fevereiro 18, 2019

***** OMAR SHARIF: ERA uma vez DOUTOR JIVAGO



Altura: 1,80 cm
Cabelos: negros
Olhos: negros

ANTONIO NAHUD entrevista OMAR SHARIF em Madri, Espanha, 2003. Publicada no jornal “A Tarde” (BA) e no livro “ArtePalavra – Conversas no Velho Mundo” (2003)
jornal “a tarde”

Nascido Michel Demetri Shalhoub em Alexandria, no Egito, em 1932, o ator sempre teve uma vida confortável e privilegiada. O pai era um rico comerciante do setor madeireiro e amigo do rei Farouk. Ele formou-se em matemática e física na Universidade do Cairo e depois foi estudar arte dramática na Royal Academy, em Londres. Mudou seu nome quando iniciou a carreira artística ainda no Egito, há mais de meio século, e com ele alcançou popularidade mundial interpretando títulos legendários como “Lawrence da Arábia” (1962), “Doutor Jivago” (1965) ou “Funny Girl: a Garota Genial” (1968).

Aos 72 anos, o eterno galã regressa ao cinema em grande estilo no longa “Uma Amizade sem Fronteiras / Monsieur Ibrahim et les Fleurs du Coran, do francês François Dupeyron, encarnando com rara sensibilidade um pequeno comerciante muçulmano que se torna amigo de um menino judeu pobre em um bairro de bordéis de Paris. “É um filme sensível e inteligente”, disse OMAR SHARIF, falando perfeitamente espanhol, durante o lançamento da produção na Espanha,

O  ator egípcio partiu o coração de milhares de mulheres nas décadas de 60 e 70, e ainda preserva o charme, o encanto e os olhos apaixonantes dos seus tempos de glória. Nessa concorrida coletiva de imprensa, ele falou com sinceridade sobre sua vida pessoal e profissional, abordando aspectos polêmicos como seu vício em jogo de bridge.

Amante de mulheres fantásticas como Ingrid Bergman, Maria Callas, Olivia de Havilland, Julie Andrews e um largo etcétera, atualmente vive sozinho em um quarto de hotel em Paris. Por que esta reclusão que contradiz seu poder de sedução?

Desde que me divorciei em 1968, não voltei a amar, não tive mais vontade de casar. Sem amor, prefiro viver sozinho. Claro que tenho pequenas aventuras, mas nada que me comprometa. Vou  a uma discoteca e encontro uma garota adorável, ficamos juntos uma noite e está ótimo. Nem ao menos convido para meu quarto de hotel. Tenho medo que ponha os pés em minha moradia e não volte a sair.

Por que vive em um hotel?

Não há nada melhor para um solitário do que viver em um hotel. Ganhei muito dinheiro, mas nunca liguei para essas coisas que movem a humanidade. Não tenho casas, não tenho carros... não me interessam. As pessoas me interessam.

Como traduz sua conhecida paixão pelo luxo e pelo jogo, principalmente o bridge?

Não são tão importantes em minha vida assim como dizem. Como sou sozinho, chego a um lugar e não sei bem o que fazer, então vou ao cassino. Tenho uma relação estranha com o dinheiro, porque ganhei muito sem compreender bem o motivo de tanto dinheiro, e para evitar problemas de consciência procuro gastá-lo. Nunca entendi porque me pagam tão bem. Ninguém merece ganhar tanto. Por isso me transformei em jogador, não para ganhar dinheiro, mas para perdê-lo. Também vivo bem quando não tenho dinheiro. Compro um sanduíche e vou para a cama. Tendo dinheiro me sinto na obrigação de gastá-lo.

É atraente e provoca paixões arrebatadoras. Pauline Kael, a rígida crítica de cinema do “The New York Times”, tinha razão ao defini-lo como o “próprio amor andando”. Como traduziria esse simbolismo sexual que deu a volta ao mundo?

É pura invenção do cinema. Sou apenas um sujeito que nasceu no Egito e tem um caráter oriental. Sou melodramático, gosto de abraçar, cantar, conversar, não tenho medo de chorar. Gosto de acordar ao meio-dia, ir a ópera, teatro, corridas de cavalos, fazer palavras cruzadas. O resto é mito.

