abril 19, 2021

***** HOLLYWOOD FASHION: VESTINDO ESTRELAS

marilyn monroe veste travilla em “os homens preferem as louras”


dedicado ao amigo Ney Galvão 
(Itabuna, Bahia. 1952 - 1991)


A sétima arte exerce um fascínio no imaginário do público. Os figurinos dos seus filmes são copiados e servem de inspiração para o mundo da moda. Eles enriquecem a trama, ajudam na composição dos personagens, definem a época que a história se passa e ajudam na identificação com o enredo. Desde o princípio do cinema, a moda foi uma aliada, estabelecendo uma lucrativa relação, em que figurinos dão vida às produções cinematográficas, a qual influenciam o público, estimulando o consumo.

Os looks memoráveis das estrelas de cinema ditaram a moda durante décadas, fortalecendo a indústria do ramo. Esse vestuário glamoroso, assinado por habilidosos profissionais, causava um impacto surpreendente. Apesar da evidência de que nem todos os modelos serviam para ser utilizados fora das telas, o mercado sucumbiu ao figurino cinematográfico de forma desenfreada. No cinema mudo já estava claro que o vestuário era importante na popularidade dos filmes e poderia ser comercializado.

robert kalloch e norma shearer

Nos anos 30, figurinos marcantes assinados por talentosos estilistas eram objetos de desejo de milhares de mulheres, despertando identificação imediata. Enlouquecidas pelos looks das estrelas, elas iam assistir aos filmes munidas de prancheta, lápis e papel para desenhar as roupas de Greta Garbo, Jean Harlow, Joan Crawford ou Marlene Dietrich. A seguir, rapidamente, acionavam costureiras e ateliês para copiá-las. Desde então, o cinema lança peças que fazem pessoas comuns se sentirem especiais. E até hoje, roupas usadas por atrizes são copiadas, principalmente para ocasiões como casamentos e formaturas.
 
Na Era de Ouro de Hollywood, cada estúdio tinha seus próprios costureiros. Entre eles, WALTER PLUNKETT na RKO Radio Pictures, ADRIAN na Metro-Goldwyn-Mayer, TRAVIS BANTON na Paramount e ORRY-KELLY na Warner Bros. Usava-se materiais luxuosos (lantejoulas, peles, musselines etc.), valorizando a anatomia das estrelas, desde decotes cavados a transparências. Em 1948, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, criou a categoria de Melhor Figurino. A premiação valorizou um ofício que representa estética e beleza.
 
Os figurinistas sempre foram mestres na arte de camuflar imperfeições ou realçar atributos. Responsável pelo charme extravagante e misterioso da diva Marlene Dietrich, TRAVIS BANTON surpreendeu ao vesti-la com um conjunto de casaco - com ombros largos e ombreiras - e calça, num misto masculino-feminino, em um período de reinado absoluto dos vestidos. Para sua obra mais conhecida, “...E o Vento Levou”, WALTER PLUNKETT viajou um ano pelo sul dos Estados Unidos colhendo informações e visitando lojas, brechós e bazares.
 
Quem não se lembra da calça jeans surrada e da jaqueta vermelha de James Dean em “Juventude Transviada / Rebel Without a Cause” (1955)? Conquistou muitos jovens e até hoje simboliza rebeldia e liberdade. E o vestido branco decotado de Marilyn Monroe em “O Pecado Mora ao Lado / The Seven Year Itch”? Tornou-se um ícone do cinema. Eternizado na cena em que é levantado pela corrente de ar do metrô, foi leiloado em 2011 por US$ 5,6 milhões. Confeccionada em chiffon, WILLIAM TRAVILLA é apontado como o responsável pela criação, mas o livro “Hollywood Costume: Glamour! Glitter! Romance!” diz que ele comprou o vestido pronto.
bette davis e orry-kelly

Uma das mais emblemáticas figurinistas da Meca do cinema, EDITH HEAD, teve 35 indicações ao Oscar e ganhou 8 estatuetas de Melhor Figurino. Ela inventou os sarongues de Dorothy Lamour em “A Princesa da Selva / The Jungle Princess”, de 1936. Também criou o inesquecível vestido tomara que caia usado por Elisabeth Taylor em “Um Lugar ao Sol” e copiado em todo o mundo.

