Qualquer cinéfilo que se preze tem sua lista sentimentalóide dos melhores filmes e melhores profissionais de cinema. Como não quero ficar de fora do assunto, selecionei uma relação de títulos e artistas para você conhecer melhor o conceito deste blog. Não foi nada fácil concluir esta lista gigantesca, dando assim continuidade à comemoração do PRIMEIRO ANIVERSÁRIO de “O Falcão Maltês” e, por tabela, homenageando a arte de fazer filmes – no caso, filmes clássicos, de todos os tempos e países variados. Como era de se esperar, deixei maravilhas de fora e me surpreendi com algumas escolhas instantâneas (por exemplo, na última hora, troquei Barbara Stanwyck por Anna Magnani e “Sinfonia de Paris” por “Cantando na Chuva”). Procurando unir a grandiosidade e o intimismo, a sensibilidade única e o talento raro, movimentos cinematográficos e pura diversão, devo ter cometido algumas injustiças, mas qual a lista pessoal que não comete injustiças? Afinal, não há uma receita infalível. Para você, caro leitor, um tributo (em preto-e-branco) à Sétima Arte, dando o espaço que ela merece. Pode reclamar, exigir seus próprios favoritos ou baixar um desses filmes e afundar deliciosamente na poltrona, desbravando temas e emoções inéditas.
“Narciso Negro”
Os diretores optaram por potencializar a atmosfera voluptuosa e a excitação física, num frenesi sem pudor e expressionista, beirando o fantástico ou o delírio. Obra-prima genuína, de cenários inquietantes e fotografia de sonho.
Melhor Filme de Todos os Tempos
ROCCO e seus IRMÃOS
(Rocco e i suoi Fratelli, 1960)
(Rocco e i suoi Fratelli, 1960)
direção de Luchino Visconti
Drama
NARCISO NEGRO
(Black Narcissus, 1947)
(Black Narcissus, 1947)
direção de Michael Powell e Emeric Pressburger
Comédia
A OITAVA ESPOSA do BARBA AZUL
(Bluebeard’s Eighth Wife, 1938)
(Bluebeard’s Eighth Wife, 1938)
direção de Ernst Lubitsch
![]() | |
stephen boyd, sophia loren e alec guinness em “a queda do império romano” |
A viagem se torna uma vertigem – e as imagens se sucedem, em formas indescritíveis, como se estivéssemos chegando ao limiar do infinito, alcançando uma dimensão nova.
Aventura
Os SETE SAMURAIS
(Shichinin no Samurai, 1954)
(Shichinin no Samurai, 1954)
direção de Akira Kurosawa
Épico
A QUEDA do IMPÉRIO ROMANO
(The Fall of the Roman Empire, 1964)
(The Fall of the Roman Empire, 1964)
direção de Anthony Mann
Ficção Científica
2001 – Uma ODISSÉIA no ESPAÇO
(2001: A Space Odyssey, 1968)
(2001: A Space Odyssey, 1968)
direção de Stanley Kubrick
“Cantando na Chuva”
Uma ode à alegria. Trama original, clima festivo, diálogos espirituosos e inteligentes, divertido exercício de metalinguagem, números musicais de tirar o fôlego e, sobretudo, canções mágicas que grudam em nosso inconsciente aos primeiros acordes.
Musical
CANTANDO na CHUVA
(Singin' in the Rain, 1952)
(Singin' in the Rain, 1952)
direção de Stanley Donen e Gene Kelly
Guerra
A PONTE do RIO KWAI
(The Bridge on the River Kwai, 1957)
(The Bridge on the River Kwai, 1957)
direção de David Lean
Faroeste
O PREÇO de um HOMEM
(The Naked Spur, 1953)
(The Naked Spur, 1953)
direção de Anthony Mann
Brilhante adaptação do romance best-seller de Ira Levin. Polanski mantém um clima permanente de mistério ao mostrar as dúvidas de Rosemary: estaria ela sonhando ou o pesadelo era mesmo real? Mia Farrow e Ruth Gordon, excelentes.
Policial
A MARCA da MALDADE
(Touch of Evil, 1958)
(Touch of Evil, 1958)
direção de Orson Welles
Thriller
O MENSAGEIRO do DIABO
(The Night of the Hunter, 1955)
(The Night of the Hunter, 1955)
direção de Charles Laughton
Terror
O BEBÊ de ROSEMARY
(Rosemary’s Baby, 1968)
(Rosemary’s Baby, 1968)
direção de Roman Polanski
“Flash Gordon”
A cada capítulo, momentos frenéticos repletos de aventura, coragem, força e perspicácia. Além disso, com seus efeitos especiais e cenas inimagináveis, essa notável série abriu as portas para os filmes de o e aventuras de ritmo acelerado.
