john wayne (oscar de melhor ator) e barbra streisand |
A 88ª
edição do OSCAR, prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas,
acontecerá no próximo 28 de fevereiro, no Teatro Dolby, em Los Angeles,
Califórnia (EUA), e será transmitida ao vivo pela ABC para 225 países e
territórios de todo o mundo. A famosa estatueta, fundamental na mitologia
hollywoodiana, tem no histórico obras-primas, direções primorosas e excelentes
atuações postas de escanteio. Nesses 88 anos, não faltaram omissões,
puxa-saquismos e erros crassos. Matutei sobre algumas injustiças. Confira.
WARNER BAXTER e LUISE RAINER
O
primeiro tropeço aconteceu em 1930 com a vitória do canastrão Warner Baxter (“No
Velho Arizona / In Old Arizona”). Se bem que a concorrência era fraca. Novo
susto em 1937. Luise Rainer leva o OSCAR de Melhor Atriz por “Ziegfeld, o
Criador de Estrelas / The Great Ziegfeld”. Quem merecia? Carole Lombard (“Irene,
a Teimosa / My man Godfrey”) ou Irene Dunne (“Os Pecados de Theodora / Theodora Goes Wild”). No ano
seguinte, a alemã vence outra vez, derrotando as fabulosas Irene Dunne
(“Cupido é Moleque Teimoso / The Awful Truth”), Greta Garbo (“Dama das Camélias
/ Camille”), Janet Gaynor (“Nasce uma Estrela / A Star is Born”) e Barbara
Stanwyck (“Stella Dallas, a Mãe Redentora / Stella Dallas”). Um vexame. As
atuações da atriz duplamente premiada são competentes,
principalmente em “Terra dos Deuses / The Good Earth”, ela tinha talento,
mas não mereceu as estatuetas.
warner baxter |
luise rainer |
GINGER ROGERS e JAMES STEWART
James
Stewart, sempre ótimo, estrela carismática, levou o prêmio por sua atuação na
comédia lendária “Núpcias de Escândalo / The Philadelphia Story”. Henry Fonda, brilhando em “Vinhas da Ira / Grapes of Wrath”, era o mais cotado ao
OSCAR de Melhor Ator. Até mesmo Cary Grant, no filme de Jimmy Stewart, supera o
premiado, e ele nem foi indicado.
No mesmo ano, outro desatino, Ginger Rogers bancando a atriz dramática (“Kitty Foyle / Idem”) venceu Bette Davis (“A Carta / The Letter”), Joan
Fontaine (“Rebeca, a Mulher
Inesquecível / Rebecca”), Katharine Hepburn (“Núpcias de Escândalo”) e Martha
Scott (“Nossa Cidade / Our Town”). Qualquer uma merecia, menos a nossa comediante-dançarina.
james stewart e ginger rogers |
rosalind russell e ginger rogers |
BING CROSBY, HAROLD RUSSELL e GARY
COOPER
Piegas, “O Bom Pastor / Going My Way” derrotou em 1944 “Pacto de Sangue / Double
Indemnity”, de Billy Wilder. O talentoso Leo McCarey, seu diretor, também ganhou a estatueta, inexplicavelmente superando Wilder e o Otto Preminger de
“Laura / idem”. Como Melhor Ator, Bing Crosby venceu inesquecíveis atuações de
Charles Boyer (“À Meia-Luz / Gaslight”) e Cary Grant (“Apenas um Coração
Solitário / None But the Lonely Heart”). Uma loucura. O único prêmio merecido de
“O Bom Pastor”: Barry Fitzgerald, Melhor
Ator Coadjuvante.
Em
1946, Harold Russell, comovendo pela deficiência física, foi o Melhor Ator
Coadjuvante. Na disputa, soberbos Clifton Webb (“O Fio da Navalha / The
Razor’s Edge”) e Claude Rains (“Interlúdio / Notorious”).
Thelma Ritter perdeu para Josephine Hull em 1950. Atriz extraordinária, concorreu
seis vezes ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. Nunca ganhou.
O nosso
herói Gary Cooper levou o seu segundo OSCAR em 1952. O primeiro foi merecido. O
de 1952 era de Kirk Douglas (“Assim Estava Escrito / The Bad and the Beautiful”).
