outubro 30, 2011

** QUIZ SHOW Nº 3: JANE FONDA & PAUL NEWMAN


jane fonda
De sex symbol nos anos 60, passando por ativista política (contra a guerra do Vietnã e pelas minorias) na década de 70 e, por fim, guru da boa forma, a carreira cinematográfica da moderna e desafiadora JANE FONDA (n. em 1937) foi marcada pelo inconformismo. Premiada com dois Oscars, nunca teve que vencer grandes obstáculos para se tornar uma atriz de sucesso. Além do talento e da beleza sensual, nasceu rica e teve a seu favor a força do sobrenome de seu pai, o lendário Henry Fonda – com quem tinha uma relação tensa. Depois de 29 anos nas telas, abandonou o cinema em 1989, sempre como elogiada protagonista. Nos últimos anos, voltou a filmar, infelizmente optando por comédias despretensiosas. Cabelos loiros, pele bronzeada, quase dois metros de altura e um ar gozador reforçado pelos olhos muito azuis, PAUL NEWMAN (1925-2008) surgiu na década de 50 como um Marlon Brando de segunda categoria. Mas soube firmar seu tipo charmoso e inquieto, transformando-se num dos atores mais queridos da história do cinema. Atuou em mais de 60 filmes e recebeu 10 indicações ao Oscar, vencendo em 1986 por “A Cor do Dinheiro / The Color of Money”. Jane e Paul são os protagonistas do nosso teste de conhecimentos cinematográficos nº 3. Quem acertar o maior número de perguntas será contemplado com dois DVDs (cópias) dos artistas sabatinados. Caso haja empate, vence quem respondeu em primeiro lugar. As respostas serão reveladas na edição/postagem da edição seguinte. Você sabe tudo sobre eles? Tudo mesmo? Tem certeza? Então prove e participe do QUIZ. Caso não saiba tudo, arrisque, talvez a sorte bata na sua porta. É só começar a responder.


(01)
O primeiro papel de destaque de Newman, o lutador de boxe Rocky Graziano em "Marcado pela Sarjeta / Somebody up There Likes Me", de 1956, foi originalmente escrito para...

A  Montgomery Clift
B  Marlon Brando
C  James Dean
D  John Derek

(02)
No início da carreira, Jane já tem uma grande preocupação: não quer ser confundida com mais uma loura burra e sensual. Por isso aceitou o papel oferecido por George Cukor em “A Vida Íntima de Quatro Mulheres / The Chapman Report” (1962). Qual a principal característica da personagem?

A  Intelectualidade
B  Frigidez sexual
C  Moralismo conservador
D  Independência

(03)
Qual o filme que Newman considera “um lixo, o pior que fiz na minha carreira”?

A  “O Cálice Sagrado / The Silver Chalice” (1954)
B  “Com Lágrimas na Voz / The Helen Morgan Story” (1957)
C  “A Delícia de um Dilema / Rally’s Round the Flag” (1958)
D  “Lady L / Idem” (1965)

henry e jane fonda
(04)
Em 1964 ela partiu para a conquista da Europa, onde se tornaria a musa e a estrela de Roger Vadim. Com um apelo erótico que incluía cenas de nudez nos seus filmes, Jane passou a ser conhecida como a “Brigitte Bardot norte-americana”. Antes de se casar com Vadim teve um famoso caso com um ator francês. Falo de:

A  Jean-Claude Brialy
B  Jean Sorel
C  Maurice Ronet
D  Alain Delon

(05)
Qual o personagem de Newman que abriu caminho para os anti-heróis rebeldes e inconformados interpretados por atores como Steve McQueen e Warren Beatty?

A   Ben Quick em “O Mercador de Almas / The Long Hot Summer” (1958)
B   Eddie Felson em “Desafio à Corrupção / The Hustler” (1961)
C   Hud Bannon em “O Indomado / Hud” (1963)
D   Luke em “Rebeldia Indomável / Cool Hand Luke” (1967)

(06)
Qual o filme que consolidou a carreira de Jane, resultando no seu primeiro estrondoso sucesso?

