Os exuberantes musicais de Hollywood me fascinam, principalmente se são coloridos, super coloridos; se há canto e dança, destacando-se o ritmo de coreografias frenéticas; se são dirigidos por Vincente Minnelli, Charles Walters, George Sidney ou Busby Berkeley. O MUSICAL surgiu em Hollywood com o primeiro filme falado, “O Cantor de Jazz / The Jazz Singer” (1927), e se caracteriza por argumentos que mesclam danças e canções, sofrendo inicialmente forte influência teatral. A dimensão do gênero tem uma lógica particular, segundo a qual um personagem, no meio de uma cena, pode sair cantando e dançando para em seguida retomar a ação como se nada tivesse acontecido – e sem que ninguém, na tela ou fora dela, considere estranho. Imediatamente, os produtores enxergaram a possibilidade de se investir nesse novo gênero. Nos dois primeiros anos foram produzidos 80 títulos, e o número aumentou para 104 em 1930. Nascia assim o musical cinematográfico. A fita que estabeleceu o gênero, “Melodia da Broadway / Broadway Melody” (1929), de Harry Beaumont, levou o Oscar de Melhor Filme. Seu êxito provocou uma onda de populares espetáculos filmados.
A chamada era de ouro dos musicais iniciou-se logo após a Segunda Guerra Mundial, indo até os primeiros anos da década de 1960. São dessa fase as produções mais monumentais e bem-sucedidas, como “Cantando na Chuva / Singin'in the Rain” (1952), que talvez seja o MUSICAL mais famoso da história do cinema. Ele realizou uma espécie de síntese de toda a essência do gênero, sendo reconhecido como um dos melhores filmes de todos os tempos. Nos anos 70, a fórmula parecia esgotada, mas mesmo assim o modelo continua surgindo vez ou outra com expressividade, retomando o hábito de utilizar músicas populares para costurar a trama e lembrando os velhos tempos dos extraordinários Cole Porter, George Gershwin e Irving Berlin. Para ilustrar este texto, selecionei 14 estrelas do MUSICAL clássico, sete homens e sete mulheres, cantores e dançarinos. Por fim, escolhi sete musicais estrelados por cada um deles, desde o Dick Powell das melodias românticas da Warner Brothers a nossa Carmen Miranda em esfuziantes comédias coloridas na 20th Century-Fox.
A chamada era de ouro dos musicais iniciou-se logo após a Segunda Guerra Mundial, indo até os primeiros anos da década de 1960. São dessa fase as produções mais monumentais e bem-sucedidas, como “Cantando na Chuva / Singin'in the Rain” (1952), que talvez seja o MUSICAL mais famoso da história do cinema. Ele realizou uma espécie de síntese de toda a essência do gênero, sendo reconhecido como um dos melhores filmes de todos os tempos. Nos anos 70, a fórmula parecia esgotada, mas mesmo assim o modelo continua surgindo vez ou outra com expressividade, retomando o hábito de utilizar músicas populares para costurar a trama e lembrando os velhos tempos dos extraordinários Cole Porter, George Gershwin e Irving Berlin. Para ilustrar este texto, selecionei 14 estrelas do MUSICAL clássico, sete homens e sete mulheres, cantores e dançarinos. Por fim, escolhi sete musicais estrelados por cada um deles, desde o Dick Powell das melodias românticas da Warner Brothers a nossa Carmen Miranda em esfuziantes comédias coloridas na 20th Century-Fox.
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“Cantando na Chuva”
SETE vezes ELES
BING CROSBY
(1903 - 1977. Tacoma, Washington / EUA)
CUPIDO ao LEME (We’re Not Dressing,1934)
DINHEIRO do CÉU (Pennies from Heaven,1936)
MELODIA ROUBADA (Rhythm on the River,1940)
DUAS SEMANAS de PRAZER (Holiday Inn, 1942)
ROMANCE INACABADO (Blue Skies,1946)
NATAL BRANCO (White Christmas, 1954)
ALTA SOCIEDADE (High Society, 1956)
DICK POWELL
(1904 - 1963. Arkansas / EUA)
CAÇADORAS de OURO (Gold Diggers of 1933, 1933)
RUA 42 (42ND Street, 1933)
BELEZAS em REVISTA (Footlight Parade, 1933)
WONDER BAR (idem, 1934)
CAPRICHOS de ESTRELA (Stage Struck, 1936)
AVENIDA dos MILHÕES (On the Avenue, 1937)
HOTEL de HOLLYWOOD (Hollywood Hotel, 1937)
FRANK SINATRA
(1915 - 1998. Nova Jersey / EUA)
MARUJOS do AMOR (Anchors Aweigh, 1945)
BEIJOU-ME um BANDIDO (The Kissing Bandit, 1948)
Um DIA em NOVA IORQUE (On the Town, 1949)
A BELA DITADORA (Take Me Out to the Ball Game,1949)
ELES e ELAS (Guys and Dolls,1955)
ALTA SOCIEDADE (High Society,1956)
MEUS DOIS CARINHOS (Pal Joey,1957)
FRED ASTAIRE
(1899 - 1987. Omaha, Nebraska / EUA)
O PICOLINO (Top Hat,1935)
YOLANDA e o LADRÃO (Yolanda and the Thief,1945)
DESFILE de PÁSCOA (Easter Parade, 1948)
NÚPCIAS REAIS (Royal Wedding,1951)
A RODA da FORTUNA (The Band Wagon,1953)
MEIAS de SEDA (Silk Stockings,1957)
CINDERELA em PARIS (Funny Face,1957)
GENE KELLY
(1912 - 1996. Pitsburgo, Pensilvânia / EUA)
MARUJOS do AMOR (Anchors Aweigh,1945)
O PIRATA (The Pirate,1948)
UM DIA em NOVA IORQUE (On the Town,1949)
SINFONIA de PARIS (Na American in Paris,1951)
CANTANDO na CHUVA (Singin’in the Rain,1952)
A LENDA dos BEIJOS PERDIDOS (Brigadoon,1954)
LES GIRLS (idem, 1957)
HOWARD KEEL
(1919 - 2004. Illinois / EUA)
BONITA e VALENTE (Annie Get Your Gun (1950)
O BARCO das ILUSÕES (Show Boat (1951)
DÁ-ME um BEIJO (Kiss Me Kate (1953)
ARDIDA COMO PIMENTA (Calamity Jane (1953)
ROSE MARIE (idem,1954)
SETE NOIVAS para SETE IRMÃOS
(Seven Brides For Seven Brothers,1954)
KISMET (idem,1955)
(1888 - 1972. Paris / França)
ALVORADA do AMOR (The Love Parade,1929)
O TENENTE SEDUTOR (The Smiling Lieutenant,1931)
Uma HORA CONTIGO (One Hour with You,1932)
AMA-ME esta NOITE (Love-me Tonight,1932)
A VIÚVA ALEGRE (The Merry Widow,1934)
GIGI (idem,1958)
CAN-CAN (idem,1960)
CARMEN MIRANDA
(1909 - 1955. Marco de Canaveses / Portugal)
SERENATA TROPICAL (Down Argentine Way,1940)
Uma NOITE no RIO (That Night in Rio,1941)
ACONTECEU em HAVANA (Week-End in Havana,1941)
ENTRE a LOURA e a MORENA (The Gang’s All Here,1943)
SERENATA BOÊMIA (Greenwich Village,1944)
ALEGRIA, RAPAZES! (Something for the Boys,1944)
COPACABANA (idem,1947)
CYD CHARISSE
(1921 - 2008. Amarillo, Texas / EUA)
As GARÇONETES de HARVEY (The Harvey Girls,1946)
FESTA BRAVA (Fiesta,1947)
CANTANDO na CHUVA (Singin’in the Rain,1952)
MÉXICO dos MEUS AMORES (Sombrero,1953)
A RODA da FORTUNA (The Band Wagon,1953)
A LENDA dos BEIJOS PERDIDOS (Brigadoon,1954)
MEIAS de SEDA (Silk Stockings,1957)
ESTHER WILLIAMS
(1921. Inglewood, Califórnia / EUA)
ESCOLA de SEREIAS (Bathing Beauty,1944)
PAIXÃO em JOGO (Thrill of a Romance,1945)
FESTA BRAVA (Fiesta,1947)
A BELA DITADORA (Take Me Out to the Ball Game,1949)
A FILHA de NETUNO (Neptune’s Daughter,1949)
A RAINHA do MAR (Million Dollar Mermaid,1952)
FÁCIL de AMAR (Easy to Love,1953)
GINGER ROGERS
(1911 - 1995. Independence, Missouri / EUA)
A ALEGRE DIVORCIADA (The Gay Divorcee,1934)
O PICOLINO (Top Hat,1935)
ROBERTA (idem,1935)
RITMO LOUCO (Swing Time,1936)
VAMOS DANÇAR? (Shall We Dance?,1937)
A HISTÓRIA de VERNON E IRENE CASTLE,The Story of
Vernon and Irene Castle,1939)
CIÚME, SINAL de AMOR (The Barhleys of Broadway,1949)
(1903 - 1965. Filadélfia, Pensilvânia / EUA)
ALVORADA do AMOR (The Love Parade,1929)
MONTE CARLO (idem,1930)
AMA-ME ESTA NOITE (Love-me Tonight,1932)
A VIÚVA ALEGRE (The Merry Widow,1934)
OH! MARIETTA (Naughty Marietta,1935)
ROSE MARIE (idem,1936)
PRIMAVERA (Maytime,1937)
LESLIE CARON
(1931. Boulogne-Billancourt /
França)
SINFONIA de PARIS (An American in Paris,1951)
ESCRAVO de um SEGREDO (Glory Alley 1952)
LILI (idem,1953)
A HISTÓRIA de TRÊS AMORES (The Story of Three Loves
- epis. “Mademoisellke”,1953)
O SAPATINHO de CRISTAL (The Glass Slipper (1955)
PAPAI PERNILONGO (Daddy Long Legs,1955)
GIGI (idem, 1958)
RITA HAYWORTH
(1918 - 1987. Nova Iorque / EUA)
Ao COMPASSO do AMOR (You’ll Never Get Rich,1941)
MINHA NAMORADA FAVORITA (My Gal Sal,1942)
BONITA como NUNCA (You Were Never Lovelier,1942)
MODELOS (Cover Girl,1944)
CORAÇÃO de uma CIDADE (Tonight and Every Night,1945)
QUANDO os DEUSES AMAM (Down to Earth,1947)
MEUS DOIS CARINHOS (Pal Joey,1957)
8 comentários:
Adoro musicais, e lendo este seu excelente artigo, me deparei com uma coisa: preciso ainda conferir muuuito filme do gênero!
abs :)
Olá, Antonio! Adoro musicais! Só achei um probleminha: onde está Judy Garland? É um nome inesquecível do gênero!
Abraços, Lê
Adoro musicais *-*.
Dos que você citou, a maioria eu já conheço e sou fã. Por exemplo, Bing Crosby, Frank Sinatra, Fred Astaire, Gene Kelly, Carmen Miranda e Ginger Rogers são os meus favoritos.
Mas confesso que de todos os filmes acima, o que mais me encanta é High Society. Aquela musiquinha " Well Did You Evah" interpretada por Bing e Frank é simplesmente fantástica!
Parabéns pelo post, que está excelente.
De todos os filmes listados permitam-me destacar os meus 10 favoritos, aqueles que considero imprescindíveis, mesmo (ou sobretudo) para todos aqueles que não são especialmente fans do género:
1935 - Top Hat
1936 - Swing Time
1937 - Shall We Dance?
1951 - An American in Paris
1952 - Singin' in the Rain
1953 - The Band Wagon
1954 - 7 Brides for 7 Brothers
1955 - Guys and Dolls
1956 - High Society
1957 - Pal Joey
Mas é claro que os grandes musicais não se esgotam na década de 50. Aqui ficam mais 14 para completar as duas dúzias:
1960 - West Side Story
1961 - Let's Make Love
1964 - My Fair Lady
1965 - The Sound of Music
1968 - Funny Girl
1969 - Sweet Charity
1969 - Paint Your Wagon
1969 - Hello, Dolly!
1971 - Fiddler on the Roof
1972 - Cabaret
1977 - New York, New York
1979 - All That Jazz
1980 - The Blues Brothers
1981 - Pennies From Heaven
Façam o favor de cantar e de swingar!
O Rato Cinéfilo
Amo musicais! adoro os musicais em que a Carmem Miranda fez e Antônio faltou vc citar a Judy Garland! excelente post bjs!
Antônio, sua lista está estupenda. Sou suspeita pois amoooo musicais. Adoro as estripulias geniais de Berkeley, as maravilhas de Minnelli, a elegância e a leveza de Fred, a virilidade e o charme de Gene, a imponência de Keel (fiquei feliz por ter citado Howard), as pernas invejáveis de Cyd, a beleza e a graça de Rita, a vitalidade inconfundível da "pequena notável" e, claro, Cantando na chuva.
Parabéns pelo tópico.
Lista é bem interessante e existem nomes cujos filmes me escapam, mas admito que uma das minhas preferidas nem selecionada foi: Liza Minelli.
Junto com o faroeste, foi um genero muito filmado, tanto que ficou meio que desgastado durante os anos 60. A coisa só voltou a ter força com Noviça Rebelde e Cabaré, mas dai então o genero se esgotou de vez.
Só de uns anos para cá que o musical tenta voltar. Dificil mas não impossivel.
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