março 06, 2021

***** DIREITO e CINEMA: 23 FILMES de TRIBUNAL

“o sol é para todos”


Os FILMES de TRIBUNAL constituem um capítulo expressivo dos mais de cem anos da história cinematográfica. Existem comédias, policiais, casos de amor, ação, aventuras, faroeste, terror, guerra, ficção científica, documentários e desenhos animados. Filmes em que bichos falam, monstros arrasam cidades, guerreiros solitários enfrentam quadrilhas. E há os filmes de tribunal. Esta categoria une tensão, drama, reviravoltas, mistério e suspense. Exige atores expressivos, diretores competentes, roteiro inteligente e um público atento a detalhes.

O universo dos julgamentos é muito interessante. O cinema bebeu dessa fonte e criou longas imperdíveis sobre os mais diversos assuntos - alguns baseados em fatos reais e outros de ficção. Entre o certo e o errado, a culpa e a inocência, justiças e injustiças, e sob a égide das leis de cada país, a sala de audiências de um tribunal, no imaginário coletivo, nos faz acreditar que estamos num palco de teatro. Muitos foram os cineastas que souberam traduzir batalhas de tribunal em dramáticas obras de cinema, que se tornaram confronto de ideias, argúcia de palavras e dramas pessoais.

Os FILMES de TRIBUNAL apresentam tensão: advogados rivais, juízes durões, depoimentos bombásticos, testemunhas de última hora, conflitos éticos. E claro, aquele momento em que seguramos a respiração para ouvir o veredito. Merecem ser vistos porque reúnem, cada um a seu modo, elementos essenciais para melhor conhecer este universo onde os ânimos das partes envolvidas se exaltam, onde a oratória é um elemento essencial para obter êxito na causa e, acima de tudo, onde um grupo de jurados tem o poder de definir o destino da vida de uma pessoa.

Selecionei vinte e três desses filmes. Por ordem de preferência. Confira.

01
ANATOMIA de um CRIME
(Anatomy of a Murder, 1959)


Direção de Otto Preminger
Elenco: James Stewart, Lee Remick, Ben Gazzara e George C. Scott

 

Advogado auxiliado por um alcoólatra aceita a defesa de um tenente do exército acusado de assassinato. O réu alega que a vítima violentou sua mulher, mas seu oponente afirma que ela estava tendo um caso com ele e durante um acesso de ciúme o tenente teria cometido o crime. Melhor Ator no Festival de Veneza.
 
02
O SOL é para TODOS
(To Kill a Mockingbird, 1962)


Direção de Robert Mulligan
Elenco: Gregory Peck, Mary Badham, Rosemary Murphy e Robert Duvall

 

Peck levou o Oscar de Melhor Ator pelo seu advogado íntegro. Passada em 1932, em uma cidadezinha racista, a trama conta como esse profissional, contra tudo e todos, defende um negro acusado do estupro de uma jovem branca. Apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, decide ir adiante e tentar absolver o réu.
 
03
TESTEMUNHA de ACUSAÇÃO
(Witness for the Prosecution, 1957)


Direção de Billy Wilder
Elenco: Tyrone Power, Marlene Dietrich, Charles Laughton e Elsa Lanchester

 
Baseado numa criação da famosa escritora inglesa Agatha Christie (1890-1976), impressiona pelas reviravoltas, humor irresistível e soberbas atuações. Concorreu a seis Oscar. Não levou nenhum. Preso sob acusação de ter assassinado uma rica viúva é defendido por um astuto advogado. Seu único álibi é o testemunho da sua esposa fria e calculista. A tarefa do advogado fica impossível quando ela concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação.
 
