novembro 20, 2010

****************** Os FOTÓGRAFOS e o OSCAR


“como era verde o meu vale”, fotografia de arthur c. miller


 
LEON SHAMROY
(1901 - 1974. Nova Iorque / EUA)

Detém com Charles B. Lang Jr. o recorde de maior números de indicações ao Oscar de Melhor Fotografia. Ele conquistou dezoito indicações, com quatro vitórias: “O Cisne Negro / The Black Swan” (1942), “Wilsom / Idem” (1944), “Amar Foi a Minha Ruína / Leave Her to Heaven” (1945) e “Cleópatra / Idem” (1963).

JOSEPH RUTTENBERG
(1889 - 1993. São Petersburgo / Rússia)

Nomeado ao Oscar dez vezes, ganhou quatro: “A Grande Valsa / The Great Waltz” (1938), “Rosa da Esperança / Mrs. Miniver” (1942), “Marcado pela Sarjeta / Somebody Up There Likes Me” (1956) e “Gigi / Idem” (1958). Aos dez anos emigrou para os Estados Unidos. Em 1917 já estava por trás das câmeras, iniciando uma carreira na M-G-M.

ROBERT L. SURTEES
(1906 - 1985. Kentucky / EUA)

Levou o Oscar três vezes: “As Minas do Rei Salomão / Kings Solomon´s Mines” (1950), “Assim Estava Escrito / The Bad and the Beautiful” (1950) e “Ben-Hur / Idem” (1959). Começou como assistente do genial e premiado Gregg Toland.

CONRAD L. HALL
(1926 - 2003. Tahiti / Polinésia Francesa)

Fotografou documentários, filmes de tevê e produções independentes, antes de receber três prêmios da Academia por “Butch Cassidy / Butch Cassidy and the Sundance Kid” (1969), “Beleza Americana / American Beauty” (1999) e “Estrada para Perdição / Road to Perdition” (2002). Foi nomeado mais sete vezes.

ARTHUR C. MILLER
(1895 - 1970. Nova Iorque / EUA)

Iniciou sua carreira aos 13 anos. Em 1932, assinou longo contrato com a 20th Century-Fox. Nomeado sete vezes ao Oscar, ganhou em 1941 com “Como Era Verde o Meu Vale / How Green Was my Valley”, de John Ford; de novo em 1944 com “A Canção de Bernadette / The Song of Bernadette”, e uma terceira vez em 1947 com “Ana e o Rei do Sião / Anna and the King of Siam”. Aposentou-se em 1951.

FREDERICK A. YOUNG
(1902 - 1998. Londres, Inglaterra / Reino Unido)

Um dos fotógrafos mais ilustres da Grã-Bretanha, conhecido por seu trabalho com o mestre David Lean: “Lawrence da Arábia / Lawrence of Arabia” (1962), “Doutor Jivago / Doctor Zhivago” (1965) e “A Filha de Ryan / Ryan´s Daughter” (1972). Todos esses lhe deram o Oscar. Fotografou mais de 130 filmes.

VITTORIO STORARO
(1940. Roma / Itália)

Chamado de “o mago da luz”, tem o pintor Caravaggio como inspiração para a fotografia de seus filmes. Para ele, fotografar é como “escrever com a luz”. Premiado três vezes com o Oscar – “Apocalipse Now / Idem” (1979), “Reds / Idem” (1981) e “O Último Imperador / The Last Emperor” (1987) -, e indicado por “Dick Tracy / Idem” (1990).


2 comentários:

Aleselma disse...

"Como Era Verde o Meu Vale”: filme lindo! O trabalho do Arthur Miller certamente só engrandeceu essa obra.
Parabéns pelo site, amigo!
Estou fazendo a divulgação!
Bjs

Kley disse...

Young e Storaro eram geniais. Gregg Toland foi um dos maiores fotógrafos do cinema. Em 1946, a união dos fotógrafos Charles Rosher, Leonard Smith e Arthur E. Arling deu origem a uma das maiores fotografias da Sétima Arte, do belíssimo Virtude Selvagem.