clara calamai e massimo girotti em “obsessão” (1943) |
“O cinema
é a arma mais forte do regime fascista.”
BENEDITO MUSSOLINI
“Entre as novidades da guerra, existe mobilização total – material e espiritual – do cinematógrafo. O cinema italiano deve ilustrar nossa irresistível ascensão, da mesma forma como o cinema francês expõe a decadência catastrófica de seu povo.”
MINO DOLETTI
jornalista
1940
BENEDITO MUSSOLINI
“Entre as novidades da guerra, existe mobilização total – material e espiritual – do cinematógrafo. O cinema italiano deve ilustrar nossa irresistível ascensão, da mesma forma como o cinema francês expõe a decadência catastrófica de seu povo.”
MINO DOLETTI
jornalista
1940
O cinema italiano viveu uma época florescente na década de 1910, com épicos histórico-mitológicos e o chamado filme-diva, que fizeram sucesso internacional, graças à complexidade da encenação e o protagonismo de atrizes lendárias como Francesca Bertini, Pina Menichelli e Rina De Liguoro, entre outras. Por volta de 1923, essa tradição entrou em decadência irreversível e apenas 10% dos filmes em circulação eram de origem local. Em 1931 foram produzidos somente 13 filmes no país. O governo fascista reagiu com uma política protecionista, passando a subsidiar intensamente a produção nacional e a limitar a circulação de longas estrangeiros.
O fascismo surgiu na Itália em 1919, liderado pelo tirano Benito Mussolini (1883 – 1945. Predappio / Itália). Chegou ao triunfo após a Marcha sobre Roma, quando manifestantes exigiram que o Rei nomeasse Mussolini primeiro-ministro, e assim foi feito. Esteve no poder entre 1922 e 1943, sendo abolido totalmente em 1945, com a derrota na Segunda Guerra Mundial. Nos primeiros anos, em 1924, Il Duce criou o instituto L.U.C.E (L`Unione Cinematografica Educativa), destinado à criação de documentários educativos e cinejornais exibidos antes do início de qualquer filme.
Em 1933, com “Camisas Negras”, dirigido por Giovacchino Forzano, realizou-se o primeiro filme político desse regime. Narra o contexto histórico que a Itália atravessava entre a Primeira Guerra Mundial e a ascensão de Mussolini. Um aspecto que deve ser destacado da produção, além de ter sido financiada pelo governo, é que contou com a participação de Mussolini e de seu filho no roteiro. Ao contrário do que aconteceu na União Soviética ou na Alemanha, o Estado fascista se comportou de modo menos invasivo no setor cinematográfico de ficção: os funcionários do regime, no que se refere à censura, agiam orientando produtores e diretores a experimentar certos temas em suas realizações, mas não determinavam conteúdo e escolhas estilísticas.
Durante o período 1922-1943 foram produzidos filmes de propaganda ou de revisão histórica, mas a tendência de natureza propagandística não surtiu grande efeito. Acreditando no cinema como veículo de comunicação com as massas, o regime fascista inaugurou em 1932 o Festival de Cinema de Veneza, um palco de estreia de filmes alemães e italianos; em 1935 fundou o Centro Sperimentale di Cinematografia; e o gigantesco complexo da Cinecittà em 1937. As produtoras (Cines, Lux, Manenti, Titanus, ERA, etc.) permaneceram em mãos privadas, mas teriam falido sem os subsídios estatais. Devido aos investimentos, Mussolini obteve um poderoso cinema popular que rivalizava com Hollywood em termos de narrativa e sofisticação estilística.
A comédia sentimental escapista, com ambientes luxuosos e personagens bem vestidos, fez muito sucesso. Apelidada de “Telefoni Bianchi”, ocultava problemas sociais, econômicos e políticos do país, hipnotizado o público em um falso sentimento de orgulho nacional. Do ponto de vista artístico não foi um momento feliz. Nessa época ingrata, considero Alessandro Blasetti e Mario Soldati os cineastas mais significativos. Blasetti, além de ser um artesão competente, abordou temas variados, conduzidos por um notável senso cinematográfico.O estilo elegante de Soldati valoriza imagens e performances, evocando dramas de época com verossimilhança.
benito mussollini |
Nesses anos sombrios, floresceu a revista “Cinema”, dirigida por Vittorio Mussolini, filho do Duce. A publicação cinéfila contava em sua equipe com nomes como Gianni Puccini, Giuseppe De Santis, Mario Alicata, Antonio Pietrangeli e Luchino Visconti. O mestre Visconti estrearia nas telas em 1943 com “Obsessão”, representando uma ruptura com a cinematografia fascista e dando início ao Neorrealismo. Acompanha as vicissitudes de um vagabundo e sua amante, cúmplices do assassinato do marido dela. Com uma verdade inédita, denuncia a pobreza e a falta de opções de uma sociedade. Após exibições polêmicas, foi proibido e retirado de circulação.
