ella raines |
Chegar ao topo da glória em Hollywood não é
nada fácil. É preciso uma série de fatores na bagagem, entre eles carisma,
algum talento e sorte, muita sorte, para conhecer as pessoas certas ou ser
convidado para o papel de sua vida. Desde o início da indústria cinematográfica
norte-america, milhares de garotas mudavam-se repentinamente para a meca do
cinema em busca do estrelato. Algumas sobreviviam como figurantes, se prostituíam ou desistiam da carreira depois de anos de labuta sem retorno.
O nascimento da estrela cinematográfica aconteceu nos primórdios do cinema mudo, quando os estúdios perceberam que os atores/atrizes eram os principais responsáveis pela bilheteria dos filmes. Tratados como mercadoria, passaram a ser fabricados. Surgiu, assim, a “máquina de estrelas”, que permitia descobrir potenciais estrelas, formatá-las, vendê-las através da imprensa e sustentá-las.
O temperamento inconstante das atrizes, o gosto volátil do público e outros fatores imprevisíveis, não eram obstáculos para os estúdios, cujos meios justificavam o fim: o lucro. Mas nem sempre funcionava. Muitas estrelas inventadas foram rejeitadas, embora muitas vezes tivessem talento, beleza ou outros atributos. Por exemplo, Darryl F. Zanuck, o poderoso chefão da 20th Century-Fox, tentou de tudo, gastando milhões, para promover suas amantes - Bella Darvi, Juliette Gréco e Irina Demick -, e não deu certo; Samuel Goldwyn errou feio ao apostar na russa Anna Sten como a nova Greta Garbo; Joseph Kane se esforçou para dar visibilidade a Vera Ralston; o excêntrico milionário Howard Hughes investiu sem sucesso em Faith Domergue, Carla Balenda e Gloria DeHaven; Otto Preminger apostou erroneamente em Maggie McNamara e Jean Seberg; Hal B. Wallis tentou com Joan Leslie e Lizabeth Scott.
O nascimento da estrela cinematográfica aconteceu nos primórdios do cinema mudo, quando os estúdios perceberam que os atores/atrizes eram os principais responsáveis pela bilheteria dos filmes. Tratados como mercadoria, passaram a ser fabricados. Surgiu, assim, a “máquina de estrelas”, que permitia descobrir potenciais estrelas, formatá-las, vendê-las através da imprensa e sustentá-las.
tuesday weld |
O temperamento inconstante das atrizes, o gosto volátil do público e outros fatores imprevisíveis, não eram obstáculos para os estúdios, cujos meios justificavam o fim: o lucro. Mas nem sempre funcionava. Muitas estrelas inventadas foram rejeitadas, embora muitas vezes tivessem talento, beleza ou outros atributos. Por exemplo, Darryl F. Zanuck, o poderoso chefão da 20th Century-Fox, tentou de tudo, gastando milhões, para promover suas amantes - Bella Darvi, Juliette Gréco e Irina Demick -, e não deu certo; Samuel Goldwyn errou feio ao apostar na russa Anna Sten como a nova Greta Garbo; Joseph Kane se esforçou para dar visibilidade a Vera Ralston; o excêntrico milionário Howard Hughes investiu sem sucesso em Faith Domergue, Carla Balenda e Gloria DeHaven; Otto Preminger apostou erroneamente em Maggie McNamara e Jean Seberg; Hal B. Wallis tentou com Joan Leslie e Lizabeth Scott.
O controle exercido era tal que se tornou rotina as estrelas viverem o seu tempo quase todo no estúdio ou controlado por ele. Durante décadas, a máquina funcionou na perfeição e só com o fim dos grandes estúdios, na década de 50, chegou ao fim. Embora a figura da estrela ainda perdure até nossos dias, o seu contexto e, em particular, o seu glamour, estão longe da época dourada de Hollywood.
