julho 24, 2016

********************* Na PRISÃO: 33 FILMES

burt lancaster em brutalidade

O universo cruel do sistema carcerário desde sempre foi denunciado pelo cinema. Geralmente conquista o espectador, resultando em campeões de bilheterias. Muitos desses filmes criminais são clássicos, cults, agradam legiões de cinéfilos. Numa temática focada na ambiguidade humana, joga-se a liberdade individual limitada versus a justiça (às vezes, injusta), vingança versus redenção, violência versus tensão.

Histórias duras, difíceis de engolir, conduzindo excelentes filmes e interpretações à flor da pele. Narrativa sufocante retratando celas claustrofóbicas, detentos inconformados, ambiente sórdido, refeitório barulhento, dinâmica neurótica entre prisioneiros e guardas, amizades que se estreitam, gangues rivais, tumultos, planos de fuga, traições, visitas emocionadas, violência, tortura, estupro, motins, suicídio, morte.

Ao rever o sombrio “O Expresso da Meia-Noite” (1978), de Alan Parker, descubri que faço parte dos fãs do tema carcerário traduzido em expressão cinematográfica. Aproveitei o embalo, listando os mais marcantes filmes “entre grades” que eu me lembro. Deixei de fora campos de concentração na Primeira ou Segunda Guerra Mundial. Desse tema barra-pesada, recomendo 33 filmes e, naturalmente, muitos ficaram de fora. A ideia é esboçar um panorama consistente do drama criminal presidiário cinematográfico. O que acha? Qual desses filmes já assistiu? A democrática listinha a seguir, unida pela temática, reúne longas-metragens para todos os públicos.

(por ordem cronológica)

20.000 MIL ANOS em SING SING (20.000 Years in Sing Sing, 1932), direção de Michael Curtiz. País: EUA. Com Spencer Tracy, Bette Davis e Louis Calhern.

Baseado em um livro de Lewis E. Lawes, diretor da legendária penitenciária de Sing Sing de 1920 a 1941. Na trama, condenado ao infernal local espera que amigos influentes consigam sua liberdade. Quando finalmente acontece, presencia a namorada (Davis em início de carreira) assassinar um mafioso e fugir. Ele é responsabilizado pelo crime. O papel do arrogante presidiário inicialmente foi oferecido a James Cagney. Davis adorou Tracy, declarando que seria um prazer voltar a atuar com ele. Infelizmente não aconteceu.


O PRISIONEIRO da ILHA dos TUBARÕES (The Prisoner of Shark Island, 1936), direção de John Ford. País: EUA. Com Warner Baxter, Gloria Stuart, Harry Carey e John Carradine.

Poucas horas depois do assassinato do presidente Abraham Lincoln, médico cuida de um ferido que bate na sua porta. Ele não tem ideia de que o presidente está morto e que trata do seu assassino. É preso por cumplicidade, condenado à prisão perpétua. Nas mãos do mestre John Ford, a implacabilidade da verdade contra a máquina trituradora da (in) justiça e da mentira. Gloria Stuart tinha 26 anos na época. Em 1997, aos 87 anos de idade, faria a idosa Rose de “Titanic / idem”.


SAN QUENTIN (idem, 1937), direção de Lloyd Bacon. País: EUA. Com Pat O’Brien, Ann Sheridan e Humphrey Bogart.

Ex-oficial do exército aceita emprego como guarda da prisão de San Quentin. O irmão de sua namorada, preso por roubo, tenta utilizá-lo a seu favor. Num dos seus primeiros papéis de destaque, Bogart faz o cínico marginal de plantão. Filmado em locações na San Quentin State Prison .


CHÉRI-BIBI - de VOLTA à ILHA do DIABO (Chéri-Bibi, 1938), direção de Léon Mathot. País: França. Com Pierre Fresnay, Jean-Pierre Aumont e Marcel Dalio.

Segunda versão do famoso romance de Gaston Leroux. Além de três filmes, o livro seria adaptado pela quarta vez nos anos setenta, desta vez como uma minissérie. Aumont, astro romântico da época, faz o sobrinho de um milionário, falsamente acusado do assassinato de seu tio. Na colônia penal faz amizade com o líder dos encarcerados e juntos planejam fugir.  A história é meio confusa e o bom elenco não está nos seus melhores dias, mas o filme tem seu interesse. No elenco, o talentoso Marcel Dalio, pouco antes de se mudar para Hollywood fugindo dos nazistas. 


DIAS SEM FIM (Castle on the Hudson, 1940), direção de Anatole Litvak. País: EUA. Com John Garfield, Ann Sheridan, Pat O’Brien e Burgess Meredith.

Mafioso condenado à prisão de Sing Sing espera a liberdade condicional prometida por amigos políticos. Problemático, ao admitir que foi abandonado se esforça para melhorar sua conduta. Quando a namorada é ferida em um acidente, ele consegue autorização para vê-la. A situação se torna crítica ao encontrar o responsável por sua prisão. Direção competente de Litvak. O primeiro papel protagonista do excelente Garfield, que morreria jovem, aos 39 anos.