Lana Turner, fabulosa neste drama, nem foi indicada.
barry fitzgerald, ingrid bergman e bing crosby |
samuel goldwyn, harold russell e william wyler |
WILLIAM HOLDEN e AUDREY HEPBURN
A
gigantesca performance de Montgomery Clift (“A Um Passo da Eternidade / From
Here to Eternity”) perdeu para o simpático William Holden de “Inferno No. 17 / Stalag
17”. Ainda em 1953, Audrey Hepburn, cativante em “A Princesa e o Plebeu /
Roman Holiday”, mas justiça seja feita, o OSCAR de Melhor Atriz era de Deborah
Kerr.
No
ano seguinte, Judy Garland (“Nasce uma Estrela / A Star is Born”) perdeu para
Grace Kelly (“Amar é Sofrer / The Country Girl”). Um erro óbvio. Até a imprensa
já havia anunciado a vitória de Judy antes do resultado.
william holden |
audrey hepburn |
grace kelly |
YUL BRYNNER e ELIZABETH TAYLOR
O caricato
Ernest Borgnine, em 1955, derrotou um inesquecível James Dean em “Vidas Amargas / East
of Eden” e Frank Sinatra (“O Homem do Braço de Ouro / The Man With the Golden
Arm”) na sua maior interpretação no cinema.
Em
1956, outro ator apenas razoável, Yul Brynner (“O Rei e Eu / The King and I”),
ganhou de um elogiadíssimo Kirk Douglas: o pintor Van Gogh de “Sede de Viver / Lust
for Life”. Na mesma trilha, em 1959, a vitória de David Niven não foi bem
vista.
Shirley
MacLaine (“Se Meu Apartamento Falasse / The Apartment”) e Melina Mercouri
(“Nunca aos Domingos / Pote Tin Kyriaki”) perderam em 1960 para uma Elizabeth
Taylor insossa em “Disque Butterfield 8 / Butterfield 8”. A estrela, internada num hospital, estava supostamente à beira da morte.
GEORGE CHAKIRIS e JULIE ANDREWS
Trocaram
a atuação arrebatadora de Montgomery Clift (“Julgamento em Nuremberg / Judgment
at Nuremberg”) pelo sem talento George Chakiris (“Amor, Sublime Amor / West
Side Story”), em 1961. OSCAR de Melhor Ator Coadjuvante.
Audrey
Hebpurn nem concorreu por sua contagiante atuação em “Minha Bela Dama / My Fair
Lady”, em 1964. Cismaram que o papel pertencia a atriz-cantora que protagonizou
o sucesso na Broadway: Julie Andrews. Ela terminou levando injustamente a
estatueta de Melhor Atriz pelo êxito de “Mary Poppins / Idem”.
Nunca
vi grande talento em Sidney Poitier. Seu OSCAR de Melhor Ator em 1964 é
questionável. O mesmo pode ser dito sobre o prêmio de Rod Steiger em 1968. Neste ano, Roman Polanski e Mia Farrow não concorreram por “O Bebê de Rosemary / Rosemary’s
Baby”. Mia jamais foi indicada, e o mereceu algumas vezes.
JOHN WAYNE e LOUISE FLETCHER
Injustiça em 1969: o veterano John Wayne (“Bravura Indômita / True Grit”) vencendo
Dustin Hoffman e Jon Voigt em “Perdidos na Noite / Midnight Cowboy”. Na época,
o rei dos cowboys estava muito doente e finalizando sua gloriosa carreira.
Em
1974, Art Carney (“Harry, o Amigo de Tonto / Harry & Tonto”) surpreendeu ao
derrotar Albert Finney (“Assassinato no Expresso Oriente / Murder on the Orient
Express”), Dustin Hoffman (“Lenny / Lenny”), Jack Nicholson (“Chinatown / Chinatown”)
e Al Pacino (“O Poderoso Chefão II / The Godfather Part II”). Qualquer um dos
indicados bota o veterano comediante no chinelo. Glenda Jackson também não
mereceu o OSCAR de Melhor Atriz deste ano.
