yves montand em “o círculo vermelho” |
Eles existem desde os primeiros filmes. São daqueles que atiram primeiro e perguntam depois. Sacando armas de fogo, socando ou atravessando perigos sem qualquer receio, personificam a imagem do homem durão. Cowboys, justiceiros, oficiais, mafiosos, aventureiros, detetives, policiais, jornalistas, ladrões, presidiários ou brutamontes que nunca se entregam e fazem de tudo para atingir seus objetivos.
Esses valentões hipnotizam o público, embora muitas vezes utilizem métodos nada éticos. Por que têm tudo para serem odiados e fazem tanto sucesso? Sabe se lá. Desconfiamos que as principais motivações desses sujeitos são poder, fuga, vingança e dinheiro. As mulheres são utilizadas para passar o tempo, não são levadas a sério, e eles geralmente recebem o troco por esse comportamento insensato. Os durões não são bons com palavras, preferem distribuir bordoadas certeiras.
Um dos mais queridos é o Steve McQueen (1930 - 1980. Beeche Grove, Indiana / EUA) de “Fugindo do Inferno / The Great Escape” (1963). Dizem que o ator era o macho que as mulheres queriam ter e que os homens queriam ser. Não é de se espantar que foi eleito pela revista “Empire” como um dos maiores astros de todos os tempos. Imbatível nas telas, na vida real terminou por ser consumindo por um câncer.
A elétrica aventura de guerra demonstra o carisma e principalmente os culhões de McQueen. Para interpretar o prisioneiro que peita nazistas no campo de concentração à prova de fugas, o norte-americano exigou que o roteiro fosse refeito, adicionando cenas em que pudesse mostrar suas habilidades sobre uma motocicleta.
Selecionei 19 personagens durões. Confira abaixo a lista barra pesada.
ALAIN DELON como Jef Costello
O SAMURAI (Le Samourai,1967)
direção de Jean-Pierre Melville
direção de Jean-Pierre Melville
CHARLES BRONSON como Paul Kersey
DESEJO de MATAR (Death Wish, 1974)
direção de Michael Winner
direção de Michael Winner
vera clouzot, simone signoret e vanel |
CHARLES VANEL como Comissário Alfred Fichet
As DIABÓLICAS (Les diaboliques,1955)
direção de Henri-Georges Clouzot
CLINT EASTWOOD como Inspetor “Dirty” Harry Callahan
PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL (Dirty Harry, 1971)
direção de Don Siegel
direção de Don Siegel
anna karina e constantine |
EDDIE CONSTANTINE como Lemmy Caution
ALPHAVILLE (Alphaville, une Étrange Aventure
de Lemmy Caution, 1965)
direção de Jean-Luc Godard
EDWARD G. ROBINSON como Rico
ALMA no LODO (Little Caesar, 1930)
direção de Mervyn LeRoy
direção de Mervyn LeRoy
GENE HACKMAN como Jimmy Doyle
OPERAÇÃO FRANÇA (The French Connection, 1971)
direção de William Friedkin
direção de William Friedkin
GEORGE RAFT como Joe Fabrini
DENTRO da NOITE (They Drive by Night, 1940)
direção de Raoul Walsh
direção de Raoul Walsh
GLENN FORD como Dave Bannion
Os CORRUPTOS (The Big Heat, 1953)
direção de Fritz
Lang
HUMPHREY BOGART como Philip Marlowe
À BEIRA do ABISMO (The Big Sleep, 1946)
direção de Howard Hawks
direção de Howard Hawks
priscilla lane e cagney |
JAMES CAGNEY como Eddie Bartlett
HERÓIS ESQUECIDOS (The Roaring Twenties, 1939)
direção de Raoul Walsh
direção de Raoul Walsh
gabin e alain delon |
JEAN GABIN como Charles
GÂNGSTERS de
CASACA (Mélodie en Sous-sol, 1963)
direção de Henri
Verneuil
JOHN WAYNE como Ethan Edwards
RASTROS de ÓDIO / The Searchers (1956)
direção de John Ford
direção de John Ford
LEE MARVIN como Walker
À QUEIMA-ROUPA (Point Black, 1967)
direção de John Boorman
direção de John Boorman
LINO VENTURA como Gustave 'Gu' Minda
Os PROFISSIONAIS
do CRIME (Le Deuxième Souffle, 1966)
direção de
Jean-Pierre Melville
ROBERT MITCHUM como Capitão Thomas McQuigg
A ESTRADA dos HOMENS sem LEI (The Racket, 1951)
direção de John Cromwell
direção de John Cromwell
SEAN CONNERY como James Bond
OO7 CONTRA o SATÂNICO Dr. NO (Dr. No, 1962)
direção de Terence Young
direção de Terence Young
STEVE McQUEEN como Capitão Hilts
FUGINDO do INFERNO (The Great Escape, 1963)
direção de John Sturges
direção de John Sturges
montand, gian-maria volonté e alain delon |
YVES MONTAND como Jansen
O CÍRCULO VERMELHO (Le Cercle Rouge, 1970)
direção de
Jean-Pierre Melville
54 comentários:
Excelente post!!