Em 1931, o modelo de ADRIAN, de ombros fartos e cintura estreita, feito de organza e em cor branca, para a Joan Crawford de “Redimida / Possessed” (1931), vendeu mais de 50 mil réplicas na Macy’s. Desenhado por JEAN LOUIS, o sensual longo de cetim negro de Rita Hayworth em “Gilda” (1946) também foi um sucesso. Nos anos seguintes, o visual sofisticado de Grace Kelly marcou a moda. A elegância da futura princesa, com saias amplas, cintura marcada, colar de pérolas e bolsa Hermés, enfeitiçou o público. Em 1961, o glamour sóbrio de Audrey Hepburn, vestida no tubinho preto básico de HUBERT de GIVENCHY em “Bonequinha de Luxo / Breakfast at Tiffany’s” tornou-se o look mais famoso do cinema.
 
Por fim, apresento 27 FIGURINISTAS do CINEMA e seus principais filmes.

ADRIAN
(1903 – 1959. Naugatuck, Connecticut / EUA)

Número de Filmes: 267
Tempo de Serviço: (1923 - 1952)

Cinco filmes:
“Grande Hotel / Grand Hotel” (1932)
“A Viúva Alegre / The Merry Widow” (1934)
“A Dama das Camélias / Camille” (1936)
“Núpcias do Escândalo / The Philadelphia Story” (1940)
“Acordes do Coração / Humoresque” (1946)
 
ANNA HILL JOHNSTONE
(1913 – 1992. Greenville, South Carolina / EUA)

Número de Filmes: 52
Tempo de Serviço: (1955 - 1989)

Cinco filmes:
“Vidas Amargas / East of Eden” (1955)
“Clamor do Sexo / Splendor in the Grass” (1961)
“O Poderoso Chefão / The Godfather” (1972)
“O Último Magnata / The Last Tycoon” (1976)
“Na Época do Ragtime / Ragtime” (1981)
 
BILL THOMAS
(1921 – 2000. Chicago, Illinois / EUA)

Número de Filmes: 165
Tempo de Serviço: (1943 - 1985)

Cinco filmes:
“Tudo Que o Céu Permite / All That Heaven Allows” (1955)
“Imitação da Vida / Imitation of Life” (1959)
“Spartacus / Idem” (1960)
Oscar de Melhor Figurino
“A Nau dos Insensatos / Ship of Fools” (1965)
“À Procura do Destino / Inside Daisy Clover” (1965)
 
CECIL BEATON
(1904 – 1980. Londres, Inglaterra / Reino Unido)


Número de Filmes: 12
Tempo de Serviço: (1941 - 1964)

Cinco filmes:
“Anna Karenina / Idem” (1948)
“Gigi / Idem” (1958) - Oscar de Melhor Figurino
“O Dilema do Médico / The Doctor's Dilemma” (1958)
“Minha Bela Dama / My Fair Lady” (1964) - Oscar de Melhor Figurino
“Num Dia Claro de Verão / On a Clear Day You Can See Forever” (1970)
 
DANILO DONATI
(1926 – 2001. Luzzara, Emilia-Romagna / Itália)

Número de Filmes: 56
Tempo de Serviço: (1958 - 2002)

Cinco filmes:
“A Megera Domada / The Taming of the Shrew” (1967)
“Édipo Rei / Edipo Re” (1967)
“Romeu e Julieta / Romeo and Juliet” (1968) – Oscar de Melhor Figurino
“Amarcord / Idem” (1974)
“Casanova de Fellini / Il Casanova di Fellini” (1976) – Oscar de Melhor Figurino
 
DOROTHY JEAKINS
(1914 – 1995. San Diego, Califórnia / EUA)

Número de Filmes: 59
Tempo de Serviço: (1948 - 1987)

Cinco filmes:
“Joana D`Arc / Joan of Arc” (1948) – Oscar de Melhor Figurino
“Sansão e Dalila / Samson and Delilah” (1949) – Oscar de Melhor Figurino
“A Noite de Iguana / The Night of the Iguana” (1964) – Oscar de Melhor Figurino
“Nosso Amor de Ontem / The Way We Were” (1973)
“Os Vivos e os Mortos / The Dead” (1987)
 
EDITH HEAD
(1897 – 1981. San Bernardino, Califórnia / EUA)

Número de Filmes: 436
Tempo de Serviço: (1925 - 1982)

Cinco filmes:
“A Malvada / All About Eve” (1950) - Oscar de Melhor Figurino
“Um Lugar ao Sol / A Place in the Sun” (1951) - Oscar de Melhor Figurino
“A Princesa e o Plebeu / Roman Holiday” (1953) - Oscar de Melhor Figurino
“Sabrina / Idem” (1954) - Oscar de Melhor Figurino
“Ladrão de Casaca / To Catch a Thief” (1955)
 