A  “Dívida de Sangue / Cat Ballou” (1965)
B  “O Incerto Amanhã / Hurry Sundown” (1967)
C  “Descalços no Parque / Barefoot in the Park” (1967)
D  “A Noite dos Desesperados / They Shoot Horses, Don’t They?” (1969)

paul newman e joanne woodward
(07)
As filmagens de “Cortina Rasgada / Torn Curtain” (1966) foram difíceis, marcadas com discussões freqüentes entre Newman e o diretor Alfred Hitchcock. Qual o motivo do desentendimento?

A  Hitch queria transformar o galã num novo Cary Grant
B  Hitch não aceitava a técnica de interpretação do ator fundada no Actor’s Studio
C  Newman não se deu bem com a estrela Julie Andrews
D  Newman não concordava com o rumo do seu personagem

(08)
No final dos anos 60, exibindo uma nova imagem, Jane deu uma série de entrevistas provocativas à imprensa declarando uma guerra ao pai e ao irmão Peter. De Peter, também ator, disse: “É um eterno desajustado à procura de si mesmo”. Como definiu o pai?

A  Pai ausente
B  Egoísta
C  Infeliz e frustrado
D  Mulherengo

(09)
A mulher de Newman, a atriz Joanne Woodward, é sua única paixão conhecida, além das cervejas em lata, carros de corrida e causas humanitárias. Em 1968 ele a dirigiu no elogiado “Rachel, Rachel / Idem”. Por que resolveu se enveredar pela direção?

A  O papel-título era um sonho antigo de Joanne
B  Os diretores convidados recusaram o filme por achá-lo pouco comercial
C  Newman tinha uma atração por essa atividade
D  Foi estimulado pelo roteirista Stewart Stern


(10)
Procurando direcionar seu trabalho de atriz com suas posições políticas, Jane recusou atuar em dois filmes que teriam grande êxito...

A  “Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas / Bonnie & Clyde” e “O Bebê de Rosemary / Rosemary’s Baby”
B   “Adivinhe Quem Vem para Jantar / Guess Who’s Coming to Dinner” e “Um Clarão nas Trevas / Wait Until Dark”
C  “A Primeira Noite de um Homem / The Graduate” e “Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas”
D  “Um Clarão nas Trevas” e “O Bebê de Rosemary”

(11)
Em junho de 1969, então considerado o astro de maior bilheteria da época, Newman fundou uma produtora para realizar os seus próprios filmes. Quem eram os seus sócios?

A  Faye Dunaway e Jack Nicholson
B  Robert Redford e Warren Beatty
C  Barbra Streisand e Sidney Poitier
D  Steve McQueen e Natalie Wood

(12)
Profundamente condicionada por sua luta política, a carreira de Jane Fonda chegou a um impasse em 1973, com todas as portas se fechando para ela. Qual o filme que representou o seu renascimento diante das câmeras?

A  “O Pássaro Azul / The Blue Bird” (1976)
B  “Adivinhe Quem Vem Para Roubar / Fun with Dick and Jane” (1977)
C  “Júlia / Idem” (1977)
D  “Amargo Regresso / Coming Home” (1978)

(13)
Nos anos 80, Jane foi eleita a segunda mulher mais influente dos Estados Unidos, depois de Katherine Graham (editora do jornal “Washington Post” e da revista “Newsweek”). Nessa mesma época, bateu todos os recordes de honorários pagos a uma estrela: cobrou 2 milhões de dólares e mais uma parte dos lucros por um único filme. Qual foi ele?

A  “Como Eliminar seu Chefe / Nine to Five” (1980)
B  “Amantes e Finanças / Rollover”(1981)
C   “Agnes de Deus / Agnes of God” (1985)
D  “A Manhã Seguinte / The Morning After” (1986)





