novembro 16, 2018

************* BRIGITTE HELM, uma ESTRELA ALEMÃ



Assisti “Atlântida” (1932) por volta dos 13 anos de idade, na Cinemateca Walter da Silveira, em Salvador, apaixonando-me pela heroína Antinéa interpretada por BRIGITTE HELM (Berlim, Alemanha. 1906 - 1996). Na história, dois oficiais franceses perdidos no deserto do Saara são acolhidos numa cidadela misteriosa, onde conhecem a rainha Antinéa e ficam loucamente seduzidos por ela. Vi apenas outros cinco filmes da mítica atriz germânica: “Metrópolis”, “O Dinheiro”, “Crise”, “Conquista a tua Mulher / Gloria” (1931) e a comédia “A Condessa de Monte Carlo / Die Gräfin von Monte-Christo(1932). Ao longo de sua carreira, a belíssima estrela encarnaria muitas outras femmes fatales, tornando-se uma das estrelas mais populares da Alemanha do final do cinema mudo e primeiros anos do falado. Ela faz parte de um privilegiado grupo de atrizes ícones da década de 20, de Louise Brooks a Greta Garbo.

Verdadeira lenda por causa do seu duplo papel - uma mocinha mística que prega a chegada de um Messias e um robô - no clássico de ficção-científica “Metrópolis” (1927), de Fritz Lang, na sequência fez mais de 30 filmes. Nunca estando totalmente à vontade como atriz, ultrapassou sem problemas a transição do cinema mudo para o falado, mas de forma inesperada se aposentou em 1935. Filha de um oficial prussiano, conseguiu o papel protagonista em “Metrópolis” após sua mãe enviar uma foto sua aos 18 anos de idade para a roteirista e esposa de Lang, Thea von Harbou, que encantada com a beleza enigmática da garota conseguiu um teste para ela, resultando em um contrato de dez anos com a poderosa produtora UFA (Universum Film AG).

Mundialmente conhecida por “Metrópolis”, sabe-se hoje que as filmagens foram problemáticas, com a protagonista sofrendo queimaduras graves na cena da fogueira e arriscando a vida suspensa em sets altíssimos. Ela ficou tão traumatizada pela experiência que pelo resto da vida evitou falar sobre o filme, chegando a negar que tivesse aparecido nele. A complexa produção levou 310 dias para ser finalizada (numa época em que muitas eram rodados em quinze dias), mas o perfeccionismo do emblemático diretor criou uma ficção-cientifíca visualmente maravilhosa, ficando na história e influenciando a arquitetura moderna.

Obra expressionista. Embora Lang rejeite a filiação, ele o é pelos fortes contrastes entre luzes e sombras e pelas interpretações exasperadas que exige dos atores – expressões demoníacas e gestos desvairados da Mulher-Máquina. Valorizado pela fotografia de Karl Freund, o filme retrata uma grande metrópole do futuro, onde operários quase escravos vivem em condições miseráveis nos subterrâneos, operando máquinas 24 horas por dia para manterem funcionando a suntuosa cidade. O filho do chefão local, um milionário, descobre a injustiça e tenta corrigi-la tomando o lugar de um dos explorados. Há um cientista (louco, claro) que criou uma espécie de robô (Helm, super sexy) para pregar a destruição de tudo. Ao estrear na Alemanha, sob o domínio do nazismo, a esperada superprodução acabou sendo um fracasso de bilheteria. Seu alto custo foi calculado na época em 168 milhões de marcos.

Eva Braun, a amante tonta de Adolf Hitler, tinha predileção pelos filmes estrelados pela famosa atriz, pois haviam dito, em várias ocasiões, que elas eram parecidas. Seu filme favorito era “O Amor de Jeanne Ney”, dirigido por Pabst. BRIGITTE HELM foi muitas vezes escolhida para interpretar heroínas más ou sedutoras, como nas duas versões dos notáveis “Mandrágora”, a muda de 1928 dirigida por Henrik Galeen e a falada de 1930, de Richard Oswald. Fala sobre uma prostituta inseminada com o esperma de um criminoso enforcado, gerando uma filha que adulta passa a matar os homens que se apaixonam por ela. No melodrama de guerra “O Amor de Jeanne Ney” (1927), o mestre G. W. Pabst destacou a personalidade misteriosa da intérprete, que tem um desempenho assustador como uma cega. Dando continuidade a uma carreira impecável, atuou em “Crise” (1928), também de Pabst, solidificando seu talento.

