maio 29, 2019

********** O MISTERIOSO FIM de NATALIE WOOD



“Eu odeio o oceano. Não sei nadar e não gosto de estar perto do mar.”

[confissão da atriz em entrevista]

Apelido: Nat / Natasha
Altura: 1,57 cm
Olhos: castanhos
Cabelos: negros


O corpo da estrela de 43 anos apareceu, em 1981, flutuando nas proximidades da Ilha de Catalina, na Baía de Los Angeles, Califórnia.  Ela passava o fim de semana do Dia de Ação de Graças no seu iate Splendour, ao lado do marido, o astro de “Casal 20” Robert Wagner, e de um amigo-amante e também ator Christopher Walken, que estava filmando “Projeto Brainstorm / Brainstorm” (lançado em 1983) com ela. As autoridades policiais determinaram que NATALIE WOOD (1938 – 1981. San Francisco, Califórnia / EUA) bebeu demais e caiu nas águas do mar enquanto tentava saltar para o bote de borracha “Prince Valiant”, atracado ao iate. Apesar do veredito oficial, circularam rumores de suicídio ou assassinato.

bob wagner e natalie
Uma testemunha, que estava em outra embarcação nas proximidades, ouviu um choro e discussões violentas. De acordo com o depoimento de Wagner, após beberem demais, a esposa decidiu ir dormir. Esta teria sido a última vez que ela foi vista. Mais tarde, quando foi para a cabine e não a encontrou, concluiu que teria utilizado um bote para voltar à terra firme. Então chamou a guarda costeira. O corpo foi encontrado na manhã seguinte, flutuando bem próximo. 

Christopher Walken nunca comentou o ocorrido. A irmã de NATALIE WOOD, Lana, e o capitão do barco, David Davern, tentaram inúmeras vezes reabrir o caso, mas sem sucesso. Segundo ela, as causas em que se resultaram na tragédia são difusas. A atriz casou-se com Robert Wagner em 1957, divorciando-se em 1962, e voltando a casar-se com ele em 1972. Em um livro publicado pelo viúvo, ele admite que na noite infeliz houve um bate-boca entre o casal. Já o capitão da embarcação afirma que houve troca de insultos entre Wagner e Walken, logo a seguir a atriz se dirigiu ao seu camarote e o marido a seguiu. Os dois tiveram uma violenta briga chegando à agressão física. Mais tarde, o capitão foi informado que a estrela tinha desaparecido, mas seu patrão não se esforçou para localizá-la, deixando passar horas até ser convencido a chamar a guarda costeira.

natalie, estrela mirim
As investigações determinaram a causa da morte como afogamento acidental. Em novembro de 2011, a polícia recebeu uma carta contendo depoimentos de testemunhas pedindo a reabertura do caso. Oito meses após novas investigações, o médico legista da polícia de Los Angeles alterou a causa da morte na declaração de óbito para “afogamento e outros fatores indeterminados”. A justificativa para a mudança foi a de que os hematomas na falecida não eram acidentais.

NATALIE WOOD sofria desde sempre de um profundo medo de se afogar. Aos 11 anos, filmando “A Grande Promessa / The Green Promise” (1949), precisava atravessar uma ponte cenográfica para resgatar carneiros, mas a estrutura desabou e ela caiu em um rio. Em vez de gritar “corta!”, o diretor William D. Russell prosseguiu a filmagem, como se o desespero dela fosse atuação. Como resultado, a garota quebrou um dos punhos e ganhou um trauma que a seguiu pelo resto da vida. Ficou com o pulso esquerdo com uma leve saliência óssea, passando a escondê-lo com pulseiras. Seu pavor de se afogar era tão grande que Elia Kazan, em 1961, teve que mentir - prometendo uma dublê - para contratá-la e só depois de muito insistir a convenceu a fazer as cenas no reservatório de água em “Clamor do Sexo.

Na época da sua morte, ela já falava em se divorciar. Sobre seu casamento, disse: “Às vezes é melhor conviver com o diabo que conhecemos e não com um diabo que desconhecemos.” Seu primeiro casamento com Robert Wagner, capa de inúmeras revistas mundo afora, findou ao encontrá-lo fazendo sexo com outro homem. Ele nega, mas a irmã dela confirma. Durante décadas, a mídia noticiou que o caso dela com Warren Beatty foi a causa do divórcio. Os amigos mais íntimos dizem que ela permitiu que divulgassem essa mentira para não arruinar a carreira dele.