Ah, e obrigada pela dica de filme, não conheço "Perdição por amor", ainda não assisti, mas só de saber que é do William Wyler, e ainda por cima com a Miriam Hopkins no elenco (eu a adoro!), tenho certeza que gostarei. Vou procurar o filme.
Obrigada, e parabéns pelo blog!!
Ótimo artigo.
Charles Bronson é o que mais me marcou com aquele seu rosto duro e sério. Desejo de Matar é clássico.
Parabéns! Abs!
ASS. Victor Ramos
Nooooossa, que máximo! E as fotos são as melhores escolhidas, como sempre!
Robert Mitchum um grande ator;UM ÓTIMO DURÃO!
Perfeita homenagem.
Sobre o filme de Neil Jordan.....ele é o cara. Ao realizar Traídos pelo Desejo e Nó na Gargante....conquistou eternamente meu respeito.
Charles Bronson com seus milhares de desejos de matar, apenas com nomes diversos é muito insosso, só faltava uma Xuxa com suas paquitas prá transformar esse pseudo-filme naquilo em que realmente é:Trash.
Pronto. Falei. Fiquei leve.
Tchawzinhoooo!!! ahuahua
Antonio,
Muito bom o que você escreveu, adorei. E se já estava feliz quando sabia que o Bob Mitchum estaria na materia, quando vi o Sean em Dr No, gostei mais ainda. Bela homenagem!
Falando em Sean e em Dr No, ano que vem a série completa 50 anos. O que acha de escrevermos algo? Gosto de escrever, adoro a série, que foi uma das coisas que me fez amar Cinema e do Sean então, tenho diversos filmes. Se eu escrever algo para o aniversário dele(25/08), você postaria?
Abraço
O que seria do cinema sem a figura dos durões!
Há o meu favorito da lista é o Charles Bronson, não só na série Desejo de Matar, mas principalmente como o gaita em Era Uma Vez No Oeste.
Eastwood tbm marcou o tipo. Demais! Adorei o post! E não acho o Bogart tão durão quanto parece, mesmo na fase gangster. Ele inspira muito romance...
Abs.
Rodrigo
Antonio, mais uma vez você deixou de fora o Lee Marvin. Ninguém foi no cinema mais durão que ele. Nem mesmo Jimmy Cagney que por vezes exagerava. Não entendi Delon, Connery e Stewart como though guys. Todos suaves demais para a categoria...
Não consigo ver James Stewart comom um "durão".
Abraços.
fantástico post meu caro, só senti falta de Stalone em Rambo.
Abraço!
Você acertou em cheio! SEU BLOG é FANTÁSTICO!!! Parabéns!
abraços
Claudio Zumaeta
Historiador
Uma ótima lista dos durões... Graças a eles q sentimos o gostinho da vingança, da justiça,... sobre os bandidos!! Agora, Bronson e Clint são lendas quando o assunto é ser durão!!!
Apareça!
Abraçoss
O cinema dá um valor excessivo á beleza. Que tal um post sobre os feios talentosos?