Ninguém nasce estrela. Uma jovem atriz é
obrigada a passar pelas provações do anonimato. A batalha pelo estrelato exige
rituais de beleza, dezenas de testes, aparecer sempre deslumbrante em locais
públicos, seduzir a imprensa e papéis relevantes. Casar com poderosos
produtores ou diretores ajuda muito, como aconteceu com Norma Talmadge, Norma
Shearer, Marlene Dietrich, Jennifer Jones, Sophia Loren, Joan Bennett, Lauren
Bacall, Giulietta Masina, Brigitte Bardot, Claudia Cardinale, Silvana Mangano,
Monica Vitti, Vanessa Redgrave etc.
Deitar com magnatas da indústria cinematográfica é também um atalho possível para garotas ambiciosas. Louis B. Mayer, da Metro-Goldwyn-Mayer, era conhecido por levar suas jovens atrizes para a cama. Joan Crawford foi uma delas. Assim como Marilyn Monroe, que fez das tripas coração para alcançar o glamour máximo, oferecendo o formoso corpo para “gatos e cachorros”.
Deitar com magnatas da indústria cinematográfica é também um atalho possível para garotas ambiciosas. Louis B. Mayer, da Metro-Goldwyn-Mayer, era conhecido por levar suas jovens atrizes para a cama. Joan Crawford foi uma delas. Assim como Marilyn Monroe, que fez das tripas coração para alcançar o glamour máximo, oferecendo o formoso corpo para “gatos e cachorros”.
Listo, aqui, quinze atrizes que chegaram perto
do estrelato. Elas rodaram alguns longas de destaque, estamparam publicações,
algumas até ganharam o Oscar, mas nunca chegaram ao mais alto degrau da fama.
São QUASE ESTRELAS. Dê uma conferida e responda: qual delas acha que foi
injustiçada e merecia o estrelato?
ALI MacGRAW
(n. em 1939)
(n. em 1939)
Melhores Momentos:
“Love Story – Uma História de Amor / Love
Story” (1970), “Os Implacáveis / The Getaway” (1972), “Comboio / Convoy” (1978)
Concorreu ao Oscar de Melhor Atriz por
“Love Story”;
Globo de Ouro de Melhor Atriz – Drama
por “Love Story”
David di Donatello de Melhor Atriz
Estrangeira por “Love Story”
ANNE FRANCIS
(1930 - 2011)
Melhores Momentos:
“Conspiração do Silêncio / Bad Day at Black
Rock” (1955), “Qual Será o Nosso Amanhã? / Battle Cry” (1955), “Sementes da
Violência / Blackboard Jungle” (1955), “Deus é Meu Juiz / The Rack” (1956)
DANA
WYNTER
(1931 - 2011)
Melhores
Momentos:
“Vampiro de
Almas / Invasion of the Body Snatchers” (1956), “O Dia D / D-Day the Sixth of
June” (1956), “Sangue Sobre a Terra / Something of Value” (1957), “Afundem o
Bismarck / Sink the Bismarck!” (1960)
Globo de Ouro de Talento Promissor Feminino
de 1956
EVA MARIE SAINT
(n. em 1924)
Melhores Momentos:
“Sindicato de Ladrões / On the Waterfront”
(1954), “Intriga Internacional /North by Northwest” (1959), “Exodus / Idem”
(1960), “Anjo Violento / All Fall Dawn” (1962)
Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Sindicato
de Ladrões”
ELLA RAINES
(1920 - 1988)
Melhores Momentos:
“Herói de Mentira / Hail the Conquering Hero”
(1944), “Caprichos do Destino / The Strange Affair of Uncle Harry” (1945),
“Brutalidade / Brute Force” (1947)
FAY WRAY
(1907 - 2004)
Melhores Momentos:
“King Kong / Idem” (1933), “O Conde de Monte
Cristo / The Countess of Monte Cristo” (1934), “Viva Villa! / Idem” (1934), “As
Aventuras de Cellini / The Affairs of Cellini” (1934)
FRANCES DEE
(1909 - 2004)
Melhores Momentos:
“Quatro Irmãs / Little Women” (1933),
“Escravos do Desejo / Of Human Bondage” (1934), “Almas no Mar / Souls at Sea”
