dezembro 16, 2010

************ ROBERT MITCHUM na PRISÃO




Nascido em Connecticut (EUA), o carismático ROBERT MITCHUM (1917 - 1947) trabalhou com os melhores cineastas do seu tempo: Otto Preminger, Nicholas Ray, Robert Wise, John Huston, Howard Hawks, Fred Zinnemann, Vincente Minnelli, David Lean, Joseph Losey, Elia Kazan etc. Na velhice, barrigudo e pesadão, ele gostava de contar histórias sobre sua juventude esbelta, antes de ir para Hollywood, trabalhando como estivador e cavador de valas, vivendo sem destino ao viajar clandestinamente de trem, até que foi preso por vadiagem e cumpriu pena acorrentado. Anos depois, em fevereiro de 1949, esteve em cana novamente, sendo fotografado lavando o chão da cadeia do condado de Los Angeles logo depois de ser condenado.

Não apenas aspirante a astro, mas um novo tipo de ator, cínico, lacônico e sexy, com um salário de 3.250 dólares por semana, ROBERT MITCHUM havia sido apanhado fumando um baseado. “Claro, fumo maconha desde criança”, disse na ocasião com a maior naturalidade. As circunstâncias da prisão são um pouco estranhas. Ele estava numa festinha de arromba na casa de uma atriz desconhecida, Lila Leeds, quando repentinamente a polícia arrombou a porta do lugar. Isso não é tudo. O local estava com escuta: havia um microfone na parede. O mais suspeito foi a imprensa sensacionalista saber do escândalo antes da polícia invadir a casa. “Bem, esse é o fim amargo de tudo – da minha carreira, do meu lar, do meu casamento”, disse o ator na ocasião. 

Condenado a prisão por 60 dias, com mais dois anos de sursis, o fato é que, naqueles dias medrosos de 1949, tudo se baseava na idéia de que o público se sentiria ultrajado e chocado ao saber que um astro de cinema fumava maconha. A RKO Radio Pictures, que imaginou amargar prejuízos com os filmes do ator prontos para serem lançados, ao receber milhares de cartas defendendo-o, mesmo com receio, exibiu comercialmente um deles, “O Homem que Eu Amo” (1948), um western com Loretta Young e William Holden. Para espanto de todos, o filme chegou ao primeiro lugar na lista de maior bilheteria em todo o país. Supunha-se que o ator fosse para a prisão e sofresse, marginalizado, condenado inevitavelmente ao ostracismo, mas muito pelo contrário, saiu de lá como uma espécie de herói popular, tornando-se uma super estrela.

Em um dos seus últimos personagens, aos 74 anos, o Tenente Elgart de “Cabo do Medo / Cape Fear” (1991), de Martin Scorsese, reviveu o thriller clássico estrelado por ele e Gregory Peck, “O Círculo do Medo / Cape Fear” (1961), onde fazia um dos mais terríveis vilões da história do cinema, o psicopata Max Cady.

FONTE:
“A Cidade das Redes – Hollywood nos Anos 40”, de Otto Friedrich, 1986 e “Diccionario de Actores”, de José Luis López, 1993)


5 comentários:

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Oi, Antonio!

Olá, meninas!

Você acabou de ganhar um prêmio pela divulgação cultural que faz no blog. Passe no meu para pegá-lo, ok!

http://ofilmequeviontem.blogspot.com/2010/12/premio-dardos.html

Bjs
Dani

Kley disse...

Em Los Angeles - Cidade Proibida, o personagem de Kevin Spacey é famoso por ter prendido O Robert Mitchum. Uma divertida homenagem do diretor Curtis Hanson a uma das maiores lendas do cinema.

Anônimo disse...

Gente esta eu não sabia. Robert Michum fumando maconha! Eu que sempre o achei super careta com cara de galã. Nem fazia idéia que ele fumava maconha desde criança. Aliás muitos atores se drogavam. Cary grant foi com o LSD, Judy Garland foi com Anfetaminas etc. Bem, vc podia postar algo sobre isto, pois eu pensava que naquela época não havia usuários de drogas ( Por ser anos 40,50) Todos sempre certinhos. Então, posta algo sobre isto. E eu sou contra esta hipocrisia que existe. Imagina quando deram um Flagra no Robert. Coitado do homem!

Rosilda disse...

Dicas muito interessantes, vou tentar aplicar seus conhecimentos! muito obrigado por compartilhar com agente essas relíquias.

Rosilda disse...

Dicas muito interessantes, vou tentar aplicar seus conhecimentos! muito obrigado por compartilhar com agente essas relíquias.