04

DOZE HOMENS e UMA SENTENÇA
(12 Angry Men, 1957)


Direção de Sidney Lumet
Elenco: Henry Fonda, Lee J. Cobb, Martin Balsam, E. G. Marshall e Ed Begley

 
Filmado pelo então estreante Sidney Lumet, apresenta 12 homens encarregados de concluir se um jovem porto-riquenho é culpado ou inocente da acusação de matar brutalmente o próprio pai. Apenas um dos jurados, interpretado por um magistral Henry Fonda, desconfia que, apesar das evidências, o rapaz não é parricida. Enquanto ele tenta convencer os outros a repensarem a sentença, o drama vai revelando sobre cada um, mostrando as convicções pessoais e seus preconceitos. Concorreu aos Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.
 
05
JULGAMENTO em NUREMBERG
(Judgment at Nuremberg, 1961)


Direção de Stanley Kramer
Elenco: Spencer Tracy, Burt Lancaster, Richard Widmark, Marlene Dietrich, Maximilian Schell, Judy Garland e Montgomery Clift

 

Com o fim da II Guerra Mundial, os países aliados reúnem-se em Nuremberg, na Alemanha, para decidir destinos de nazistas. Um juiz aposentado norte-americano tem essa árdua tarefa, pois preside o julgamento de quatro juízes que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades contra o povo judeu. À medida em que surgem as provas de esterilização e assassinato a pressão política aumenta, pois com a Guerra Fria ninguém quer mais tais recordações.
 
06
O VEREDITO
(The Verdict, 1982)


Direção de Sidney Lumet
Elenco: Paul Newman, Charlotte Rampling, Jack Warden e James Mason

 
Advogado alcoólatra e decadente vê a chance de recuperar a sua autoestima quando lhe é dado um caso sobre um erro médico. Mesmo quando uma quantia razoável é oferecida para se chegar a um acordo e evitar o julgamento, ele não concorda e decide enfrentar um poderoso grupo defendido por um renomado e ardiloso advogado. Indicado aos Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Paul Newman), Melhor Ator Coadjuvante (James Mason) e Melhor Roteiro Adaptado. 
 
07
JUSTIÇA para TODOS
(... And Justice for All, 1979)


Direção de Norman Jewison
Elenco: Al Pacino, Jack Warden, John Forsythe e Lee Strasberg

 
Um advogado idealista que já teve vários desentendimentos com um inflexível juiz, inclusive foi preso por desacato, recebe com surpresa a notícia de que o magistrado foi preso, acusado de estupro, e quer ser defendido por ele, pois como todos sabem da rivalidade deles só o defenderia se tivesse certeza da sua inocência. Brilhante atuação de Al Pacino e um excelente diálogo sobre ética, Direito e Justiça.
 
08
A SANGUE FRIO
(In Cold Blood, 1967)

Direção de Richard Brooks
Elenco: Robert Blake, Scott Wilson, John Forsythe e Paul Stewart

Baseado no premiado romance de Truman Capote, a trama exibe as perspectivas de dois assassinos dias antes de cometeram um crime brutal à uma família no Kansas, por volta de 1959. Eles executam com requintes de crueldade cada membro daquela família. O fato real tornou-se foco de toda a mídia da época.
 
09
ESTRANHA COMPULSÃO
(Compulsion, 1959)


Direção de Richard Flescher
Elenco: Orson Welles, Dean Stockwell, Diane Varsi, Bradford Dillman e E. G. Marshall

Inspirado no polêmico caso que ocorreu na década de 1920. Dois estudantes de uma importante universidade de Chicago assassinam um garoto de 14 anos de idade, sendo sentenciados à prisão perpétua. O filme expõe a condição psicótica de indivíduos da alta sociedade que, por trás das máscaras de intelectuais e estudiosos, eram, na realidade, pessoas doentias.  O segundo olhar sustenta-se nos indícios de uma relação homossexual entre os dois, gerando maior controvérsia na macabra situação massificada pelo espetáculo da mídia.
 