BRUTALIDADE (Brute Force, 1947), direção de Jules Dassin. País: EUA. Com Burt Lancaster, Hume Cronyn, Charles Bickford, Yvonne De Carlo, Ann Blyth e Ella Raines.

O filme máximo abordando o tema. Liderado por gangster, seis homens que dividem uma cela planejam se vingarem do sádico diretor da prisão. O talentoso Dassin, injustamente esquecido, logo depois teria de ir embora dos EUA ao cair na malha fina da “caça às bruxas” do macarthismo. Fez carreira na Europa. À exceção das lembranças, todo o resto da história se passa na prisão, uma sociedade repressiva e masculina cercada por muros. Elenco perfeito. Roteiro de Richard Brooks.


À MARGEM da VIDA (Caged, 1950), direção de John Cromwell. País: EUA. Com Eleanor Parker, Agnes Moorehead, Hope Emerson, Jan Sterling e Jane Darwell.

Aos 19 anos, garota é presa por cumplicidade de assalto a banco. Apesar dos esforços amigáveis da diretora da penitenciária, ela sofre nas mãos da perversa carcereira, mudando seu comportamento afável ao encarar a nova realidade. Taça Volpi de Melhor Atriz no Festival de Veneza. Hope Emerson brilha como a carcereira sádica e lésbica. Ela e Parker concorreram, respectivamente, ao Oscar de Atriz Coadjuvante e Atriz.


CANÇÃO de AMOR (Un Chant d’Amour, 1950), direção de Jean Genet. País: França. Com Java e Coco Le Martiniquais.

Dois presos em completo isolamento, separados por paredes de grossa espessura, necessitados de contato humano, concebem um jogo amoroso de comunicação. Único filme - um curta de 26 min. - dirigido pelo escritor maldito francês Jean Genet. Poético e audacioso.


MULHERES CONDENADAS (Women’s Prision, 1955), direção de Lewis Seiler. País: EUA. Com Ida Lupino, Jan Sterling, Audrey Totter, Phyllis Thaxter e Juanita Moore.

O cotidiano de uma penitenciária feminina de segurança máxima, separada da ala masculina por um alto muro. Uma nova prisioneira, frágil e decente, descobre estar grávida. Realismo e interpretações explosivas de todo o elenco, destacando-se Ida Lupino como a diretora sádica e inflexível, Sterling e Totter.


QUERO VIVER (I Want to Live!, 1958), direção de Robert Wise. País: EUA. Com Susan Hayward, Simon Oakland e Theodore Bikel.

Prostituta acusada de assassinato, apesar de se declarar inocente e apresentar álibi, acaba sendo sentenciada à morte. O caso é acompanhado por um psiquiatra e um repórter, que acreditam na inocência da ré. Baseado em fatos reais. Drama muito bom. Expressiva direção de Wise. Ganhou o Oscar, Globo de Ouro, David di Donatello e Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York de Melhor Atriz.


INFERNO na CIDADE (Nella Città L’Inferno, 1959), direção de Renato Castellani. Países: Itália e França. Com Anna Magnani, Giulietta Masina, Renato Salvatori e Saro Urzi.

Dona de casa, injustamente acusada de roubo e trancada numa prisão em Roma, corrompe-se entre prostitutas, assassinas e ladras. Poderosas atuações de Magnani (David di Donatello de Melhor Atriz) e Masina. Drama duro, realista.


A um PASSO da LIBERDADE (Le Trou, 1960), direção de Jacques Becker. Países: França e Itália. Com Michel Constantin e Philippe Leroy.

Quatro companheiros de cela planejam uma meticulosa fuga quando são surpreendidos pela introdução de mais um preso no cubículo. A dúvida assombra o grupo. Podem confiar no estranho que acabou de ser transferido? Tensão e realismo no último filme dirigido pelo magistral Becker. Revela a arte de filmar, de contar uma fuga.


O HOMEM de ALCATRAZ (Birdman of Alcatraz, 1962), direção de John Frankenheimer. País: EUA. Com Burt Lancaster, Karl Malden, Thelma Ritter e Edmond O’Brien.

Condenado injustamente à prisão perpétua, isolado numa cela, encontra um filhote de pardal que lhe dá uma razão para viver. Torna-se especialista em pássaros, reconhecido internacionalmente. Ainda assim sua liberdade é negada. Pelo trabalho denso, Lancaster levou a Taça Volpi de Melhor Ator em Veneza e concorreu ao Oscar.


A SANGUE FRIO (In Cold Blood, 1967), direção de Richard Brooks. País: EUA. Com Robert Blake, Scott Wilson e John Forsythe.

Tenta compreender as motivações por trás de um massacre sem sentido. No caso, a morte a sangue frio de quatro membros de uma família, em 1959. O fato, real, foi documentado em forma de romance por Truman Capote em 1966 e tornou-se um sucesso editorial. A fim de conseguir maior realismo, o filme foi rodado quase inteiramente nos locais onde aconteceram os fatos e em austero preto e branco. O diretor construiu uma narrativa sem sensacionalismo, sóbria. Recebeu quatro indicações ao Oscar da Academia, duas para a direção e o roteiro de Brooks, uma para a fotografia de Conrad L. Hall e a outra para a trilha sonora de Quincy Jones. Melhor Direção do National Board of Review.