No
ano seguinte, a careteira Louise Fletcher (“Um Estranho no Ninho / One Flew Over
the Cuckoo’s Nest”) venceu uma iluminada Isabelle Adjani em “A História de
Adele H. / L’Histoite d’Adèle H.”. George Burns (“Uma Dupla Desajeitada / The
Sunshine Boys”) foi o Melhor Ator Coadjuvante. Prêmio mais justo nas mãos de
Burgess Meredith (“O Dia do Gafanhoto / The Day of Locust”).
ROCKY e CHER
“Rocky,
um Lutador / Rocky” levou as estatuetas douradas de Melhor Filme e Melhor Diretor em 1976.
Na categoria filme, concorria com “Motorista de Táxi / Taxi Driver”, “Todos os
Homens do Presidente / All the President’s Men”, “Esta Terra é Minha Terra / Bound
for Glory” e “Rede de Intrigas / Network”. O medíocre diretor
John G. Avildsen venceu Ingmar Bergman, Sidney Lumet e Alan J. Pakula. Inacreditável!
A
deslumbrante Cher, apenas simpática em “Feitiço da Lua / Moonstruck”, levou o
OSCAR de Melhor Atriz em 1987. Concorria com atuações poderosas de Glenn Close
(“Atração Fatal / Fatal Attraction”) e Meryl Streep (“Ironweed”).
A
sofrível Mira Sorvino (“Poderosa Afrodite / Mighty Afrodite”) arrebatou o
prêmio de Atriz Coadjuvante de uma densa Joan Allen (“Nixon”), em 1995.
Em
1997, Helen Hunt (“Melhor é Impossível / As Good as it Gets”) derrotou a
favorita Julie Christie (“O Despertar do Desejo / Afterglkow”).
cher |
helen hunt |
ROBERTO BENIGNI e CATHERINE ZETA-JONES
O
arrumadinho “Shakespeare Apaixonado / Shakespeare in Love” ganhou de “O Resgate
do Soldado Ryan / Saving Private Ryan” e “Além da Linha Vermelha / The Thin Red
Line”, em 1998. Pior ainda: Roberto Benigni (“A Vida é Bela / La Vita è Bella”) foi
o Melhor Ator, vencendo o impecável Ian McKellen de “Deuses e Monstros / Gods
and Monters”. Gwyneth Paltrow ganhou de Cate Blanchett (“Elizabeth / Idem”) e
Fernanda Montenegro (“Central do Brasil”). Alguns jornais norte-americanos
garantiram que “qualquer uma das indicadas merecia o prêmio, menos Gwyneth.”
Annette
Benning (“Beleza Americana / American Beauty”) e Julianne Moore (“Fim de Caso /
End of the Affair”) foram trocadas em 1999 por Hilary Swank (“Meninos não
Choram / Boys Don’t Cry”), uma boa atriz, mas o OSCAR era de Annette (ou Julianne).
Ed
Harris e Julianne Moore, ambos em “As Horas / The Hours”, não mereciam perder
para Chris Cooper (“Adaptação / Adptation”) e Catherine Zeta-Jones (“Chicago / idem”),
em 2002.
HILARY SWANK e SANDRA BULLOCK
Annette
Bening (“Adorável Júlia / Being Julia”) novamente derrotada pela mesma Hilary
Swank (“Menina de Ouro / Million Dollar Baby”), em 2004. Incrível.
Em
2005, o enfadonho “Crash – No Limite / Crash” venceu “O Segredo de Brokeback
Mountain / Brokeback Mountain” e a fraquinha Reese Witherspoon (“Johnny & June / Idem”) ganhou de uma sensacional Felicity Huffman (“Transamérica / idem”).
Sandra
Bullock (“Um Sonho Possível / The Blind Side”), uma atriz inexpressiva, derrotou
as ótimas Carey Mulligan (“Educação / Educacion”) e Helen Mirren (“A Última
Estação / The Last Station”).