Nunca pensei que veria o Charles Bronson neste blog. Até mesmo o John Wayne compromete. De todos esses cabras da peste, fico com McQueen. Que falta ele faz!
excelente lista Antonio,adoro o Steven Mcqueen.
Muito boa a lista.
Meu destaque é, evidentemente, Alain Delon como Costello em "O Samurai", já que esse filme do Melville é meu filme favorito. Belo trabalho.
Augusto Cesar,
Pudim de Cinema.
E o Alain Delon não tem cara de durão, não. rs
Bem bolado o post.
Antonio, que H-O-N-R-A, lembrar logo de mim??? Rsrsrs! Obrigadão! Realmente, gosto muito das duas ceninhas neste filme que é meio doido, mas bom... Ela estava justamente naquela fase de querer dissociar seu trabalho na TV às personagens frágeis, doces e tal... São contidas mas têm algo de transgressor... Comportadas! Aquele abraço, rapaz... Agradeço a visita!!! Edison
O "Falcão Maltês" possui mais de seis razões para ser amado por seus leitores...são muitos os valiosos motivos para amar este blog tão interessante e rico de informações e idéias.
Tim Roth, Willem Dafoe, Robert Mitchum, Gerard Depardieu, Paul Giamatti, Rossy de Palma, Woody Allen, Ron Perlmann, Sean Penn, Steve Buscemi, Christopher Walken e Marty Feldman.
Oi quero parabeniza-lo por este blog, conheço muitos relacionados a cinema mas como este jamais vi, sou uma admiradora do cinema antigo, nem sei se este é o termo, coleciono alguns filems mas tenho a curiosidade de te perguntar. Do mesmo modo como dizem que não podemos morrer sem ler um livro, plantar uma arvore coisas assim , gostaria de saber na sua opinião a qual respeito imesnsamente, qual o filme que não poderia deixar de ser visto por ninguém. Aguardo sua resposta. Um abraço de sua admiradora Nice
Falando em alain Delon, o cinema francês foi tão pródigo em 'durões' quanto Hollywood. Vale lembrar sempre Jean Gabin, Charles Vanel, Lino Ventura, Eddie Constantine, Yves Montand e Jean Paul Belmondo. E Depardieu representando outra geração.
Como não tive a oportunidade de conhecer todos, Sean Connery é meu favorito. E The Borgias é uma série excelente. Para quem não quer esperar as exibições da TV a Cabo, uma boa alternativa é baixar nos sites de séries. Um muito bom é o www.vmseries.com :)
Bjs!
Quepostagem mais fantástica!!!!!!!! Adorei rever tantos destes eternos duroes... Mitchum!!!! Como eu gostava dele! Que charme!
Pra mim os que têm realmente cara de durão: Lee Marvin, Clint Eastwood, Charles Bronson \0/, esse é rei! Alain Delon, tem outra cara. Adoro os temas escolhidos por você.
Do posto sobre os russos, assisti QUANDO VOAM AS CEGONHAS e gostei muito.
*post (correção)
Ah ... Alain Delon; depois de " O Sol por Testemunha" passei a admirá-lo. Quanto ao filme "O Samurai", ele estava tão elegante. Enfim, que post fantástico!
O Delon pode não ter cara de durão, mas com o Melville ele é sim. Quem não move sequer um músculo facial com uma arma apontada pra cabeça? Só um cara durão, haha.
Augusto Cesar,
Pudim de Cinema
Acho os melhores, o Robert Mitchum e o Charles Bronson.
Quanto ao Delon de Samurai, é realmente um papel de durão; mas associo o seu nome mais a outro tipo de papéis. Escolheria no cinema francês, o Lino Ventura.
Charles Bronson é muito durão!...
Seus desejos de matar são de matar! Todos esses durões fizeram cara de durão nos papéis de durão.
Antonio, cada post melhor que outro. Adoro.
Concordo com Darci, faltou um pouco mais do "toque francês". Pelo menos Gabin e Lino Ventura.
Nahud;
Apanhe meus parabens por esta matéria totalmente paralela com o cinema verdadeiramente dito.