REBELDIA INDOMÁVEL (Cool Hand Luke, 1967), direção de Stuart Rosenberg. País: EUA. Com Paul Newman, George Kennedy, Jo Van Fleet e Dennis Hopper.

Num de seus melhores papéis, o belo Newman é preso por dirigir embriagado. Durão, enfrenta a todos e se recusa a ser quebrado, escapando e sendo preso novamente várias vezes. Ao desafiar a realidade da prisão acaba se tornando um exemplo de resistência e perseverança para seus colegas. O astro de olhos azuis vive o prisioneiro mais sagaz do cinema, totalmente sem limites. Ganhou aqui uma de suas dez indicações ao Oscar, mas só venceria o prêmio em 1987, por “A Cor do Dinheiro / The Color of Money”.


PAPILLON (idem, 1974), direção de Franklin J. Schaffner. Países: França e EUA. Com Steve McQueen, Dustin Hoffman e Victor Jory.

Grande sucesso marcado por atuações inesquecíveis de McQueen e Hoffman. “Papillon”, que em francês quer dizer borboleta, mostra a saga de prisioneiro que, na luta contra um sistema desumano e cruel, faz o impossível para fugir da terrível Ilha do Diabo, cercado por uma floresta impenetrável na Guiana Francesa. Roteiro de Dalton Trumbo baseado em autobiografia do fugitivo Henri Charrière, narra também os retornos dolorosos ao presídio e a brutalidade do confinamento. Magnífico. Injustamente esquecido pelas premiações.


O EXPRESSO da MEIA-NOITE (Midnight Express, 1978), direção de Alan Parker. Países: Inglaterra e EUA. Com Brad Davis, Irene Miracle, Bo Hopkins e John Hurt.

Ao visitar a Turquia, um estudante norte-americano trafica haxixe, prendendo-o debaixo de suas roupas. O plano acaba não dando certo e ele é detido, com sua vida se transformando em um pesadelo. Brutalmente espancado e jogado em uma imunda prisão, espera ser libertado. Levado a um novo julgamento, é condenado a uma longa pena. Só lhe resta mergulhar num inferno de torturas, atrocidades e loucura. Roteiro do futuro cineasta Oliver Stone. O resultado é um filme vigoroso, ganhador de dois Oscar e seis Globo de Ouro (Inclusive Melhor Filme-Drama). Atenção para a famosa trilha sonora de Giorgio Moroder e a comovente atuação do inglês John Hurt.


ALCATRAZ – FUGA IMPOSSÍVEL (Escape from Alcatraz, 1979), direção de Don Siegel. País: EUA. Com Clint Eastwood, Patrick McGoohan e Roberts Blossom.

Última parceria de Eastwood com o talentoso diretor Siegel. Ele é um condenado que já escapou de várias prisões enviado para a ilha de Alcatraz, de onde ninguém escapa com vida. Pacientemente arquiteta seu plano de fuga. O filmaço dramatiza a fuga real ocorrida em 1962. Marca a estreia de Danny Glover no cinema.


BRUBAKER (Idem, 1980), direção de Stuart Rosenberg. País: EUA. Com Robert Redford, Yaphet Kotto e Morgan Freeman.

Na prisão sulista de Wakefield, o novo diretor chega disfarçado de prisioneiro e assim convive com os detentos, podendo apurar todos os tipos de corrupções e ilegalidades que imperam na instituição. Quando ele se revela, encontra uma oposição velada, pois suas ideias reformistas contrariam vários interesses políticos e financeiros. Baseado em fatos reais, esse longa foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Boa atuação de Redford.


FUGA de NOVA YORK (Escape from New York, 1981), direção de John Carpenter. Países: Inglaterra e EUA. Com Kurt Russell, Lee Van Cleef, Ernest Borgnine e Donald Pleasence.

No futuro, ano de 1997, Manhattan foi transformada em uma prisão de segurança máxima.  O avião presidencial cai nela e um ex-combatente de guerra, condenado por roubo, é enviado para em 24 horas resgatar o presidente em troca da sua liberdade. Eletrizante ficção-científica. Gerou a sequência “Fuga de Los Angeles / Escape from L.A.” (1996), também dirigida pelo mestre Carpenter.


DAUNBAILÓ (Down by Law, 1986), direção de Jim Jarmusch. Países: EUA e Alemanha. Com Tom Waits, John Lurie e Roberto Benigni.

Ao caírem numa armação da polícia, dois sujeitos vão dividir uma cela na prisão. Um é cafetão de baixa categoria que se envolveu erroneamente num esquema de corrupção de menores, enquanto o outro é um ex-radialista que, expulso de casa pela namorada, aceita um serviço de transportar um carro, sem saber que tinha um defunto no porta-malas. Mais um filme excêntrico de Jarmusch, mostrando a estranha e cômica relação da dupla, acrescentando mais um companheiro de cela. Os três planejam uma fuga inusitada. Aplaudido pela crítica. Fotografia intensa de Robby Müller.


