anna karina em “viver a vida” |
O
look libertina fascina as atrizes: invenção feminina, sedução,
erotismo em primeiro plano, dramaticidade. Vestuário, acessórios, maquiagem e penteado se destacam, da decotada
blusa pink de lã de Nastassja Kinski
em “Paris, Texas” às botas altíssimas de Julia Roberts em “Uma Linda Mulher”.
Pensando nas cinematográficas e deliciosas profissionais do sexo, listo algumas delas. Valentes, companheiras do mocinho, apaixonadas,
tiranas, cômicas, vaidosas, sofridas, decadentes, drogadas, românticas, neuróticas,
vulgares – tem de tudo.
michéle mercier em “o amor através dos séculos” |
Como bem
disse o leitor Oliver
Pickwick, “Convenhamos, a prostituta de La Hepburn - atriz que estará, sempre,
acima do bem e do mal - em “Bonequinha”, é mais inocente que Mary Poppins.” No
mesmo romantismo quase casto, Vivien Leigh marcou época como a Myra do clássico “A
Ponte de Waterloo”. Entretanto, o tema tratado com realismo também tem projeção na história do cinema, inclusive em
comédias famosas, como “Irma La Douce”, do mestre Billy Wilder, ou o
franco-italiano “O Amor Através dos Séculos / Le Plus Vieux Métier du Monde”
(1967), seis sketches narrando a prostituição em épocas diferentes, dirigidos
por Claude Autant-Lara, Mauro
Bolognini, Jean-Luc Godard, entre outros. No elenco, belas atrizes interpretando meretrizes: Jeanne Moreau,
Raquel Welch, Anna Karina, Michéle Mercier, Elsa Martinelli.
Para saber
mais sobre o assunto, aconselho o livro “Marked Women: Prostitutes and
Prostitution in the Cinema”, de Russell Campbell. Se a lista é incompleta? Com
certeza, porém aí é com o(a) leitor(a). Está convidado(a) a indicar inesquecíveis garotas de programa (nas telas). Eis o meu bordel cinéfilo:
GLORIA SWANSON
Sadie Thompson em
“Sedução do Pecado / Sadie Thompson”
(1928)
de Raoul Walsh
MIRIAM HOPKINS
Ivy Pearson em
“O Médico e o Monstro / Dr. Jekyll and Mr. Hyde” (1931)
de Rouben Mamoulian
de Raoul Walsh
MIRIAM HOPKINS
Ivy Pearson em
“O Médico e o Monstro / Dr. Jekyll and Mr. Hyde” (1931)
de Rouben Mamoulian
MARLENE DIETRICH
Helen Faraday / Jones em
“A Vênus Loira / Blonde Venus” (1932)
de Josef von Sternberg
de Josef von Sternberg
JOAN CRAWFORD
Sadie Thompson em
“O Pecado da Carne / Rain” (1932)
de Lewis Milestone
de Lewis Milestone
BETTE DAVIS
Mildred em
“Escravos do Desejo / Of Human Bondage” (1934)
de John Cromwell
de John Cromwell
GRETA GARBO
Marguerite Gautier em
“A Dama das Camélias / Camille” (1936)
de George Cukor
de George Cukor
CLAIRE TREVOR
Dallas em
“No Tempo das Diligencias / Stagecoach” (1936)
de John Ford
de John Ford
VIVIEN LEIGH
Myra em
“A Ponte de Waterloo / Waterloo Bridge” (1940)
de Mervyn LeRoy
de Mervyn LeRoy
INGRID BERGMAN
Ivy Peterson em
“O Médico e o Monstro / Dr. Jekyll and Mr. Hyde” (1941)
de Victor Fleming
JOAN BENNETT
Kitty March em
de Victor Fleming
JOAN BENNETT
