Caros Amigos

novembro 26, 2011

******* OS MELHORES ATORES BRITÂNICOS


james mason

Hollywood sempre teve no Reino Unido uma fonte inesgotável de matéria prima artística. Com tradição teatral shakespeariana, os intérpretes da Inglaterra impressionam pela densidade dramática e versatilidade, roubando quase sempre a cena. É exemplar a resposta de Laurence Olivier a Marlon Brando quando este perguntou quantos horas ele precisava para assumir o caráter de Hamlet, um personagem atormentado. Brando vinha da escola do Actor´s Studio, onde o ator mergulha no personagem e o assume como se fosse o próprio, um método ensinado por Lee Strasberg e que virou moda entre os atores norte-americanos. Oliver respondeu: “Não perco nenhum minuto em ser Hamlet, eu apenas represento, é muito mais fácil”. Os ATORES BRITÂNICOS têm em cena uma presença clássica, impecável e invejável. É infindável a quantidade e a qualidade deles, tornando super difícil selecioná-los numa lista reduzida de favoritos (e por ordem de preferência). Deixei de lado atores magníficos como Michael Caine, Ralph Richardson, Paul Scofield, Charles Chaplin, Herbert Marshall, Cary Grant, Robert Donat, Oliver Reed, David Niven, Robert Newton e Peter Sellers. Também não coloquei no páreo atores contemporâneos como Jeremy Irons, Ben Kingsley, Anthony Hopkins, Daniel Day-Lewis, Gary Oldman, Ralph Fiennes, Jude Law e James McAvoy. Qual a sua opinião?

(01)
CHARLES LAUGHTON
(1899-1962)

(02)
LAURENCE OLIVIER
(1907-1989)

(03)
REX HARRISON
(1908-1990)

(04)
ALEC GUINNESS
(1914-2000)

(05)
ALBERT FINNEY
(n. em 1936)

(06)
JOHN GIELGUD
(1904-2000)

(07)
RONALD COLMAN
(1891-1958)

(08)
DIRK BOGARDE
(1921-1989)

(09)
JAMES MASON
(1909-1984)

 (10)
PETER FINCH
(1916-1977)

(11)
ALAN BATES
 (1934-2003)

*******
O QUE ESTÁ FAZENDO

DUSTIN HOFFMAN


O ator Dustin Hoffman, ganhador de dois prêmios Oscar de Melhor Ator (por "Kramer vs. Kramer / Idem", 1979, e "Rain Man / Idem", 1988), estreia como diretor aos 74 anos com o filme "Quartet", baseado em uma peça de teatro de Ronald Harwood e com um elenco de veteranos atores britânicos. A produção começou a ser gravada recentemente no sul da Inglaterra, em Buckinghamshire, e conta a história de três cantores de ópera aposentados que vivem em um asilo dedicado a esse tipo de profissional. A rotina dos personagens muda com a chegada de uma nova moradora no local. No elenco, os veteranos Maggie Smith ("Assassinato em Gosford Park / Gosford Park", 2001), Tom Courtenay ("Doutor Jivago / Doctor Jhivago”, 1965), Michael Gambon, Billy Connolly e Pauline Collins, conhecida por seu papel em "Shirley Valentine / Idem" (1989). Dustin Hoffman queria que um dos papéis principais ficasse com Albert Finney, de 75 anos, mas o ator se encontra filmando “Skyfall”, de Sam Mendes, ao lado de Ralph Fiennes, Javier Bardem e Judi Dench. Produzido pelo próprio ator, o filme é financiado pela BBC Films, DCM Productions e Decca. O roteiro é do próprio autor da peça de teatro, Harwood, roteirista também do premiado "O Pianista / The Pianist" (2002). A estréia está prevista para o segundo semestre de 2012, nos Estados Unidos.

33 comentários:

Marcelo Bonavides disse...

Ótima seleção. Ótimos atores!
Abraços!

Tunin disse...

Beleza de seleção! Muito bom! Abração.

renatocinema disse...

Ótima lista amigo.

Não é por acaso que considero seu site uma ótima passagem para se conhecer cinema.

Fábio Henrique Carmo disse...

Ótima lista, Nahud! Mas falou alguém fundamental. Cadê o Chaplin?

Felipe Derevko disse...

Alguns ótimos atores britânicos atuais: Alan Rickman, Ralph Fiennes, Joseph Fiennes, Liam Nesson, Anthony Hopkins, Sean Connery, entre alguns outros...

disse...

Meu favorito é Laurence Olivier. que classe tem esse ator! Gostei da lista, mas eu nunca deixaria de fora Cary Grant.
Boa notícia ouvir que teremos Dustin Hoffman estreando como diretor e Tom Courtenay em mais uma produção. Ele estava ótimo em Dr. Jivago.
Abraços!

annastesia disse...

Seleção chiquérrima dos grandes "thespians" do cinema britânico. Elegantes, charmosos e mais do que talentosos. Destaque especial para James Mason, Dirk Bogarde, Albert Finney, Alan Bates, Daniel Day-Lewis e meu querido Gary Oldman. Que bom que o incluiu na lista, Antônio!

linezinha disse...

excelente lista Antonio!

Filmes Antigos Club disse...