Existem
muitos outros exemplos atrozes. Erros emblemáticos do OSCAR. Shirley
Jones, Sally Field, Marlee Matlin, Matthew McConaughey etc.
sally field |
shirley jones e hugh griffith |
marlee matlin |
matthew mcConaughey |
hilary swank |
reese witherspoon |
sandra bullock |
GRANDES intérpretes que NUNCA GANHARAM a estatueta dourada
(alguns receberam o Oscar Especial)
Lillian Gish, Charles Chaplin, Greta Garbo, Edward G. Robinson, Barbara Stanwyck, Cary Grant, Sylvia Sidney, Irene Dunne, Jean
Arthur, Carole Lombard, Miriam Hopkins, Charles Boyer, Margaret
Sullavan, John Garfield, Rosalind Russell, Judy Garland, Agnes Moorehead, Thelma Ritter,
Clifton Webb, Deborah Kerr, James Mason, Robert Mitchum, Kirk Douglas, Jean Simmons, Robert Ryan, Eleanor
Parker, Lauren Bacall, Montgomery Clift, James Dean, Steve McQueen, Alan Bates, Albert Finney, Gena Rowlands, John Hurt, Glenn Close, Judy
Davis, Willem Dafoe, Sigourney Weaver, Nick Nolte, John Malkovich, Ralph
Fiennes, Leonardo DeCaprio, Annette Benning, Ed Harris, Johnny Depp. Uma lista
de respeito.
OSCAR ESPECIAL
charles chaplin |
barbara stanwyck |
cary grant e frank sinatra |
deborah kerr |
40 comentários:
Sabia que Luise Rainer nao era vienense? Era alema de Düsseldorf... (Louis B-Mayer prferiu porém fazer o Marketing como vienense). O Oscar de "The great Ziegfeld" é injustíssimo mas o de "The good Earth"... sobre esse poderíamos falar! Miss rainer ainda está viva!!!! Acho que com 97 ou 98 anos... Foi mulher do Cliff Odetts (que foi amante de Frances Farmer). Ihhh lá vou com estórias... Um abracao. Amei esta postagem!!!!!!!!
EXCELENTE resgate de memória desse arbitrário e injusto prêmio, meu amigo! O pior é que com o passar dos anos a coisa parece piorar. Li teu texto de um fôlego só, e com um misto de indignação e votos para que não volte a acontecer bizarrices assim. Agora... no ano passado aquela coisa chamada "Guerra ao Terror" ter derrotado "Avatar" (que não é assim, ESSAS COISAS, mas é BEM MELHOR que o favorito ladrão) e Sandra Bullock (aff!) ter ganho... enfim... SEM COMENTÁRIOS...
Abraço.
É...na minha opinião,o Oscar é um prêmio que não deve ser levado a sério.
Talvez uma das grandes injustiças tenha sido Montgomery Clift nunca ter levado o prêmio.
Em Uma Rua Chamada Pecado, Brando foi o único que não ganhou, e sua interpretação nesse filme é top.
Fiquei espantado em 1999 quando alguém anunciou no palco da Academia que Shakespeare Apaixonado ganhara de O Resgate do Soldado Ryan.
Transformers ter perdido o Oscar de efeitos especiais? Ilógico isso.
Amnésia não foi lembrado como melhor filme, daí vai e perde o prêmio de roteiro original pra um filme que de certo modo copia A Regra do Jogo do Renoir.
Valsa com Bashir de fora do Oscar de melhor animação? Absurdo.
O que Guerra ao Terror tem de tão bom pra levar 6 prêmios? E Quem Quer ser um Milionário? 8 prêmios? Me poupe.
No ano de Crash - No Limite, os outros 4 concorrentes eram infinitamente melhores.
Batman - o Cavaleiro das Trevas de fora das indicações principais? Piada.
Gigi ganhar 9 prêmios, e vencendo Gata em Teto de Zinco Quente. Eu hein!
Onde A Noviça Rebelde é melhor que Doutor Jivago? E olha que gosto muito do filme do Wise.
Os Pássaros não é indicado a filme e direção, e quando é indicado apenas a efeitos especiais, perde pra Cleópatra.
E por fim, a maior das injustiças da Academia: Cidadão Kane. Orson Welles era um gênio.
Achei Excelente a postagem do Oscar. Só não concordo com uma coisa, em 99 a Hillary mereceu ganhar o Oscar de melhor atriz. Já viste "Meninos nao choram"? É muito triste... Pena q foi real! Fazer um papel desse não é pra qualquer um. Só de ver o filme a gnt já da uma pirada, imagina interpretrar Ne! Huhahuhahuha abraços
Excelente matéria, muito bem contada pelo amigo.
Parabéns pelo esmero e carinho com nossos talentosos astros.