Ainda em 1928, fez “O Dinheiro”, de Marcel L'Herbier, adaptado do romance homônimo de Emile Zola e um dos monumentos da filmografia francesa do período, que reconcilia as ambições do cinema de arte com as características de uma superprodução. Trata-se da história de um banqueiro à beira da falência, que aposta tudo o que tem na invenção de um novo modelo de avião, provocando deliberadamente o pânico na Bolsa de Valores. Com uma extraordinária fotografia, a câmara sempre em movimento, notáveis cenários e um elenco precioso (Jules Berry, Antonin Artaud etc.), é um dos pontos culminantes da filmografia de um importante realizador. Outro brilhante desempenho de BRIGITTE HELM é a uma típica aristocrata que se apaixona por um pobre soldado na obra-prima de Hanns Schwarz, “As Deliciosas Mentiras de Nina Petrowna” (1929).

No seu primeiro filme falado, o musical “A Voz do Meu Coração / Die Stadt Singende” (1930), de Carmine Gallone, tem como partner o cantor lírico Jan Kiepura. Tanto esse, como outros sonoros, o inglês “O Danúbio Azul / The Blue Danube” (1932), “Ouro / L'Or” (1934) etc. - não tiveram o mesmo prestígio artístico dos seus melhores filmes mudos. Na ocasião, o seu relacionamento com o UFA passou a ser conflituoso. Embora  o estúdio tenha feito dela uma estrela e aumentava gradualmente o seu salário, ela não se conformava com os papéis que lhe eram oferecidos, considerando-os superficiais.

Errou feio ao rejeitar a cantora de cabaré Lola-Lola de “O Anjo Azu / Der Blaue Engel” (1930), de Josef von Sternberg, abrindo caminho para o estrelado internacional de Marlene Dietrich. Também foi a primeira escolha de James Whale para o célebre clássico de terror “A Noiva de Frankenstein / Bride of Frankenstein” (1935), mas ela se recusou a ir a América do Norte. No auge da fama, declarou que não se importava com a carreira, preferindo ser uma dona de casa comum, cozinhando e educando filhos.

Suas opiniões públicas anti-nazistas e a ascendência judaica do segundo marido, o industrial Hugo von Kuenheim, tornaram impossível que continuasse a trabalhar no cinema alemão, na época totalmente controlado por Adolf Hitler. Em 1935, não renovou o contrato com a UFA. Também influenciaram sua decisão as críticas negativas sobre os seus longas mais recentes e reportagens sensacionalistas na imprensa sobre seus acidentes de trânsito (em um deles foi condenada a curta pena de prisão).

A Condessa Gertrud Chiltern na comédia “Um Marido Ideal / Ein Idealer Gatte” (1935), adaptação da famosa peça de Oscar Wilde, marcou sua despedida do cinema. Tímida e modesta, BRIGITTE HELM mudou-se com o marido para a Itália e depois Ascona, na Suíça, afastando-se do universo cinematográfico, recusando propostas de filmes, peças teatrais e aparições na tevê, além de nunca ter dado entrevistas depois da aposentadoria precoce, num eterno anonimato. Desde então, não saiu mais de seu retiro em Ascona, nem para receber, em 1968, um prêmio pelo conjunto de sua carreira no Festival de Berlim, e que seu filho foi receber em seu nome. Em 1978, contudo, de modo súbito e inesperado, fez uma última aparição nas telas, num obscuro curta-metragem: “Como em Sonho / Wie im Traum” (1978), de Egon Haase. E nunca mais foi vista num filme. Teve quatro filhos. Em 1996, morreu do coração, aos 90 anos de idade.


