março 18, 2017

*********************** NO TEMPO dos COWBOYS



 
Houve época em que o western era o espírito do povo norte-americano. Tempo em que partir em uma diligência ou a cavalo era perigoso. Houve uma época em que o bom e antigo FAROESTE, espinha dorsal do cinema hollywoodiano, atraía multidões com aventuras de tirar o fôlego, trilhas sonoras entusiasmadas e histórias simplórias, no qual o bem triunfa e o mal é punido. No comando, cineastas extraordinários como Anthony Mann, Howard Hawks, John Sturges, Delmer Daves, John Ford, William Wyler, George Stevens, Andre De Toth, Budd Boetticher, Sam Peckinpah, Sergio Leone, entre outros.

Com regras praticamente fixas (mocinho-COWBOY defende a lei e o vilão está contra ela; saloon como ponto de discórdias ou ajustes de contas; bela garota libertina cantando e encantando; duelo como clímax da ação etc.) e sucesso de bilheteria garantido, ainda assim muitos desses filmes foram feitos sob duras condições, devido a falta de recursos. Os COWBOYS do cinema transmitem valor e coragem, enfrentando a crueldade nua e crua do mundo selvagem. Não há espaço para compaixão. Eles têm parceiros bonitões (Montgomery Clift, John Derek, Anthony Perkins, Ricky Nelson); ou divertidos, grandalhões, bêbados (Walter Brennan, Ward Bond, Thomas Mitchell, Andy Devine, Victor McLaglen).

De tiroteios sem sangue aos violentos FAROESTES recentes, percebe-se a inocência perdida de um gênero cinematográfico que teve a morte anunciada diversas vezes, e os cinéfilos apaixonados se recusam a enterrá-lo. Estou entre eles.


COWBOYS do CINEMA

ALAN LADD
(1913 - 1964. Hot Springs, Arkansas / EUA)

Principais Faroestes:
O ÚLTIMO CAUDILHO (Red Mountain, 1951)
 direção de William Dieterle
Os BRUTOS TAMBÉM AMAM (Shane, 1952)
direção de George Stevens
HOMENS das TERRAS BRAVAS (The Badlanders, 1958)
direção de Delmer Daves

ANTHONY QUINN
(1915 – 2001. Nova Iorque / EUA)

Principais Faroestes:
CONSCIÊNCIAS MORTAS (The Ox-Bow Incident, 1943)
direção de William A. Wellman
MINHA VONTADE é a LEI (Warlock, 1959)
direção de Edward Dmytryk
DUELO de TITÃS (Last Train from Gun Hill, 1959)
direção de John Sturges.

AUDIE MURPHY
(1925 - 1971. Kingston, Texas / EUA)

Principais Faroestes:
ONDE IMPERA a TRAIÇÃO (The Duel at Silver Creek, 1952)
direção de Don Siegel
A PASSAGEM da NOITE (Night Passage, 1957)
direção de James Neilson
O PASSADO NÃO PERDOA (The Unforgiven, 1960)
direção de John Huston

BURT LANCASTER
(1913 – 1994. Nova Iorque / EUA)

Principais Faroestes:
O ÚLTIMO BRAVO (Apache, 1954)
direção de Robert Aldrich
VERA CRUZ (Idem, 1954)
direção de Robert Aldrich
O PASSADO NÃO PERDOA (The Unforgiven, 1960)
 direção de John Huston

CHARLTON HESTON
(1923 – 2008. Evanston, Illinois / EUA)

Principais Faroestes:
As AVENTURAS de BÚFALO BILL (Pony Express, 1953)
direção de Jerry Hopper
AVENTURA SANGRENTA (The Far Horizons, 1955)
direção de Rudolph Maté
Da TERRA NASCEM os HOMENS (The Big Country, 1958)
 direção de William Wyler.

