john garfield e lana turner em “o destino bate à sua porta” |
Mais do que um gênero, é um estilo visual e temático. Marcado pela iluminação de alto contraste em preto e branco, a narração em off e roteiros cheios de reviravoltas, inspirados na literatura policial dos anos da depressão norte-americana (que revelou escritores notáveis como Dashiell Hammett, Raymond Chandler, James M. Cain e David Goodis). Intitulado de FILM NOIR por críticos franceses, que viam nesses filmes um espelho do que chamavam a serie noire, tradução dos anos 1930 de histórias de gangsters, o seu apogeu aconteceu nos anos 1940. Considera-se “A Marca da Maldade” (1958), de Orson Welles, como o último NOIR clássico, mas a influência do estilo é visível no cinema até hoje. Retrata um submundo onde parece se viver de um modo selvagem e instintivo. Personagens cínicos, amorais, duros e frios. Eles são personificados muitas vezes pelo detetive particular, uma espécie de predador solitário de uma selva urbana, onde vagueia, e na qual por vezes se confunde com a sua presa.
jules dassin |
Atrás das câmeras, cineastas
geniais como John Huston, Jules Dassin, Anthony Mann, Billy Wilder, Howard
Hawks, Otto Preminger, Fritz Lang, Orson Welles, Joseph H. Lewis, Jacques
Tourneur, Robert Siodmak, John Cromwell, Raoul Walsh, Edward Dmytryk, John
Farrow, Edgar G. Ulmer. Mesmo assim, e salvo raras exceções, foi desprezado pela
crítica do seu tempo. Devido
à influência do expressionismo mudo alemão, o FILM NOIR destaca-se pela
estilização dos cenários, o uso dramático das sombras de modo geométrico, e o célebre
contraste claro-escuro, numa exuberância visual que fazia da noite um
personagem por si só. Trouxe uma inovadora linguagem cinematográfica, que
frequentemente incluía: flashbacks, tramas intrincadas, voz
off que narra a história em tom confessional, tomadas
de câmera feitas a partir de ponto de vista do protagonista. Tem uma coesão de
estilo onde a iluminação, os ângulos, a montagem e a essência existencialista se mantêm
constantes de filme para filme.
Na
galeria de personagens, a presença icônica do anti-herói, um homem de vida vazia.
Alheio a condutas morais, combate casos de crime e decadência, que por vezes o
arrastam consigo. É cínico, não acreditando em ninguém, e usa a sua frieza como
uma defesa, que o afasta de qualquer calor humano que possa vir a sentir. Luta
para sobreviver e o seu triunfo será chegar ao fim do dia sem perder a vida, a
liberdade ou a própria sanidade mental. Como atração extra, a perigosa
“mulher fatal” (a femme fatale), de virtudes questionáveis, e a principal culpada de eventos negativos. Bela, sedutora e ambiciosa, tem, em relação ao anti-herói, uma
relação de poder, sendo capaz, através da manipulação, sexualidade e falsa
fragilidade, de colocar os homens que a rodeiam em situações de dificuldade. Alguns
dos melhores filmes hollywoodianos se encaixam na categoria NOIR.
Tanto que foi difícil criar uma lista com apenas vinte.
20 GRANDES FILMES NOIR
(por ordem de preferencia)
01
02
03
04
05
06
07
Os ASSASSINOS
(The Killers, 1946)
direção de Robert Siodmak
08
FUGA do PASSADO
(Out of the Past, 1947)
direção de Jacques Tourneur
09
Os ASSASSINOS
(The Killers, 1946)
direção de Robert Siodmak
08
FUGA do PASSADO
(Out of the Past, 1947)
direção de Jacques Tourneur
09
O FALCÃO MALTÊS - RELÍQUIA MACABRA
(The Maltese Falcon, 1941)
direção de John Huston
10
A DAMA de SHANGHAI
(The Lady from Shanghai, 1941)
direção de Orson Welles
11
(The Maltese Falcon, 1941)
direção de John Huston
10
A DAMA de SHANGHAI
(The Lady from Shanghai, 1941)
direção de Orson Welles
11
12
13
LAURA
14
BRUTALIDADE
15
RANCOR
16
No SILÊNCIO da NOITE
(In a Lonely Place, 1950)
direção de Nicholas Ray
(In a Lonely Place, 1950)
direção de Nicholas Ray
17
PRISIONEIRO do PASSADO
18
19
AMARGA ESPERANÇA
(They Live by Night, 1948)
direção de Nicholas Ray
(They Live by Night, 1948)
direção de Nicholas Ray
20
24 comentários:
Aqui em Porto Alegre houve um curso sobre o Cinema Noir e todos esses que vc citou foram debatidos na atividade. Confira o meu especial sobre esse gênero nesta postagem aonde se encontra todas as postagens dos filmes que eu escrevi que antecedeu o curso.
http://cinemacemanosluz.blogspot.com.br/2014/10/cine-especial-filme-noir-cinefilia_24.html
Belíssima matéria, Antonio Nahud!