10 INTERPRETAÇÕES de BRIGITTE HELM

01
O Robô/Maria em
METRÓPOLIS
(Metropolis, 1927)
direção de Fritz Lang

02
Gabrielle em
O AMOR de JEANNE NEY
(Die Liebe der Jeanne Ney, 1927)
 direção de Georg Wilhelm Pabst

03
Baronesa Sandorf em
O DINHEIRO
(L'argent, 1928)
direção de Marcel L'Herbier

04
Irene Beck em
CRISE
(Abwege, 1928)
 direção de Georg Wilhelm Pabst

05
Alraune ten Brinken em
MANDRÁGORA
(Alraune, 1928)
direção de Henrik Galeen

06
Nina Petrowna em
As DELICIOSAS MENTIRAS de NINA PETROWNA
(Die Wunderbare Lüge der Nina Petrowna, 1929)
direção de Hanns Schwarz

07
Alraune ten Brinken em
MANDRÁGORA
(Alraune, 1930)
 direção de Richard Oswald

08
Vera Lanskaja em
SERVIÇO SECRETO
(Im Geheimdienst, 1931)
direção de Gustav Ucicky

09
Antinéa em
ATLÂNTIDA
(L’Atlantide, 1932)
direção de Georg Wilhelm Pabst

10
Marion Savedra em
A ESTRELA de VALÊNCIA
(L'étoile de Valencia, 1933)
direção de Serge de Poligny

GALERIA de FOTOS

 
 
 
 
 
 

17 comentários:

M. disse...

Antonio,

Na primeira foto ela me lembrou a Marlene Dietrich! Exclente post!

Luiz Santiago (Plano Crítico) disse...

OLHA ESSA MULHER!!!

Caramba, não sabia que era ela em Metropolis! Muito bom!

E que fotos são essas, hein! Perfeito!

Marcelo Castro Moraes disse...

Amei ela em Metropoliz, ela passava uma grande doçura. Fiquei com pena quando soube que ela sofreu nas filmagens mas do modo que eu conheço Fritz Lang, com certeza ela ficou marcada para o resto da vida

ANTONIO NAHUD disse...

Pois é, M., ela realmente tem algo de Dietrich. Não é à toa que foi a primeira escolhida para O ANJO AZUL.

ANTONIO NAHUD disse...

Marcelo, o Fritz Lang era um gênio, um dos meus cineastas preferidos, mas também era um tirano, jogava duro nas filmagens.

Jamil disse...

Dela só conheço Metrópolis, mas checando sua filmografia fiquei entusiasmado com o número de grandes diretores com os quais trabalhou: Gallone, Pabst, Galeen, Oswald, L'Herbier etc.
O post está lindo, Antonio. Como sempre refinado e informativo.

Rubi disse...

Nossa!
Mas que olhar *-*
Ainda não a conhecia, quando vi a primeira foto, pensei que fosse a Leila Hyams.

Parabéns pela seleção de imagens, e por nos informar sobre esta belíssima mulher!

GIANCARLO TOZZI disse...

Que deusa! Muito atraente. Para completar foi sábia o suficiente para não se vender ao nazismo como Emil Jannings (de O Anjo Azul) ou a Thea von Harbour (de Metropolis). Antonio, sugiro um post sobre atores europeus que fugiram do nazismo.

ANTONIO NAHUD disse...

Boa idéia, Giancarlo. Aguarde. Realmente foi uma pena o fantástico Jannings ter abraçado a ideologia nazista. Freou uma bela carreira internacional.

linezinha disse...

ótimo post Antônio,assisti Metropolis e não conhecia sobre a vida da Brigitte

Dario Mattos disse...

Maravilha!

Marta Scarpa disse...

Uma mulher deslumbrante. Pena que não foi para Hollywood dando continuidade a sua carreira.

AnnaStesia disse...

Ótima lembrança Antônio. Temos que celebrar nomes importantes do cinema mundial e que não fazem parte das listas costumeiras. Lembro de Helm em O amor de Jeanne Ney (assisti há muitos anos atrás). E as fotos são lindíssimas!

Unknown disse...

Eu amo Brigitte Helm e adorei a pesquisa , eu sou apaixonada por ela e se um dia eu pudesse escolher alguém para conhecer do outro lado seria ela , te amo Brigitte♥

OscLord's Empire disse...

Ela era linda, muito parecida com uma mulher que amei muito, mas assim como a brigitte helm se foi pela eternidade o meu sonho romântico também se foi junto, sinto muito se não é o melhor comentário, mas a semelhança me atordoa, ela foi ícone e sua saída do cinema foi porque ela deve ter encontrado o que veio procurar aqui.

Marcelo Castro Moraes disse...

Que bom resgatar essa matéria Antonio. Acompanhe o meu blog de cinema. Abraços. https://cinemacemanosluz.blogspot.com

Erica disse...

Faz uma resenha sobre Dolores Fuller✌