******

QUEM SE FOI


LEON CAKOFF


O criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo morreu este mês, aos 63 anos. Ele lutava desde o ano passado contra um câncer no cérebro. Leon Cakoff nasceu na Síria, em 25 de junho de 1948, vindo para o Brasil com a família aos oito anos e formando-se pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Por problemas com o regime militar, adotou o pseudônimo Cakoff, que nunca mais abandonou. Ele começou sua carreira em 1969, como jornalista, e depois crítico de cinema nos Diários Associados. A partir de 1974, dirigiu o Departamento de Cinema do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e iniciou a programação de mostras e ciclos no museu. Em 1977, para comemorar os 30 anos do Masp, criou a 1ª Mostra Internacional de Cinema. Desde a primeira edição, ele travou uma luta ferrenha contra a censura imposta pelo regime militar, trazendo filmes até por meio de malas diplomáticas de embaixadas e consulados. Foi assim que a Mostra exibiu filmes inéditos vindos da China, Cuba, União Soviética, França e dos mais distantes países. A partir de 1984, Leon desligou-se do Masp e carregou consigo o evento. Ao longo dos 35 anos de Mostra, introduziu no Brasil o cinema de excelentes autores que de outra forma não teriam chegado ao público nacional. Muitos grandes diretores passaram pela Mostra: o espanhol Pedro Almodóvar, em 1995 com “A Flor do Meu Segredo”; o norte-americano Dennis Hopper, que veio a São Paulo em 1984 apresentar “O Último Filme”; o alemão Wim Wenders, que veio a São Paulo na 32ª e na 34ª Mostra; o diretor de fotografia mexicano Gabriel Figueroa, que trabalhou com John Huston e Luís Buñuel, convidado da 19ª Mostra, em 1995; o iraniano Jafar Panahi, hoje mantido em prisão domiciliar pelo governo do Irã; o sérvio Emir Kusturica e o finlandês Aki Kaurismaki, entre tantos outros. Leon Cakoff dirigiu os curtas “Volte Sempre Abbas” (1999) e “Natureza-Morta” (2004), ambos em parceria com Renata de Almeida, e “Esperando Abbas” (2004). Ele também escreveu os livros “Gabriel Figueroa – O Mestre do Olhar”, uma entrevista com o mexicano; “Ainda Temos Tempo”, com crônicas de viagem ligadas a cinema; “Cinema Sem Fim”, com a história dos 30 anos da Mostra; e “Manoel de Oliveira”, uma longa entrevista sua com o cineasta português. Durante 22 anos foi casado com Renata de Almeida, atual diretora da Mostra. Ela dirige a Mostra a seu lado desde a 13ª edição do evento, em 1989.

43 comentários:

Maxwell Soares disse...

Fico imaginando como você consegue tantas boas informações, assim, meu amigo falcão. Além de uma excelente personalidade, Jane Fonda, é para mim uma das mais belas mulheres do cinema. Um abraço...

J. C. M. Souza disse...

saudaçoes da alma.
Vou só no chute:
( B-A-D-D-C-A-B-A-A-A-A-A-A)
Abraços!

Karla Hack dos Santos disse...

Não consegui responder.. fiquei distraída demais com esta foto do Paul Newman!

;D

Edison Eduardo d:-) disse...

Fala, Antonio...
Quero um dia ganhar esse teu quiz...
Dessa vez, chutei algumas...
Aquele abraço, vê aí...
1)C
2)B
3)A
4)D
5)A
6)A
7)D
8)A
9)D
10)A
11)C
12)C
13)C

renatocinema disse...

Como sempre boas informações e ótimas homenagens.

Tsu disse...

Oi Antonio!
Obrigada por ter curtido a postagem!Eu arrisquei não fazer o quiz porque conheço pouco sobre o historico da atriz..e graças ao seu post aprendi um pouco sobre =)

Marcelo C,M disse...

Apesar do ultimo trabalho de Paul Newman foi de ter dado vox a um dos personagens da animação Carros, seu ultimo trabalho realmente foi Em Estrada para a Perdição. Sua cena final onde tem que encarar a sua propia cria (Tom Hanks) encerrou a sua carreira com chave de ouro. Quem se lembra daquela cena, há de concordar.

Eu estou meio sem tempo para pensar, portanto eu estou chutando também.


1)C
2)B
3)A
4)D
5)A
6)A
7)b
8)A
9)D
10)b
11)C
12)C
13)d

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Realmente foi um final super digno, Marcelo. Newman está ótimo em ESTRADA PARA PERDIÇÃO.

Darci Fonseca disse...