Ela foi um raros casos de atriz mirim que conseguiu crescer perante as câmeras com destaque, mas sua vida pessoal foi muito conturbada. Nasceu em São Francisco, na Califórnia, com o nome de Natalia Nikolaevna Zakharenko, em uma humilde família de imigrantes russos-ucranianos. Ainda bebê, uma cigana profetizou para sua mãe que ela seria mundialmente famosa, mas deveria tomar cuidado com rios e mares. Aos cinco anos de idade ganhou uma ponta no drama “Noite sem Lua / The Moon Is Down” (1943), da Twentieth Century Fox. Seu nome nem aparecia nos créditos. Aos nove anos, foi escalada para um drama que não apenas a tornou uma estrela, mas também se eternizou como um dos títulos mais conhecidos de sua carreira, o clássico natalino “De Ilusão Também se Vive”. Ainda menor de idade, num dos escândalos abafados de Hollywood, foi estuprada pelo astro Kirk Douglas. Desde então, passou a namorar desenfreadamente, ficando conhecida como “Hollywood Badgirl”.

warren beatty e natalie
Ela se envolveu com dezenas de homens ao longo da curta vida: o governador da Califórnia Jerry Brown, o diretor de cinema Henry Jaglom, o piloto de corrida Lance Reventlow, o milionário Conrad Hilton Jr., o produtor Arthur M. Loew Jr., os atores Warren Beatty, Tony Curtis, Michael Caine, Tom Courtenay, Dennis Hopper, Richard Johnson, Steve McQueen, Robert Vaughn, Adam West, Stuart Whitman etc. De acordo com a biografia de Suzanne Finstad, a atriz perdeu a virgindade aos 12 anos.

Nos anos 60, no auge do sucesso, NATALIE WOOD já não tinha interesse pelo cinema nem pela vida, inclusive recusando protagonizar o famoso “Bonnie e Clyde / Bonnie and Clyde” (1967), de Arthur Penn. Tentou o suicídio em 1961, 1964 e 1966. Nos anos 1970, trabalhou principalmente na TV, realizando o insosso “Gata em Teto de Zinco Quente / Cat on a Hot Tin Roof” (1976), ao lado de Laurence Olivier e Robert Wagner, e a minissérie “A Um Passo da Eternidade / From Here to Eternity” (1979), ganhando o globo de Ouro de Melhor Atriz de Série-Drama.

No programa “Today”, da NBC, o capitão David Davern responsabilizou Robert Wagner pela morte de NATALIE WOOD. Não há testemunhas do fato e ele nem pode ser denunciado por homicídio culposo já que as leis da Califórnia exigem que a acusação, neste tipo de crime, seja feita no máximo três anos após o ocorrido. Ela foi enterrada no cemitério Westwood Village Memorial Park, em Los Angeles. No funeral compareceram diversos astros: Rock Hudson, Frank Sinatra, Laurence Olivier, Elia Kazan, Gregory Peck, David Niven, Fred Astaire etc. Em 2004, Peter Bogdanovich fez um telefilme sobre sua vida, “A Misteriosa Morte de Natalie Wood / The Mystery of Natalie Wood”, com Justine Waddell no papel principal.

richard beymer e natalie wood em “amor, sublime amor”

10 FILMES de NATALIE
(por ordem de preferência)

01
CLAMOR do SEXO
(Splendor in the Grass, 1961)

Direção de Elia Kazan
Elenco: Warren Beatty e Pat Hingle

02
JUVENTUDE TRANSVIADA
(Rebel Without a Cause, 1955)

Direção de Nicholas Ray
Elenco: James Dean, Sal Mineo e Dennis Hopper

03
À PROCURA do DESTINO
(Inside Daisy Clover, 1965)

Direção de Robert Mulligan
Elenco: Christopher Plummer, Robert Redford, Ruth Gordon 
e Roddy McDowall