Kitty March em
“Almas Perversas / Scarlet Street” (1945)
de Fritz Lang
LINDA DARNELL
Chihuahua em
de Fritz Lang
LINDA DARNELL
Chihuahua em
“Paixão dos Fortes / My Darling Clementine” (1946)
de John Ford
de John Ford
SIMONE SIGNORET
“Escravos do Amor / Dédée d'Anvers” (1948)
de Yves Allégret
de Yves Allégret
KINUYO TANAKA
“A Vida de OHaru / Saikaku Ichidai Onn” (1952)
de Kenji Mizoguchi
de Kenji Mizoguchi
DONNA REED
“A Um Passo da Eternidade / From Here to Eternity” (1953)
de Fred Zinnemann
de Fred Zinnemann
RITA HAYWORTH
JO VAN FLEET
MARTINE CAROL
“Naná / Nana” (1955)
de Christian-Jaque
de Christian-Jaque
MACHIKO KYÔ
“A Rua da Vergonha / Akasen Chitai” (1956)
de Kenji Mizoguchi
de Kenji Mizoguchi
GIULIETTA MASINA
“Noites de Cabíria / Le Notti di Cabiria” (1957)
de Federico Fellini
de Federico Fellini
SUSAN HAYWARD
MELINA MERCOURI
“Nunca aos Domingos / Never on Sunday” (1960)
de Jules Dassin
de Jules Dassin
ELIZABETH TAYLOR
Gloria Wandrous em
“Disque Butterfield 8 / Butterfield 8” (1960)
de Daniel Mann
ANNIE GIRARDOT
Nadia em
Gloria Wandrous em
“Disque Butterfield 8 / Butterfield 8” (1960)
de Daniel Mann
ANNIE GIRARDOT
Nadia em
“Rocco e seus Irmãos / Rocco e i suoi Fratelli” (1960)
de Luchino Visconti
de Luchino Visconti
AUDREY HEPBURN
Holly Golightly em
“Bonequinha de Luxo / Breakfast at Tiffany’s” (1961)
de Blake Edwards
Holly Golightly em
“Bonequinha de Luxo / Breakfast at Tiffany’s” (1961)
de Blake Edwards
ANOUK AIMÉE
“Lola, a Flor Proibida / Lola” (1961)
de Jacques Demy
de Jacques Demy
ANNA MAGNANI
“Mamma Roma / idem” (1962)
de Pier Paolo Pasolini
de Pier Paolo Pasolini
ANNA KARINA
“Viver a Vida / Vivre sa Vie:
Film en Douze Tableaux” (1962)
de Jean-Luc Godard
de Jean-Luc Godard
SOPHIA LOREN
“Ontem, Hoje e Amanhã / Ieri, Oggi e Domani” (1963)
de Vittorio De Sica
de Vittorio De Sica
SHIRLEY MacLAINE
“Irma La Dulce / idem” (1963)
de Billy Wilder
de Billy Wilder
NORMA BENGELL
“Noite Vazia” (1964)
de Walter Hugo Khouri
de Walter Hugo Khouri
JEANNE MOREAU
“Um Homem Difícil de Matar / Monte Walsh” (1970)
de William A. Fraker
de William A. Fraker
JANE FONDA
“Klute, o Passado Condena / Klute” (1971)
de Alan J. Pakula
de Alan J. Pakula
JULIE CHRISTIE
“Onde os Homens são Homens / McCabe & Mrs. Miller” (1971)
de Robert Altman
de Robert Altman
ANDREA FÉRREOL
“A Comilança / La Grande Bouffe” (1973)
de Marco Ferreri
de Marco Ferreri
JODIE FOSTER
“Motorista de Taxi / Taxi Driver” (1976)
de Martin Scorsese
BROOKE SHIELDS
Violet em
“Pretty Baby: Menina Bonita / Pretty Baby” (1978)
de Louis Malle
ISABELLE HUPPERT
Ella Watson em
de Martin Scorsese
BROOKE SHIELDS
Violet em
“Pretty Baby: Menina Bonita / Pretty Baby” (1978)
de Louis Malle
ISABELLE HUPPERT
Ella Watson em
“O Portal do Paraíso / Heaven's Gate” (1980)
de Michael Cimino
de Michael Cimino
MARÍLIA PERA
“Pixote, a Lei do Mais Fraco” (1981)
de Hector Babenco
de Hector Babenco