ELIZABETH HAFFENDEN
(1906 – 1976. Croydon, Surrey, Inglaterra / Reino Unido)

Número de Filmes: 59
Tempo de Serviço: (1934 - 1975)

Cinco filmes:
“Mulher Diabólica / The Wicked Lady” (1945)
“O Belo Brummell / Beau Brummell” (1954)
“A Encruzilhada dos Destinos / Bhowani Junction” (1956)
“Ben-Hur / Idem” (1959) – Oscar de Melhor Figurino
“O Homem Que Não Vendeu Sua Alma / A Man for All Seasons” (1966) 
– Oscar de Melhor Figurino
 
GEORGES ANNENKOV
(1889 – 1974. Petropavlovsk, Akmolinsk Oblast / Russian Empire)

Número de Filmes: 45
Tempo de Serviço: (1926 - 1965)

Cinco filmes:
“A Duquesa de Langeais / La Duchesse de Langeais” (1942)
“Conflitos de Amor / La Ronde” (1950)
“O Prazer / Le Plaisir” (1952)
“Desejos Proibidos / Madame de...” (1953)
“Lola Montès / Idem” (1955)
 
HELEN ROSE
(1904 – 1985. Chicago, Illinois / EUA)

Número de Filmes: 119
Tempo de Serviço: (1943 - 1968)

Cinco filmes:
“Assim Estava Escrito / The Bad and the Beautiful” (1952) - Oscar de Melhor Figurino
“A Última Vez Que Vi Paris / The Last Time I saw Paris” (1954)
“Eu Chorarei Amanhã / I’ll Cry Tomorrow” (1955) - Oscar de Melhor Figurino
“Alta Sociedade / High Society” (1956)
“Gata em Teto de Zinco Quente / Cat on a Hot Tin Roof” (1958)
 
IRENE SHARAFF
(1910 – 1993. Boston, Massachusetts / EUA)

Número de Filmes: 25
Tempo de Serviço: (1944 - 1981)

Cinco filmes:
“Sinfonia em Paris / Na American in Paris” (1951) - Oscar de Melhor Figurino
“O Rei e Eu / The King and I” (1956) - Oscar de Melhor Figurino
“Amor, Sublime Amor / West Side Story” (1961) - Oscar de Melhor Figurino
 “Cleópatra / Idem” (1963) - Oscar de Melhor Figurino
“Quem Tem Medo de Virgínia Woolf? / Who’s Afraid of a Virginia Woolf?” (1966) 
- Oscar de Melhor Figurino
 
MARCEL ESCOFFIER
(1910 – 2001. Monte Carlo / Mônaco)

Número de Filmes: 51
Tempo de Serviço: (1939 - 1979)

Cinco filmes:
“A Bela e a Fera / La Belle et la Bête” (1946)
“Entre o Amor e Trono / Ruy Blas” (1948)
“Águia de Duas Cabeças / L'aigle à Deux Têtes” (1948)
“Sedução da Carne / Senso” (1954)
“Lola Montès / Idem” (1955)
 
MARGARET FURSE
(1911 – 1974. Inglaterra / Reino Unido)

Número de Filmes: 32
Tempo de Serviço: (1948 - 1975)

Cinco filmes:
“Henrique V / Idem” (1944)
“Becket, o Favorito do Rei / Beckett” (1964)
“Leão no Inverno / The Lion in Winter” (1968)
“Ana dos Mil Dias / Anne of the Thousand Days” (1969) – Oscar de Melhor Figurino
“Mary Stuart, Rainha da Escócia / Mary, Queen of Scots” (1971)
 
MARIA de MATTEIS
(1898 – 1988, Florença, Toscana / Itália)
 
Número de Filmes: 90
Tempo de Serviço: (1939 - 1985)

Cinco filmes:

“A Carruagem de Ouro / Le Carrosse d'or” (1952)
“Othello / Idem” (1952)
“Terra Cruel / This Angry Age” (1957)
“Tempestade / La Tempesta” (1958)
“Waterloo / Idem” (1970)
 
MILO ANDERSON
(1910 – 1984. Illinois / EUA)

Número de Filmes: 171
Tempo de Serviço: (1932 - 1956)