A guerra se mostrou um grande desastre para Benito Mussolini. Destituído de seu cargo em 1943, preso e a seguir solto pelos nazistas, estabeleceu no norte italiano a República de Salò. Derrotado pelos aliados, terminou executado em 1945. Seu corpo ficou pendurado pelos pés, na Piazza Loreto, em Milão. Durante Salò, o governo fantoche controlado pelos nazistas planejou construir uma indústria cinematográfica com cineastas e artistas que não abandonaram Mussollini. O projeto não foi adiante.
Utilizados para disseminar as ideologias fascistas e seus projetos políticos, em especial na política externa, os filmes procuravam representar o povo. De uma maneira geral, seus protagonistas eram camponeses ou soldados, ou seja, homens simples, mas alinhados aos ideais fascistas, servindo como uma espécie de modelo. Com o fim da guerra, se formou uma comissão de cinema, com Mario Camerini, Luchino Visconti, Alfredo Guarini, Mario Chiari e Mario Soldati. Eles condenaram a seis meses de suspensão de atividade profissional, por colaboração com o fascismo, os cineastas Goffredo Alessandrini, Augusto Genina e Carmine Gallone.
Mesmo demorando a perceber o potencial do cinema para o debate político e não sendo uma indústria cinematográfica tão organizada quanto, por exemplo, a nazista, a soviética ou a norte-americana, o cinema italiano cumpriu um importante papel na disseminação da ideologia fascista, mobilizando as massas em favor dessa causa.
FONTES
“A Fábrica de Sonhos de Mussolini: Estrelato do
Cinema na Itália Fascista” (2013)
de Stephen Gundle;
“Italian
Fascism 1915 - 1945” (2002)
de Philip Morgan;
“Mussolini
at the Movies: Fascism, Film and Culture” (2002)
de Jacqueline Reich;
“Mussolini e a Ascensão do Fascismo” (2008)
“Mussolini e a Ascensão do Fascismo” (2008)
de Donald Sasson.
DEZ
ATRIZES do CINEMA ITALIANO
sob o REGIME FASCISTA
sob o REGIME FASCISTA
01
ADRIANA
BENETTI
(1919 – 2016. Comacchio, Emilia-Romagna / Itália)
(1919 – 2016. Comacchio, Emilia-Romagna / Itália)
Três
Filmes:
TERESA VENERDÌ
(Idem, 1941)
direção de Vittorio De Sica
O CORAÇÃO MANDA
(4 Passi fra le Nuvole, 1942)
direção de Alessandro Blasetti
TEMPESTADE no GOLFO
(Tempesta Sul Golfo, 1943)
direção de Gennaro Righelli
TERESA VENERDÌ
(Idem, 1941)
direção de Vittorio De Sica
O CORAÇÃO MANDA
(4 Passi fra le Nuvole, 1942)
direção de Alessandro Blasetti
TEMPESTADE no GOLFO
(Tempesta Sul Golfo, 1943)
direção de Gennaro Righelli
02
ALIDA
VALLI
(1921 – 2006. Pola, Istria / Croácia)
(1921 – 2006. Pola, Istria / Croácia)
Três Filmes:
ALÉM do AMOR
(Oltre l'amore, 1940)
direção de Carmine Gallone
MANON LESCAUT
(Idem, 1940)
direção de Carmine Gallone
PEQUENO MUNDO ANTIGO
(Piccolo Mondo Antico, 1941)
direção de Mario Soldati
03
ASSIA
NORRIS
(1912 - 1998. São Petersburgo / Rússia)
(1912 - 1998. São Petersburgo / Rússia)
Três Filmes:
Uma ROMÂNTICA AVENTURA