Frank Borzage, o diretor é o poeta das imagens, consegue fazer de seus filmes verdadeiras poesias visuais em estado puro.
Engraçado que determinado ator ou atriz ganha Oscar por determinado filme mas o publico em geral não se lembra por qual filme, porque em alguns casos são filmes esqueciveis.
Todo mundo se lembra de Grace Kelly nos filmes do mestre do suspense como Janela Indiscreta, Ladrão de Casaca e Disque M para Matar, mas alguem se lembra por qual ela ganhou o Oscar???
Eu assisti o filme Amar é sofrer no qual ela ganhou o prêmio e sinceramente no outo dia nem me lembrava mais de como era o filme, ou seja, esquecivel.
Ricardo (Tertúlias), Rainer era uma ótima atriz e realmente está fantástica em TERRA DOS DEUSES, mas não supera as outras competidoras. É a minha opinião.
Abraços,
www.ofalcaomaltes.blogspot.com
Thamara, vi "Meninos não Choram". Realmente é um bom filme, bastante triste e a Hillary tá bem. No entanto, acho-a forçada daí por diante. E quando tenta fazer a mulher fatal é um desastre.
Abraços
Realmente, Marcelo, a Grace Kelly tá super bacana nos filmes de Hitchcock e também em outros (O CISNE, ALTA SOCIEDADE), mas justamente esse é bem fraquinho. Ela tá bem no filme, mas a interpretação de Judy Garland é um estouro.
Fiquei emocionado com o vídeo. Primeiro o bonito reencontro da diva com William Holden, depois Barbara Stanwyck sendo aplaudida de pé pela comunidade cinematográfica... Super merecido! Ela envelheceu muito bem, não ficou deformada como a Garbo ou a Bette Davis. Foi maravilhoso ver cenas de tantos filmes com sua presença única: “Stella Dallas”, “Adorável Vagabundo”, “As Três Noites de Eva”, “Uma Vida por um Fio”... Mesmo com uma ridícula peruca loura em “Pacto de sangue” está simplesmente genial. Um grande filme, um grande diretor e uma GRANDE ATRIZ. Tudo que Barbara fez vale a pena assistir, mesmo quando é um western menor. Já está na hora de um post exclusivamente sobre ela por aqui.
Estás muito certo quanto às maiores zebras do Oscar: Art Carney, Roberto Benigni e Gwineth Paltrow estão entre as maiores atrocidades cometidas pelo Oscar, assim como Crash, Shakespeare Apaixonado e Rocky, um lutador (esse pelo menos é bom) estão entre as maiores zabras! Mas esqueceste Titanic, meu caro, o mais caro projeto naval filmado!
Já discordo de você quanto a Guerra ao Terror ser oportunista: achei-o um grande filme! Querias que ganhasse aquela troça infantilóide azul chamada Avatar?! Essa eu não entendi, meu caro...
Mas é como no Futebol (que pode ser arte, viu? Ré ré), nem sempre o melhor vence... E desta lista de injustiçados que elencaste, tem muito canastrão...
Abração e façamos nossas apostas para 2011!
Assino em baixo em tudo o que disse, Jamil. Também fiquei bastante tocado quando vi o vídeo pela primeira vez, e foi uma descoberta casual, tava em busca do Oscar especial para Lillian Gish.
Prometo que em breve Barbara estará por aqui, afinal é a minha atriz predileta (ao lado da Jennifer Jones e da Merle Oberon).
Até mais
As injustiças do Oscar não são propositais, creio. São infinitas pessoas votando – cada uma com gostos diferentes -, muito marketing, muita informação, amizades e inimizades. Eles não sabem que estão cometendo-as, e por isso todo ano tem injustiça. Aliás, em qualquer premiação, né? É difícil ser justo e certo num julgamento com tantos concorrentes de peso.
Realmente achei Guerra ao Terror uma chatice (tem o filme da mesma diretora, de ficção-científica, com o Ralph Fiennes, que acho muito bom), e eu gosto muito do gênero guerra. Também não acho uma maravilha Avatar, mas é muito mais divertido e competente, Dilberto.
E Titanic, como já disse antes, me encanta.
Tudo de bom
Estas coisas dos prémios terão sempre apoiantes e detractores, dependendo em grande parte das preferências cinéfilas de cada um, que compreensivelmente defenderão sempre os seus eleitos.