Em NOME do PAI (In the Name of the Father, 1993), direção de Jim Sheridan. Países: Irlanda, Inglaterra e EUA. Com Daniel Day-Lewis, Pete Postlethwaite e Emma Thompson.

Em 1974, um atentado a bomba organizado pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub nos arredores de Londres. Um jovem rebelde irlandês é injustamente preso e condenado pelo crime. Seu pai tenta ajudá-lo e também é condenado, mas pede ajuda a uma advogada que investiga as irregularidades do caso. Baseado em fatos reais, este drama tem interpretações de tirar o chapéu de Daniel Day-Lewis, Emma Thompson e Pete Postlethwaite. Leão de Ouro em Berlim, entre outros prêmios e indicações, como sete ao Oscar e quatro ao Globo de Ouro.


Um SONHO de LIBERDADE (The Shawshank Redemption, 1994), direção de Frank Darabont. País: EUA. Com Tim Robbins e Morgan Freeman.

Em 1946, um jovem e bem sucedido banqueiro tem a sua vida radicalmente modificada quando passa a cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio. Enquanto pensam em fuga, ambos lidam com um cotidiano opressor e violento. Inspirado em conto de Stephen King. Indicado a sete Oscar, entre eles o de Melhor Filme. Fabulosas interpretações de Robbins e Freeman.


À ESPERA de um MILAGRE (The Green Mile, 1999), direção de Frank Darabont. País: EUA. Com Tom Hanks, Michael Clarke Duncan e David Morse.

Baseado em história de Stephen King, apresenta o chefe da guarda de um corredor da morte durante o ano de 1935. Ele faz amizade com um prisioneiro acusado de estuprar e matar duas meninas. Quatro indicações ao Oscar e uma ao Globo de Ouro são apenas alguns reflexos desse sucesso, com Hanks e Duncan em atuações memoráveis.


A ÚLTIMA FORTALEZA (The Last Castle, 2001), direção de Rod Lurie. País: EUA. Com Robert Redford, James Gandolfini e Mark Ruffalo.

Um militar de alta patente, condenado injustamente à prisão, passa a enfrentar os métodos pouco convencionais do diretor da penitenciária, começando uma guerra de consequências inimagináveis. Ele e os seus aliados decidem forçar a exoneração do diretor. Trilha sonora do talentoso Jerry Goldsmith. Redford, como sempre, rouba a cena.


CARANDIRU (2003), direção de Hector Babenco. Países: Brasil, Argentina e Itália. Com Rodrigo Santoro, Caio Blat, Lázaro Ramos e Wagner Moura.

Médico se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina. Convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Apesar de todos os problemas, ele logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver. Várias histórias são contadas em paralelo. Ótimas atuações. Escolhido como representante brasileiro para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas ficou de fora. Melhor Diretor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.


FOME (Hunger, 2008), direção de Steve McQueen. País: Irlanda e Inglaterra. Com Michael Fassbender.

Em 1981, ocorre um dos mais violentos motins no presídio Maze Prison, na Irlanda do Norte. O evento ganha proporções alarmantes e no epicentro da rebelião está um prisioneiro que, disposto a levar a mente e o corpo aos limites da capacidade humana, inicia uma greve de fome. Baseado numa história real. Fassbender teve acompanhamento médico, devido a perda de peso para o papel. Drama pesado, desagradável, difícil de assistir, mas brilhante. Fantástica estreia do inglês Steve McQueen. Interpretação corajosa e dedicada de Fassbender.


BRONSON (Idem, 2008), direção de Nicolas Winding Refn.  País: Inglaterra. Com Tom Hardy, Kelly Adams e Luing Andrews.

Em 1974, rapaz de 19 anos com uma espingarda caseira serrada e uma cabeça cheia de sonhos, tenta roubar uma agência postal. Pego e condenado a sete anos de prisão, com o pseudônimo de Charles Bronson, fica preso trinta e quatro anos, trinta dos quais em isolamento. Baseado em fatos reais, tem interpretação hipnotizante de Tom Hardy no papel de um dos bandidos mais perigosos do Reino Unido, também famoso por sua fúria. O ator se encontrou com o cinebiografado mais de uma vez, tendo total apoio dele. Drama criminal forte e perturbador.


LEONERA (Idem, 2008), direção de Pablo Trapero. Países: Argentina, Coréia do Sul, Espanha e Brasil. Com Martina Gusman, Elli Medeiros e Rodrigo Santoro.

Uma mulher grávida acorda rodeada pelos corpos ensanguentados de dois homens. É presa e enviada a uma penitenciária específica para mães e grávidas sentenciadas, chamada “leonera”, a “toca das leoas”. O filme jamais deixa claro se a personagem é culpada ou não, centrando-se na maternidade atrás das grades. Produzido pelo brasileiro Walter Salles. Destaque para a sensível interpretação de Martina Gusman.


O ESCAPISTA (The Escapist, 2008), direção de Rupert Wyatt. Países: Inglaterra e Irlanda. Com Brian Cox, Damian Lewis, Joseph Fiennes e Seu Jorge.