(Una Romantica Avventura, 1940)
direção de Mario Camerini
DUELO
(Un Colpo di Pistola, 1942)
direção de Renato Castellani
CAPITÃO FRACASSO
(Le Capitaine Fracasse, 1943)
direção de Abel Gance
04
CLARA
CALAMAI
(1909 – 1998. Prato, Toscana / Itália)
(1909 – 1998. Prato, Toscana / Itália)
Três Filmes:
Os PIRATAS da MALÁSIA
(I Pirati della Malesia, 1941)
direção de Enrico Guazzoni
A FARSA TRÁGICA
(La Cena delle Beffe, 1942)
direção de Alessandro Blasetti
OBSESSÃO
(Ossessione, 1943)
direção de Luchino Visconti
05
DORIS
DURANTI
(1917 – 1995. Livorno, Toscana / Itália)
(1917 – 1995. Livorno, Toscana / Itália)
Três Filmes:
CIÚME TRÁGICO
(Cavalleria Rusticana, 1939)
direção de Amleto Palermi
TRÁGICA NOITE
(Tragica Notte, 1942)
direção de Mario Soldati
CARMELA, a MULHER DESPREZADA
(Carmela, 1942)
direção de Flavio Calzavara
06
ELISA
CEGANI
(1911 – 1996. Turim, Piemonte / Itália)
(1911 – 1996. Turim, Piemonte / Itália)
Três Filmes:
CAVALARIA
(Cavalleria, 1936)
direção de Goffredo Alessandrini
ETTORE FIERAMOSCA
(Idem, 1938)
direção de Alessandro Blasetti
ENCONTRO SANGRENTO
(Harlem, 1943)
direção de Carmine Gallone
07
ISA MIRANDA
(1905 – 1982. Milão, Lombardia / Itália)
(1905 – 1982. Milão, Lombardia / Itália)
Três Filmes:
SCIPIÃO, o AFRICANO
(Scipione l'africano, 1937)
direção de Carmine Gallone
O PREÇO de um PECADO
(È Caduta una Donna, 1941)
direção de Alfredo Guarini
MALOMBRA
(Idem, 1942)
direção de Mario Soldati
08
LUISA
FERIDA
(1914 - 1945. Castel San Pietro Terme, Emilia-Romagna / Itália)
(1914 - 1945. Castel San Pietro Terme, Emilia-Romagna / Itália)
Três Filmes:
ROMÂNTICO AVENTUREIRO
(Un'avventura di Salvator Rosa, 1939)
direção de Alessandro Blasetti
A COROA de FERRO
(La Corona di Ferro, 1941)
direção de Alessandro Blasetti
FEDORA
(Idem, 1942)
direção de Camillo Mastrocinque
09
MARÍA
MERCADER
(1918 – 2011. Barcelona / Espanha)
(1918 – 2011. Barcelona / Espanha)
Três Filmes:
O REI se DIVERTE
(Il Re si Diverte, 1941)
direção de Mario Bonnard
RECORDAÇÕES de um AMOR
(Un Garibaldino al Convento, 1942)
direção de Vittorio De Sica
Os NOSSOS SONHOS
(I Nostri Sogni, 1943)
direção de Vittorio Cottafavi
10
MARIELLA
LOTTI
(1921 – 2006. Busto Arsizio, Lombardia / Itália)
(1921 – 2006. Busto Arsizio, Lombardia / Itália)
Três Filmes:
A PONTE dos SUSPIROS
(Il Ponte dei Sospiri, 1940)
direção de Mario Bonnard
TEMPESTADE de ALMAS
(I Mariti (Tempesta d'anime), 1941)
direção de Camillo Mastrocinque
A GÓRGONA
(La Gorgona, 1942)
direção de Guido Brignone
DEZ
ATORES do CINEMA ITALIANO
sob o REGIME FASCISTA
sob o REGIME FASCISTA
01
AMEDEO
NAZZARI
(1907 – 1979. Cagliari, Sardenha / Itália)
(1907 – 1979. Cagliari, Sardenha / Itália)
Três Filmes:
Do MESMO SANGUE
(Luciano Serra, Pilota, 1938)
direção de Goffredo Alessandrini
CARAVAGGIO, o PINTOR MALDITO
(Caravaggio, il Pittore Maledetto, 1941)
direção de Goffredo Alessandrini
ENCONTRO SANGRENTO