É por isso que eu nunca atribuí grande importância a essas cerimónias. Valem o que valem, poderão servir de sugestão, mas em última análise só os premiados lucram (monetariamente) alguma coisa com isso. E todos sabemos como funcionam os lobbies, sobretudo em Hollywood.
Felizmente que a história do Cinema não se confunde com a história de uma qualquer Academia. E o Tempo será sempre, mas sempre, o Juiz Supremo!
Olá, Antonio.
"Avatar" não é filme para Oscar de Melhor Filme de jeito nenhum! Assino embaixo quando disseram que "Cidadão Kane" foi, e continua sendo, uma das maiores injustiças do Oscar. É que Wells pegou pesado com certas pessoas daquela época. Não engoli o Oscar da Paltrow até agora. "Shakespeare Apaixonado" ganhando de "Elizabeth" e do "O resgate do soldado Ryan"? Francamente.
Muito informativo o seu texto.
Uma aula sobre o Oscar bem no momento certo. Discordancias sempre teremos, mas que é uma delicia seguir a festa isso é.
Ótima postagem
beijos
Antonio,
adorei o que vc escreveu sobre a Sandra Bullock hahaha! Aquela aberração de atriz não ganhou só de carey e Mirren, não: ela também ganhou de Meryl Streep! E aliás, fez brincadeiras repulsivas com ela durante toda a cerimônia. Muito nojenta esta mulher.
Mas pra mim, a pior de todas foi a de 99: A Paltrow ganhando de um time de peso que incluía Fernanda Montenegro! Eu me lembro bem de como eu torci pela Fernanda. Paltrow também ganhou de...Meryl Streep. Incrível como Meryl já foi injustiçada no Oscar. Este ano ela não compareceu a nada. Não deve aguentar mais...Mas pelo menos ela ganhou 2 vezes. E Julianne Moore que nunca ganhou nada? E Annette Benning? Nossa, são tantos os injustiçados que eu poderia ficar aqui um dia inteiro só escrevendo sobre.
Ao contrário do que você escreveu sobre Grace Kelly, olha vou te falar como experiência própria de atriz: pra mim ela é uma das piores clássicas que existem. Seu rosto era como gelo. Não tinha expressão nenhuma. Era apenas uma belíssima mulher. Costumo dizer que Grace teve a sorte de ter feito grandes filmes e de ter sido muito bem dirigida(Hitchcock), caso contrário só seria lembrada por ter se transformado em Princesa. Já a Luise Rainer era uma ótima atriz. Não acho uma aberração a vitória dela. Um outro momento péssimo pra mim, do qual eu não esqueço e que você lembrou aqui foi a Reese Witherspoon, uma das piores atrizes que existe, levar o prêmio da Academia. Ô, menina fraca, que dá dó! Muito ruim! Eu brinco muito que Reese é a atriz das 5 expressões: por que ela não tem talento pra proporcionar mais que 5 expressões horrorosas faciais. Ela, Bullock e Paltrow são páreo duro, hein! Difícil escolher quem é pior!
Um abraço
Oi, Antonio!
Não sei se rio ou se choro com esse escancaramento das injustiças da Academia de Artes Cinematográficas. O Oscar foi, é e sempre será uma palhaçada... Sem comentários as premiações desse ano... Só rindo dele, mesmo, como o fez Judy Garland ao narrar de modo pra lá de sarcástico os detalhes de quando ela perdeu o prêmio para Grace Kelly; ou então desdenhá-lo, como fez Greta Garbo ao não aparecer para receber o prêmio pelo conjunto da obra, ou como fez Brando ao mandar uma indígena de mentira para receber seu prêmio como forma de protesto (na verdade, acho que foi para gozar de Hollywood mesmo).
Muito bom o post, Antonio!
Outra injustiça dessa "grande" academia foi Gloria Swanson ter perdido o Oscar de Melhor Atriz em "Crepúsculo dos Deuses". E Gwyneth Paltrow ter ganho de Fernanda Montenegro é piada de mau gosto, assim como "Shakespeare Apaixonado" ter ganho de "O Resgate do Soldado Ryan". Gwyneth Paltrow é uma atriz razoável que só tem corpo. E outro equívoco foi Robert De Niro ter perdido o Oscar de Melhor Ator em "Taxi Driver". Ele dá um show de interpretação, ele que é um dos melhores, senão o melhor ator de sua geração.