BARBARA SUKOWA
“Lola / Idem” (1981)
de Rainer Werner Fassbinder
de Rainer Werner Fassbinder
NASTASSJA KINSKI
“Paris, Texas / Idem” (1984)
de Wim Wenders
de Wim Wenders
MIRANDA RICHARDSON
“Dançando com um Estranho / Dance with a Stranger” (1985)
de Mike Newell
de Mike Newell
BARBARA HERSHEY
“A Última Tentação de Cristo / The Last Temptation of Christ” (1988)
de Martin Scorsese
de Martin Scorsese
JENNIFER JASON LEIGH
“Noites Violentas no Brooklin / Last Exit to Brooklin” (1989)
de Uli Edel
de Uli Edel
ISABELLA ROSSELLINI
JULIA ROBERTS
“Uma Linda Mulher / Pretty Woman” (1990)
de Garry Marshall
de Garry Marshall
VICTORIA ABRIL
“Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos /
Nadie Hablará de
Nosotras Cuando Hayamos Muerto” (1995)
de Agustín Díaz Yanes
de Agustín Díaz Yanes
EMMANUELLE BÉART
“Nathalie X / Nathalie...” (2003)
de Anne Fontaine
de Anne Fontaine
99 comentários:
Ótimo post e ótimo texto, amigo, com um tema fascinante para cinéfilos. Sua lista é excelente, possivelmente a melhor possível. Eu acrescentaria as contemporâneas Elizabeth Shue em "Despedida em Las vegas" (que tem uma cena terrível) e a divertida e atrapalhada Mira Sorvino em "Poderosa Afrodite". Abração! E vamos marcar para eu pegar os filmes que te encomendei!
Puxa até VIVIEN LEIGH, havia me passado em branco esse papel dela
Audrey *-*
É curioso que essas grandes atrizes ficam ótimas como prostitutas. Sua lista ficou perfeita. Pra algumas delas inclusive essas personagens foram o auge da carreira
http://omundodoscinefilos.blogspot.com/
Outra coisa, estou indicando seu blog para um selo. Você sempre foi parceiro do mundo dos cinéfilos (ainda que eu tenha recebido o selo pelo meu outro blog). Mas o seu merece, pois tem sempre ótimas postagens...
ta aqui
http://thenerdsarecool.blogspot.com/2011/03/selo-de-qualidade.html
em nome do the nerds are cool e do mundo dos cinéfilos
olá qnto tempo querido! como vai vc? espero q esteja super
bem e fazendo muito sucesso com seu blog! um grande abraço.
Pois é, Marcelo, a Vivien Leigh em A PONTE DE WATERLOO está fantástica, faz uma meretriz romântica e fatalista. Não deixe de ver.
Abração
Cefas, é que não gosto nem da Elizabeth Shue nem da Mira Sorvino. Das contemporâneas, fico com a Sharon Stone de "Cassino".
Vamos marcar nosso encontro sem falta.
Até mais
Obrigado pelo Selo de Qualidade, Leonardo. Fico feliz.
Abraços,
Seu blog merece :D
Então, faço parte de dois blogs, e o selo está no outro. o link é esse aqui: http://thenerdsarecool.blogspot.com/2011/03/selo-de-qualidade.html
Antonio, seu blog é DEMAISSSSS !!!!
Parabénsssss !
Excelente postagem e texto!
Vivien Leigh nos brinda com uma interpretação primorosa, como a prostituta romântica, sofrida e separada do seu grande amor, durante a guerra. A química entre ela e Robert Taylor é perfeita e, por esse motivo,é a ímbatível da lista.