Paul Newman fez poucos mas excelentes westerns como Nenhum de Nós Morrerá / Butch Cassidy / Oeste Selvagem, de Altman /Roy Bean - o Homem da Lei / Hombre / Quatro Confissões.
Jane Fonda atuou nos westers Gringo Viejo / Dívida de Sangue / Raízes da Ambição.
Teste nada fácil!

Joicy Sorcière disse...

Olá!! Obrigada pela visita ao meu blog. Será sempre bem vindo, companheiro cinéfilo! rs
Super gostei de seu blog. Caramba, isso aqui é uma enciclopédia do cinema! Acompanharei de perto suas postagens!
bjks

Mario disse...

Son dos actores estupendos, aparte de guapos muy talentosos, quizás más Fonda pero igual Newman supo ganarse el cariño del público como bien dices. Y no respondo el cuestionario por temor a fallar pero se ven muy interesantes. También decir que es una lastima la muerte de Leon Cakoff, no lo conocía pero veo que ha hecho mucho por el cine en Brasil, que descanse en paz. Un abrazo.

Mario.

Pinto Júnior disse...

Parabéns pelo blog. Muito bom.

Abraço,

Pinto Junior

Jamil disse...

Conheço pouco sobre a carreira de Jane Fonda, mas vou arriscar. Quem sabe ganho dessa vez.
1 - C; 2 - B; 3 - A; 4 - D; 5 - C; 6 - D; 7 - B; 8 - A; 9 - A; 10 - A; 11 - C; 12 - C; 13 - B.

Jamil disse...

A Mostra de Cinema de São Paulo é o melhor evento cinematográfico do nosso país. Cakoff fará falta.

Jamil disse...

Nahud, votei no seu blog para o prêmio TOP BLOG 2011. Ele merece o primeiro lugar, mas ter ficado entre os 100 melhores já é uma vitória.

Faroeste disse...

Nahud;

Acabei de votar. Agora, este Quiz está nó cego! Mas,,,vamos lá;
1 - C
2 - D
3 - A
4 - C
5 - C
6 - B
7 - C
8 - A
9 - D
10- C
jurandir_lima@bol.com.br

Kamila disse...

Legal o quiz. E a Jane Fonda tá tão diferente nas fotos...

Evanir disse...

Hoje sinto que renasci novamente estou muito feliz por isso
estou aqui .
Carinhosamente convido você a ler a postagem do meu blog.
Aquilo que pode parecer pouco para muitos
para mim é tudo de bom que poderia acontecer nessa fase
da minha vida.
Gostaria muito de ler seu comentário no meu blog.
Uma linda semana beijos.
Evanir(EVA)
Já sou sua seguidora a algum tempo
agradeço de todo coração sua visita no Clube dos novos Autores,
onde eu também hoje faço parte.
Sua visita e carinho é muito importante para todos nós.
Evanir

Cynthia disse...

Olá Falcão, gosto da Jane Fonda ela é uma sagitariana como eu. Sabe que a parte sensível desse signo é o quadril, soube que ela estava numa fase andando de cadeira de rodas com problema no quadril de tantas dores, o motivo disseram que foi esforçar com exercícios físicos. Fico feliz de ter curtido fazer seu mapa astral, é maravilhoso quando temos consciência da importância dele. Abraço Cynthia.

David C. disse...

Lo único que te puedo decir es que Jane Fonda era guapísima, preciosa y bella.

Genny Xavier disse...

Antonio,

Sua postagem me reportou aos tempos da adolescência em que eu suspirava nos filmes de Brando e Newman, sem saber qual dos dois eu mais amava.
A escolha dos nomes de Jane Fonda e Paul Newman para este novo
Quiz é uma justa homenagem a esses dois artistas.
Já votei no "Falcão Maltês" para o TOP BLOG/ Finalistas 2º Turno. Espero que seja vencedor, o blog merece o título pela qualidade e beleza do seu conteúdo.
Beijos,
Genny

Ana Cláudia Bezerra Barros disse...

QUERIDO, SEU BLOG ESTÁ MARAVILHOSO!

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Dos filmes citados por vc, Darci, nunca vi QUATRO CONFISSÕES, do Martin Ritt. Segundo sei um remake americanizado de RASHOMON...