(1937), “A Morta-Viva / I Walked with a Zombie” (1943)
GLORIA GRAHAME
(1923 - 1981)
Melhores Momentos:
“Rancor / Crossfire” (1947), “No Silêncio da
Noite / In a Lonely Place” (1950), “Assim Estava Escrito / The Bad and the
Beautiful” (1952), “Os Corruptos / The Big Heat” (1953), “Os Saltimbancos / Man
on a Tightrope” (1953)
Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por
“Assim Estava Escrito”
HOPE LANGE
(1931 - 2003)
Melhores Momentos:
“Nunca Fui Santa / Bus Stop” (1956), “A
Caldeira do Diabo / Peyton Place” (1957), “Os Deuses Vencidos / The Young Lions”
(1957), “Dama por um Dia / Pocketful of Miracles” (1961)
Concorreu ao Oscar de Melhor Atriz
Coadjuvante
por “A Caldeira do Diabo”
JOAN LESLIE
(n. em 1925)
Melhores Momentos:
“Seu Último Refúgio / High Sierra” (1941),
“Sargento York / Sergeant York” (1941), “A Canção da Vitória / Yankee Doodle
Dandy” (1942)
MONA FREEMAN
(n. em 1926)
Melhores Momentos:
“Tarde Demais / The Heiress” (1949), “Marca
Rubra / Branded” (1950), “Alma em Pânico / Angel Face” (1952), “Qual Será o
Nosso Amanhã? / Battle Cry” (1956)
PIPER LAURIE
(n. em 1932)
Melhores Momentos:
“Sinfonia Prateada / Has Anibody Seen My Girl”
(1952), “Famintas de Amor / Until They Sail” (1957), “Desafio à Corrupção / The
Hustler” (1961), “Carrie, a Estranha / Carrie” (1976)
Concorreu ao Oscar de Melhor Atriz por
“Desafio à Corrupção”
Concorreu ao Oscar de Melhor Atriz
Coadjuvante por “Carrie, a Estranha”
Concorreu ao Oscar de Melhor Atriz
Coadjuvante por “Filhos do Silêncio”
Globo de Ouro de Melhor Atriz
Coadjuvante de Tv por “Twin Peaks”
TERESA WRIGHT
(1918 - 2005)
Melhores Momentos:
“Pérfida / The Little Fox” (1941), “Rosa da Esperança / Mrs. Miniver” (1942), “À Sombra de Uma Dúvida / Shadow of a Doubt” (1943), “Os Melhores Anos de Nossas Vidas / The Best Years of Your Lives” (1946), “Papai Não Quer / The Actress” (1953)
“Pérfida / The Little Fox” (1941), “Rosa da Esperança / Mrs. Miniver” (1942), “À Sombra de Uma Dúvida / Shadow of a Doubt” (1943), “Os Melhores Anos de Nossas Vidas / The Best Years of Your Lives” (1946), “Papai Não Quer / The Actress” (1953)
Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por
“Rosa da Esperança”
Concorreu ao Oscar de Melhor Atriz
Coadjuvante por “Pérfida”
Concorreu ao Oscar de Melhor Atriz por
“Ídolo, Amante e Herói”
TERRY MOORE
(n. em 1929)
Melhores Momentos:
“A Cruz da Minha Vida / Come Back, Little Sheba”
(1952), “Os Saltimbancos / Man on a Tightrope” (1953), “Rebelião na Índia /
King of the Khyber Rifles” (1953), “A Caldeira do Diabo / Peyton PLace” (1957)
Concorreu ao Oscar de Melhor Atriz
Coadjuvante
por “A Cruz de Minha Vida”
TUESDAY WELD
(n. em 1943)
Melhores Momentos:
“A Mesa do Diabo / The Cincinnati Kid”
(1965), “O Despertar Amargo / Pretty Poison” (1968), “O Pecado de Um Xerife / I
Walk the Line” (1969), “À Procura de Mr. Goodbar / Looking for Mr. Goodbar”
(1977), “Era Uma Vez na América / Once Upon a Time in America” (1984)
Concorreu ao Oscar de Melhor Atriz
Coadjuvante
por “À Procura de Mr. Goodbar”
Globo de Ouro de Talento Promissor
Feminino de 1960
41 comentários:
Bom post. Realmente gostaria de saber o que faz de uma atriz uma estrela. Muitas dessas aí eram tão talentosas como uma Monroe ou uma Taylor mas não viraram estrelas. O motivo? Ninguém sabe, coisas do público.