Parabéns!!!!!
Nossa *-*
Sou super fã da Audrey. O Filme que você citou é um dos meus preferidos. Outras como, Vivien Leigh, Sophia Loren, Greta Garbo, dispensam comentários. Eu adoro todas!
Parabéns pelo post.
Mas que putedo vai por aqui, hein? ;)
Por coincidência coloquei mais uma da Shirley MacLaine no blogue do Rato, a Charity Hope Valentine.
Abraços
O Rato Cinéfilo
Bom Dia Antonio..viajei pelo seu blog e adorei..superb...bjs
Obg seja sempre bem vindo, tem posto novo ;)
Interpretar prostitutas só mesmo para as Divas rs.
Sempre que encontro um cinéfilo não perco a chance de perguntar sobre um filme que não desisto de procurar para baixar, há dois títulos (red shoes diáries e ou Diário íntimo)conhece? ;)
Bom final de semana
A minha preferida é a Jennifer Jason Leigh em Noites Violentas no Brooklin. É uma atuação chocante.
Anjo, vi esse filme faz muito tempo. É com o David Duchovny, de Arquivo X. Mas não sei onde seria possível encontrá-lo.
Beijos
Olá!!! Como vc está? Estou feliz com o sucesso do blog, parabéns!!!
Dá noticias, bjs saudade.
Nunca aos Domingos me decepcionou. Passei anos querendo vê-lo e quando finalmente aconteceu que tristeza. É uma comédia de costumes nada especial. Mas em compensação o carisma de Melina Mercouri é dinamite pura. É a minha puta favorita!
Só deviam existir dois tipos de papel pra atrizes: atriz e puta!!! Amei o post!!!
Salve, amigo Antonio: desculpe-me o sumiço, mas, como expliquei parcialmente no blogue, andei sem tempo pra nada mesmo... Mas cá estou a prazerosamente te ler e dizer que: amo Vinícius, mas suas críticas passionais de Cinema, em sua maioria, nunca me agradaram muito (mesmo as delirantes sobre Chaplin, que também adoro); tal como Kael, que me divido entre uma "Intelectualóide antipática e destruidora" e uma "observadora arguta sem se preocupar com modismos", tudo a depender da crítica lida... Já as putas sempre rendem grandes personalidades no Cinema! Entretanto, mesmo amando Cabíria, não gosto das putas romantizadas e boazinhas: prefiro as amargas e realistas! E Bette Davis... Bom, essa tem que ser revista e re-estudada sempre, que sempre haverá uma nova linha de interpretação a ser vista (mesmo em suas personagens mais teatrais, há uma personalidade cinematográfica incrível nessa mulher!)... Abração, meu caro tri-blogueiro de sempre!
Querido, sua sala de cinema
está linda, me senti diante da "telona".. encantada
com toda aquela atmosfera que os sentidos mais apurados esperam encontrar
em termos de beleza e qualidade, seja nos textos, música, imagens, tudo..
Mas isto não é surpresa para mim, pois conheço de perto o seu talento e sensibilidade.
Parabéns!!! muito sucesso prá você
Falcão, muito bacana a matéria "A Difícil Vida Fácil no Cinema". Sempre achei incrível como a prostituta sempre rende um personagem fascinante no mundo da 7ª Arte. Quanto à Pauline Kael, nunca li nenhum texto dela. Pelo que li da sua matéria, ela parecia uma rara combinação de inteligência sem pedantismo e de ecletismo com sensatez. Vou procurar conhecê-la. Parabéns.
P. S.: talvez você não concorde comigo, mas eu sou apaixonado, também, pela prostituta Sera vivida pela Elisabeth Shue em "Despedida em Las Vegas".