CLINT EASTWOOD
(1930. São Francisco, Califórnia / EUA)

Principais Faroestes:
POR um PUNHADO de DÓLARES (Per un Pugno di Dollari, 1964)
direção de Sergio Leone
TRÊS HOMENS em CONFLITO (Il Buono, il Brutto, il Cativo, 1966)
direção de Sergio Leone
Os IMPERDOÁVEIS (Unforgiven, 1992)
direção de Clint Eastwood

DALE ROBERTSON
(1923 – 2013. Harrah, Oklahoma / EUA)

Principais Faroestes:
CIDADE do MAL (City of Bad Men, 1953)
direção de Harmon Jones
MENSAGEIROS do PERIGO (The Silver Whip, 1953)
direção de Harmon Jones
 DOMINGO SANGRENTO (A Day of Fury, 1956)
direção de Harmon Jones

ERROL FLYNN
(1909 – 1959. Battery Point // Austrália)

Principais Faroestes:
Uma CIDADE QUE SURGE  (Dodge City, 1939) 
direção de Michael Curtiz
 CARAVANA de OURO (Virginia City, 1940)
 direção de Michael Curtiz
SANGUE e PRATA (Silver River, 1948)
direção de Raoul Walsh

FRANCO NERO
(1941. Parma / Itália)

Principais Faroestes:
DJANGO (Idem, 1966)
direção de Sergio Corbucci
ADEUS, TEXAS (Texas, Addio, 1966)
direção de Ferdinando Baldi
O HOMEM, o ORGULHO, a VINGANÇA (L'uomo, l'orgoglio, la vendeta, 1967)
 direção de Luigi Bazzoni

FRED MacMURRAY
(1908 – 1991. Kankakee, Illinois / EUA)

Principais Faroestes:
ATIRADORES do TEXAS (The Texas Rangers, 1936)
direção de King Vidor
AVENTURA SANGRENTA (The Far Horizons, 1955)
direção de Rudolph Maté
A MANCHA de SANGUE (At Gunpoint, 1955)
 direção de Alfred L. Werker

GARY COOPER
(1901 - 1961. Helena, Montana / EUA)

Principais Faroestes:
JORNADAS HEROICAS (The Plainsman, 1936)
direção de Cecil B. DeMille
MATAR ou MORRER (High Noon, 1952)
direção de Fred Zinnemann
O HOMEM do OESTE (Man of the West, 1958)
direção de Anthony Mann

GEORGE MONTGOMERY
(1916 – 2000. Brady, Montana / EUA)

Principais Faroestes:
De HOMEM PARA HOMEM (Gun Belt, 1953)
direção de Ray Nazarro
COVIL de FERAS (Robbers' Roost, 1955)
direção de Sidney Salkow
O RIO dos HOMENS MAUS (Canyon River, 1956)
direção de Harmon Jones

GIULIANO GEMMA
(1938 – 2013. Roma / Itália)

Principais Faroestes:
O DÓLAR FURADO (Un Dollaro Bucato, 1965)
direção de Giorgio Ferroni
ADEUS GRINGO (Adiós Gringo, 1965)
direção de Giorgio Stegani
A PISTOLA é MINHA BÍBLIA (E per Tetto un Cielo di Stele, 1968)
direção de Giulio Petroni

GLENN FORD
(1916 - 2006. Sainte-Christine-d´Auvergne / Canadá)

Principais Faroestes:
MULHERES em PERIGO (The Secret of Convict Lake, 1951)
direção de Michael Gordon
Um PECADO em CADA ALMA (The Violent Men, 1955)
direção de Rudolph Maté
GALANTE e SANGUINÁRIO (3:10 to Yuma, 1957)
direção de Delmer Daves

GREGORY PECK
(1916 - 2003. La Jolla, Califórnia / EUA)

Principais Faroestes:
CÉU AMARELO (Yellow Sky, 1949)
direção de William A. Wellman
ESTIGMA da CRUELDADE (The Bravados, 1958)
direção de Henry King
Da TERRA NASCEM os HOMENS (The Big Country, 1958)
direção de William Wyler

GUY MADISON
(1922 – 1996. Pumpkin Center, Califórnia / EUA)

Principais Faroestes:
INVESTIDA de BÁRBAROS (The Charge at Feather River, 1953)
 direção de Gordon Douglas
SOB o COMANDO da MORTE (The Command, 1954)
 direção de David Butler
O TIRANO da FRONTEIRA (The Last Frontier, 1955)
direção de Anthony Mann

HENRY FONDA
(1905 - 1982. Grand Island, Nebraska / EUA)

Principais Faroestes:
CONSCIÊNCIAS MORTAS (The Ox-Bow Incident, 1943)
direção de William A. Wellman
PAIXÃO dos FORTES (My Darling Clementine, 1946)
direção de John Ford
ERA uma VEZ no OESTE (C’era uma Volta Il West, 1968)
 direção de Sergio Leone