Um prisioneiro condenado a prisão perpétua, sem direito a condicional, sabendo que a filha tornou-se uma drogada e está prestes a morrer, decide fugir. Um bom filme, tenso e bem dirigido, com participação do brasileiro Seu Jorge.


O PROFETA (Un Profete, 2009), direção de Jacques Audiard. Países: França e Itália. Com Tahar Rahim, Niels Arestrup e Adel Bencherif.

Na cadeia, jovem árabe, preso por seis anos, por conta de pequenos delitos, sobrevive e ascende na hierarquia carcerária, protegido pelo grupo corso, que domina o local. Logo se vê enredado nas lutas de gangues, com uma série de “missões” que deverá executar para um dos líderes. Excelente longa, super premiado, ganhador de nove prêmios César, BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro, prêmio do júri em Cannes e indicado ao Oscar, entre outros. Seu protagonista, Tahar Rahim, conquistou muitos prêmios, entre eles o César de Melhor Ator, considerado o Oscar francês.


CELA 211 (Celda 211, 2009), direção de Daniel Monzón. Países: Espanha e França. Com Luis Tosar, Alberto Ammann e Antonio Resines.

Agente penitenciário, logo em seu primeiro dia de trabalho, se vê envolvido em uma rebelião de presos, liderada por um perigoso detento. Acaba ferido e deixado para trás. Como não o conhecem, ele se faz passar por detento e acaba se envolvendo muito mais do que deveria no confronto. Tenso e bem dirigido.


CÉSAR DEVE MORRER (Cesare deve Morire, 2012), direção de Paolo Taviani Vittorio Taviani. País: Itália. Com Cosimo Rega, Salvatore Striano e Giovanni Arcuri.

Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim e David di Donatello de Melhor Filme. Mistura teatro, documentário e drama. Os veteranos irmãos Taviani levam sua câmera a uma ala de segurança máxima da prisão de Rebibbia, na Itália, onde os presos são os atores. Encenam uma versão livre da peça “Júlio César”, um das grandes criações de William Shakespeare. A montagem teatral na trama e o impacto que a arte tem sobre os condenados fazem deste filme uma obra-prima.


20.000 mil anos em sing sing

67 comentários:

Edivaldo Martins disse...

EXCELENTE SELEÇÃO DOS 13 CLÁSSICOS FILMES DE PRISÃO. DE CHOFRE, DOS FILMES MODERNOS, SÓ ME LEMBREI DO FILME UM SONHO DE LIBERDADE, COM MORGAN FREEMAN E TIM ROBBINS E À ESPERA DE UM MILAGRE, MEIO FATASIA, MAS MUITO BOM, COM TOM HANKS. CONTINUANDO DOS MAIS ANTIGOS ME LEMBREI DE UM COM O MENINO PRODÍGIO MICKEY ROONEY, A ÚLTIMA CAMINHADA E SUBLIME DEVOÇÃO COM JAMES STEWART E RICHARD CONTE.

Marcia Moreira disse...

Olá, Antonio.
São tantos filmes de prisão em Hollywood, não é? Quero deixar uma sugestão: I am a fugitive from a chain gang (1932), com Paul Muni (ótimo como sempre, um dos meus atores favoritos). Assita que é muito bom.

Abraços.

Marcelo Castro Moraes disse...

São tantos títulos que podemos considerá-lo como um gênero realmente. Até mesmo a animação A Fuga das Galinhas poderia estar nesta lista hehehe.
Agora filme que mostra gradualmente os personagens tentando fugir, nada supera Fugindo do Inferno, agora o filme que vai mais para o lado do drama na medida certa esse é o Expresso da Meia Noite, onde a momentos sublimes embalado com uma incrível trilha sonora.
Deu-me um idéia Antonio de fazer um especial sobre esses filmes de prisão clássicos.
Visite meu blog de cinema, logo irei começar a postar especiais sobre Jean-Luc Godard. Irei postar sobre filmes dele que eu já vi e irei postar sobre filmes que ainda não vi, mas que assistirei, pois pretendo estar com a mente e a língua afiada para o próximo curso que irei participar na quinzena de Setembro que será sobre ele pelo CENA UM.

disse...

Apesar de não ser um filme inteiramente passado na prisão, a cena mais impressionante de Fúria Sanguinária (1949) acontece no refeitório da cadeia: o chilique de Cody (James Cagney) quando é informado da morte da mãe.

Jullio Machado disse...

Pra mim, Papillon é insuperável, até porque foi um dos poucos desta lista fabulosa que eu tive o privilégio de assistir. Mas O livro Papillon é único; nem de perto o filme causa tanta adrenalina quanto o próprio. Gostaria que um dia algúem conseguisse ser mais fiel ao livro. Bem que a história ficaria enorme feito Titanic. Mas eu assistiria com muito prazer.
Abraços!

Fábio Henrique Carmo disse...

Antônio, ótima lista, mas falta um que considero fundamental: "O Expresso da Meia-Noite". Alan Parker em grande estilo. Seu blog é ótimo! Até a próxima!

Alan Raspante disse...

Dicas anotadas! Por enquanto, os meus favoritos do tema são “O Expresso da Meia-Noite" e "Um Sonho de Liberdade".