James Stewart não mereceu o Oscar por Núpcias de Escândalo e ele, inclusive, tinha plena consciência disso. Ele sempre achou que seu amigo Henry Fonda merecia ganhar a estatueta. No entanto, ele também acreditava que esse prêmio foi lhe dado porque a Academia passou em branco no ano anterior e ele perdeu o prêmio pela sua atuação como o senador Jefferson Smith em "A Mulher Faz o Homem" (1939).
Discordo de vc em dois momentos: quando fala que a Catherinne Zeta-Jones não merecia ganhar o prêmio e quando acha que "Crash" não merecia ter levado o Oscar. Gosto não se discute mas a Catherinne estava perfeita no filme, dando o melhor dela. Eu me desesperei quando vi entre os indicados a Meryl Streep, que para mim é um "Deus nos acuda", e eu até hoje não sei com quem ela transa lá para quase todo ano estar ali.Já Crash, desculpe mas era bem melhor que Brokebake Mountain. Saí de casa para ver esse filme induzida pelas críticas porque interesse ele não me despertou nem um pouquinho, mas confesso que quando vi o trailer achei até interessante. Dez minutos depois do filme, eu vi que meus instintos estavam certos. O filme é cansativo e entediante.Além de que, cá entre nós, mas a história de dois rapazes que vivem um amor impossível nos anos 60 é por si só um enredo que ninguém merece. Quanto a Marilyn, cá entre nós novamente. Ela era verdadeiramente uma grande atriz? Não. E vc deve saber até melhor do que eu como ela conseguiu os primeiros papéis. No filme "Os homens preferem as loiras", nem precisa ser crítico de cinema para ver que a Jane Russel é muito mais versátil. Agora a única coisa que eu lamento é que ela morreu num momento de amadurecimento artístico que foi o caso da gravação de "Something's Got to Give", o último filme que ela fez e onde notei que ela estava no auge da criatividade. Para mim injustiça, eu diria mesmo aberração foi o Adrian Brody ganhar por "O Pianista" em detrimento do Daniel Day, e outra, voltando para "Chicago", na minha opinião a Renée Zellweger era bem melhor que a Nicole Kidman, que não ganhou pq merecia mas como "prêmio de consolação"( "Boah"!) porque não tinha sido recompensada antes e quando realmente merecia. Outra injustiça "Fanny e Alexander". O Ingmar Bergman merecia ter levado o Oscar de Diretor, e "Piaf", merecia ter levado mais oscars do que levou. Desculpe é a minha opinião.
Discordo de vc em dois momentos: quando fala que a Catherinne Zeta-Jones não merecia ganhar o prêmio e quando acha que "Crash" não merecia ter levado o Oscar. Gosto não se discute mas a Catherinne estava perfeita no filme, dando o melhor dela. Eu me desesperei quando vi entre os indicados a Meryl Streep, que para mim é um "Deus nos acuda", e eu até hoje não sei com quem ela transa lá para quase todo ano estar ali.Já Crash, desculpe mas era bem melhor que Brokebake Mountain. Saí de casa para ver esse filme induzida pelas críticas porque interesse ele não me despertou nem um pouquinho, mas confesso que quando vi o trailer achei até interessante. Dez minutos depois do filme, eu vi que meus instintos estavam certos. O filme é cansativo e entediante.Além de que, cá entre nós, mas a história de dois rapazes que vivem um amor impossível nos anos 60 é por si só um enredo que ninguém merece. Quanto a Marilyn, cá entre nós novamente. Ela era verdadeiramente uma grande atriz? Não. E vc deve saber até melhor do que eu como ela conseguiu os primeiros papéis. No filme "Os homens preferem as loiras", nem precisa ser crítico de cinema para ver que a Jane Russel é muito mais versátil. Agora a única coisa que eu lamento é que ela morreu num momento de amadurecimento artístico que foi o caso da gravação de "Something's Got to Give", o último filme que ela fez e onde notei que ela estava no auge da criatividade. Para mim injustiça, eu diria mesmo aberração foi o Adrian Brody ganhar por "O Pianista" em detrimento do Daniel Day, e outra, voltando para "Chicago", na minha opinião a Renée Zellweger era bem melhor que a Nicole Kidman, que não ganhou pq merecia mas como "prêmio de consolação"( "Boah"!) porque não tinha sido recompensada antes e quando realmente merecia. Outra injustiça "Fanny e Alexander". O Ingmar Bergman merecia ter levado o Oscar de Diretor, e "Piaf", merecia ter levado mais oscars do que levou. Desculpe é a minha opinião.