10

FÚRIA
(Fury, 1936)


Direção de Fritz Lang
Elenco: Spencer Tracy, Sylvia Sidney, Bruce Cabot e Walter Brennan

 
A estreia de Lang nos EUA resulta numa obra impecável, manifestando a injustiça que pode infectar a reputação de um sistema judiciário. Um homem erradamente acusado de um crime passa por morto, depois da tentativa de linchamento e incêndio da prisão onde estava, e planeja vingança. Aborda a irracionalidade das ações de massa.
 
11
MUITO MAIS que um CRIME
(Music Box, 1989)


Direção de Costa-Gavras
Elenco: Jessica Lange, Armin Mueller-Stahl, Frederic Forrest e Mari Töröcsik

 
Desde que chegou nos Estados Unidos, há 50 anos, um imigrante húngaro se fez sozinho. Ele tem orgulhoso da sua filha, uma bem-sucedida advogada. Entretanto, quando os russos revelam documentos da 2ª Guerra Mundial, é acusado de ser um criminoso de guerra. Indignado, nega, e diz que é uma trama dos comunistas para desacreditá-lo e insiste que sua filha o defenda.
 
12
O CRIME NÃO COMPENSA
(Knock on Any Door, 1949)


Direção de Nicholas Ray
Elenco: Humphrey Bogart, John Derek e George Macready

 
Um desajustado descendente de italianos é preso como o principal suspeito da morte de um policial. Apesar dos esforços de seu advogado, que superou os obstáculos de origem humilde, ele logo está no crime e com poucas chances de ser absolvido.
 
13
O CASO PARADINE
(The Paradine Case, 1947)


Direção de Alfred Hitchcock
Elenco: Gregory Peck, Ann Todd, Charles Laughton, Charles Coburn, Ethel Barrymore, Louis Jourdan e Alida Valli

 
A última produção de Alfred Hitchcock para David O. Selznick conta a história da queda de um brilhante advogado, devido à paixão que começa a nutrir pela sua cliente, uma bela e enigmática mulher acusada do assassínio do seu marido idoso e cego. Quanto mais se embrenha no caso, mais o advogado mistura emoção com razão, o que não passa despercebido junto da sua esposa. O filme marca a estreia da estrela italiana Alida Valli no cinema hollywoodiano.
 
14
FILADÉLFIA
(Philadelphia, 1993)


Direção de Jonathan Demme
Elenco: Tom Hanks, Denzel Washington, Joanne Woodward e Jason Robards

 
Um promissor advogado homossexual, que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia, é demitido após descobrirem que é portador do vírus da AIDS. Ele contrata os serviços de um advogado negro homofóbico. Durante o julgamento, este é forçado a encarar seus preconceitos. Atuações inesquecíveis de Hanks e Washington.
 
15
A COSTELA de ADÃO
(Adam's Rib, 1949)


Direção de George Cukor
Elenco: Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Judy Holliday, Tom Ewell, David Wayne, Jean Hagen e Hope Emerson

 
Um casal de advogados se vê em lados opostos em um polêmico caso em que a ré tentou assassinar o marido ao encontrá-lo com a amante. No início, mantêm as discussões no julgamento, mas com a ampla cobertura dada pela imprensa, deixa de apresentar suas posições apenas no tribunal e passa a brigar em casa.
 
16
O VENTO SERÁ TUA HERANÇA
(Inherit the Wind, 1960)


Direção de Stanley Kramer
Elenco: Spencer Tracy, Fredric March e Gene Kelly

 
Famoso caso ocorrido em 1925. Um professor é julgado por ensinar a teoria da evolução de Darwin em uma escola pública. “O Julgamento do Macaco”, como ficou conhecido, teve repercussão mundial pela batalha travada pelos advogados de acusação e defesa. Durante o julgamento, que durou onze dias e foi o primeiro a ser transmitido por rádio, a defesa foi impedida de apresentar cientistas como testemunhas em favor da teoria da evolução.
 