Caro amigo gostaria de saber se posso salvar algumas de suas fotos dos classicos de Hollywood...boa noite e otiimo fim de semana
Como sempre, Dilberto, você acerta no alvo. Opiniões lúcidas, meu caro! Gosto das críticas de Vinicius porque parece que você tá batendo um papo com um cinéfilo, mas não são nada técnica ou sensatas. Também prefiro as prostitutas realistas e amargas, mas a Masina tem uma interpretação tão inesquecível em NOITES DE CABÍRIA que me deixa enamorado.
Abração
Leia um dos livros de Miss Kael, Alexandre. Vale a pena. Mesmo que não concordando com muitas de suas opiniões, admiro o seu texto sólido e vivência cinematográfica.
A Elizabeth Shue está fabulosa em DESPEDIDA EM LAS VEGAS, ela e Nicolas Cage, mas não tenho muito interesse nela como atriz. Coisas de cinéfilo, que amo certas atrizes e outras lhe são indiferentes.
Tudo de bom,
Com certeza, Pedro. Sem problemas.
Só acho sacanagem quando copiam e postam meus textos sem autorização.
Das "mulheres de má fama" fico com a Shirley MacLaine de Deus Sabe Quanto Amei. Boazinha, romântica, trágica, mas inesquecível. A Shirley era especialista nesse tipo de personagem. Fez também a Charity de Bob Fosse, a Irma como você lembrou e outras.
As prostitutas vividas por Audrey e Garbo são tão doces e com um certo “escrúpulos” quase puritanos que praticamente não contíguo enxergá-las como profissionais do sexo...
Adorei a postagem e não me esqueci dos filmes que me pediu, aliás, pode acrescentar mais alguns na sua listinha: estou com “Os Amores de Carmen” e “Cupido ao Leme”, “Boêmio Encantador”, em DVD
A megera Domada em AVI
bjo
obs: Não repare, as vezes sumo do mundo virtual e fico aqui no meu cantinho...
Querido amigo,
Sua impecável lista das "divas" que interpretaram prostitutas marcantes na telona revela o seu também impecável gosto de cinéfilo...muitas das suas referências me trazem boas recordações de filme que nunca esqueci, como "Noites de Cabiria" (Giulietta Masina) e "Taxi Driver" (Jodie Foster).
Por mim, eu também acrescentaria à tua lista a curta, porém forte e decisiva, interpretação de Jo Van Fleet, como a cafetina Kate em "Vidas Amargas" (1955), que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
Enfim, adorei sua postagem. Passar por aqui é sempre uma lição de cinema.
Beijos,
Genny
MUITO BOM!!! E a foto final com a Anouk Amiée! Fenomenal. Adorei o post.
a verdade é que toda mulher tem uma puta dentro de si
Puxa, Genny, como pude esquecer Jo Van Fleet em VIDAS AMARGAS? Bem lembrado. É uma grande interpretação.
Beijos
Realmente, é ir na contra-mão hoje em dia com relação à mulher emancipada e independente.
Além do mais, precisa de coragem para fazer um trabalho destes. Haja visto que, diversos atores são muito marcados por seus personagens e aí, se por algum acaso, uma mulher ficar marcada por este trabalho seria realmente complicado!
Gostaria de ressaltar o trabalho de Jodie Foster em Taxi Driver. Muito bom!
Grande abraço
Não me conformo com o boicote à Elizabeth Shue. Por vingança, indico Jon Voight, em Midnight Cowboy. :)
Um abraço!
Estou impressionado como a atuação de Elizabeth Shue em DESPEDIDA EM LAS VEGAS marcou tantos cinéfilos, Oliver. Você já é o terceiro ou quarto que não entende porque ela não está nesta lista. É uma questão pessoal mesmo. Acho a trajetória dela tão fraquinha e previsível que mesmo com essa estupenda interpretação não me pareceu merecedora de ser encaixada numa lista tão reduzida.
E fico feliz com sua visita! Volte sempre.