(Harlem, 1943)
direção de Carmine Gallone
02
ANDREA
CHECCHI
(1916 – 1974. Florença, Toscana / Itália)
(1916 – 1974. Florença, Toscana / Itália)
Três Filmes:
ALCAZAR
(L'assedio dell'Alcazar, 1940)
direção de Augusto Genina
TRÁGICA NOITE
(Tragica Notte, 1942)
direção de Mario Soldati
A CONDESSA CASTIGLIONE
(La Contessa Castiglione, 1942)
direção de Flavio Calzavara
03
CARLO
NINCHI
(1896 – 1974. Bolonha, Emília-Romanha / Itália)
(1896 – 1974. Bolonha, Emília-Romanha / Itália)
Três Filmes:
SCIPIÃO, o AFRICANO
(Scipione l'africano, 1937)
direção de Carmine Gallone
CIÚME TRÁGICO
(Cavalleria Rusticana, 1939)
direção de Amleto Palermi
PREDESTINADOS
(Catene Invisibili, 1942)
direção de Mario Mattoli
04
FOSCO
GIACHETTI
(1900 – 1974. Sesto Fiorentino, Toscana / Itália)
(1900 – 1974. Sesto Fiorentino, Toscana / Itália)
Três Filmes:
ESQUADRÃO BRANCO
(Lo Squadrone Bianco, 1936)
direção de Augusto Genina
VERDI
(Giuseppe Verdi, 1938)
direção de Carmine Gallone
BENGASI
(Idem, 1942)
direção de Augusto Genina
05
GINO
CERVI
(1901 – 1974. Bolonha, Emilia-Romagna / Itália)
(1901 – 1974. Bolonha, Emilia-Romagna / Itália)
(Idem,
1938)
direção de Alessandro Blasetti
O CORAÇÃO MANDA
(4 Passi fra le Nuvole, 1942)
direção de Alessandro Blasetti
DON CESARE di BAZAN
(Idem, 1942)
direção de Riccardo Freda
06
direção de Alessandro Blasetti
O CORAÇÃO MANDA
(4 Passi fra le Nuvole, 1942)
direção de Alessandro Blasetti
DON CESARE di BAZAN
(Idem, 1942)
direção de Riccardo Freda
06
LEONARDO
CORTESE
(1915 – 1984. Roma / Itália)
(1915 – 1984. Roma / Itália)
Três Filmes:
CIÚME TRÁGICO
(Cavalleria Rusticana, 1939)
direção de Amleto Palermi
Uma ROMÂNTICA AVENTURA
(Una Romantica Avventura, 1940)
direção de Mario Camerini
RECORDAÇÕES de um AMOR
(Un Garibaldino al Convento, 1942)
direção de Vittorio De Sica
07
MASSIMO
GIROTTI
(1918 – 2003. Mogliano, Marche / Itália)
(1918 – 2003. Mogliano, Marche / Itália)
Três Filmes:
A COROA de FERRO
(La Corona di Ferro, 1941)
direção de Alessandro Blasetti
Um PILOTO RETORNA
(Un Pilota Ritorna, 1942)
direção de Roberto Rossellini
OBSESSÃO
(Ossessione, 1943)
direção de Luchino Visconti
08
OSVALDO
VALENTI
(1906 – 1945. Istambul / Turquia)
(1906 – 1945. Istambul / Turquia)
Três Filmes:
ETTORE FIERAMOSCA
(Idem, 1938)
direção de Alessandro Blasetti
A MÁSCARA de CÉSAR BÓRGIA
(La Maschera di Cesare Borgia, 1941)
direção de Duilio Coletti
A FARSA TRÁGICA
(La Cena delle Beffe, 1942)
direção de Alessandro Blasetti
09
ROSSANO
BRAZZI
(1916 – 1994. Bolonha, Emilia-Romagna / Itália)
(1916 – 1994. Bolonha, Emilia-Romagna / Itália)
Três Filmes:
KEAN, GÊNIO e LOUCURA
(Kean, 1940)
direção de Guido Brignone
O PREÇO de um PECADO
(È Caduta una Donna, 1941)
direção de Alfredo Guarini
MÁSCARA de SANGUE
(I Due Foscari, 1942)
direção de Enrico Fulchignoni
10
VITTORIO
de SICA
(1901 – 1974. Sora, Lazio / Itália)
(1901 – 1974. Sora, Lazio / Itália)