Um mito surgido no clássico “Doutor Jivago”?

Fiz mais de 90 filmes e sou sempre lembrado por “Doutor Jivago”. A verdade é que não sou grande admirador desse drama muito sentimental. Está mais para o público feminino. Um pouco como “...E o Vento Levou”, uma história romântica com o drama de uma guerra civil como pano de fundo. É uma grande história de amor muito romântica para mim. A música é insuportável.

Prefere “Lawrence da Arábia”?

Grande filme, Merece estar em todas as listas dos melhores filmes da história do cinema, mas tampouco suporto me ver nele. Talvez uma ou outra cena, nada mais.

Como foi a experiência com David Lean e com a Lara de “Doutor Zhivago”, Julie Christie?

Não me recordo. Não pense que estou sendo grosseiro, apenas não sou capaz de recordar-me nada que tenha a ver com o passado. Decidi que o passado não existe. Apaguei tanto as coisas boas como as ruins. Vivo o aqui e o agora. Recordações e sentimentalismo são emoções negativas, eu sou uma pessoa positiva.

Não lembra dos altos e baixos da sua longa carreira como ator?

O que posso dizer é que sempre fui um homem de sorte. Nasci numa família com dinheiro, nunca tive enfermidades, fui nominado ao Oscar com o meu primeiro filme em inglês, ganhei três Globos de Ouro, sempre vivi de acordo com meus princípios e tive um filho adorável.

Fala muitos idiomas, embora com um irresistível sotaque “Ali Babá”.  Ele limitou sua carreira?

Fiz alemães, príncipe austríaco, russo e tudo mais que você possa imaginar. O sotaque sempre deu a impressão de um ator sem nacionalidade definida. Ele é estranho, não revela de onde venho. Quando era jovem e uma estrela, escreviam papéis para mim. Agora sou um ancião, a coisa é bem diferente.

Depois de cinco anos sem filmar voltou por cima com “Uma Amizade sem Fronteiras”, ganhando o prêmio César de Melhor Ator. Como explica esse regresso?

Nos últimos vinte anos fiz muitos filmes ruins e queria resgatar a dignidade, ganhar o respeito dos netos. Decidi que não voltaria a trabalhar, exceto se me oferecessem um bom roteiro. Chegou o deste filme e eu chorei ao lê-lo. Fala de solidão, tolerância, amor ao próximo independente de religião ou crença. O senhor Ibrahim está próximo do meu coração. Eu sou assim: minha religião é amar ao próximo. Cada manhã levanto da cama disposto a querer o bem. Nunca fiz mal a ninguém. Posso odiar uma pessoa que me trata mal, mas jamais odiaria alguém por ser negro, muçulmano ou judeu.

Vivemos tempos duros e fúteis, um filme sobre o diálogo entre culturas diferentes é sempre bem vindo.

Infelizmente, na vida real ultrapassamos o limite e já não há possibilidade de diálogo. A democracia não mais existe. Os lobbies mais poderosos empurram seus representantes para o poder e estes garantem os interesses de quem os colocou lá. Onde está a democracia? Tudo me parece corrupto.

Quais os seus planos para o futuro?

Não sei se vou viver muito tempo, portanto vivo cada momento como se fosse o último. Nos próximos meses pretendo rodar três filmes. Um deles é uma versão de “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway.


10 FILMES de OMAR SHARIF
(por orden de preferencia)

01
DOUTOR JIVAGO
(Doctor Zhivago, 1965)

direção: David Lean
elenco: Julie Christie, Geraldine Chaplin, Rod Steiger,
Alec Guinness, Tom Courtenay, Siobhan McKenna,
Ralph Richardson, Rita Tushingham e Klaus Kinski

02
LAWRENCE da ARÁBIA
(Lawrence of Arabia, 1962)

direção: David Lean
elenco: Peter O'Toole, Alec Guinness, Anthony Quinn,
Jack Hawkins, José Ferrer, Anthony Quayle,
Claude Rains e Arthur Kennedy