À excessão de filmes de amor, historias melosas, musicais ou filmes deste quilate, todos os demais são dotados dos principais elementos que irão compor a historia e seu epilogo; um vilão principal (mais seus asseclas, ou não), o mocinho, este quase sempre pendendo para o lado positivo da lei, e uma mocinha, para dar o toque apimentado no contexto que está sendo desenrolado e filmado.
Pronto. Temos aí o ingrediente perfeito para mais um filme.
Claro que dentro desta sintese simples apresentada, ocorre nuances, historias paralelas, intrigas correlatas para por enredo nas peliculas. Porém, de um modo geral, o vilão e o mocinho são os grandes protagonistas das peliculas de ação.
jurandir_lima@bol.com.br
Acho o Clint Eastwood o campeão em papéis de durões no cinema, em filmes como a trilogia dos Dólares, a série Dirth Harry, O Estranho sem Nome e Os Imperdoáveis. Um durão mais sutil é o Mastroianni, em filmes como A Doce Vida e Oito e Meio.
Quem dera ter uma foto (autêntica) do
Robert Mitchum autografada, heim?
hehehhe
Que bom que respondeu querido amigo Antonio, desses 3 , Cantando na chuva eu tenho e assisto sempre, a cena dos 3 cantando Good morning to you consegue ser pra mim o auge do filme, obrigada pela sugestão, com certeza irei adquirir esses outros dois filme e quando assistir te falo o que achei pode ser?
um abraço, Nice
Da lista, o meu preferido é Charles Bronson, mas gosto de lembrar dele pela sua atuação na obra prima Era Uma Vez no Oeste, pois diferente de toda cine série de Desejo de Matar, é um filme que não envelheceu em nenhuma cena sequer.
_________________________________
...que maravilha! Atores que fizeram a história do Cinema...Obrigada, por partilhar!
Vou ver se assisto "Os Bórgias".
Beijos de luz e o meu carinho!!!
_______________________________
Ola Antonio,a dica é ótima e todos seus comentários,tentarei ver um filme com Alain Delon,deu uma saudade...!Vou assistir,Os Bórgias...um abraço pra vc
Realmente uma galeria memorável! Acredito que os que melhor personificaram o "durão" foram Cagney, Bogart, Eastwood e John Wayne.
Abraços, Lê
Sem palavras...Postagem sensacional....
Os artigos aqui postados conseguem ser informativos e nostálgicos ao mesmo tempo...Não sei que tipo de bruxaria você usa xD
Enfim....Parabéns!
O amigo e culunista se esqueceu de incluir Robert Taylor nestas lista. O homem era terrivel! Querem uma prova simples? Vejam PECADO E REDENÇÃO.
jurandir_lima@bol.com.br
Muito bom Antônio! Obrigado pela visita ao Canto do Cinéfilo. Já te adicionei aos meus "blogs selecionados". Vamos trocar figurinhas.
Saudações cinéfilas!
Rodrigo Duarte
Querido Antônio,
Continuo te seguindo, antes era na coluna do jornal, agora em seu inovador e instigante blog, que me me inspira ainda mais no cinema.
Um abraço amigo e sorte no sol e dunas de Natal.
Manda notícias
Walter Gaspar
Antonio,Estou procurando uma música linda..do filme,A Lei do Desejo,(Pedro Almodovar)parece um Tango..ela é linda,apaixonante..será que vc poderia me dizer o nome dela?A músca é a trilha,quando o amado vai embora...acho que é isso,faz um tempinho que vi o filme
Lhe agradeço se me der uma dica,cansei de procurar ...e nada!Beijão
Seleção impecável de filmes, atores e durões. Deve admitir que morro de medo de Lee Marvin!
Charles Bronson, The best!
Charles Bronson,Clint Eastwood,John Wayne..sou fã incondicional!
Isso sim, é que é delícia
Ave Maria!!! Quantas delícias !
Fico com John Wayne. Por tudo o que me fez sonhar na infância e adolescência.
Adorei sua ideia! É maravilhoso podermos fazer tão bela viagem no tempo! Parabéns pela linda e prazerosa ideia! 💓
Adoro!
Maravilhoso!
Postar um comentário