Só não entendi foi o fato de "Relíquia Macabra" (O Falcão Maltês) não estar na sua lista... Pelo nome do blog, juraria que é seu favorito, ou este é "hors concours"??? Hehehehe
Ah está sim, mas em 9º... encontrei agora. rs
Grande lista, meu caro Antonio Nahud- Eu colocaria nesta lista, pelo menos, O Beijo da Morte, Mortalmente Perigosa, Cúmplice das Sombras, Anjo do Mal!
A visão de mundo representada por esses filmes são sempre uma inspiração e motivo de reflexão acerca da natureza humana! Belo texto. Também muito rico em imagens! Guardarei como referência. Parabéns!
No excelente livro "A Cidade das redes" o autor fala que o isso que ficou conhecido como filmes noir, não foi pensado num estilo e sim foi feito economizando luz. Depois foi transformado em um estilo pelos críticos. Paulo Francis gostava de falar isso , mas nunca citava a fonte
Considero O melhor Noir , O Segredo das Jóias do Huston
Finalmente consegui ver, amigo. Lembrei muito de vc. Uma obra prima. Saudades
Esse filme de 1947 do Jacques Tourneur é um marco absoluto no gênero noir. Uma trama complexa ("comme il faut") e muito bem urdida transforma a habitualmente serena e pouco sexy Jane Greer numa femme fatale de virar a cabeça de um perplexo Robert Mitchum. Ela, na minha opinião, rouba o filme com sua incrível presença sedutora, embora Mitchum também esteja ótimo. Uma experiência exemplar.
Só como ilustração: Welles estava conversando ao telefone com o produtor tentando grana para seu novo filme. O produtor perguntou o nome do filme e Welles estava na frente da bilheteria do cinema e viu o livro que a moça lia e não teve dúvida dizendo a produtor que era baseado em um livro (que estava com a moça)
Fez uma obra de arte baseado numa novela porcaria
Lembrou- me o filme:"À MEIA LUZ " de George Cukor... Belo !...
Bom demais! Parabéns!
são um negócio fora-de-série a engenhosidade do Kasper Gutman e a técnica investigativa do Sam Spade pra resolver aquilo! "À Beira do Abismo" não vi ainda... só vi "The Big Steal"(O Cais da Maldição), que também é noir.
Amo o gênero !! queria ter todos eles
AMIGO ANTÔNIO EXCELENTE SINOPSE
FALCÃO MALTÊS UM DOS GRANDE CLASSICOS NOIR.
No Silencio da Noite; assisti no Cinemundi, um "purgueiro" que tinha na Praça da Se´, onde eram exibidos 3 filmes!
Escolher apenas 20 filmes é uma tortura, mas sua lista ficou incrível (como sempre). Muito bom ver A Dama de Xangai, sobre o qual escrevi recentemente, entre os 10 mais.
Abraços!
Só filme de primeira na lista Antonio Nahud. Eu acrescentaria Alma em Suplício com Joan Crawford magnífica e a lindinha Ann Blyth num papel atípico.
Filmes que causam aquela onda nostalgica que o só o cinema consegue. Obrigada Sam, sempre tão querido. Bom sábado, feliz domingo. Beijo.
Mildred Pierce é uma das minhas personagens favoritas...
Não canso de rever Pacto de Sangue.
Falar mais o quê????
Stanwick,Payne,Mitchum,Ida Lupino e muito mais.Adoro.
Que post fantástico! Está ai meu gênero preferido!
Sou suspeito em falar dos filmes Noir. Adoro!
Sua lista é genial Antônio, até MERCADO DE LADRÕES que eu achava que quase ninguém conhecia está aí. Entre os listados, meus preferidos são: O FALCÃO MALTÊS, OS CORRUTOS, FUGA DO PASSADO e FÚRIA SANGUINÁRIA. Sou curioso para ver O DESTINO BATE A SUA PORTA e A MARCA DA MALDADE. A distribuidora VERSÁTIL está lançando umas caixas perfeitas desse gênero, muitas obras inéditas no mercado nacional inclusive, espero que esses dois filmes que citei esteja entre os próximos lançamentos!
Parabéns pelo post!
Grande Abraço!
Postar um comentário