Excelente post Antonio,fazendo a mesma pergunta do J. Abreu qual o motivo dessas atrizes citadas não virarem "estrelas"? acho que são tantos fatores... eu sempre achei a Piper Laurie(excelente em Carrie),Gloria Grahame,Anne Francis e a Ali Macgraw(li por ai que ela queimou sua carreira por causa do casamento fracassado com o Steve Mcqueen)atrizes interessantes.
Abç
Ola amigo do coração,que bom lembrar estas atrizes que não se tornaram estrelas.Conheço todas mas algumas já quase esquecidas por mim.Gostava muito de Ali Mc Graw,seria para ela meu voto.Quanto á Terry Moore,vi algumas fotos tempos atrás na internet {eu acho] e estava radicalmente diferente,parecia até outra pessoa.Fiquei pensando se não seria engano meu.Sabes algo á respeito?.Uma boa-noite e meu maior abraço.SU.
o problema da Ali foi ser casada com o MacQueen no auge da paranóia dele...incluiria na lista Margot Kidder,a eterna Lois Lane
CONHECI DANA WINTER QUANDO ASSISTI VAMPIROS DE ALMA!
MAIS UM EXCELENTE POSTER, PARABÉNS, NAHUD!
COM A DEVIDA VENIA,TODAS CITADAS POR VOCÊ, FORAM ESTRELAS, MAS NÃO ESTRELAS DE 1ªGRANDEZA, POR MOTIVOS POUCO ESCLARECEDORES!
VOCÊ CITOU 15, MAS PODERIA CITAR CENTENAS DELAS, QUE FORAM ESTRELAS, MAS NÃO COSEGUIRAM LUZIR COMO MUITAS DELAS MERECERIAM...
DAS CITADAS PENSO QUE TUESDAY WELD, EVA MARIE SAINT, GLORIA GRAHAME,PIPER LAURIE E TERESA WRIGHT, PODERIAM TER ATINGIDO O ESTRELATO NA ACEPÇÃO DO TERMO...
Gloriosa Gloria Grahame!
ANNE FRANCIS: UM DOCINHO, MAS POUCO VALORIZADA!TERESA WRIGHT: UMA GRANDE ATRIZ QUE MERECIA MUITO MAIS...GLORIA GRAHAME: LE FEMME FATALE, QUE MERECIA ESTAR NO PRIMEIRO PATAMAR!
Post INTERESSANTÍSSIMO! Parabéns, mais uma vez!
Interessante. Mas acho que algumas das atrizes mostradas simplesmente não quiserem aderir ao esquema do star system e seguiram carreiras de atrizes, não se importando com ser estrelas, apesar da beleza, casos de Eve Marie Saint e Teresa Wright. Teresa é citada em "Fascinado pela beleza", livro de D. Spoto sobre Hitchcock, como muito séria, competente e profissional, e sem nenhuma vontade de fazer charme e fotos publicitárias como os estúdios pediam. Creio que o texto teria sido melhor se houvesse tomado esse caminho - o de discutir as opções diferentes para as que queriam ser atrizes e as que aspiravam ao estrelato. As primeiras, via de regra, se aproximavam mais da arte da interpretação (muitas vezes aderindo ao teatro), e as segundas ficavam no glamour e na beleza, sem jamais fazerem papéis muito sérios ou, fazendo-os, sem convencerem plenamente, casos de Lana Turner, Ava Gardner, e outras mulheres cuja beleza sempre foi superior ao seu talento.
Para mim todas são Estrelas, porque se tornaram parte de meu dia a dia cinéfilo. FAY WRAY? Estrela que contracenou com Gary, e teve a sorte de tê-los nos braços, rs
Gostei da matéria amigo, parabéns!
