a saúde debilitada, ele tenta retornar à política, mas não dá certo.

04
A MULHER FAZ o HOMEM
(Mr. Smith Goes to Washington, 1939)

Direção de Frank Capra
Elenco: James Stewart, Jean Arthur, Claude Rains,
Edward Arnold, Thomas Mitchell e Beulah Bondi

Um inocente e íntegro cidadão do interior é convidado a ocupar a vaga de um senador. Em Washington, ele percebe como a política é suja e passa a desacreditar no caráter dos governantes. Indicado a 11 Oscar – incluindo Melhor Filme -, foi acusado de anti-americano e pró-comunista. Além disso, proibido em países que sofriam ditaduras, supostamente porque mostra que a democracia funciona.

05
O HOMEM que se VENDEU
(The Great McGinty, 1940)

Direção de Preston Sturges
Elenco: Brian Donlevy, Muriel Angelus e Akim Tamiroff

Estreia do roteirista Sturges na direção, somente possível porque ele ofereceu a história de graça para a Paramount Pictures. Recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original e foi sucesso de crítica e público. Um mendigo sem escrúpulos recebe a proteção de um político desonesto conhecido como The Boss (O Chefão). Casa-se, tem dois filhos e usa a suposta respeitabilidade para apresentar-se como candidato reformista nas eleições municipais, vencendo o pleito. Sua ascensão continua e consegue se tornar governador. Desejando levar uma vida honesta, tenta deixar o partido, mas seus antigos companheiros expõem sua corrupção e causa-lhe a ruína.

06
O LIBERTADOR
(Abe Lincoln in Illinois, 1940)

Direção de John Cromwell
Elenco: Raymond Massey, Gene Lockhart e Ruth Gordon

O drama acompanha Abraham Lincoln desde quando lutava pela vida como lenhador no Kentucky, até sua eleição para a presidência, em 1860. No meio, o primeiro amor, o casamento, seus estudos de advocacia e seus lendários debates. Baseado na peça homônima de Robert E. Sherwood, ganhadora do Prêmio Pulitzer, fracassou nas bilheterias, dando um enorme prejuízo aos cofres da RKO Radio Pictures. Sincero, é um tributo a um grande herói norte-americano, frequentemente comovente e excitante. Magistral atuação de Raymond Massey, que concorreu ao Oscar.

07
WILSON
(Idem, 1944)

Direção de Henry King
Elenco: Alexander Knox, Charles Coburn, Geraldine Fitzgerald,
Thomas Mitchell, Cedric Hardwicke e Vincent Price

Um relato biográfico de Woodrow Wilson, o 28.º presidente dos Estados Unidos. A 20th Century Fox não economizou na produção. Vivendo o presidente, o então desconhecido Alexander Knox revelou-se uma escolha perfeita e ganhou um Globo de Ouro. O drama recebeu dez indicações ao Oscar da Academia e levou cinco estatuetas para casa, entre elas a de Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia. Entretanto, apesar da alta qualidade da produção e dos prêmios, fracassou terrivelmente nas bilheterias. Começa em 1909, quando o político era presidente da Universidade de Princeton. Em seguida, torna-se governador de Nova Jérsei. Daí para a Casa Branca foi um pulo. Nela, perde  a esposa, casa-se novamente, entra na I Guerra Mundial a contragosto e luta pela criação da Liga das Nações.

08
Sua ESPOSA e o MUNDO
(State of the Union, 1948)

Direção de Frank Capra
Elenco: Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Van Johnson,
Angela Lansbury e Adolphe Menjou

Um magnata decide concorrer à indicação do partido Republicano para a Casa Branca. Antes de dar o pontapé inicial na campanha, ele reata o casamento em crise. Ela aceita acompanhar o marido na corrida eleitoral, mesmo sabendo que ele mantém um caso com uma jornalista. Mas começa a questionar essa decisão quando percebe que o candidato negligencia seus valores e crenças para conseguir votos.

09
O ENVIADO de SATANÁS
(Alias Nick Bealm, 1949)

Direção de John Farrow
Elenco: Ray Milland, Audrey Totter, Thomas Mitchell
e George MacReady

Procurador distrital honesto quer se tornar governador, mas é impedido por forças políticas corruptas. Sem saber, faz pacto com o diabo e consegue o sucesso político desejado, mas perde seu senso de moral. Gradativamente, ele fica cada vez mais envolvido com um estranho sombrio e uma mulher de passado duvidoso, até constatar que é tarde demais, pois está em um caminho sem volta. Excelentes atuações do trio protagonista.

10
A GRANDE ILUSÃO
(All the King's Men, 1949)

Direção de Robert Rossen
Elenco: Broderick Crawford, John Ireland, Joanne Dru,
John Derek e Mercedes McCambridge

Baseado num livro vencedor do prêmio Pulitzer e indicado a sete Oscar, venceu três deles, inclusive Melhor Filme. Retrata a ascensão e queda de um homem honesto que se transforma em um político corrupto. Mostra que a corrupção não é necessariamente feita por gente que sempre foi desonesta, mas também por aqueles que acabam sucumbindo à tentação do poder e do dinheiro.

11
Um LEÃO ESTÁ nas RUAS
(A Lion Is in the Streets, 1953)

Direção de Raoul Walsh
Elenco: James Cagney, Barbara Hale e Anne Francis

Vendedor ambulante carismático se apaixona à primeira vista por professora e logo se casa com ela. Demagogo político em formação, usa sua popularidade para o chamado político. Manipula a todos que conhece, torna-se amante de uma garota e usa de todos os artifícios para ascender politicamente. Baseado no romance de Adria Locke Langley, que conta a história real de um político assassinado na Louisiana.