Temos sempre que valorizar o que é bom ^^
Muito boas suas 5 indicações tambem
Abraço
OK, acredito que excluiu Elizabeth Shue por razões pessoais. Pois, convenhamos, a prostituta de La Hepburn - atriz que estará, sempre, acima do bem e do mal - em "Bonequinha", é mais inocente que Mary Poppins.
Abraço!
Amigo, MUITO obrigado pelo selo! Fiquei muito feliz com a indicação.
O post com as indicações sai na minha próxima postagem por aqui, na quarta feira, ok?
Grande abraço.
Parabéns pelo selo!
Olá Antonio
Obrigado pela escolha do O Rato Cinéfilo como um dos 5 blogues merecedores de mais este selo de qualidade.
Estou emocionada pelo prêmio, Antonio. Muito obrigada mesmo. Também gosto muito do seu blogue, que me proporciona muitos conhecimentos sobre cinema, coisa de que gosto muito.
Abraços.
Oi, Antonio.
Adorei! Muito obrigada! Logo logo vou colocar o selo em meu blog, juntamente com os indicados.
Bjs e até mais
Dani
Adoro seus comentários, Oliver. Realmente tem razão. A Holly nem parece que se sustenta vendendo o corpo. O original (livro) de Truman Capote é mais explícito.
Abração,
Luiz, Rato, Márcia, Danielle:
Todos vocês são merecedores do Prêmio-Selo.
E viva o cinema!
Anouk Aimée... que divina... que saudade! Ótimo post - e as meias verdes de Irma sempre serao uma linda memória, né?
Ótima lista Antonio, mas para mim a Audrey Hepburn é a melhor, a top. Sofisticação nas alturas!!
Bacana teu blog.
Caramba, Antonio..... você está muito bem na fita, amigo. Seu trabalho e empenho são DEZ !
Parabénsssssssssss !!!
Parabéns novamente amigo. E isto é só o começo, acredite...
Abração!
Selo merecido Antônio pois o seu Blog é excelente e tem agradado aos cinéfilos ! Parabéns !
para nós todos que trabalhamos com a cultura,acompanho seu trabalho e admiro seu empenho e coragem!!!
Novamente, parabéns!
Antônio, pelo seu blog a gente não navega, a gente viaja. Por isso, eu estava agora a pouco viajando por ele, descobrindo e redescobrindo novas histórias de bastidores da Sétima Arte. Parabéns por mais um selo de qualidade, vá juntando que virão muito mais pela frente.
Um grande abraço!
Demais, viajei e tanto entre essas mulheres tão fortes e cheia de personalidade!
Nessa semana rolará mais um sorteio, com "DOIS" sortudos! Passa lá no Ahzura's Blog - [ http://junatchos.blogspot.com ]
Parabéns pela conquista.
Cyro
Ao ler o seu texto, lembrei de um filme que vi ano passado na Cinemateca Portuguesa: A Mais Antiga Profissão,
de Franco Indovina, Mauro Bolognini, Philippe De Broca, Michael Pfleghar, Claude Autant-Lara e Jean-Luc Godard.
Trata-se de um filme em seis sketches sobre o tema da prostituição em épocas diferentes. Os segmentos são ERA PRÉ-HISTÓRICA, NOITES ROMANAS, a Revolução Francesa em MADEMOISELLE MIMI, a BELLE ÉPOQUE, HOJE e ANTECIPAÇÃO OU O AMOR NO ANO 2000.
No elenco, belas atrizes como prostitutas: Michéle Mercier, Elsa Martinelli, Jeanne Moreau, Raquel Welch, France Anglade e Anna Karina.
Seu blog é super bom, super bonito, seria bom se pudesse escrever tudo em outra língua também. Estou adorando!
Um grande beijo
Marcelo
Nunca ouvi falar desse filme, Maria do Carmo, e olha que eu amo fitas de episódios, tão típicos do cinema europeu dos anos 60. Fiquei com vontade de ver os sketches com as divas Jeanne Moreau e Anna Karina.