Cinco filmes:
“As Aventuras de Robin Hood / The Adventures of Robin Hood” (1938) 
“Uma Aventura na Martinica / To Have and Have Not” (1944)
“Almas em Suplício / Mildred Pierce” (1945)
“Belinda / Idem” (1948)
“Vontade Indômita / The Fountainhead” (1949)
 
JEAN LOUIS
(1907 – 1997. Paris / França)

Número de Filmes: 175
Tempo de Serviço: (1944 - 1974)

Cinco filmes:
“Gilda / Idem” (1946)
“A Um Passo da Eternidade / From Here to Eternity” (1953)
“Férias de Amor / Picnic” (1955)
“O Cadilac de Ouro / The Solis Gold Cadillac” (1956) - Oscar de Melhor Figurino
“Imitação da Vida / Imitation of Life” (1959)
 
OMAR KIAM
(1894 – 1954. Monterrey, Nuevo Leon / México)

Número de Filmes: 31
Tempo de Serviço: (1934 - 1939)

Cinco filmes:
“Os Miseráveis / Les Misérables” (1935)
“Nasce Uma Estrela / A Star Is Born” (1937)
“Argélia / Algiers” (1938)
“As Aventuras de Marco Polo / The Adventures of Marco Polo” (1938)
“O Morro dos Ventos Uivantes / Wuthering Heights” (1939)
 
ORRY-KELLY
(1897 – 1964. Kiama, New South Wales / Austrália)

Número de Filmes: 298
Tempo de Serviço: (1930 - 1963)

Cinco filmes:
“A Estranha Passageira / Now, Voyager” (1942)
“Casablanca / Idem” (1943)
“Sinfonia em Paris / Na American in Paris” (1951) - Oscar de Melhor Figurino
“Les Girls / Idem” (1957) - Oscar de Melhor Figurino
“Quanto Mais Quente Melhor / Some Like It Hot” (1959) - Oscar de Melhor Figurino
 
PHYLLIS DALTON
(1925. Londres, Inglaterra / Reino Unido)

Número de Filmes: 39
Tempo de Serviço: (1951 - 1993)

Cinco filmes:
“Lawrence da Arábia / Lawrence of Arabia” (1962)
“Doutor Jivago / Doctor Zhivago” (1965) – Oscar de Melhor Figurino
“Oliver! / Idem” (1968)
“O Assalariado / The Hireling” (1973)
“Henrique V / Henry V” (1989) – Oscar de Melhor Figurino
 
PIERO GHERARDI
(1909 – 1971. Poppi, Toscana / Itália)

Número de Filmes: 43
Tempo de Serviço: (1948 - 1971)

Cinco filmes:
“Noites de Cabíria / Le Notti di Cabiria” (1957)
“A Doce Vida / La Doce Vita” (1959) – Oscar de Melhor Figurino
“A Grande Guerra / La Grande Guerra” (1959)
“Fellini Oito e Meio / 8½” (1963) – Oscar de Melhor Figurino
“Julieta dos Espíritos / Giulietta degli Spiriti” (1965)
 
PIERO TOSI
(1927 – 2019. Sesto Fiorentino, Toscana / Itália)

Número de Filmes: 65
Tempo de Serviço: (1951 - 2004)

Cinco filmes:
“Sedução da Carne / Senso” (1954)
“O Leopardo / Il Gattopardo” (1963)
“Medéia, a Feiticeira do Amor / Medea” (1969)
“Morte em Veneza / Morte a Venezia” (1971)
“Ludwig, a Paixão de um Rei / Ludwig” (1972)
 
RENÉ HUBERT
(1895 – 1976. Frauenfeld / Suíça)

Número de Filmes: 127
Tempo de Serviço: (1925 - 1964)

Cinco filmes:
“As Deliciosas Mentiras de Nina Petrowna / Die Wunderbare Lüge der Nina Petrowna” (1929)
“Lady Hamilton, a Divina Dama / That Hamilton Woman” (1941)
“O Diabo Disse Não / Heaven Can Wait” (1943)
“Entre o Amor e o Pecado / Forever Amber” (1947)
“Anastásia, a Princesa Esquecida / Anastasia” (1956)
 
ROBERT KALLOCH
(1893 – 1947. Nova York / EUA)

Número de Filmes: 152
Tempo de Serviço: (1932 - 1947)

