junho 27, 2011

************ ERA UMA vez SONIA BRAGA

sonia braga


Segundo o crítico de cinema Inácio Araújo, “nos anos 60, Ann-Margret proclamava que não era uma boneca de carne. Anos pedantes, em que ser mulher e bonita era um pecado original e confinava a atriz no gueto dos ‘sex symbols’. Para existir de pleno direito, ela devia demonstrar que sua beleza era uma excrescência suportável desde que, comprovadamente, ela fosse apenas um atributo anexo a essa coisa misteriosa que se chama talento” (...) “chegamos a uma década em que a beleza não precisa se explicar. Ela existe e ponto. Melhor assim”. Exato, Inácio. Lembro do tempo em que a beleza e a sensualidade da brasileira SONIA BRAGA eram esnobadas, como se fosse pouca coisa. O tempo passou, a idade chegou, mas a atriz seguiu adiante, imune à críticas, e atuando entre o Brasil e os Estados Unidos. Nos últimos tempos, destacou-se em episódios das badaladas séries “Sex and the City” (no papel de uma lésbica), “Brothers & Sisters, “As Cariocas” e “Tapas & Beijos”.

Era fascinado por ela na adolescência. Certa vez, em Salvador, pedi um autógrafo seu, alimentando o sonho de um garoto que colecionava mais de uma centena de fotos da deusa em um enorme álbum e discutia com quem duvidava do seu talento. Considero SONIA BRAGA uma linda mulher. No entanto, toda paixão esmorece um dia e acabei por deixar de lado a morena de Maringá. Quando rodou “Tieta do Agreste” (1986) na minúscula Picado, Bahia, entrevistei-a no set de filmagem para o Diário de Notícias (de Lisboa), procurando disfarçar a emoção que sentia com suas gostosas risadas. Estava diante de um ícone. Ela movia-se com graça natural, o corpo dançando e o sorriso sem acanhamento.

Apaixonei-me pela atriz ao assistir “Dona Flor e seus Dois Maridos” (1976), de Bruno Barreto. Seria um dos três ilustres personagens de Jorge Amado imortalizados por ela. Sua entrega foi tão essencial que ainda hoje não é possível ler um desses romances sem enxergar SONIA BRAGA em Gabriela, Dona Flor ou Tieta. Estreando na tevê no programa infantil “Jardim Encantado”, da Tv Tupi, aos 15 anos, subiu aos palcos em 1969, no musical “Hair”, totalmente nua. Em 1970, em “Irmãos Coragem”, da Globo, como Lídia Siqueira, iniciou seu fluxo em telenovelas, marcando época com “Selva de Pedra” (1972), “Fogo Sobre Terra” (1974), “Gabriela” (1975), “Saramandaia” (1976) e Dancin’Days (1979). 

como gabriela
Disputadíssimo por inúmeras atrizes, o papel principal de “Gabriela” terminou nas mãos da jovem brejeira quase desconhecida depois de muito alarme falso. “Na época estava sem trabalho, namorando um playboy carioca que era dono de um barco. Eu andava nua pelo barco, fui ficando morena e meu cabelo cresceu, o que entusiasmou Walter Avancini, disse a atriz numa entrevista. Após uma série de filmes interessantes, alcançou o estrelato com “Dona Flor e seus Dois Maridos”, um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema brasileiro. “A Dama do Lotação” (1978), de Neville D’Almeida, e “Eu Te Amo” (1980), de Arnaldo Jabor, também fizeram história. Com o segundo ganhou o prêmio Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado. 


Posou para a Playboy norte-americana em 1984 e 1986. Em 1985 protagonizou com William Hurt e Raul Julia O Beijo da Mulher Aranha / Kiss of the Spider Woman”, pelo qual foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante. 

com mauro gonçalves e
josé wilker em
 
dona flor
A partir desse filme, mudou-se para os Estados Unidos, atuando em “Luar sobre Parador / Moon Over Parador” (Paul Mazursky, 1988), “Rebelião em Milagro / The Milagro Beanfield War” (Robert Redford, 1988), “Rookie – Um Profissional do Perigo / The Rookie” (Clint Eastwood, 1990), “Amazônia em Chamas / The Burning Season” (John Frankenheimer, 1994), “Morte Dupla / Two Deaths” (Nicolas Roeg, 1995) e “Olhar de Anjo / Angel Eyes” (Luis Mandoki, 2001). Com alguns deles concorreu aos prêmios Emmy, BAFTA e novamente ao Globo de Ouro. Entre um filme e outro, namorou Robert Redford e Clint Eastwood.