JAMES CAGNEY
(1899 – 1986. Nova Iorque / EUA)

Principais Faroestes:
A LEI do MAIS FORTE (The Oklahoma Kid, 1939)
direção de Lloyd Bacon
FORA das GRADES (Run for Cover, 1955)
direção de Nicholas Ray
HONRA a um HOMEM MAU (Tribute to a Bad Man, 1956)
direção de Robert Wise

JAMES STEWART
(1908 - 1997. Indiana, Pensilvânia / EUA)

Principais Faroestes:
WINCHESTER`73 (Idem, 1950)
direção de Anthony Mann
E o SANGUE SEMEOU a TERRA (Bend of the River, 1952)
direção de Anthony Mann
O PREÇO de um HOMEM (The Naked Spur, 1953)
direção de Anthony Mann

JEFF CHANDLER
(1918 – 1961. Nova Iorque / EUA)

Principais Faroestes:
FLECHAS de FOGO (Broken Arrow, 1950)
direção de Delmer Daves
HORDAS SELVAGENS (The Great Sioux Uprising, 1953)
direção de Lloyd Bacon
PILASTRAS do CÉU (Pillars of the Sky, 1956)
 direção de George Marshall

JEFFREY HUNTER
(1926 – 1969. Nova Orleans, Luisiana / EUA)

Principais Faroestes:
RASTROS de ÓDIO (The Searchers, 1956)
direção de John Ford
QUEM FOI JESSE JAMES (The True Story of Jesse James, 1957)
direção de Nicholas Ray
AUDAZES e MALDITOS (Sergeant Rutledge, 1960)
 direção de John Ford

JOEL McCREA
(1905 - 1990. South Pasadena, Califórnia / EUA)

Principais Faroestes:
ALIANÇA de AÇO (Union Pacific, 1939)
direção de Cecil B. DeMille
BUFFALO BILL (Idem, 1944)
 direção de William A. Wellman
PISTOLEIROS do ENTARDECER (Ride the High Country, 1962)
 direção de Sam Peckinpah.

JOHN PAYNE
(1912 – 1979. Roanoke, Virginia / EUA)

Principais Faroestes:
BARREIRAS de SANGUE (El Paso, 1949)
direção de Lewis R. Foster
LEGIÃO dos DESESPERADOS (Passage West, 1951)
direção de Lewis R. Foster
HOMENS INDOMÁVEIS (Silver Lode, 1954)
 direção de Allan Dwan

JOHN WAYNE
(1907 - 1979. Winterset, Iowa / EUA)

Principais Faroestes:
No TEMPO das DILIGÊNCIAS (Stagecoach, 1939)
direção de John Ford
RIO VERMELHO (Red River, 1948)
direção de Howard Hawks
RASTROS de ÓDIO (The Searchers, 1956)
direção de John Ford

KIRK DOUGLAS
(nasceu em 1916. Nova Iorque / EUA)

Principais Faroestes:
EMBRUTECIDOS PELA VIOLÊNCIA (Alon the Great Divide, 1951)
direção de Raoul Walsh
RIO da AVENTURA (The Big Sky, 1952)
direção de Howard Hawks
SEM LEI e SEM ALMA (Gunfight at O.K. Corral, 1957)
 direção de John Sturges

LEE MARVIN
(1924 – 1987. Nova Iorque / EUA)

Principais Faroestes:
O HOMEM QUE MATOU o FACÍNORA (The Man Who Shot Liberty Valance, 1962)
direção de John Ford
Os PROFESSIONAIS (The Professionals, 1966)
direção de Richard Brooks
DÍVIDA de SANGUE (Cat Ballou, 1965)
direção de Elliot Silverstein

RANDOLPH SCOTT
(1898 - 1987. Condado de Orange, Virginia / EUA)

Principais Faroestes:
Os CONQUISTADORES (Western Union, 1941)
direção de Fritz Lang 
SETE HOMENS SEM DESTINO (Seven Men from Now, 1956)
direção de Budd Boetticher
O HOMEM QUE LUTA SÓ (Ride Lonesome, 1959)
direção de Budd Boetticher

RICHARD WIDMARK
(1914 - 2008. Minnesota / EUA)