Infantil
O MÁGICO de OZ
(The Wizard of Oz, 1939)
(The Wizard of Oz, 1939)
direção de Victor Fleming
Animação
MOWGLI, o MENINO LOBO
(The Jungle Book, 1967)
(The Jungle Book, 1967)
direção de Wolfgang Reitherman / Walt Disney
Seriado
FLASH GORDON
(Idem, 1936)
(Idem, 1936)
direção de Frederick Stephani
“Tabu”
Trama que tem por contexto uma trágica história de amor entre samurais. Nagisa Oshima propõe uma obra de grande beleza plástica, onde o estetismo só faz aumentar a violência dos sentimentos e do drama que tece.
Documentário
QUE VIVA MÉXICO!
(Idem, 1932)
(Idem, 1932)
direção de Sergei M. Eisenstein
Nacional
LAVOURA ARCAICA
(2001)
(2001)
direção de Luiz Fernando Carvalho
LGBT
TABU
(Gohatto, 1999)
(Gohatto, 1999)
direção de Nagisa Oshima
Spencer Tracy
Exalando simpatia, mesmo interpretando inúmeros personagens resmungões, é recordado como um dos maiores atores da história do cinema. Atuou em mais de setenta filmes em quatro décadas, realizando impressionantes interpretações.
Atriz Protagonista
ANNA MAGNANI
Ator Protagonista
SPENCER TRACY
Ator Coadjuvante
GEORGE SANDERS
Atriz Coadjuvante
AGNES MOOREHEAD
Frenesi verborrágico, duplo sentido por todo lado, humor tresloucado e sem pé nem cabeça. Hilários, principalmente na primeira fase do grupo, na Paramount.
Comediante:
IRMÃOS MARX
Dançarino(a):
GENE KELLY
Ator/Atriz Infantil:
BRANDON DE WILDE
David O. Selznick
Um dos produtores mais poderosos da história de Hollywood, tinha o controle artístico dos seus filmes, o que gerava choques freqüentes com os diretores. O momento mais marcante da sua carreira, “... E o Vento Levou / Gone With the Wind” (1939), resultou num triunfo absoluto, verdadeiro marco da história do cinema.
Produtor
DAVID O. SELZNICK
Diretor
INGMAR BERGMAN
Roteirista
ROBERT RISKIN
Bernard Herrmann
Entre os méritos de Orson Welles, figura o fato de ter convidado Herrmann para musicar o clássico absoluto “Cidadão Kane / Citizen Kane” (1941), o que redundou num score formidável e na estreia de um compositor fabuloso na parceria com Alfred Hitchcock.
Fotógrafo
GREGG TOLAND
Compositor
BERNARD HERRMANN
Editor
ERALDO da ROMA
Diretor de Arte
MARIO GARBUGLIA
Figurinista
PIERO TOSI
46 comentários:
Na realidade, listas dessa natureza recaem muito no gosto pessoal. Alguns eu concordo, como com a inclusão de "2001 - Uma Odisseia No Espaço"como melhor ficção científica. Outros, discordo, como "A Ponte do Rio Kwai" ser o melhor filme de guerra (na minha opinião está muito aquém de "Apocalypse Now" e "Além da Linha Vermelha", além de "Vá e Veja"). "A Ponte...", inclusive, é um dos clássicos que mais me decepcionaram.
Mas, listas são assim mesmo. Inúteis, mas quem é que resiste a ver uma ou mesmo elaborar as suas?
Abraço!
Post espetacular!
Feliz aniversário, Falcão!!! Parabéns a esse Blog que só enriquece o conhecimento de cinema de todos nós leitores!
Um abraço forte e agradecido por manter essas páginas sensacionais no ar!
ps: Devo admitir que concordo com a maioria das escolhas do Falcão. Para poucos quesitos minha escolha seria diferente. Especialmente animação, pois sou apaixonado pel'O Rei Leão e melhor filme de todos os tempos, porque tenho uma simpatia monstruosa pela trilogia d'O Poderoso Chefão.
Parabens pelo ano de vida! Seu blog é de qualidade e vale a pena ser lido. Qt a listas, não sei se conseguiria fazer uma... mas sei q teria O PODEROSO CHEFÃO tb. Vou experimentar esse BLACK NARCISSUS, q já estou até baixando em HD. Abração!
Fazer lista dos melhores nunca é tarefa fácil. No meu caso, existem dois tipos de lista, dos melhores filmes de todos os tempos e dos meus filmes preferidos. O meu filme preferido sempre foi e sempre será Blade Runner, agora dizer que é o melhor filme de todos os tempos daí to mentindo, pois não é. Meu lado critico sempre diz que o melhor filme de todos os tempos é O Poderoso Chefão que é magistral e insuperável.