Retornando ao cinema brasileiro em 1996, SONIA BRAGA enveredou novamente pelo universo amadiano em “Tieta do Agreste”, de Cacá Diegues. Em 1999, fez a telenovela de época “Força de Um Desejo”, de Gilberto Braga, e em 2006 “Páginas da Vida”, de Manoel Carlos. No cinema, seus mais recentes papéis foram em “Cidade do Silêncio / Bordertown” (2006), “Um Amor Jovem / The Hottest State” (2006), “Lope / Idem” (2010) e “Matemática do Amor / An Invisible Sign” (2010). 

22 comentários:

Enaldo Soares disse...

Eu sempre tive a impressãode que ela é umproduto estereotipado para o oconsumidor estadunidense.

Kley disse...

Depois de Ray, Jamie Foxx não se mostrou mais tão excepcional. Acho que a expectativa maior nesse filme será a presença de Leonardo DiCaprio.

João Roque disse...

Sónia Braga teve Portugal a seus pés quando aqui passou "Gabriela"...

Darci Fonseca disse...

Certa vez elegeram aqui no Brasil (acho que foi a Rede Globo), a Mulher Mais Bonita do Brasil. Nem lembro quem ganhou, mas recordo que discuti com muita gente que Sonia Braga era o mais representativo espécime da mulher brasileira. Bonita, morena, brejeira, gostosa. Bela homenagem, Tony Spade.

Don Corleone disse...

Tarantino vem de uma boa fase, esperar que esse seja melhor que o último.

http://cinetoscopio.com/cenas/

Para quem quiser tetar sua cinefilia, vai lá

Andressa Vieira disse...

Sonia Braga é diva. Apaixonei-me de vez quando a vi como uma vilã no seriado Alias, do JJ Abrams. Linda!

debora disse...

A Sonia engordou uma época e teve uma fase meio artificial - e a naturalidade dela era o seu maior trunfo. Mas nos últimos anos está deslumbrante. Ela merece todas as homenagens do mundo. Parabéns pelo tributo, Antonio.

Rato disse...

"BASTARDOS INGLÓRIOS é muito ruim, sem pé nem cabeça" ???
Sinceramente, Nahud, nunca imaginei um dia ver tal afirmação da sua autoria. Minha opinião é diametralmente oposta, um dos grandes filmes que me foi dado ver nestes últimos anos.
Quanto à canção "Tigresa", sempre julguei, até hoje, que o Caetano a tinha composto para a Gal Costa. Estamos sempre a aprender, né?
O Rato Cinéfilo

Gilberto Carlos disse...

Adorei a matéria, Antonio Nahud. Sonia Braga é show. Sou fã dela há vários anos e vejo tudo que posso. Até a novela Irmãos Coragem assisti agora em DVD. Sempre que posso publico sobre ela no Gilberto Cinema e estou preparando um novo post. Que bom saber que ela é sua musa também...

Vamos fazer uma parceria entre nossos blogs? Vou colocar o link do seu lá no meu blog. Abraços!

linezinha disse...

Excelente matéria Antônio sobre a diva Sonia Braga

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Oi Antonio!

Ótima e super merecida homenagem a Sônia Braga (adorei seu depoimento sobre a entrevista com ela - deve ser difícil para o tiete exercer a profissão de jornalista :D). Como você, acho Sônia Braga uma ótima atriz (bela - agora mais ainda que no passado -, inteligente, charmosa). Penso que o fato de não trabalhar muito por aqui não seja porque ela não é convidada, mas porque seleciona os convites que recebe. Não sei...

Quando ao novo filme do Tarantino, tô muito agradecida ao Will Smith por ter declinado o convite do diretor, pois adoro o Tarantino e acho o Smith um chato de galocha.

Bjocas
Dani

Leandro Afonso Guimarães disse...

Sonia tem de carreira quase o dobro do que Alice tem de idade, mas sobrinha tá em bom caminho. Antes do 30 já tem bom nome dentro e fora daqui e sem estar sempre ligada a um tipo específico (não é só a gostosa, ou só a latina ou coisa que o valha).
Acho trajetória bacana, pelo menos até agora. Ótimo texto, Antonio. Abraço.