Principais Faroestes:
CÉU AMARELO (Yellow Sky, 1949)
direção de William A. Wellman
A ÚLTIMA CARROÇA (The Last Wagon, 1956)
direção de Delmer Daves
DUELO na CIDADE FANTASMA (The Law and Jake Wade, 1958)
direção de John Sturges

ROBERT MITCHUM
(1917 - 1997. Bridgeport, Connecticut / EUA)

Principais Faroestes:
SUA ÚNICA SAÍDA (Pursued, 1947)
direção de Raoul Walsh
PAIXÃO de BRAVO (The Lusty Men, 1952)
direção de Nicholas Ray
DOMINADOS pelo TERROR (Track of the Cat, 1954)
direção de William A. Wellman

ROBERT RYAN
(1909 – 1973. Chicago, Illinois / EUA)

Principais Faroestes:
O PREÇO de um HOMEM (The Naked Spur, 1953)
 direção de Anthony Mann
Os PROFESSIONAIS (The Professionals, 1966)
direção de Richard Brooks
MEU ÓDIO SERÁ sua HERANÇA (The Wild Bunch, 1969)
direção de Sam Peckinpah

ROBERT TAYLOR
(1911 - 1969. Filley, Nebraska / EUA)

Principais Faroestes:
GENTIL TIRANO (Billy the Kid, 1941)
direção de David Miller
A ÚLTIMA CAÇADA (The Last Hunt, 1956)
direção de Richard Brooks 
DUELO na CIDADE FANTASMA (The Law and Jake Wade, 1958)
direção de John Sturges.

ROCK HUDSON
(1925 - 1985. Winnetka, Illinois / EUA)

Principais Faroestes:
IMPÉRIO do PAVOR (Horizons West, 1952)
direção de Budd Boetticher
BANDO de RENEGADOS (The Lawless Breed, 1953)
direção de Raoul Walsh
O ÚLTIMO PÔR-DO-SOL (The Last Sunset, 1961)
direção de Robert Aldrich

ROD CAMERON
(1910 – 1983. Calgary / Canadá)

Principais Faroestes:
Os DESPREZADOS (Renegades of the Rio Grande, 1945)
direção de Howard Bretherton
Os SALTEADORES (The Plunderers, 1948)
direção de Joseph Kane
O CAVALEIRO NEGRO (Brimstone, 1949)
direção de Joseph Kane

RORY CALHOUN
(1922 – 1999. Los Angeles, Califórnia / EUA)

Principais Faroestes:
O RIO das ALMAS PERDIDAS (River of No Return, 1954)
direção de Otto Preminger
DINASTIA do TERROR (Dawn at Socorro, 1954)
direção de George Sherman
RASTROS da CORRUPÇÃO (The Spoilers, 1955)
direção de Jesse Hibbs

STERLING HAYDEN
(1916 - 1986. Montclair, Nova Jersey / EUA)

Principais Faroestes:
MULHER de FOGO (Take Me to Town, 1953)
direção de Douglas Sirk
JOHNNY GUITAR (Idem, 1954)
direção de Nicholas Ray
REINADO de TERROR (Terror in a Texas Town,1958)
direção de Joseph H. Lewis

TYRONE POWER
(1914 – 1958. Cincinnati, Ohio / EUA)

Principais Faroestes:
JESSE JAMES (Idem, 1939)
direção de Henry King
O CORREIO do INFERNO (Rawhide, 1951)
direção de Henry Hathaway
O AVENTUREIRO do MISSISSIPPI (Mississippi Gambler, 1953)
direção de Rudolph Maté

VAN HEFLIN
(1908 – 1971. Walters, ohlahoma / EUA)

Principais Faroestes:
OS BRUTOS TAMBÉM AMAM (Shane, 1952)
 direção de George Stevens
GALANTE e SANGUINÁRIO (3:10 to Yuma, 1957)
direção de Delmer Daves
HERÓIS de BARRO (They Came to Cordura, 1959)
 direção de Robert Rossen

VICTOR MATURE
(1913 – 1999. Louisville, Kentucky / EUA)

Principais Faroestes:
PAIXÃO dos FORTES (My Darling Clementine, 1946)
direção de John Ford
 O GRANDE GUERREIRO (Chief Crazy Horse, 1955)
direção de George Sherman
 O TIRANO da FRONTEIRA (The Last Frontier, 1955)
direção de Anthony Mann.