03
A QUEDA do IMPÉRIO ROMANO
(The Fall of the Roman Empire, 1964)

direção: Anthony Mann
elenco: Sophia Loren, Stephen Boyd, Alec Guinness,
            James Mason, Christopher Plummer, Anthony Quayle,
            John Ireland e Mel Ferrer

04
A NOITE dos GENERAIS
(The Night of the Generals, 1967)

direção: Anatole Litvak
elenco: Peter O'Toole, Tom Courtenay, Donald Pleasence,
Philippe Noiret, Christopher Plummer e Juliette Gréco

05
A VOZ do SANGUE
(Behold a Pale Horse, 1964)

direção: Fred Zinnemann
elenco: Gregory Peck, Anthony Quinn, Raymond Pellegrin,
Paolo Stoppa, Mildred Dunnock e Christian Marquand

06
FUNNY GIRL: a GAROTA GENIAL
(Funny Girl, 1968)

direção: William Wyler
elenco: Barbra Streisand, Kay Medford, Anne Francis
e Walter Pidgeon

07
Os POSSESSOS
(Les Possédés, 1988)

direção: Andrzej Wajda
elenco: Isabelle Huppert, Jutta Lampe, Bernard Blier,
Laurent Malet e Lambert Wilson

08
Uma AMIZADE sem FRONTEIRAS
(Monsieur Ibrahim et les Fleurs du Coran, 2003)

direção: François Dupeyron
elenco: Pierre Boulanger e Isabelle Adjani

09
O ENCONTRO
(The Appointment, 1969)

direção: Sidney Lumet
elenco: Anouk Aimée e Lotte Lenya

10
FELIZES para SEMPRE
(C'era una Volta, 1967)

direção: Francesco Rosi
elenco: Sophia Loren, Georges Wilson e Dolores del Rio


GALERIA de FOTOS

19 comentários:

Iolanda Helena Duarte disse...

Meu lindo galã

Lourdes Dias disse...

Ele ainda vive? Nunca mais ouvi falar dele !

Elzine Borges Beregeno disse...

Excelente entrevista ! Parabéns Nahud ! Abraços

Sonia Diaz Leser disse...

Parabéns! Excelente!

Penha D'Olliveira disse...

Olhos negros brilhante 💗lindo além da conta e exelente ator

Fátima Regina Ricciardi disse...

Parabéns Nahud . Imagino sua emoção entrevistando o super astro Omar Sharif. .muito legal o que ele fala , uma lição de vida . 💞

Su Sukky disse...

Um ícone do cinema💞

Renan Pinheiro disse...

Na minha opinião Yuri Jivago é o coração do filme, com aqueles olhos negros extremamente doces. Tenho dúvida se Sharif conseguiu ser tão suave em outros papéis.

Maria Bey Lessa disse...

Além de doces, havia uma profundidade no olhar de Shariff que transpassava a alma!!!

Valdelúcia Reis disse...

Lindo!

João Guilherme Paixão disse...

Entrevista nota mil. Valeu!

Branca Bastos disse...

Parabéns, Nahud.

Maria Aurora Gatto dos Santos disse...

Que chic! Parabéns.

Maria Bey Lessa disse...

OBRIGADA pela postagem da entrevista com Omar Shariff. Deve ter sido emocionante encontrar com alguém de carisma tão especial!!!

Carlos Roberto de Lima César disse...

Caracoles ! Vc tem um Curriculum invejável! Vc sempre trabalhou com cinema? É jornalista especializado nessa atividade específica?

Lourdes Dias disse...

Lindos olhos negros.

Carlete Marilesca Weber disse...

És um privilegiado, Antônio,por ter convivido com tantas pessoas especiais!
Omar Sharif é um dos meus atores preferidos.
Soberbo em "Dr.Jivago"!

Felipe Andrei Dos Santos disse...

Antonio Nahud, se você disser que já conversou pessoalmente com o Sylvester Stallone ou o Kiefer Sutherland, vou te invejar para o resto da vida. Duas das poucas pessoas que admiro e gostaria de conhecer.

Unknown disse...

Eterno jivago. ...o mais sensual, romântico, lindo. Rs me descobri vendo Dr Jivago. ...tive a certeza de quem eu era! Senti ali a primeira atração. ..