Três Filmes:
Os APUROS do SENHOR MAX
(Il SMax, 1937)
direção de Mario Camerini
MANON LESCAUT
(Idem, 1940)
direção de Carmine Gallone
Os NOSSOS SONHOS
(I Nostri Sogni, 1943)
direção de Vittorio Cottafavi
DEZ
DIRETORES do CINEMA ITALIANO
sob o REGIME FASCISTA
sob o REGIME FASCISTA
01
ALESSANDRO
BLASETTI
(1900 – 1987. Roma / Itália)
(1900 – 1987. Roma / Itália)
Três Filmes:
1860
(Idem, 1933)
ETTORE FIERAMOSCA
(Idem, 1938)
A FARSA TRÁGICA
(La Cena delle Beffe, 1942)
02
AUGUSTO
GENINA
(1892 – 1957. Roma / Itália)
(1892 – 1957. Roma / Itália)
Três Filmes:
ESQUADRÃO BRANCO
(Lo Squadrone Bianco, 1936)
ALCAZAR
(L'assedio dell'Alcazar, 1940)
BENGASI
(Idem, 1942)
03
CAMILLO
MASTROCINQUE
(1901 – 1969. Roma / Itália)
(1901 – 1969. Roma / Itália)
Três Filmes:
DON PASQUALE
(Idem, 1940)
TEMPESTADE de ALMAS
(I Mariti (Tempesta d'anime), 1941)
FEDORA
(Idem, 1942)
04
CARMINE
GALLONE
(1885 – 1973. Taggia, Ligúria / Itália)
(1885 – 1973. Taggia, Ligúria / Itália)
Três Filmes:
SCIPIÃO, o AFRICANO
(Scipione l'africano, 1937)
VERDI
(Giuseppe Verdi, 1938)
MANON LESCAUT
(Idem, 1940)
05
GOFFREDO
ALESSANDRINI
(1904 – 1968. Cairo / Egito)
(1904 – 1968. Cairo / Egito)
Três Filmes:
Do MESMO SANGUE
(Luciano Serra, Pilota, 1938)
BODAS de SANGUE
(Nozze di Sangue, 1941)
CARAVAGGIO, o PINTOR MALDITO
(Caravaggio, il Pittore Maledetto, 1941)
06
MARIO
BONNARD
(1889 - 1965. Roma / Itália)
(1889 - 1965. Roma / Itália)
Três Filmes:
A PONTE dos SUSPIROS
(Il Ponte dei Sospiri, 1940)
O REI se DIVERTE
(Il Re si Diverte, 1941)
CADA QUAL com seu DESTINO
(Campo de' Fiori, 1943)
07
MARIO
CAMERINI
(1895 - 1981. Roma / Itália)
(1895 - 1981. Roma / Itália)
Três Filmes:
Eu DAREI um MILHÃO
(Darò un Milione, 1935)
Uma AVENTURA ROMÂNTICA
(Una Romantica Avventura, 1940)
Os NOIVOS
(I Promessi Sposi, 1941)
08
MARIO
MATTOLI
(1898 – 1980.Tolentino, Marche / Itália)
(1898 – 1980.Tolentino, Marche / Itália)
Três Filmes:
DRAMAS da NOBREZA
(La Damigella di Bard, 1936)
PREDESTINADOS
(Catene Invisibili, 1942)
SUBLIME TRAIÇÃO
(Luce nelle Tenebre, 1943)
09
MARIO
SOLDATI
(1906 – 1999. Turim, Piemonte / Itália)
(1906 – 1999. Turim, Piemonte / Itália)
Três Filmes:
PEQUENO MUNDO ANTIGO
(Piccolo Mondo Antico, 1941)
TRÁGICA NOITE
(Tragica Notte, 1942)
MALOMBRA
(Idem, 1942)
10
ROBERTO
ROSSELINI
(1906 – 1977. Roma / Itália)
(1906 – 1977. Roma / Itália)
Três Filmes:
O NAVIO BRANCO
(La Nave Bianca, 1941)
Um PILOTO RETORNA
(Un Pilota Ritorna, 1942)
O HOMEM da CRUZ
(L'uomo dalla Croce, 1943)
20 FILMES
do CINEMA ITALIANO
sob o REGIME FASCISTA
01
CAMISAS NEGRAS
(Camicia Nera, 1933)
sob o REGIME FASCISTA
01
CAMISAS NEGRAS
(Camicia Nera, 1933)
direção de Giovacchino Forzano
elenco: Enrico Marroni, Antonietta Mecale e Enrico Da Rosa
02
1860
(Idem, 1933)
direção de Alessandro Blasetti
elenco: Giuseppe Gulino, Aida Bellia, Gianfranco Giachetti,
Mario Ferrari e Maria Denis
03