04
AMOR, SUBLIME AMOR
(West Side Story, 1961)

Direção de Robert Wise e Jerome Robbins
Elenco: George Chakiris, Richard Beymer e Rita Moreno

05
RASTROS de ÓDIO
(The Searchers, 1956)

Direção de John Ford
Elenco: John Wayne, Jeffrey Hunter, Vera Miles 
e Ward Bond

06
O PREÇO do PRAZER
(Love with the Proper Stranger, 1963)

Direção de Robert Mulligan
Elenco: Steve McQueen e Edie Adams

07
ESTA MULHER é PROIBIDA
(This Property Is Condemned, 1966)

Direção de Sydney Pollack
Elenco: Robert Redford, Charles Bronson e Kate Reid

08
O FANTASMA APAIXONADO
(The Ghost and Mrs. Muir, 1947)

Direção de Joseph L. Mankiewicz
Elenco: Gene Tierney, Rex Harrison, George Sanders 
e Edna Best

09
De ILUSÃO TAMBÉM se VIVE
(Miracle on 34th Street, 1947)

Direção de George Seaton
Elenco: Edmund Gwenn, Maureen O'Hara, John Payne 
e Gene Lockhart

10
MÉDICA, BONITA e SOLTEIRA
(Sex and the Single Girl, 1964)

Direção de Richard Quine
Elenco: Tony Curtis, Lauren Bacall, Henry Fonda, 
Mel Ferrer e Edward Everett Horton

GALERIA de FOTOS

 
 
 
 
 
 

61 comentários:

Maria Regina Lima disse...

Era muito linda!

Sumeia Helal disse...

Era belíssima

Marta Maria Scramin disse...

Antonio Nahud beleza não faltou p eles

Tina Figueiredo Melo disse...

Que vida conturbada!
Muito triste!
Não conhecia a história dela.

Maria Ires Do Socorro Bezerra disse...

Era mt linda, e teve uma morte mt triste!

Eliane Maria Rebello Sa disse...

Essa era linda.

Lourdes Dias disse...

Linda e triste fim

Lisia Boschi Conhecia disse...

essa história! Realmente uma tragédia!

Arthur Cardenes. disse...

Linda.

Naná Bittar disse...

Extremamente bela e SOFRIDA !
Que horror!

Léia Gouveia disse...

Me parece que ninguém foge de sua "sina"...

Marta Maria Scramin disse...


Lindíssima. Era fã

Carmen Battisti disse...

Lindíssima

Elzine Borges Beregeno disse...

Linda ! Viveu momentos dificílimos

Jecir Trench Silveira Dos Reis disse...

Linda, boa atriz, mas uma mulher infeliz.

Sandra Maria Garcia disse...

Muito bonitos. Sempre fui fã dele .

Bené Chaves disse...

Era lindona!

Maria Tereza Stapasola disse...

Eram lindosssss...

Maria Lucia Viana disse...

Tão linda, mas que vida triste ela teve!😢😢😢

Vera Moreira disse...

Casal 20...

Nelson Eddy Martinez Evans disse...

Adorei a sua Interpretacao da Maria en West Side Story😍

Vilma Olivastro disse...

Muito triste...

Maria Virgínia Motta Peres disse...

Triste saber de pessoas tão sofridas.
Uma mulher linda.

Marina Martinelli disse...

Era um casal lindo. Eles estavam sempre em tudo que é revista. Pareciam felizes... Quem diria...

Jean Guilherme Paixão disse...

Até o Bob Wagner gostava de homem? Disfarçava bem. Certa vez rompi com uma namorada porque ela colocava o seriado Casal 20 acima de qualquer outra diversão.

Unknown disse...

Muito linda e triste isso. Nem sei o que comentar.Que Deus esteja com ela.

Sumeia Helal disse...

Linda

Erasmo Trielli Duarte disse...

Lembro desse fato, ela era linda.

Erasmo Trielli Duarte disse...

Ficou por isso mesmo.

Eulga Berger disse...

Parecida com minha irmã...Maria Jose.

Ana Maria Gaspar Alves de Lima disse...

Como era belíssima . Linda linda

Arthur Cardenes disse...

Tanto lá como cá,algumas mortes ficam por isso mesmo.

Silvania Teixeira disse...