Existem outros claro que podem muito bem ser considerado o melhor de todos os tempos como 2001, E o vento levou, Casablanca e por ai vai. Agora, gostei muito de você considerar a Queda do Império Romano como melhor épico, pois é uma super produção que foi meio que ignorada na época, mas que acabou sendo reconhecida com o tempo. Provando que sempre é o tempo que faz justiça com relação aos filmes.
Complicado fazer lista. Como disse nosso amigo Fábio Henrique....sempre é uma coisa pessoal.
Mas, no geral gostei muito da lista.
Discordo com você, humildemente, no quesito Guerra.
Concordo com Fábio: Apocalipse Now, por exemplo acho melhor.
Abraços
Eta, Nahud!
Fazer esta lista deve lhe ter dado um trabalho bruto, não?
Mas não está ruim de um todo, dentro de meu gosto. Mas, quem faria um levantamento assim que conseguisse agradar a todos? Ninguém, caro cronista. Ninguém.
É como a seleção brasileira; cada amador do futebol tem o seu escrete particular. Imagine!
Valeu amigo, e mais uma vez vos parabenizo pelo aniversário.
jurandir_lima@bol.com.br
Parabéns pelo primeiro aniversário. Que venham muitos pra você. Um grande abraço.
Lista de responsa,
nem há muito a contestar.
Seu Blog é otimo!!!
Parabéns, Falcão!
Quero muito ver "Rocco e seus irmãos"
parabens Falcao Maltes
Putz: já tem categoria LGBT?!... Jurava que teu protagonista favorito fosse o maioral Brando (Tracy acho competente, porém repetitivo). No mais, entretanto, adorei tua lista oficial-afetiva dos melhores filmes e artesãos desta arte tão nobre (e da qual precisas para viver)!
Também curti bastante as perguntas e respostas: valeu pela inclusão de minha participação e ótimas as tuas abordagens (tirante a apreciação do Cinema Nacional - "tosco"?! Não entendi alguém tão preparado como você falar isso... Mas, enfim: cada um com seu cada qual!)!
Vida longa e próspera para o Falcão Maltês, tua cria maior: meus sinceros parabéns pela tua dedicação carinhosa a este espeço sempre bem cuidado! O meu abraço!
Parabéns por este 1.º Aniversário e pela brilhante qualidade que o seu blog apresenta.
Felicitações de Portugal.
M.Haydée Nogueira
Os meu parabéns ao Falcão Maltês e ao editor do blog Antonio ٩۶que sempre apresenta o melhor do cinema de ontem, hoje e sempre, Assim sendo, é sempre bom curtir essa sua viagem pessoal pela história do cinema. Congrats!
Abraços.
Sempre me vejo enlouquecida ao fazer uma lista dos meus preferidos! Concordo com muitos de sua lista, principalmente o fotógrafo Gregg Toland e o compositor Bernard Herrmann.
Antonio
O que diferencia seu blog dos demais é seu profundo conhecimento de cinema, seu apuradíssimo gosto, sua criatividade e contagiante paixão pelo cinema. "O Preço de um Homem" é um dos meus dez westerns preferidos, ainda que não em primeiro lugar. O Falcão Maltês é leitura obrigatória de qualquer cinéfilo e exemplo para blogueiros. CINEWESTERNMANIA é fã do Sam Spade dos blogs brasileiros.
Um abraço do Darci
Esqueci. Parabéns pelo primeiro ano de muitos outros que virão!
Seu trabalho é maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns e nunca pare.
Bjs
Linda lista, embora eu conheça menos que 50% dela... Um dia juro que terei coragem para ver O Bebê de Rosemary... mas acho que ainda não tenho idade para isso.. rsrs
Beijos e parabéns, caro amigo!
Felicidades por el aniversario. Y sobre tu gusto de películas me agrada mucho, también comparto el entusiasmo por Bergman, por Spencer Tracy o por Bernard Hermann entre las muchas elecciones acertadas que has hecho. Un abrazo grande.
Mario.
Concordo que listas são listas, sempre muito pessoais e sempre muito criticadas.
Ficámos a conhecer as tuas de hoje (julgo que para a semana já eram capazes de ser diferentes), mas dado o grande nº de comentários que os teus posts sempre têm, seria muito interessante conhecer as preferências das suas visitas.
Aqui fica portanto a sugestão e caso você esteja para aí virado, é claro. Estabeleça as regras do jogo (as categorias e o nº de nomes a serem indicados por cada um - 5 parece-me bom) e depois era só fazer a contabilidade e publicar os resultados.