WILLIAM HOLDEN
(1918 - 1981. O´Fallon, Illinois / EUA)

Principais Faroestes:
GLORIOSA VINGANÇA (Texas, 1941)
direção de George Marshall
A FERA do FORTE BRAVO (Escape from Fort Bravo, 1953)
direção de John Sturges
MEU ÓDIO SERÁ SUA HERANÇA (The Wild Bunch, 1969)
direção de Sam Peckinpah


março 11, 2017

*************************** As OITO NÚPCIAS de LIZ




É difícil encontrar olhos mais sedutores que os da inglesa ELIZABETH Rosemond TAYLOR (1932 - 2011. Londres / Reino Unido). De uma rara cor violeta, eles foram a marca da atriz considerada uma das mulheres mais lindas do mundo. Linda e talentosa, ela estreou com apenas dez anos. Aos doze já era uma estrela em Hollywood. Participou de mais de 50 filmes, e teve vários papéis marcantes. Reconhecida como a última grande estrela da era de ouro do cinema, reinou soberana durante quatro décadas. Ganhou dois Oscars de Melhor Atriz. Um em 1960 com a prostituta Gloria Wandrous em “Disque Butterfield 8 / Idem”. Outro, seis anos depois, como a envelhecida, alcoólatra e neurótica Martha do drama clássico “Quem Tem Medo de Virgínia Woolf? / Who's Afraid of Virginia Woolf?”. Ela raramente me comove, talvez por sua voz curta e enjoativa, mas respeito a trajetória vitoriosa. Esteve admirável como anti-heroína fitzgeraldiana em “A Última Vez que Vi Paris” e a esposa desprezada em “Gata em Teto de Zinco Quente”.


Compulsiva colecionadora de joias, alcoólatra e com inúmeros problemas de saúde, tornou-se a atriz mais bem paga do mundo na década de 1960. LIZ TAYLOR encheu páginas e mais páginas de tabloides e colunas de fofocas com seus rumorosos casamentos. Oito ao todo. Relações intensas, quase sempre atribuladas. “Para mim, a felicidade se resume em colecionar amores”, confessou em entrevista. Os fracassos no amor, o alcoolismo e o abuso de drogas minaram sua saúde, que passou por vinte cirurgias ao longo da vida. Apesar da fragilidade física, participou ativamente na luta contra a epidemia de AIDS no mundo. Causa que abraçou depois da morte do amigo Rock Hudson. Em uma das declarações espirituosas que deu ao longo da vida, LIZ TAYLOR disse, a respeito de seus relacionamentos: “Apenas dormi com homens com os quais me casei. Quantas mulheres podem dizer o mesmo?.


As BODAS de LIZ

01
Aos 18 anos, em 1950, casou-se com o playboy Conrad Hilton Júnior, rico herdeiro de uma cadeia de hotéis e tio-avô de Paris Hilton. Quando abortou, depois de ter sido espancada pelo marido quase sempre embriagado, pediu o divórcio. O badalado casamento durou nove meses (de maio de 1950 a fevereiro de 1951).


02
Em 1952, foi a vez do ator inglês Michael Wilding, 20 anos mais velho e bissexual, com quem teve dois filhos: Michael (1953) e Christopher (1955). Acabou em 1956.


03
O terceiro na lista, o milionário e produtor de cinema Mike Todd (Oscar por “A Volta ao Mundo em 80 Dias / Around the World in Eighty Days”), uma grande paixão da diva, morreu num acidente aéreo antes de completar um ano de casados, em 1958. O casal vivia um relacionamento conflituoso e teve uma filha, Elizabeth Frances (Liza).


04
Viúva, não desistiu do casamento e em 12 de maio de 1959 – um ano após a morte do último marido – casou-se de novo, desta vez com o cantor Eddie Fisher, viciado em drogas. A união durou três anos e foi um escândalo, já que o novo marido era o melhor amigo do ex-marido da atriz, Mike Todd, além de ser casado com Debbie Reynolds, amiga de Liz. Ela foi mundialmente chamada de “destruidora de lares”.

liz, eddie fischer e debbie reynolds
05 e 06
Ainda estava casada com o terceiro marido quando se apaixonou perdidamente por Richard Burton nos sets de filmagem de “Cleópatra / Idem”, em 1962. O ator britânico era casado há muitos anos. Como seus personagens, Cleópatra e Marco Antonio, o amor começou com uma traição. Eles se uniram legalmente em março de 1964. A primeira boda durou quase 10 anos, marcados por momentos positivos e negativos. Do lado bom havia amor, paixão, admiração e muitos diamantes. Do lado mau, discussões homéricas, ciúmes, as infidelidades de Burton, drogas e excesso de bebida.