17
HURRICANE, o FURACÃO
(The Hurricane, 1999)


Direção de Norman Jewison
Elenco: Denzel Washington, Deborah Kara Unger, Liev Schreiber e Rod Steiger

 
Em junho de 1966, um forte candidato ao título mundial de boxe, vê seus sonhos irem por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Indo para casa e passando perto do local do crime, ele é erroneamente preso como um dos assassinos e condenado à prisão perpétua. Anos mais tarde, publica um memorial chamado “The 16th Round”, em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com o condenado para lutar por sua inocência.
 
18
SACCO e VANZETTI
(Sacco et Vanzetti, 1971)


Direção de Giuliano Montaldo
Elenco: Gian Maria Volontè, Riccardo Cucciolla e Cyril Cusack

 
Em 23 de agosto de 1927, mesmo sem provas, dois italianos foram executados na cadeira elétrica numa prisão norte-americana. Um caso flagrante de erro judicial que causou enorme indignação internacional. Manifestações de protesto ocorreram em todo o mundo, inclusive no Brasil. A principal razão desta sentença injusta foi o preconceito social. Os dois eram imigrantes e anarquistas. Na época, os EUA viviam uma onda anticomunista. Milhares de militantes de esquerda acabaram presos e centenas deportados. Destaque para a bela trilha sonora do mestro Ennio Morricone.
 
19
O REVERSO da FORTUNA
(Reversal of Fortune, 1990)


Direção de Barbet Schroeder
Elenco: Jeremy Irons, Glenn Close, Ron Silver, Annabella Sciorra e Uta Hagen

 
Em dezembro de 1979, herdeira de 14 milhões de dólares, entra em coma irreversível. Seu marido, acusado de tê-la colocado neste estado utilizando altas doses de insulina, contrata o famoso professor de Direito para provar sua inocência. Baseado em fatos reais, o filme recupera um dos julgamentos mais famosos da década de 1980. Oscar e Globo de Ouro de Melhor Ator.
 
20
O CASO DOMINICI
(L'affair
e Dominici, 1973)


Direção de Claude Bernard-Aubert
Elenco: Jean Gabin, Victor Lanoux e Gérard Depardieu

 
Baseado em um caso real de 1952, quando um idoso francês foi acusado de assassinar uma família de turistas ingleses, apesar de não existir provas materiais contra ele. Atuação magnífica do lendário Jean Gabin em um dos seus últimos filmes.
 
21
KRAMER vs. KRAMER
(Idem, 1979)


Direção de Robert Benton
Elenco: Dustin Hoffman, Meryl Streep, Jane Alexander e Justin Henry

 
Profissional, para quem o trabalho vem antes da família. é abandonado pela esposa, que também deixa o filho do casal. Quando ele consegue finalmente ajustar seu trabalho às novas responsabilidades, ela reaparece exigindo a guarda da criança. Os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do garoto. Excelentes atuações de todos.
 
22
As DUAS FACES de um CRIME
(Primal Fear, 1996)


Direção de Gregory Hoblit
Elenco: Richard Gere, Laura Linney, Edward Norton e Frances McDormand

 
Em Chicago, um arcebispo é assassinado com 78 facadas. O crime choca a opinião pública e tudo indica que o assassino é um jovem de 19 anos, que foi preso com as roupas cobertas de sangue da vítima. No entanto, um ex-promotor que se tornou um advogado bem-sucedido se propõe a defendê-lo, sem cobrar honorários, tendo um motivo para isto: adora a cobertura da mídia, além da incrível necessidade de vencer.
 
23

A VERDADE
(La Vérité, 1960)


Direção de Henri-Georges Clouzot
Elenco: Brigitte Bardot, Paul Meurisse, Charles Vanel, Sami Frey e Jacques Perrin

 
Uma garota é julgada por assassinato. Os advogados disputam para explicar porque ela matou o talentoso recém-formado do conservatório. São ouvidos os depoimentos dos conhecidos da vítima, antigos amantes da ré e de sua irmã, estudante de violino que era noiva do morto. Suas evidências acabam sendo mais acreditáveis do que as justificativas eloquentes dos advogados. Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
 

Nenhum comentário: