agosto 06, 2017

***** O CORAÇÃO PARTIDO de ROMY SCHNEIDER



Apelido: Puppele
Altura: 1,61 m
Olhos: entre o verde e o azul


Eu acredito que ela é uma das mulheres mais bonitas do cinema. Uma atriz de classe e estilo. Nos anos 1950, ROMY SCHNEIDER (Viena, Áustria. 1938 - 1982) tornou-se a mais completa tradução da Cinderela, ao estrelar filmes de época românticos, na pele de mocinhas como a lendária imperatriz austríaca, Isabel de Áustria, mais conhecida por Sissi da Baviera (1837 - 1898). Ela foi uma maravilhosa Sissi em trilogia de enorme sucesso (1955 a 1957) e teve alguma dificuldade em se separar dessa imagem, mas como tinha talento acabou por conquistar o cinema universal. A fama nunca mais a abandonou. No entanto, por trás das câmeras, a atriz protagonizou uma vida dramática, marcada por tragédias.

Problemas profissionais ela nunca teve. Filha de um casal de atores (o austríaco Wolf Albach-Retty e a alemã Magda Schneider), estreou no cinema aos 15 anos e alcançou rápido sucesso. Abandonada pelo pai, foi criada por uma mãe ausente, estrela de cinema. Ainda bem jovem, apaixonou-se pelo alemão Horst Buchholz, seu parceiro em “A Lenda de Robinson Crusoé / Robinson soll Nicht Sterben” (1957). Desistiu do ator porque sua mãe proibiu o romance. Convidada, em 1958, para filmar “Christine / Idem” com Alain Delon, a mãe acompanhou-a a Paris, vigiando-a de perto. O amor entre ROMY SCHNEIDER e Delon surgiu já as filmagens iam adiantadas. Ela, num ato de independência, decidiu passar a viver na capital francesa, enquanto a mãe se viu forçada a regressar à Colônia, percebendo que tinha “perdido” a filha.

Quando iniciaram o namoro, a atriz tinha 20 anos, Delon 23, e durante muito tempo os fotógrafos não os deixaram em paz. Nesse período de euforia amorosa, os “namorados eternos” chegaram, em março de 1959, a declarar oficialmente que estavam noivos. Mas jamais se casariam. Sob a direção de Luchino Visconti, eles trabalharam no teatro em uma comédia clássica, de John Ford, em Paris, 1961: “Pena Que Ela Seja Puta”. A peça foi sucesso, ficando oito meses em cartaz. A partir de então ROMY SCHNEIDER passou a ser encarada como uma verdadeira atriz e não faltaram convites para filmar. Em 1963, depois de anos de ciumeiras e discussões acirradíssimas, o tórrido relacionamento com o narcisista Delon se desfez.

Fizeram três filmes juntos: “Christine”, de Pierre Gaspard-Huit; “A Piscina / La Piscine” (1969), de Jacques Deray; e “O Assassinato de Trotsky” (1972), de Joseph Losey. Ela sofreu ao ser trocada de forma deselegante. Filmava em Hollywood, e Delon em Madrid rodava “A Tulipa Negra / La Tulipe Noire” (1964) e deixava-se fotografar com Nathalie, com quem viria a casar. Ele acabou o relacionamento de forma covarde: apenas um bilhete ao lado de um buquê de rosas vermelhas. Ela voltava dos EUA e, ao entrar em seu apartamento, encontrou o ambiente vazio. Nas flores, a frase que a apunhalou: “Vou para o México com Nathalie.” Respondeu cortando os pulsos.

Um pouco por despeito, ROMY SCHNEIDER casou-se em 1966 com o diretor e cenógrafo alemão Harry Mayen. Do casamento nasceu David. Quando se divorciaram, em 1975, o marido exigiu-lhe metade da fortuna para que ela pudesse ficar com o filho e ela tudo deu pelo filho que era a sua razão de viver. Quatro anos mais tarde Mayen enforcou-se sem explicações. O filho do casal, aos 14 anos, em 1981, morreu espetado nas lanças do gradeamento que protegia a casa dos pais do padastro. Compreensivelmente, ela nunca se recuperou dessa perda.

wolf albach-retty, pai de Romy
A ex-Sissi mostrou ao mundo que era muito mais que uma mulher deslumbrante, de uma beleza delicada, com uns olhos entre o verde e o azul num rosto perfeito, uma voz doce e um corpo de Afrodite. Elegantíssima, dentro e fora da tela. Ela recebia centenas de roteiros e filmava apenas os argumentos atraentes ou com bons realizadores. Em 1962 filmou “O Processo”, direção de Orson Welles.  Em 1963 consolidou a sua carreira internacional em “O Cardeal / The Cardinal”. Foi dirigida por prestigiados cineastas, como Claude Sautet, Chabrol, Losey, Costa-Gavras, Andrzej Zulawski e tantos outros.

De um segundo – e infeliz - casamento com o seu secretário, Daniel Biasini, que durou de 1975 a 1981, nasceu Sara, em 1977. Mas ele não foi o companheiro ideal para uma mulher bastante fragilizada no domínio dos amores. Ela se separou dele ao descobrir que a única coisa que o interessava era sua fortuna. Sofrendo depressões, refugiou-se no álcool e comprimidos. Parava para fazer curas de desintoxicação. Apenas o cinema e os filhos lhe davam sentido à vida. Na década de setenta, reinou como uma das maiores estrelas do cinema francês e uma ativista que usou a fama para falar em questões como os direitos das mulheres.

Desiludida com os revezes afetivos, a afogava as mágoas em vodca e champanhe, sucessivas tentativas de suicídio e agressões a porteiros de hotel. Ganhou dois César (o Oscar francês) em 1976 e 1979, como Melhor Atriz nos filmes “Uma História Simples” e “O Importante é Amar”. Seria nomeada mais três vezes, por Uma Mulher na Janela / Une Femme à sa Fenêtre (1976), “Um Homem, Uma Mulher, Uma Noite / Clair de Femme” (1979) e “La Passante du Sans-Souci” (1982), o seu derradeiro filme. Já separada de Biasini e com um novo companheiro, comprou uma propriedade no campo, passando a viver em Boissy-Sans-Avoir.

romy e a mãe, magda
Em uma manhã de maio de 1982, ROMY SCHNEIDER foi encontrada morta, fulminada por um ataque cardíaco. Correram rumores que tinha se suicidado, mas o óbito foi declarado oficialmente como devido a uma parada cardíaca. Tinha 43 anos. O mundo ficou consternado. Estava tratando-se de uma depressão. Fala-se também de uma overdose, já que um traficante de drogas tinha deixado o local horas antes. Ao morrer vivia há pouco mais de um mês com o produtor francês Laurent Petain. Os jornais da época frisavam que ela morrera de “coração partido”.

Segundo o seu biógrafo Johannes Thiele, ela escondia sob a beleza uma profunda infelicidade. Esse é o tom da sua biografia “Romy Schneider: Seus Filmes, sua Vida, sua Alma” (2007). Em dezembro de 1999, a Fígaro Magazine fez um grande enquete sobre as dez mais belas mulheres do século XX e ROMY SCHNEIDER ficou em primeiro lugar, logo seguida de Ava Gardner. Nesse mesmo ano, Pedro Almodóvar dedica para ela o filme “Todo Sobre Minha Mãe / Todo Sobre mi Madre”. Em 2008 foi lembrada com um César Especial póstumo. O apresentador do prêmio foi Alain Delon, o seu único e insensato amor.


10 FILMES de ROMY
(por ordem de preferência)

01
As COISAS da VIDA
(Les Choses de la Vie, 1970)

direção de Claude Sautet
elenco: Michel Piccoli

02
CÉSAR e ROSALIE
(César et Rosalie, 1972)

direção de Claude Sautet
elenco: Yves Montand, Samy Frey e Isabelle Huppert

03
Uma HISTÓRIA SIMPLES
(Une Histoire Simple, 1978)

direção de Claude Sautet
elenco: Bruno Cremer e Claude Brasseur

04
LUDWIG: a PAIXÃO de um REI
(Ludwig, 1973)

direção de Luchino Visconti
elenco: Helmut Berger, Trevor Howard e Silvana Mangano

05
O PROCESSO
(Le Procès, 1962)

direção de Orson Welles
elenco: Anthony Perkins, Jeanne Moreau e Suzanne Flon

06
CORAÇÕES DESESPERADOS
(10:30 P.M. Summer, 1966)

direção de Jules Dassin
elenco: Melina Mercouri e Peter Finch

07
O IMPORTANTE é AMAR
(L'Important c'est d'Aimer, 1975)

direção de Andrzej Zulawski
elenco: Fabio Testi, Jacques Dutronc e Klaus Kinski

08
Um HOMEM, uma MULHER, uma NOITE
(Clair de Femme, 1979)

direção de Costa-Gavras
elenco: Yves Montand, Romolo Valli e Lila Kedrova

09
O ASSASSINATO de TROTSKY
(The Assassination of Trotsky, 1972)

direção de Joseph Losey
elenco: Richard Burton, Alain Delon e Valentina Cortese

10
O ÚLTIMO TREM
(Le Train, 1973)

direção de Pierre Granier-Deferre
elenco: Jean-Louis Trintignant

GALERIA de FOTOS

 
 
 

59 comentários:

Maria Carmo disse...

Linda !

Edivaldo Martins disse...

Grande estrela- vida trágica!

Sheila Gomes Ribeiro disse...

Excelente !

Dilson Sampaio da Fonseca disse...

Que época do cinema! Que atriz!

Eraldo Urano disse...

Eternamente linda, essa cor dos olhos (entre o verde e o azul) é deslumbrante, minha filha a tem. Entre os filmes de Romy, cito o esquecido "Monpti" que ela fez com Horst Buchholz, ambos bem novinhos, uma história de amor trágica.

Ana Maria Macagnan disse...

Linda demais!

Virginia Morgan disse...

Belas lembranças

Gracinha Argollo disse...

Que pena!!! Tão jovem!!! O alcoolismo é uma droga, apesar de tentarem passar a idéia de que não é, principalmente quem faz uso do álcool, assim como o tabaco. Não é à toa que na época de Al Capone, a cerveja era proibida

Giancarlo Salvagni disse...

assisti um filme terrível (mas ótimo!) com ela, "O Importante é Amar" de Zulawsky...

Alberto Fortunato disse...

Linda e talentosa.

José Fernandes disse...

Romy e Suzanne do filme Candelabro Italiano são as mais lindas....

Goya Pessoa disse...

A melhor sempre..soube ser boa atriz encantando ao.publico com sua beleza tbem.

Maria Jose Saffi Boso disse...

Foi o sonho de toda jovem, depois da trilogia Sissi . Era linda , excelente atriz . Ela e Alain Delon ,o casal maravilhoso .

Malu Macedo disse...

Belíssima!

Rita Atir Guedes disse...

Assisti Sissi e Sissi a Imperatiz. . Exuberante! Perfeita.

Florisvaldo Mattos disse...

O suicídio teatral do filho dela em Paris, creio que em meados dos anos 1970, chocou-me enormemente. A vida dela começou a desabar a partir daí.

Italia Barra disse...

Lindíssima!!!!

Arthur Cardenes disse...

Que linda.

Auxiliadora Azevedo disse...

Linda mesmo

Nelson Souza disse...

Há anos houve o fenômeno "Um Homem, Uma Mulher e Uma Noite" de Costa Gravas ( 1979) com Romy e Yves Montand que ficou mais de um ano em cartaz no Rio de Janeiro. Um autêntico bode que as pessoas estavam procurando conforme disse Nelson Xavier.

Mardone França disse...

Assistir a série de filmes Sissi

Zelci Rigatti disse...

Meu Deus como e lindo as series eu amava ir no cinema ver poderia voltar

Hulda Marques disse...

Muito linda ,não resistiu a perda do filho!

Maria Regina Lima disse...

Assustadoramente linda..

Prema Ahimsa disse...

Linda!

Silvia Maria Gomes Armede disse...

Uma atriz maravilhosa.

Elza Canali disse...

É uma bela atriz muito talento gosto muito.

Mari Andre disse...

lindaaaa

Rejane Ramone disse...

Linda...

Marina Martinelli disse...

Divina.

Terezinha Robles disse...

Lindíssima!

Conceição Lopes disse...

Linda

Adriana Cinturinha disse...

Belíssima!

Vera Hilda Bezerra Rodrigues disse...

Linda e talentosa!
Assisti Sissi!
Tinha o olhar cheio de angústia.

Miriam Panighel disse...

Linda, meiga, e muito triste. Vida infeliz principalmente pela trágica morte do filho. Lamentável! Gostava dela e a admirava profundamente.Sempre senti que no seu interior era bastante infeliz. Os olhos são as janelas da alma,não há dúvida...

Ricardo Mello disse...

Lindíssima

Edivaldo Martins disse...

Dos filmes água com açucar para os grandes filmes!

Neusa Gomes Nunes disse...

ERA A MINHA FAVORITA DE TODOS OS TEMPOS.

Márcia Aparecida Nobile de Almeida disse...

Linda e talentosa

Meire Demetrio disse...

Linda!!!

Leda Luiza Bottega Fenzke disse...

muito linda!!

Jacira Almeida Martins disse...

Lindíssima!assisti a toda série.Sisse.Sisse a imperatriz.Sissi e seu destino!Inesquecível!

Fatima Cedraz disse...

Como era linda

Adriana Cinturinha disse...

Um rosto belo!

Paulo Antonio Loureiro Loureiro disse...

Era muito linda essa mulher !!! Adorava filmes com ela.

Tânia Agra disse...

Lindíssima , até hj guardo os dvds com a trilogia Sissi !

Arthur Cardenes disse...

Lindíssima.

Arthur Hoffmann disse...

Linda.

Lourdes Fantini disse...

Imortal e sempre belíssima Sissy!!

Rute Lima disse...

Outra biografia que daria um bom roteiro. Passou pelas 3 Sissys açucaradas, devolveu com a versão pesada de "Ludwig", suas escolhas eram sempre as mais dífícies. Acho interessante ela ter feito 3 filmes com o Delon (MARA) depois do fim do romance deles. Quem conheceu não esquece

Heloisa Helena Lima Dias LS disse...

Problemas. Tds temos difícil é. Ser feliz linda. Chique mas não. Foi feliz .QUE DEUS ABENÇOE. ............

Genildo Carvalho disse...

Linda!!! Talentosa!!! Nossa que história comovente. Chorei.

Bené Chaves disse...

Bela e elegante!

Marina Martinelli disse...

Divina.

Auxiliadora Azevedo disse...

amava assistir essa série...linda <3

Paulo Moura disse...

Era bela, talentosa, bem sucedida, disputada pelos diretores, amada pelo público. Mas a vida pessoal era uma lástima.

Maria Regina Lima disse...

Que linda mulher!

Jean Guilherme Paixão disse...

Rainha!

Fia Freitas disse...

Linda