Obrigado pela dica e apareça sempre.
legal ..abraços.Ana
parabéns pelo merecido prêmio, adorei saber, vc. merece...
Fantástico!!!
Olá amigo querido!!!
Parabéns pelo reconhecimento.
Bjs
Parabéns!
JVA
Meu amigo lindo e genial
Parabéns!
Beijos
Bacana, Antonio.
Blog atingiu nível de publicidade e público que o conteúdo merece. Parabéns!
Grande abraço!
L.A.
Olá Antonio,
Parabéns!!!!!!
Parabéns Antônio! bjsss
valeria
PARABENS AMIGO! VC E d+!! FECHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOU!! BJOS!
Ótimo e elucidativo texto,amigo. Adorei!
AMIGO,
VOCE MERECE! CHEGOU A SUA VEZ...
BEIJOS,
ANINHA
Parabéns amigo, reconhecimento na Folha, não é para qualquer um.
Abraço
Oi, amigo
Parabéns pela conquista. Vou botar uma nota aqui no jornal.
Ei, uma estudante de jornalismo que trabalha comigo está fazendo um trabalho para UFRN sobre cinema e sugeri que ela o ouça para este trabalho. Ela vai entrar em contato contigo
abração e sucesso
PARABÉNS.
QUE TUDO SEJA SEMPRE UM SUCESSO.
BEIJOS
Parabéns pela distinção, e na Folha!
Antonio, todas que você citou são inesquecíveis! Adorei as fotos, principalmente a que inicia a postagem e a que termina. Um grande abraço e Parabéns pelo selo.
Iâve recently started a blog, the information you provide on this site has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work.
cheap nolvadex
La belle de jour
Taylor, "Butterfield 8"...
Deneuve é MARAVILHOSAAAAA
Esse filme foi lindo,A Bela da Tarde (Belle de Jour) 1967 A história de Séverine com (Catherine Deneuve), jovem rica e infeliz que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias
Noites de Cabíria!!! Como me toca esse filme, não consigo deixar de me emocionar cada vez que vejo.
Noites de Cabíria, Nunca aos Domingos. Matrimonio a italiana
Irma La Douce. Mac Laine está incrível.
Cabíria é maravilhosa. Também lembrei-me daquela velha prostituta, Madame Hortense, de Zorba, o grego, vivida pela Lila Kedrova. Um grande papel.
belíssimas - eu sempre amei as putas
Sophia maravilhoooooooooosa!!!
YES!
Amo demais Cabíria!!!!!!!!!
Grande filme !
Matéria legal!!
Liz em Disk Butterfield 8, Deneuve em belle de Jour. Não gosto de Julia Roberts, superficial demais em uma linda mulher, e quem esqueceria Garbo em A dama das camélias e sua Marguerite Gautier
Posso fazer uma sugestão?! A inesquecível TIETA de Jorge Amado! Amo sua personalidade!! Infelizmente o filme é muitooooo mal dirigido e tem um péssimo roteiro (apesar da presença marcante de Sônia Braga!).
Super beautiful!! Love Sophia!!
Conhecida como ``vida fácil´´ que fácil não tem nada.
Ola meu caro amigo,grande tema,grandes artistas,grande postagem,grandes fotografias,aliás como todo teu blog é .......Grande ..muito grande.Só posso mesmo é te parabenizar pelas magníficas reportagens e deixar meu Grande abraço.SU
Belíssimos os filmes citados!
Excelente postagem. Dessas mais antigas, sou apaixonado pela Sadie Thompson de Gloria Swanson e pela Marguerite Gautier de Greta Garbo. Foram as mais marcantes para mim. Do cinema colorido, fico com a Vivian Ward de Julia Roberts. São filmes que eu não canso de assistir. A Sadie Thompson de Gloria Swanson e a Marguerite Gautier de Greta Garbo tem algo em comum: ambas foram humilhadas por um personagem de Lionel Barrymore, este ator que é mais do que excelente.
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