Abs ;)

Felipe Rocha disse...

Tema mto bem abordado por vc!! Realmente seleção foi boa, mas ainda existem outros filmes de prisão clássicos na história. Mas como o blog é mais dedicado aos filmes antigos, então tá ótimo!!

Grisalheieagora disse...

Olá,,obrigada pelas indicações!Um ótimo final de semana.

renatocinema disse...

Assino embaixo seu texto para Jodie Foster. Seria uma ótima opção.

Uma grande atriz.

Gustavo disse...

Quero ver À MARGEM DA VIDA (só agora fiquei sabendo o título em Português) e O HOMEM DE ALCATRAZ.

Rubi disse...

Clássicos! Embora eu só tenha assistido uma parte deles, foi um post merecidíssimo ao gênero.

Aliás, quero aproveitar pra falar sobre uma notícia que vi hoje a respeito de um filme da Marilyn Monroe (está pra ser lançado em novembro nos EUA) chama-se My Week With Marilyn. Quando vi o elenco, me pareceu razoável, mas, será que vai dar certo? Caso já tenha feito algum post relacionado ao filme, ignore a mensagem hahaha caso contrário, fica aí uma sugestão e uma dúvida no ar ... Será que vinga?

Até mais!

Maxx disse...

Excelente post. Acho Os Miseráveis fantástico.

Assim que eu terminar de postar os filmes que já fiz upload pro blog vou colocar mais alguns clássicos dos que vc sugeriu.

Abração.

Pena disse...

Genial Amigo das "Telas do Sonho":
"...Gênero duro, difícil de engolir, com excelentes exemplares e interpretações à flor da pele, geralmente com elementos comuns: celas claustrofóbicas e detentos que ali vivem, ambiente sórdido, refeitório barulhento, a dinâmica tensa entre prisioneiros e guardas, amizades que se estreitam, tumultos, planos de fuga, visitas emocionadas, cenas de violência, tortura, motins..."

Um fabuloso texto da vida e obra de talentosos(as) cineastas extraordinários(as).
Uma pesquisa gigantesca de valor profundo.
Escreve com pertinência e magia.
Adorei a sua visita. Muito Obrigado.
Abraço amigo ao seu talento.
No maior respeito e estima pelo que faz de maravilhar.
Parabéns sinceros.
Sempre a admurá-lo

pena

Bem-Haja, pela amizade deixada expressa no meu blogue.
É perfeito em tudo, fabuloso amigo.
Adorei.
Bem-Haja, pelo seu precioso valor genial e sublime.
Fantástico!

Luiz Carlos Freitas disse...

Estou baixando os indicados da lista de filmes de prisão que ainda não vi. Muito interesse no do Ford e Dassin.

Poemia disse...

Fiquei interessadíssima em ver Inferno na Cidade, pois tem duas super atrizes que gosto imenso (Rá rá, é claro que não só por isso). Bem bacana a edição. Obrigada por comigo compartilhar. Tenha uma ótima noite!

Ci disse...

Nossa!
Papillon !!!
Há quantos anos que não assisto!!!
Bem lembrado.
Boa noite pra nós,
Ci

Jamil disse...

Já havia visto algumas listas sobre filmes de prisão. Todas óbvias, sempre com os mesmos sucessos batidos. A sua é excepcional. Fiquei curioso em relação a Brutalidade e Inferno na Cidade. Imagine, Anna Magnani e Giulietta Masina juntas nas grades? Dos poucos que vi desta lista, o meu preferido é Rebeldia Indomável. Para mim é a melhor interpretação de Newman jovem.

Jamil disse...

Não gosto do Christian Bale. Ele é irritante, antipático. Mas o Yimou é um grande diretor.

ANTONIO NAHUD disse...

A ÚLTIMA CAMINHADA eu conheço, Edvaldo. Mas não sabia que SUBLIME DEVOÇÃO se passa numa prisão. Tenho o filme, mas ainda não o assisti.

ANTONIO NAHUD disse...

Márcia, também acho o Paul Muni um ótimo ator. Já baixei O FUGITIVO. Grato pela dica.

ANTONIO NAHUD disse...

Marcelo, FUGINDO DO INFERNO realmente é espetacular. Só não está nesta lista porque se passa num campo de concentração. O EXPRESSO DA MEIA-NOITE é um bom filme, mas o Alan Parker sempre me deixa a sensação de que "podia ser melhor" em mãos mais hábeis. Não suporto Godard, com exceção de VIVER A VIDA e ACOSSADO. O cara é muito pretensioso.

ANTONIO NAHUD disse...

FÚRIA SANGUINÁRIA é uma obra-prima, Lê. A interpretação de Cagney é inesquecível. Lembro dessa cena. Chocante.

ANTONIO NAHUD disse...

Tem toda razão, Júlio. O livro é muito bom. Daria um ótimo seriado de uns cinco capítulos.

ANTONIO NAHUD disse...

Alan, também acho bacana UM SONHO DE LIBERDADE, mas deixei de lado os filmes mais recentes. A concorrência seria grande para uma lista de apenas 13 filmes.