Antonio, gostei demais de você ter lembrado dessas quase estrelas, pois elas um dia brilharam em algumas importantes produções.
Esqueci de dar meu voto: GLORIA GRAHAME! Fez filmes muito bons. Mas também não esquecemos da Faye Wray. Não é qualquer uma que teve como homenagem no dia em que morreu as luzes apagadas do Empire State!
Pior que ser estrela e depois perder o sucesso é nunca chegar ao estrelato, mas eu achei que Eva Marie Saint tinha conseguido... Abraços.
Dessas, Gloria Grahame, sem dúvidas!!!!1
caro antonio, pa um ator/atrriz nao basta apenas decorar e declamar texto, e necesario, mais que tudi em determiandos papais, um rosto expresivo e foi por isso que o renomado diretor austriaco Otto Preminger ecalou Jean seberg como Joanna D'arc, e depois em Bon Jour Tristesse, lembra dese filme? Aquele., assim como O Magico de Oz e metade a coes e metade em preto e branco, o pasado e colorido,enquantoi o presente é triste, cinzento, como é duro convver com uma magoa. À pouco, vi uma entrevista cm Tippi Hedren, na Rai Italia, esteve naquele pais pra promover o filme que fala justamte da filmagens de marnei e dizia como o mestre do suspense era cruel, e obscessivo nao permitiu que Heddren ex modelo fosse receber em NY um premio da associaçao e foi bestila, no maus sentido tbem clo vera Miles, que dedivoa ter atuado em Um corpo que cai, zombou da gravides dela, vc deve saber, e um detalhe, na cena do tiro de festim em Intriga Internacional, um gaorto que servia di figurante durante as filmagens tapou os ouvidos e nao foi retirada a cena. Ally macgraw, lembro dela em Combio, de sam peckinaph
Dana Wynter. Maravilhosa em tudo que fez, especialmente em Afundem o Bismarck.
Gosto de Ali Mc Graw e Fay Wray.
Da lista, acredito que Gloria Grahame e Eva Marie Saint eram as mais talentosas.
Ali McGraw teve fama pelo grande sucesso de "Love Story" e pelo casamento com Steve McQueen, mas era fraca como atriz.
Por final, Tuesday Weld e Piper Laurie após a meia-idade se especializaram em papéis de mulheres complicadas ou malucas, assim ficando marcadas, o que geralmente acaba com a carreira de qualquer estrela.
Abraço
Bah. Eu achava que a Ali era uma estrela. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas, com exceção dela, sempre que vejo fotos de quase=estrelas compreendo perfeitamente porque não se tornaram icônicas. Parece que falta aquele algo mais...
Muito boa esta matéria Antonio Muitas curiosidades sobre algumas quase estrelas, ou melhor, estrelas com os seus alguns minutos de fama, por exemplo, não sabia que a Ali MacCraw já era tão idosa. 1939?! E só consigo associá-la com Love Story, rs!
A EVA MARIE SAINT é ótima. Acho-a subestimada até. Fez ótimos filmes e sempre teve carisma, sensualidade e presença. Em Intriga Internacional ela arrasa! Até mesmo o Hitch poderia ter trabalhado mais vezes com ela.
Abs.
Tuesday Weld e EVA MARIE SAINT sao impagáveis para mim! Nao desmerecendo as outras, óbvio.
Muito interessante!!
Olá.
A ali Mc Graw sempre será uma das minhas atrizes preferidas. Sei que ela tinha carisma , vigor e talento. Infelizmente não se pode ter tudo na vida e Ali não estava preparada para tanto sucesso e exposição. Acredito que foi por isto que sua carreira não deslachou conforme todos esperavam.
Outra atriz que eu gosto muito é a Donna Reed. Ela também viveu um período fértil no cinema com papéis como "The picture of Dorian Gray" (1945) e " It's a wonderful life" ( 1946). Depois de um tempo Donna dá uma grande reviravolta em sua carreira com o clássico "From here to eternity" (1953) e ganha o Oscar de melhor atriz coadjuvante por este filme . Isto mesmo. Só que parece que depois do Oscar sua carreira ao invés de brilhar lentamente se ofuscou com papéis de menor visibilidade no cinema. Uma pena mesmo.