Meu favorito é James Mason sem discussão. Mas também admiro um que não se encontra em sua lista, Michael Rennie, o astro de "O DIA EM QUE A TERRA PAROU" de Robert Wise, e também Stewart Granger

Mas como vc disse, é difícil selecionar tantos e tantos de Sua Majestade que deram seu empenho na Sétima Arte, e evidentemente, fizeram História

J. BRUNO disse...

Mais uma excelente lista, os nomes selecionados denotam o conhecimento quase enciclopédico e tato sensível na escolha, que contemplou nomes que realmente tiveram significativa relevância não só para uma época mas para o cinema como um todo...
.
http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/11/hora-de-voltar.html

Enaldo disse...

Eu voto em Lawrence Olivier e em Charles Laughton. Não gosto do australiano James Manson e senti falta do irlandês Peter O'Toole.

Gilberto Carlos disse...

Parabéns pela seleção. São realmente atores incomparáveis.

Luiz Santiago disse...

Mais uma daquelas sus postagens deliciosas. Gosto muito de Alan Bates e Dick Bogarde. Parabéns, amigo.

Abraços

p.s.: gostaria muito de agradecer a indicação do blog na sua ótima entrevista. Li-a e gostei bastante. Um abraço.

pinguim disse...

Uma selecção de peso, sem sombra de dúvida...

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Pois é, Fábio, deixei o Chaplin de fora...

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Você se esqueceu do maior de todos, Felipe: DANIEL DAY-LEWIS.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Amigo Paulo (Filmes Antigos Club), sinceramente nunca gostei do Michael Rennie nem do Stewart Granger. Assim como não gosto do Richard Burton e do Kenneth More.

Victor Ramos (Jerome) disse...

Já com os homens eu não tenho amplo conhecimento não, diferente do meu caso com as mulheres, hehe. Mas enfim... a elegância dessa fase atingiu todos os sexos.


Pudim de Cinema

Mario disse...

Otra elección acertada y muy creativa, me interesa sobre todo Laughton y Finney, éste último se hace querer en the big fish estando ya mayor de edad. Rex Harris u Olivier también son a tener en cuenta. Se caracterizan por su elegancia en la actuación. Guinnes por la famosa película del puente del rio Kwai. Y es bueno saber que Hoffman está queriendo ser director, la experiencia como actor seguro le facilitará el trabajo, no creo que lo haga mal. Un abrazo.

Mario.

Maxwell Soares disse...

Muito boa lista, Antônio. Gosto da sua maneira como mergulha nos clássicos. São nestes grandes atores que brota a fonte do talento.

Um abraço...

Jefferson Clayton Vendrame disse...

Grande Antonio, como vai? Vim agradecer-lhe por mais uma visita em meu blog e por deixar sempre seus comentários, isso é bom, e nos incentiva a continuar escrevendo bons textos, sabendo que pessoas inteligentes como vcs estão sempre por ai os lendo.
Agora, perfeito esse seus post sobre os grandes Ingleses, Ótimos atores, gosto muito do Mason como o vilão de Intriga Internacional e do Laughton como o Henrique VIII.

Parabéns pelo Blog, Sempre, sempre,

Abração

Jefferson Clayton Vendrame disse...

Ah, pegando o bonde de alguns mencionando os atores que vc deixou de fora, pra mim um que você não mencionou e que foi um dos grandes atores dos anos 30 é Leslie Howard, ele esta perfeito em A Floresta Petrificada, abração

Jefferson Clayton Vendrame disse...

Ah, pegando o bonde de alguns mencionando os atores que vc deixou de fora, pra mim um que você não mencionou e que foi um dos grandes atores dos anos 30 é Leslie Howard, ele esta perfeito em A Floresta Petrificada, abração

Danielle Carvalho disse...

Embora você não tenha incluído esses que citou no fim do texto, a lista tá muito, Antonio! Grande Rex Harrison e Laurence Olivier, sem contar o Ronald Colman, de quem eu gosto cada vez mais...

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Sempre visito o seu blog, Jefferson. Percebo que nos afinamos na predileção por certos filmes e atores. Vc acredita que só conheço o Laughton como Henrique VIII em A RAINHA VIRGEM? Ele está fabuloso, mas adoraria vê-lo no filme inglês pelo qual ganhou o Oscar como o monarca cruel. Quanto ao Leslie Howard concordo que é um ótimo ator, mas não faz parte do meu cast de favoritos.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

O Colman é encantador, Dani. Dá show em comédias, dramas e filmes de aventura. A sua atuação em FATALIDADE, de Cukor, é inesquecível. Pena que cultivou a vida inteira aquele bigodinho bizarro.

Jamil disse...

Os atores britânicos geralmente são excelentes, mas também afetados, algo arrogantes. O curioso nessa sua lista é que quase todos são gays ou bissexuais, com exceção - que eu saiba - do James Mason, Rex Harrison e Ronald Colman. 3 numa lista de 11.

Jamil disse...

O Ronald Harwood é um grande dramaturgo e ótimo roteirista. Com esse material, Dustin Hoffmann tem tudo pra acertar.

Leandra disse...

Tenho uma queda por Rex Harrison. Tão charmoso...

O Falcão Maltês

E. SANCHES disse...

Muito legal fugir um pouco da rotina e falar do outro continente.
Grande e merecida homenagem aos ingleses.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Pois é, Jamil, muitos deles são gays, mas foi apenas uma casualidade tal fato nesta lista.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Eu também, Leandra. Ele tá no auge do charme em O FANTASMA APAIXONADO, com a Gene Tierney.

tozzi disse...

Imperdoável, Nahud. Como deixou descartou Cary Grant e Ralph Richardson?