Saudações cinéfilas
O Rato Cinéfilo
Parabéns Antônio. Mas seu blog todo dia é dia de festa. Quanto a entrevista vou lê depois com calma.
Muito interessante o seu BLOG o Falcão Maltês! Parabéns e um abraço.
Parabéns a vc Antônio e ao Falcão!
Abraços
Caro Antonio,
Só fui conhecer o seu blog ha 2 ou 3 dias quando o Rato o recomendou e passei esses dois dias lendo o blog inteiro. Acabei de acabar. Fiquei sensibilizada pois muita coisa me veio a memoria.
Meu avô era o dono do cinema em um cidadezinha em MG que agora virou igreja do Edir Macedo. Meu primeiro filme foi O Balão Vermelho que vi logo que saiu e eu tinha uns 6 anos. A partir dos 10 anos eu ia ao cinema todo dia pq não precisava pagar e aos 11 anos (em 1962) comecei a anotar os filmes que via e principalmente de quem era a musica (minha parte preferida). Antigamente os filmes arrebentavam bastantes e a luz acendia toda hora, ficando no chão vários fotogramas que eram cortados e que colecionei aos montes e me lembrei deles ao ver Cinema Paradiso.
Ha uns anos moro em Londres e tenho oportunidade de ver filmes que não veria de outra forma, e é um prazer ver que vc valoriza os filmes antigos pq sempre vi muita gente com ideia de que filme em preto e branco são filmes ruins (eta mentalidade besta!). Trabalho numa biblioteca situada na área em que nasceu Charles Chaplin. Li sua autobiografia e não ha dia em que não pense nele, na miséria e em tudo que ele viveu por ali. Que vida fabulosa ele teve!
Eu tinha uma memoria fantástica e podia falar que dia eu assisti tal filme (os antigos ainda posso) mas a idade já vai apagando a memoria mais fresca o que é uma pena mas é contingencia da vida que não é eterna.
Um grande abraço e muito sucesso sempre,
Sonja
PARABÉNS! DE NOVO AMIGO, VOCÊ MERECE. BEIJOS...
Amo o cinema dessa década. Tudo era tão "sonhos!".......
Antonio querido, cheguei atrasada para a celebração do primeiro ano do nosso "Falcão Maltês".. coisas de conexões, sabe como são.. entretanto, trouxe comigo outro bolo comemorativo para dizer o quanto seu blog é maravilhoso e super atual.. um namoro eterno, um eterno amor que comemoro todos os dias em que passo por aqui e leio você.
PARABÉNS!!! FELICIDADES!!!
Beijos, meu lindo
Depois de ler essa lista, terminei por fazer a minha listinha. Ficou legal, a gente termina por ter uma visão geral das nossas afeições cinematográficas. Muito interessante a sua criatividade que leva o leitor na viagem.
Leandra Leal
Parabens pelo aniversario do teu blog, um dos melhores que conheço.
Abraço grande.
Parabéns. Belissimo blog. Vou compartilhar.
parabéns!!!!!!
Parabéns, é muito bom
Nahud, adoro esse seu bom gosto, esse esmero na escrita. Abraço.
Fino demais seu blog!
muito massa!!! gente, quem gostar de cinema, do cinema de verdade, não pode deixat de dar uma olhada nesse blog.
Tento não me prender a listas, mas esta está, sem dúvida, interessante. "Narciso Negro" é incrível, um ponto alto do cinema britânico. "O Mensageiro do Diabo" é um dos melhores filmes em todos os tempos! Abraços amigo cinéfilo!
Imaginei antes de ver a lista que o diretor INGMAR BERGMAN, não ficaria de fora. Excelente...
Que lista incrível! Eu particularmente teria muito trabalho pra fazer uma lista dessas, e provavelmente não terminaria nunca.
- Cantando na Chuva é um clássico indispensável. Um dos meus filmes preferidos!
Parabéns, amigo querido! Vida longa ao Falcão! Que ele ultrapasse todas as barreiras e ganhe o mundo! Alvíssaras!
P A R A B É N S !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
parabéns, meu querido!!! sucesso sempre! bj
Em uma lista minha teria muito ...E o Vento Levou, Marlon Brando e Orson Welles. Mas sua lista tem muitas qualidades e peso. Parabéns.
Parabénss Júnior!!
E que favoritos! Bom gosto acima da média. Muitos deles também são os meus.
Dia desses revi Narciso negro e realmente é um espetáculo maravilhoso! Deborah está fantástica e a fotografia sempre me deixa de queixo caído.
Parabéns Antônio pelo seu conhecimento precioso e seu gosto apurado.
Postar um comentário