Não há dúvidas de que foi o homem da vida de Liz. Além dos filmes que fizeram juntos - oito ao todo - as cartas escritas pelo ator provam o profundo e louco amor. Foram reunidas no livro “Furious Love: Elizabeth Taylor, Richard Burton, and the Marriage of the Century”. “Se você me deixar, eu me mato. Não há vida sem você”, escreveu ele em uma das primeiras cartas. Em outra, ele se refere ao talento e à beleza da amada.  “Você é a melhor atriz do mundo, o que, somado à sua beleza, faz você ser única.” Burton declarou seu amor inúmeras vezes em forma de joias poderosas com que a presenteava, e que rechearam a coleção particular da estrela.

Eles se separaram em 1973, depois de muitas reconciliações e brigas, provocadas principalmente pelo alcoolismo de ambos. Em 1975, decidida a dar uma segunda chance ao seu grande amor, ela se casou com ele novamente. A segunda união durou menos de um ano e adotaram Maria. Eles continuaram amigos, se falavam pelo telefone, e trocaram cartas de amor até a morte dele, em 1984. Dias antes de morrer na Suíça, vítima de hemorragia cerebral, ele escreveu a última carta, que ela recebeu na Califórnia, após comparecer ao funeral do ex-marido.


07
Em 4 de dezembro de 1976, mesmo ano em que se separou definitivamente de Burton, Liz casou-se com seu sétimo e penúltimo marido, o ex-senador republicano John Warner, ainda vivo. Os dois ficaram juntos até 1982.


08
Em 1991, depois de quase dez anos solteira, ela se entregou de novo ao casamento, desta vez com o caminhoneiro e operário de construção Larry Fortensky, 22 anos mais jovem. Eles se conheceram na Betty Ford Clinic, tratando-se de alcoolismo, e em 1998, dois anos depois de se separar de Liz, foi preso por assaltar uma namorada. A cerimônia foi realizada no rancho Neverland, do grande amigo Michael Jackson. Com o fim do oitavo casamento, em 1996, a estrela jurou nunca mais se casar.


Quase cumpriu a promessa. Não se casou oficialmente, mas de 2008 até a morte viveu com o empresário Jason Winters. “É um dos homens mais maravilhosos que conheci”, disse Liz, que conheceu o namorado numa viagem ao Havaí.

OITO ROMANCES de LIZ TAYLOR no CINEMA

01

Angela Vickers e George Eastman (MONTGOMERY CLIFT)
em Um LUGAR ao SOL
(A Place in the Sun, 1951)
direção de George Stevens

02

Lady Patricia e Beau Brummell (STEWART GRANGER)
em BEAU BRUMMELL
(Idem, 1954)
direção de Curtis Bernhardt

03

Helen Ellswirth e Charles Wills (VAN JOHNSON)
em A ÚLTIMA VEZ que VI PARIS
(The Last Time I Saw Paris, 1954)
direção de Richard Brooks

04

Leslie Benedict e Jordan 'Bick' Benedict Jr. (ROCK HUDSON)
em ASSIM CAMINHA a HUMANIDADE
(Giant, 1956)
direção de George Stevens

05

Maggie Pollitt e Brick Pollitt (PAUL NEWMAN)
em GATA em TETO de ZINCO QUENTE
(Cat on a Hot Tin Roof, 1958)
direção de Richard Brooks

06

Laura Reynolds e Dr. Edward Hewitt (RICHARD BURTON)
em ADEUS às ILUSÕES
(The Sandpiper, 1965)
direção de Vincente Minnelli

07

Katharina e Petruchio (RICHARD BURTON)
em A MEGERA DOMADA
(The Taming of the Shrew, 1967)
direção de Franco Zeffirelli

08

Fran Walker e Joe Grady (WARREN BEATTY)
em JOGO de PAIXÕES
(The Only Game in Town, 1970)
direção de George Stevens

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