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Obrigado, Evanir. Vou aparecer.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Obrigado pelo voto, Genny Xavier. Escolhi Jane Fonda e Paul Newman para esse terceiro Quiz achando que iria agradar a gregos e troianos, contando com uma participação vibrante. Mas isso não está ocorrendo, parece que os leitores não se empolgaram. Creio que finalizarei os testes cinematográficos do "Falcão".
Beijos

disse...

Ih! Cheguei tarde desta vez! Também, esse teste está mais complicado. No da Katharine Hepburn me saí bem porque sou muito fã dela. Mas de Paul Newman e Jane Fonda confesso que ainda sou leiga..

Noelia Sirlene disse...

Excelente o seu blog, Antonio.
Parabens pelo conteúdo!
Agora sou seguidora assídua.

tozzi disse...

Já fui à Mostra de Cinema de SP e fiquei impressionado com a organização. Que parta em paz, Leon!

tozzi disse...

Nahud, sabe por que poucos estão respondendo? Não encontraram nenhuma das respostas no Google... hehehe... Bobagem, né? O que vale é a tentativa, parceria. Vou arriscar chutando muita coisa.

1 - C;
2 - D;
3 - A;
4 - B;
5 - A;
6 - D;
7 - B;
8 - B;
9 - A;
10 - A;
11 - B;
12 - C;
13 - C.

tozzi disse...

Nahud, não desista do QUIZ. É bem bacana: inteligente, informativo, descontraído. É como fazer palavras-cruzadas. Para quem realmente gosta de cinema é uma delícia. Vc notou como muitos outros blogs passaram a fazer Quiz depois que você lançou o seu? Eles pensam que é fácil...hehe...
Sim, VOREI NO SEU BLOG. VC VAI GANHAR O TOP BLOG COM FÉ EM DEUS ( e nos seus leitores).

Fábio Henrique Carmo disse...

Antônio, lá vão meus palpites (na maioria são literalmente palpites mesmo! hahahhaha!):

1 - B;
2 - D;
3 - D;
4 - D;
5 - C;
6 - A;
7 - D;
8 - A;
9 - B;
10 - A;
11 - B;
12 - D;
13 - C

Abraço e até a próxima!

Victor Ramos (Jerome) disse...

Olá, Antônio! Vou ver se consigo ganhar desta vez! rsrs

1)D
2)B
3)B
4)D
5)C
6)B
7)A
8)A
9)D
10)A
11)A
12)B
13)C

Abs!


http://pudimdecinema.wordpress.com/

'Lara Mello disse...

Curti esse blog, cinema é minha paixão! =**

Jefferson Clayton Vendrame disse...

Nossa, realmente esse quiz esta bem interessante, algumas eu sei concretamente as respostas, outros nao...:( vou dar uma estudada aqui antes de ousar passar as respostas.... kkkk

abração,

Angelus Melo disse...

Tony, desculpe a demora, mas hoje votei no blog "O Falcão Maltês". Quero que ele seja o primeiro lugar no Top Blog 2011!

Rubi disse...

Oi Antonio!
Bom, vou tentar ... mas confesso que vou chutar a maioria. Enfim, o que importa é participar.

1)C
2)B
3)A
4)D
5)C
6)A
7)A
8)A
9)D
10)B
11)C
12)C
13)C

Silvério Duque disse...

Acabei de votar... vc merece, meu amigo. Seu Blog é maravilhoso!!!

Leandra disse...

1)B; 2) B; 3) A; 4) B; 5) A; 6) C; 7) B; 8) A; 9) D; 10) A; 11) B; 12) C; 13) B.

Leandra disse...

Cakoff foi para um lugar chamado eternidade. Sua paixão pelo cinema fará falta.

Marta Scarpa disse...

Nahud, estou dando uma pesquisada nos meus arquivos. Logo mais responderei ao teste.

Gilberto Carlos disse...

O mundo do cinema ficou um pouco mais pobre com a morte de Leno Cakoff.

pinguim disse...

Não sei se ainda vou a tempo?
1 - c
2 - b
3 - a
4 - d
5 - c
6 - a
7 - d
8 - a
9 - a
10 - a
11 - c
12 - b
13 - a

annastesia disse...

Sempre muito divertidos. Pena que perdi esse.