fevereiro 11, 2011

*********** SALA VIP: "CINZAS e DIAMANTES"

ewa krzyzewska e zbigniew cybulski 


CINZAS e DIAMANTES
(Popióli i diament, 1958)

País: Polônia
Duração: 103 mins.
Gênero: Guerra/Drama
P & B
Produção: Stanislaw Adler (Janus Films/Kadr)
Direção: Andrzej Wajda
Roteiro: Jerzy Andrzejewiski e Andrzej Wajda
Adaptação do livro de Jerzy Andrzejewiski
Fotografia: Jerzy Wójcik
Edição: Halina Nawrocka
Música: Filip Novak
Cenografia: Roman Mann (d.a.)
Vestuário: Katarzyna Choodorowicz
Elenco:
Zbigniew Cybulski (“Maciek Chelmicki”), Ewa Krzyzewska 
(“Krystyna”), Waclaw Zastrzezynski,
Adam Pawlikowski e Bogumil Kobiela

Nota: ***** (ótimo)

Prêmio: Prêmio Especial no Festival de Veneza

O AMOR é MAIS FORTE que a MORTE

O terceiro longa-metragem de Andrzej Wajda, e o último de sua “Trilogia da Guerra” - após “Geração” (1955) e “Kanal” (1957) -, é de forte impacto. Traduzido literalmente para o português, o título resume perfeitamente o humanismo do cineasta. As cinzas se referem aos escombros da guerra, à destruição que está perto de acabar; os diamantes são as pessoas. Porque é isso que, no fim das contas, importa para o cineasta: as pessoas. O resto... são cinzas. 

A ação se concentra em um período de 24 horas, no último dia da Segunda Guerra Mundial, retratando um jovem da resistência polonesa encarregado de eliminar o secretário do partido comunista na capital do país, e deixando claro que, após o fim da ameaça nazista, os poloneses passaram a combater de imediato outra ameaça: o totalitarismo soviético. O problema é que, antes de cumprir a missão, ele conhece uma garçonete e se apaixona perdidamente. Isso muda tudo. De repente, o homem que nunca questionou ordens tem um objetivo pessoal, mais importante do que o desejo dos superiores. Além disso, ele passa a ter medo de morrer. 

À vontade, quase sempre de óculos escuros, um topete meio grande, jeans, Zbigniew Cybulski é o protagonista. Com jeitão de James Dean, fez muito sucesso, morrendo cedo, aos 40 anos, tragicamente como o próprio Dean. Considerado um dos mais importantes filmes de guerra, CINZAS e DIAMANTES denuncia a violência através da refinada fotografia de Jerzy Lipman. No entanto, a grande estrela são os diálogos, algumas vezes perturbadores. Preste bem atenção ao passeio dos enamorados por uma cripta semi-arrasada pelos bombardeios, onde citam um poema e falam sobre a vida e o amor tendo em primeiro plano uma imagem de Jesus Cristo de cabeça para baixo. É um dos belos momentos da história do cinema.


4 comentários:

Rato disse...

Vi este filme uma única vez, numa sessão do Cine-Clube de Lourenço Marques, em Moçambique, no dia 4 de Novembro de 1972. Faz portanto um tempão - quase 40 anos - pelo que só me lembro de algumas (poucas) imagens e que se calhar estou a confundir com o outro filme, "Kanal", que também vi por essa altura.
Acho que está na altura de rever, os dois filmes, até porque tenho uma boa memória deles. Vamos lá a ver se os consigo encontrar...

O Rato Cinéfilo

Marcelo Castro Moraes disse...

Quando acho que já vi tudo, sempre fico sabendo de um filme curioso para eu ver e quando acontece isso, vira uma verdadeira caça ao tesouro, pois locadora que preste para alugar esses filmes classicos raros é cada vez mais dificil, mas não custa caminhar um pouco, mesmo que seja por vários quilometros, aja perna.

Lauro Lacorte disse...

Interessante seu blog...

parabéns, informações e criticas de grande qualidade.
abraço

Sérgio Vaz disse...

Obrigado por mandar o comentário, caro Antonio.
Sou leitor do seu site.
Um abraço.
Sérgio