ANTONIO NAHUD disse...

Boa idéia, Rubi, falarei sobre esse filme que se passa durante as filmagens de O PRÍNCIPE ENCANTADO. Michelle Williams faz Marilyn, Julia Ormond a Vivien Leigh, Kenneth Branagh o Laurence Olivier, e a Judi Dench a Sybil Thorndike.

ANTONIO NAHUD disse...

Realmente, Maxx, OS MISERÁVEIS de Richard Boleslawski é monumental. Já o vi várias vezes. Grandes atuações de Fredric March e Charles Laughton.

ANTONIO NAHUD disse...

Luiz, o de Dassin, BRUTALIDADE, é obra-prima absoluta. Não deixe de vê-lo. Pura tensão e talento.

ANTONIO NAHUD disse...

Jamil, o Bale é chatinho, mas não podemos negar que é um ótimo ator.

bruno knott disse...

Rapaz, quantos filmes excelentes! Preciso assistir a alguns que você citou e o que mais me chamou a atenção foi o "Le Trou". Vou atrás o quanto antes.

Abraços.

GIANCARLO TOZZI disse...

"O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões" e "San Quentin" são apenas curiosos, o Ford e o Bogart fizeram coisas melhores. O resto da lista tá bacana. Só não conheço "Le Trou".

GIANCARLO TOZZI disse...

Adoro filmes de guerra sérios, dirigidos por grandes diretores. Já tô ansioso para ver "13 Flowers of Nanjing".

Jamil disse...

O vídeo de "Women's Prision" é fantástico! Que cena! Que duelo de interpretação entre Ida Lupino e Audrey Totter!

Darci Fonseca disse...

Tony, mais uma vez você arrasou!!! Anna Magnani e Giulietta Massina juntas, e não vi esse filme. Foi lançadoem DVD? Imperdível. Jan Sterling, que foto!!! Prisioneiro da Ilha dos Tubarões é daqueles magníficos não-westerns de John Ford. Concordo com você: "Brute Force" de Dassin é insuperável. Parabéns e grande abraço. - Darci Fonseca - CINEWESTERMANIA

Luiz Santiago (Plano Crítico) disse...

Absolutamente maravilhosa essa postagem! As fotografias que você escolhe são divinas. Parabéns!

Rodrigo Duarte disse...

Boa Nahud! Conheço muito pouco do que vc postou. Vou correr atrás para assistí-los.
Abraço.

Adecio Moreira Jr. disse...

O que mais me chamou a atenção: a linda foto de Eleanor Parker que abre o post.

^^

João Roque disse...

Adoro filmes de prisões e dos citados, há dois magníficos: "O Prisioneiro de Alcatraz" e o único filme de Jean Genet "Un Chant d'amour". Não teria posto de lado "O Expresso da meia Noite" e tenho pena de não citar os mais recentes, pois aí estariam "Os Condenados de Shawshank" e um magnífico filme francês "Um Profeta" de Jacques Audiard, o filho de Michel Audiard.

Unknown disse...

Oi, Antonio
Claro que ainda não todos estes 13 filmes, mas 2 são dos melhores que já vi: San Quentin e Rebeldia Indomável.
Adoraria ver Prisão de Mulheres e verificar mais uma atuação da Audrey Totter. Em A dama do Lago ela faz caretas demais, o que acabou prejudicando seu personagem. Escrevi sobre o filme hoje. Dê um pulo lá! Aproveite e participe da enquete para melhorar o blog, ok?
Um beijo,
Dani

Carlos Natálio disse...

A fotografia do Warner Baxter no The Prisoner of Shark Island é excepcional.Gosto muito do Le trou e do Um Chant D'Amour, claro. Tenho de apanhar o do Jules Dassin e do Cromwell, que nunca nunca vi. BEla lista.

Abraço,
Carlos Natálio/Ordet

RZeusnet disse...

Obrigado pela visita ao meu humilde Blog...Achei incrível o seu trabalho, e espero, um dia, poder estar com meu Blog tão bom quanto o seu!!!!

Pedrita disse...

nossa, me senti péssima com a sua lista, acho q não vi nenhum. anotado todos. alguns já estavam na intenção de ver. beijos, pedrita

Unknown disse...

maravilhosa postagem!

e vc quem escreve as resenhas ou tem mais algum colaborador?

ANTONIO NAHUD disse...

Darci, INFERNO NA CIDADE ainda não foi lançado em DVD. Vi numa Cinemateca em Madri.
Abraços,

ANTONIO NAHUD disse...

Pinguim, realmente o francês UM PROFETA é excelente.
Conhece ZONZON (1998), de Laurent Bouhnik, com o Pascal Greggory? Soube que se passa no universo carcerário e também é muito bom.

ANTONIO NAHUD disse...

Edito o blog totalmente sozinho, Yasmine. Vez ou outra convido alguns blogueiros para postarem seus artigos por aqui. Mas não faço resenha crítica, apenas são informações opinativas sobre filmes e profissionais do cinema.
Grato pela visita.

Thiago Priess Valiati disse...

Exelente post amigão.
Obrigado pelo comentário no Cult Fiction!
Continue acompanhando.
Abraços

linezinha disse...