12
O ÚLTIMO HURRAH
(The Last Hurrah, 1958)

Direção de John Ford
Elenco: Spencer Tracy, Jeffrey Hunter, Dianne Foster,
Pat O'Brien, Basil Rathbone, Donald Crisp
e James Gleason

Na Nova Inglaterra, um veterano e astuto prefeito inicia campanha eleitoral para um quinto mandato. Católico, de origem irlandesa, sempre conseguiu apoio dos bairros pobres e da igreja católica para se eleger. Tem como opositores, o bispo protestante, a imprensa e os banqueiros, todos apoiadores de um candidato novato veterano de guerra. Spencer Tracy, em extraordinária interpretação, venceu o National Board of Review como Melhor Ator. John Ford ganhou como Melhor Diretor.

13
TEMPESTADE sobre WASHINGTON
(Advise & Consent, 1962)

Direção de Otto Preminger
Elenco: Charles Laughton, Don Murray, Walter Pidgeon,
Henry Fonda, Franchot Tone, Lew Ayres,
Gene Tierney, Burgess Meredith

A escolha pelo presidente norte-americano do novo secretário de Estado, divide opiniões, resultando em chantagem e suicídio. É um incrível filme sobre política, sobre o relacionamento entre Executivo e Legislativo, o jogo de forças, de interesses. Se baseia num romance – premiado com o Pulitzer – escrito por Allen Drury, correspondente do “New York Times” no Congresso à época em que escreveu o livro, os anos 50. Ele conhecia muito bem aquele universo. Praticamente todos os personagens são inspirados em personalidades reais.

14
As MÃOS SOBRE a CIDADE
(Le Mani sulla Città, 1963)

Direção de Francesco Rosi
Elenco: Rod Steiger e Salvo Randone

Um vereador napolitano impiedoso, usa seu poder político para obter grandes lucros pessoais em negócios imobiliários. Porém, após um edifício residencial desabar, um vereador comunista começa uma investigação sobre o adversário.

15
SETE DIAS em MAIO
(Seven Days in May, 1964)

Direção de John Frankenheimer
Elenco: Burt Lancaster, Kirk Douglas, Fredric March,
Ava Gardner, Edmond O'Brien, Martin Balsam,
Hugh Marlowe e George Macready

Um coronel descobre uma conspiração para derrubar o presidente dos Estados Unidos. Encontrar as provas esbarram na burocracia, erros humanos e mortes acidentais, até que um senador, preso por um ambicioso general em uma base militar do Texas, consegue escapar com os documentos do plano. O presidente, então, recorre ao coronel para desbaratar o golpe e prender os culpados.

16
VASSALOS da AMBIÇÃO
(The Best Man, 1964)

Direção de Franklin J. Schaffner
Elenco: Henry Fonda, Cliff Robertson, Edie Adams,
Margareth Leighton e Ann Sothern

Dois políticos, em uma convenção de um partido que vai escolher o candidato a Presidência da República, estabelecem uma luta suja, em que são levantadas acusações de homossexualismo e corrupção.

17
Z
(Idem, 1969)

Direção de Costa-Gavras
Elenco: Yves Montand, Irene Papas, Jean-Louis Trintignant,
François Périer, Jacques Perrin, Charles Denner
e Renato Salvatori

O diretor grego baseou-se em eventos reais, acontecidos na política de seu país, para contar a história do assassinato de um deputado liberal, encoberto por uma rede de corrupção, que envolve a polícia e políticos. Indicado a cinco Oscar, levou o de Melhor Filme Estrangeiro. Um incontestável e poderoso drama, indicado à Palma de Ouro, em Cannes, vencendo o prêmio de Melhor Ator (Jean-Louis Trintignat).

18
A DOR e a PIEDADE
(Le Chagrin et la Pitié, 1969)

Direção de Marcel Ophüls

Documentário sobre a colaboração entre o Governo de Vichy e o nazismo durante a II Guerra Mundial. Apresenta entrevistas com um oficial alemão, colaboradores e combatentes da resistência de Clermont-Ferrand. Eles comentam sobre as razões para a colaboração, incluindo o anti-semitismo, anglofobia, medo de bolcheviques e da invasão soviética, desejo de poder e simples precaução. Uma obra prima.

19
O CANDIDATO
(The Candidate, 1972)

Direção de Michael Ritchie
Elenco: Robert Redford, Peter Boyle e Melvyn Douglas

Um advogado concorre ao Senado, mas não acredita que vai ganhar as eleições e nem quer ganhar, o que faz com que ele possa dizer tudo aquilo que pensa e acredita. No entanto, acaba tendo que mudar o tom de sua campanha e entrar de vez no jogo do poder. Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

3 comentários:

Mario Catucci disse...

Sr. Nahud, é um grande prazer rever seus posts. Eu e todos os demais seus leitores sentimos falta do seu texto, que tem um olhar amplo e único sobre o cinema. Bem vindo!
Quero parabenizar pela seleção tão eclética que vc fez, acho que nunca vi uma lista temática longa como essa, há filmes que conhecia e outros — a maioria — que desconhecia completamente. Mas, vc sabe onde se pode encontrar os mais antigos? Seria muito bom se existe streaming ou locação ou venda desses filmes.
Um abraço!

Amélia França disse...

Acredito que a vida imita a arte

Mary Ferreira da Silva disse...

Corrupção e poder andam juntos, desde que o mundo é mundo