Acho mais provável que tenha sido suicídio do que assassinato.

Leila Patreze disse...

Adorava seus filmes.

Leila Patreze disse...

Adorava seus filmes.

Luzia Pacheco de Aguiar disse...

Vida realmente tumultuada e morte muito prematura.
Muito linda e carismática!

Celeste Chagas disse...

Belíssima!

Ivan Postigo da Silva disse...

Ela bebia muito, pode ter caido do barco, mas há outras suspeitas...

Antonio Videira disse...

Grande e linda atriz!

Maria Virgínia Motta Peres disse...

Na contramão da vida.
Por uma palavra mal liberada, virou uma tremenda maldição.
O pior ninguém para ajudá - lá.
Foi ao fundo do poço e não resistiu.
Um linda mulher, mas a luz interior apagada.
Triste fim.

Albérico Feitas disse...

Uma perda irreparavel.

Maria Antonieta Sacco Porres disse...

Lembro dessa história. Lindissima

Marina Martinelli disse...

Era uma atriz muito carismática.

Ana Maria Moreira disse...

Ela era linda mas teve uma vida muito conturbada

Jean Guilherme Paixão disse...

Um dia desses vi A corrida do século. Uma comédia muito divertida.

Maria Glória Silva Silva disse...

liiiiiinda, não consigo entender pq tanto transtornos na vida desta linda mulher.

Marco Antonio Lofego Lobo disse...

Nunca gostei do Kirk Douglas, mas simpatizo com Michael Douglas.
Não duvido de alguém me disser que era o Robert Conrad com o Robert Wagner na cama.

Maria Marta Rocha Teodoro disse...

Muita gente ainda pensa, se as pessoas são famosas e ricas que elas não tem nenhum problema, meu Deus todo tem problemas profundos.

Francisco Fernandes Guerra disse...

Essa de Robert Wagner gay eu não sabia. Rock Hudson, Tab Hunter, Guy Madison, Rory Calhon, Vincent Price, Cesar Romero, Sal Mineo, esses sempre foram citados com tal. Cary Grant, Randolph Scott e Tirone Power foram alvo de citações maliciosas. Mesmo em épocas remotas, o homossexualismo - principalmente masculino - era comum no meio artístico.

Márcia Nascimento. disse...

Que triste.

Alice Dias disse...

Nem gosto muito dela, mas fiquei tão chocada com as histórias do estupro e da traição inesperada de Bob Wagner que vou passar a ver seus filmes com mais carinho. Coitada dessa moça!

Eraldo Urano disse...

não sabia desse caso gay do Robert Wagner. Acho Natalie fascinante, mais linda ainda com os cabelos lisos. Dos filmes citados no blog, assisti todos.

Carlos Roberto De Lima César disse...

Fjquei com pena dessa atriz. Muito triste

Rita Eliane Alves disse...

Tão linda!

Celeste Roiuk disse...

Era muito linda... talvez tenha sido vítima de sua beleza... pena!

Su Sukky disse...

Teve uma vida conturbada e um final triste.

Rocky Gadelha disse...

A ESTRELA TINHA TALASSOFOBIA... EU TAMBÉM TENHO E NUNCA ME ARRISCARIA A ENTRAR EM UM BOTE SOZINHO, MUITO MENOS DE NOITE. POR[EM, SEGUNDO AS FONTES, TINHA BEBIDO MUITO.

Eduardo Cabús disse...

e o que a meca do cinema esta esperando para filmar a vida de Natalie Wood ?

renanthesecond2 disse...

Essa história do caso gay de Robert Wagner nunca passou de boato. E se ele era o marido horrível que seus detratores dizem, porque as filhas (inclusive Natasha, sua enteada) sempre estiveram do lado dele?

Lela Presley disse...

Vendo reportagens, investigações,documentários e entrevistas a respeito da morte da Natalie Wood,está nitidamente claro que o marido dela na época,o também ator Robert Wagner,é totalmente responsável pela morte prematura dela.

Lela Presley disse...

Vendo reportagens,documentários,entrevistas e investigações a respeito da morte da Natalie Wood,está nitidamente claro que o então marido dela na época,o também ator Robert Wagner,é sem sombra de dúvidas o responsável pela morte prematura dela.