Oi Antonio!
Excelente lista,desses só assisti Rebeldia Indomável e Papillon e fiquei curiosa para vê Inferno na Cidade que não conhecia. Abraços

Unknown disse...

Tem muitos filmes interessantes que todos deviam ver para aumentar criticas e nao vemos, muito bom mesmo saber do que ja foi e é cultura.

abraço

Philip Rangel
http://entrandonumafria.blogspot.com/

M. disse...

Oi Antonio,

Muito interessante essa postagem da prisão no cinema. Não esqueceu de quase ninguém...

José Pinto Júnior disse...

Muito bom.

Parabéns.

José Pinto Junior

Marta Scarpa disse...

Antônio, e os brasileiros "O Beijo da Mulher Aranha" e "Carandiru"?

Pelos caminhos da vida. disse...

Excelente blog Antonio.

Obrigado pela sua presença, volte sempre.

beijooo.

ANTONIO NAHUD disse...

Marta, todos os dois que você citou são excelentes filmes, mas preferi dar destaque aos mais antigos.
Abração

Faroeste disse...

Nahud;
Boa seleção para um dos temas mais utilizados e apreciados do cinema. São todos excelentes, mas Papillon é demais.
jurandir_lima@bol.com.br

Hana disse...

Olá, seu blog é show, agora te sigo e te persigo, amei tudo aqui!!

Márcinha Mendonça disse...

Oi meu querido como sempre postando coisas deliciosas de se ler, adorei beijos
e ótima noite..

Adalberto Meireles disse...

Ótimo saber que tem novo Yimou por aí. Quanto ao Na prisão, senti falta de Alcatraz – Fuga Impossível, de Don Siegel, com Clint Eastwood.

AnnaStesia disse...

Grandes obras! Gosto muito de Papillon, À margem da vida e Brutalidade.

Anônimo disse...

Quero comprar dois destes filmes. Como faço isto?
anselmostampini@terra.com.br

Washington Gomes disse...

Meu querido, em minha graduação em DIREITO, assisti a muitas obras sobre o sistema carcerário. Bem, te indico dois livros que irá gostar muito! Um é do Rogério grecco que narra a forma desumana de uma cadeia, e uma leitura mais forte e intrigante, essa chama-se " holocausto brasileiro" amigo, esse narra a triste realidade de pessoas que foram tratadas como bichos durante a ditadura militar. Pois bem, se passa em um manicômio. Barbacena( MG) nessa época, negros, gays ,doentes mentais e, os inimigos da ditadura foram internados e muitos realmente ficaram loucos. ah, a maioria eram saudáveis tá? Para mim, esse é uma obra muito interessante e agressiva, mas muito interessante e te recomendo tá? Luz!!!

Sandra Brito Paiva disse...

Filmes como Brubaker, Pesadelo no Condado de Badham, Alcatraz, fuga impossível são inesquecíveis.

Cláudio Brayner disse...

eu acrescentaria nessa lista A MORTE ME PERSEGUE (Each Dawn I Die, 1939, de William Keighley com James Cagney e George Raft, O SISTEMA (The Glass House, 1972) de Tom Gries, com Alan Alda, Vic Morrow e Clu Gulager e A ÚLTIMA CAMINHADA (The Last Mile, 1959) de Howard W. Koch, com Mickey Rooney.

Angela Pieruccini disse...

Eu N gosto muito desse tipo de filme
Mas é impossível N gostar de Steve junto com Dustin Hoffman

Edivaldo Martins disse...

Um excelente e seleto filmes carcerários, embora tenha faltado um ou outro filme; Você, por acaso, assistiu ao filme A ULTIMA CAMINHADA, com Mickey Rooney? Antonio Nahud? Nunca vi, em outro filme, um Mickey Rooney tão perverso!

Eduardo Cabús disse...

Um Condenado a Morte Escapou

Carla Costa disse...

Eu gosto e amo assistir filmes de terror,
drama e de prisão........ EU acho, acho, acho,
quê assisti todos.......Mas o melhor filme de
prisão quê assisti foi "PAPILLOM", onde às
condições carcerárias, à meu vê, foram às
piores do mundo!!!!!!!

Depois vêm o "EXPRESSO DA MEIA NOITE", onde, também, à estadia carcerária, era tão
precária e HORRÍVEL, onde ambos os filmes
foram baseados em fatos reais, o sujeito sai
dalí, louco ou quase louco.........Ambos, merecem "10", mas o quê me chamou + atenção, foi o homem, quê, pôr uma simples
palavra, chamada......"PACIÊNCIA", o principal
sujeito do filme, teve....."PACIÊNCIA", o quê o
outro, quê o acompanhou na fuga, não teve, e morreu..........À partir desse filme, é quê comecei à repensar quê à dita palavra, pode
ser à base, para quê, tudo na sua vida dê
CERTO!!!!!!!!

Pôr causa dessa mencionada palavra, e os
castigos piores quê já vi em uma prisão de
um filme, é quê, na minha percepção, foi o
Melhor filme de prisão, quê assisti até hoje.
Obrigada, Carla Costa.