Cinco filmes:
“Cupido é Moleque Teimoso / The Awful Truth” (1937)
“A Mulher Faz o Homem / Mr. Smith Goes to Washington” (1939)
“Jejum de Amor / His Girl Friday” (1940)
“Estrada Proibida / Johnny Eager” (1941)
“Rosa de Esperança / Mrs. Miniver” (1942)
 
ROSINE DELAMARE
(1911 – 2013. Colombes, Seine / França)

Número de Filmes: 115
Tempo de Serviço: (1938 - 1984)

Cinco filmes:
“Esta Noite é Minha / Les Belles de Nuit” (1952)
“Essas Mulheres / Adorables Créatures” (1952)
“O Vermelho e o Negro / Le Rouge et le Noir” (1954)
“O Homem que Vendeu a Alma / Marguerite de la nuit” (1955)
“Maxime / Idem” (1958)
 
TRAVIS BANTON
(1894 – 1958. Waco, Texas / EUA)

Número de Filmes: 258
Tempo de Serviço: (1925 - 1951)

Cinco filmes:
“O Expresso de Shanghai / Shanghai Express” (1932)
“Cleópatra / Idem” (1934)
“Sangue e Areia / Blood and Sand” (1941)
“À Noite Sonhamos / A Song to Remember” (1945)
“Carta de Uma Desconhecida / Letter From na Unknown Woman” (1948)
 
VITTORIO NINO NOVARESE
(1907 – 1983. Roma, Lazio / Itália)

Número de Filmes: 63
Tempo de Serviço: (1933 - 1981)

Cinco filmes:
“O Favorito dos Bórgias / Prince of Foxes” (1949)
“Messalina / Idem” (1951)
“Cleópatra / Idem” (1963) – Oscar de Melhor Figurino
“A Maior História de Todos os Tempos / The Greatest Story Ever Told” (1965)
“Cromwell, o Chanceler de Ferro / Cromwell” (1970) – Oscar de Melhor Figurino
 
WALTER PLUNKETT
(1902 – 1982. Oakland, Califórnia / EUA)

Número de Filmes: 268
Tempo de Serviço: (1926 - 1966)

Cinco filmes:
“Quatro Irmãs / Little Women” (1933)
“...E o Vento Levou / Gone with the Wind” (1939)
“Os Três Mosqueteiros / The Three Musketeers” (1948)
“Madame Bovary / Idem” (1949)
“Sinfonia em Paris / An American in Paris” (1951) - Oscar de Melhor Figurino

DEZ FIGURINOS FAMOSOS do CINEMA
 
AUDREY HEPBURN
veste Hubert de Givenchy em “Bonequinha de Luxo” (1961)

AVA GARDNER
veste Fontana em “A Condessa Descalça” (1954)

ELIZABETH TAYLOR
veste Edith Head em “Um Lugar ao Sol” (1951)

ELIZABETH TAYLOR
veste Helen Rose em “Gata em Teto de Zinco Quente” (1958)

GRACE KELLY
veste Edith Head em “Ladrão de Casaca” (1955)

GRETA GARBO
veste Adrian em “Mata Hari” (1931)

JOAN CRAWFORD
veste Adrian em “Redimida” (1932)

MARILYN MONROE
veste Travilla em “O Pecado Mora ao Lado” (1955)

MARLENE DIETRICH
veste Travis Banton em “Marrocos” (1930)

RITA HAYWORTH
veste Jean Louis em “Gilda” (1946)

GALERIA de FOTOS

norma shearer veste adrian em “quando uma mulher quer / riptide” (1934)


4 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Grandes gênios do cinema.

Diana Navarro Telles disse...

Matéria impecável. Seu blog é sensacional. Parabéns!

Erica disse...

Com certeza o figurino é essencial em qualquer gênero de filme ✌

Erica disse...

Edith Head era a mais famosa e mais estranha dos figurinistas da velha Hollywood, sempre tinha pessoas que colaboravam com ela nos figurinos, mas sempre que ganhava um oscar só creditava a se mesma, a ponto dos outros fazerem piadas do tipo
" Lá vem Edith dizer que quem inventou a saia foi ela ".
Uma vez li um editorial sobre Edith onde Olivia de Havilland disse, que a muitos anos conhece Edith e nunca conseguiu penetrar no muro privacidade dela, e que uma vez foi na casa de Edith e lá estava Anne baxter e pela primeira vez durante alguns minutos, viu Edith se abrindo francamente com Anne sobre qualquer coisa, onde Olivia disse que pensou " que bom, pelo menos tem uma amiga" rsrsr