Bem, eu acho que Gloria Grahame e Tereza Wright são estrelas, sim. Fizeram história e grandes filmes. GloriA, ADORO-A!
Belo assunto, Antonio,
parabéns!!!
Dani
muitas são as musas inesquecíveis mas que não foram rotuladas como estrelinhas. Barbara Steele, Maila Nurmi, Linda Blair, Lina Romay e outras.
É uma verdadeira torre de babel para escalar para chegar o estrelato por lá. As vezes a atriz ou ator faz muito mais sucesso em seu país de origem do que em território americano.
Than you Antonio!
Dessas, só me recordo da Anne Francis (por sua atuação em Funny Girl) e da Teresa Wright (em Espíritos Indômitos ao lado de Marlon Brando). Ambas, ótimas atrizes!
Dessas que você citou, considero a mais injustiçada a Eva Marie Saint. Talentosa e bonita, ao menos teve a glória de fazer Sindicato de Ladrões, mas merecia sim alcançar o topo do estrelato. Tinha bem mais talento do que uma Ava Gardner, por exemplo. Abraço!
NARUH . TEM COMO FAZER A LISTA DOS ATORES QUE QUASE SE TORNARAM ESTRELAS?
acho que a expressão "merecer o estrelato" é rastilho de polêmica. Porque mesmo para muitas das estrelas o estrelato foi karma, não prêmio. Peguemos Marilyn, que sempre quis sair do estereótipo da loira burra e sonhava fazer personagens mais densos, mais humanos, e as pessoas zombavam dela, de suas preocupações intelectuais, cruelmente. Durante muitos anos, mulher bonita sempre foi tachada como burra, automática e necessariamente, no mundo de Hollywood. Hoje cultuamos o glamour sem lembrar o quanto ele custava para essas mulheres, porque tinham que ser lindas, gostosas e produzidas, mas esquecidas e negligenciadas como seres humanos que eram. Lembrar Rita Hayworth, que disse uma frase imortal: "Os homens casam com "Gilda", mas acordam comigo..."
Conheço e gosto de muitas delas, aquelas que tiveram pelo menos um papel de destaque, como Grahame, Wray, Wright, Saint, Dee e Laurie. Não sei qual eu desejaria que tivesse uma carreira mais brilhante, é uma difícil escolha!
Abraços!
Da matéria, as injustiçadas são: Teresa Wright, Eva Marie Saint e a Gloria Grahame. Mas a Teresa nunca quis ser estrela. Foi uma opção.
Esqueceram da Donna Reed e da Geraldine Fitzgerald.
Com toda sinceridade, não me vêm à memória, assim logo de cara, nenhuma das 15.
Mas eu gostaria de lembrar que vemos o mesmo tipo de situação aqui no Brasil, com atrizes estreantes que pretendem protagonizar novelas das 9 na Globo. Sem dúvidas que 90% dos atores e atrizes do Brasil veem a interpretação de um personagem principal de uma novela das 9 da Globo como uma verdadeira coroação. Como essas jovens deviam ver a interpretação de uma heroína principal de um filme de Hollywood.
Querido, sinto discordar... mas lagumas delas foram estrelas... Wray, Wright, Grahame... só para citar algumas...
Sempre gostei muito de Twesday Weld e Hope Lange.
Raines had a remarkable on-screen intelligence. I always get the idea that the characters she played are thinking about a lot more than just what's in the script.
Daqui eu logo reconheci a Teresa Wright pelo filme do Hitchcock. Por mais que essas atrizes não tenham feito grande sucesso, é bem possível que tenha marcado a experiência de alguns com certos filmes.
Que bom que você fez esse contato comigo. Já estava com saudades.
Minha favoritíssima: Gloria Grahame. Linda, charmosa, sexy, fascinante, luminosa e talentosa. Pra mim ela é uma estrela.
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