Leandra disse...

Seria a glória atuar ao lado de Soninha no cinema. Ela é divina.

Leandra Leal

E. SANCHES disse...

Tarantino mostra mesmo sua paixão pelo Espaghetti Western tendo em vista a trilha sonora dos westerns antigos da década de 60 de Ennio Morricone utilizados em Kill Bill e Bastardos Inglorius; segue tambem a mesma linha sanguinária para o gênero.
Tem feito boas parcerias com Roberto Rodrigues que tambem é outro que gosta de ver muito sangue jorrar. Acho que a experiencia de Franco Nero vai ajuda-lo junto a Leonardo di Caprio a fazerem um bom trabalho para os fãs.
Vamos aguardar ansiosamente

www.bangbangitaliana.blogspot.com

Daniel Malaquias disse...

Adorei o post sobre essa diva brasileira e internacional. Gostaria de acrescentar que na novela "Tieta", Beth Faria também deu um show de interpretação no papel título, bem como Joana Fomm fazendo Perpétua, sensacionais.

Rubi disse...

Sabia muito pouco sobre ela, inclusive, após ler o seu texto mudei minha opinião sobre Sonia Braga. Ouvia tantos comentários maldosos a seu respeito que nem procurei saber mais sobre sua carreira, que convenhamos, foi brilhante!

Marcelo Castro Moraes disse...

Sonia Braga é tudo isso e muito mais, pena que não teve uma filmografia um pouco maior e significativa no exterior mas isso faz parte, pois não é facil aceitar certas regras dos estudios norte americanos e por isso, as vezes é bem melhor ficar em seu lugar de origem. Bom exemplo disso é Ingman Bergman que só fez uma unica vez um filme nos EUA e logo em seguida já voltou para a sua terra e nem precisava sair de lá, pois hoje atualmente é considerado um dos melhores diretores de todos os tempos, mesmo tendo feito todos os seus melhores filmes na Suécia.

Po Antonio agora se me magoou com relação a Tarantino, ma tudo bem, cada um com a sua opinião e no meu caso, para mim, Tarantino foi uma das melhores coisas que surgiram no palido anos 90. Quanto a esse faroeste, era mais do que obvio que um dia ele faria, pois se olhar para traz, podemos ver muitos elementos desse genero em sua filmografia. O prologo de Kill Bill volume 2 é um bom exemplo disso.

Moyses Ferreira disse...

SONIA É TUDO!!! NA VERDADE NAO SOU FÃ, MAS ELA É LINDA E UMA ESTRELA. BJS!!!

Lincoln Prates disse...

Bem vindo! estive vendo seu blog,muito bacana mesmo!!!vou continuar vendo tudo,tbm aprecio os filmes clássicos. Abçs.

Enaldo Soares disse...

Impressionante a adesão que a Sônia Braga encontra entre os leitores deste blog. Nunca jamais em minha vida ouvi, em conversas sobre cinema, alguém dizer que a atriz é tudo isto que foi dito aqui. E para mim ninguém é deus ou diva, mas isto é outro papo.

Mas o legal é isto mesmo: a diversidade de opiniões.

E aproveitando: acho que "Bastardos Inglórios" vale: por todos os atores alemães, Christopher Waltz, em particular; a primeira cena com o Coronel Landa e a cena do bar.

Quanto a Tarantino, embora me pareça superestimado, acho que ele tem o mérito, pelo menos, de trazer a história do cinema para os seus filmes.

Um abraço a todos e é sempre bom conversar com quem gosta mesmo de cinema.

Marcos Rosa disse...

Gosto dos filmes de Tarantino, espero que seja feliz nesta nova empreitada.

Antonio, quer fazer parceria?

__
http://algunsfilmes.blogspot.com/

Waldemar Lopes disse...

Parabéns pela matéria! Sou talvez o primeiro fã de Sonia Braga, a grande diva do cinema nacional, musa absoluta! Bem falou a querida Leandra Leal: Sonia é divina! Sua filmografia é extraordinária, e é a única atriz indicada brasileira indicada aos prêmios citados. Sonia Braga, sempre linda e sensual, é uma glória para o Brasil, e quem a conhece bem, sabe que é um ser humano magnífico. Bravo, Sonia!