Excelente matéria meu amigo,alias como todas as do seu site.
Meus Parabéns pela qualidade !!!
Quanto ao Oscar,no meu ponto de vista,há muita politicagem envolvida...
Cito 4 atuações inesquecíveis que mereceriam a estatueta :
Gene Tierney por Amar foi Minha Ruína
Greta Garbo por Camille
Jennifer Jones por Duelo ao Sol e
Gloria Swanson por Crepúsculo dos Deuses
Posso ate ser suspeito para falar,afinal AMO as 3 primeiras e gosto muito da Gloria também,mas quem viu esses filmes como a maioria dos cinéfilos devem ter visto,devem ter na memória a lembrança dessas 4 atuações.
Um forte abraço a todos os cinéfilos de carteirinha :D
Olá, passando por aqui para convidá-los novamente para o tradicional Bolão do Oscar do "DVD, Sofá e Pipoca". Não deixe de mandar seus palpites, e boa sorte!!! - http://goo.gl/5ZQLr8
Olha... eu adoro o James Stewart, mas ele merecia ganhar mais por Mr Smith Goes to Washington e A Felicidade não se compra(não sei se ele foi indicado esse ano), atuações super soberbas, mais que The Philadelphia Story... e o Montgomery Clift que em quase todas as suas indicações do Oscar, deu papéis super soberbos, foi impensável ele não ter ganho por A Um Passo da Eternidade(e eu gosto do William Holden)... e Julgamento em Nuremberg também...
Deborah Kerr, artista maravilhosa, também merecia muita a estaueta, The Inocents e A Um Passo da Eternidade não me deixam mentir...
Judy Garland deu tanta perfomance boa... e perdeu para a Grace... e sem contar a Rita Hayworth que nunca foi indicada ao Oscar... Emoticon unsure
Beleza
Excelente texto, rico em informações. E daqueles de gerar polêmicas e controvérsias, embora algumas injustiças sejam indiscutíveis.
Mas tudo é uma questao de gosto (pessoal também), nao é verdade? A interpretacao de Luise Rainer foi para época (em "The good Earth") inovadora e revolucionária... Audrey em "lady", já a meu ver, realmente nao mereceu mesmo a nominacao que NAO recebeu... he he he...
E pensar que Sandra Bullock recebeu o prêmio que foi negado a Deborah Kerr, Agnes Moorehead, Telma Ritter, Irene Dunne e outras, é triste...
A Gwyneth deveria era ter vergonha de dizer que ganhou um Oscar. O estúdio fez uma campanha agressiva pra ela levar. Um absurdo, Cate Blanchett tava ESPLÊNDIDA em Elizabeth e deveria ter ganho naquele ano. Ainda bem que o mundo dá voltas e Cate depois da injustiça já foi agraciada com dois Oscars
Muito bom, querido.
Premiação injusta foi a de 1950 de melhor atriz. Judy Holliday venceu por "Nascida Ontem", era a que menos merecia ganhar. Derrotou Bette Davis ("A Malvada"), Anne Baxter ("A Malvada"), Gloria Swanson ("Crepúsculo dos Deuses") e Eleanor Parker ("À Margem da Vida"). Quatro desempenhos extraordinários e intensamente dramáticos.
Hollywood erra e muito sua lista esta completa e certa Lu,Bete,Eraldo.\Parabéns pela justiça.
Minha maior injustiça foi Ruby Stevens, mais conhecida como Barbara Stanwyck. Pronto, falei.
Lembro de ter visto algumas dessas injustiças, mas na minha opinião, uma atriz que nunca mereceu algum premio é Gwyneth Paltrow, ô mulher sem expressão, sem talento, sem graça, nem beleza ela tem.
O Peter Finch mereceu o Oscar.
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