VELHA GUARDA
(Vecchia Guardia, 1935)
direção de Alessandro Blasetti
elenco: Gianfranco Giachetti, Mino Doro e Franco Brambilla
04
CONDOTTIERI
(Idem, 1937)
direção de Luis Trenker
elenco: Luis Trenker, Loris Gizzi, Carla Sveva
e Mario Ferrari
05
SCIPIÃO, o AFRICANO
(Scipione l'africano, 1937)
Direção de Carmine Gallone
elenco: Annibale Ninchi, Camillo Pilotto, Fosco Giachetti,
Francesca Braggiotti, Isa Miranda e Carlo Ninchi
06
ETTORE FIERAMOSCA
(Idem, 1938)
direção de Alessandro Blasetti
elenco: Gino Cervi, Mario Ferrari, Elisa Cegani,
Osvaldo Valenti e Clara Calamai
07
Do MESMO SANGUE
(Luciano Serra, Pilota, 1938)
direção de Goffredo Alessandrini
elenco: Amedeo Nazzari, Germana Paolieri, Mario Ferrari
e Andrea Checchi
08
Uma AVENTURA ROMÂNTICA
(Una Romantica Avventura, 1940)
direção de Mario Camerini
elenco: Assia Noris, Gino Cervi e Leonardo Cortese
09
Os NOIVOS
(I Promessi Sposi, 1941)
direção de Mario Camerini
elenco: Gino Cervi, Dina Sassoli, Ruggero Ruggeri
e Carlo Ninchi
10
PEQUENO MUNDO ANTIGO
(Piccolo Mondo Antico, 1941)
direção de Mario Soldati
elenco: Alida Valli, Massimo Serato e Ada Dondini
11
TERESA VENERDÌ
(Idem, 1941)
direção de Vittorio De Sica
elenco: Adriana Benetti, Irasema Dilián, Anna Magnani
e Vittorio De Sica
12
BENGASI
(Idem, 1942)
direção de Augusto Genina
elenco: Fosco Giachetti, Mária Tasnádi Fekete,
Amedeo Nazzari e Vivi Gioi
13
A FARSA TRÁGICA
(La Cena delle Beffe, 1942)
direção de Alessandro Blasetti
elenco: Amedeo Nazzari, Osvaldo Valenti, Clara Calamai
e Valentina Cortese
14
Um PILOTO RETORNA
(Un Pilota Ritorna, 1942)
direção de Roberto Rossellini
elenco: Massimo Girotti e Michela Belmonte
15
MALOMBRA
(Idem, 1942)
direção de Mario Soldati
elenco: Isa Miranda, Andrea Checchi, Irasema Dilián
e Gualtiero Tumiati
16
O CORAÇÃO MANDA
(4 Passi fra le Nuvole, 1942)
direção de Goffredo Alessandrini
elenco: Carlo Ninchi, Mario Ferrari e Doris Duranti
18
ENCONTRO SANGRENTO
(Harlem, 1943)
direção de Carmine Gallone
elenco: Massimo Girotti, Amedeo Nazzari, Vivi Gioi,
Elisa Cegani e Osvaldo Valenti
19
O HOMEM com uma CRUZ
(L'uomo dalla Croce, 1943)
direção de Roberto Rossellini
elenco: Alberto Tavazzi, Roswita Schmidt e Attilio Dottesio
20
OBSESSÃO
(Ossessione, 1943)
isa miranda |
3 comentários:
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Amo suas matérias cinematográficas. Vivendo e aprendendo. Dos citados só conhecia o De Sica, Alida Valli e o belo Rossano Brazzi.
De Rossano Brazzi, quando adolescente lia muito suas fotonovelas, juntamente com as de Sandro Moretti. Não sei se tirei o nome para meu primeiro filho Sandro se dele ou do jogador de futebol Sandro Mazzola. Era o que nos vinham às mãos na época: Revistas Capricho, Ilusão, Sétimo Céu, as principais, havendo um intercâmbio muito grande entre os ávidos leitores.
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