março 18, 2017

**************** NO TEMPO dos COWBOYS

 


Houve época em que o western era o espírito do povo norte-americano. Tempo em que partir em uma diligência ou a cavalo era perigoso. Houve uma época em que o bom e antigo FAROESTE, espinha dorsal do cinema hollywoodiano, atraía multidões com aventuras de tirar o fôlego, trilhas sonoras entusiasmadas e histórias simplórias, no qual o bem triunfa e o mal é punido. No comando, cineastas extraordinários como Anthony Mann, Howard Hawks, John Sturges, Delmer Daves, John Ford, Andre De Toth, Budd Boetticher, Sam Peckinpah, Sergio Leone, entre outros.

Com regras praticamente fixas (mocinho-COWBOY defende a lei e o vilão está contra ela; saloon como ponto de discórdias ou ajustes de contas; bela garota libertina cantando e encantando; duelo como clímax da ação etc.) e sucesso de bilheteria garantido, ainda assim muitos desses filmes foram feitos sob duras condições, devido a falta de recursos. 

Os COWBOYS do cinema transmitem valor e coragem, enfrentando a crueldade nua e crua do mundo selvagem. Não há espaço para compaixão. Eles têm parceiros bonitões (Montgomery Clift, John Derek, Anthony Perkins, Ricky Nelson, Tab Hunter); ou divertidos, grandalhões, bêbados (Walter Brennan, Ward Bond, Thomas Mitchell, Edgar Buchanan, Andy Devine).

De tiroteios sem sangue aos violentos FAROESTES recentes, percebe-se a inocência perdida de um gênero cinematográfico que teve a morte anunciada diversas vezes, e os cinéfilos apaixonados se recusam a enterrá-lo. Estou entre eles.


COWBOYS do CINEMA

ALAN LADD
(1913 - 1964)

Principais Faroestes:
O ÚLTIMO CAUDILHO (Red Mountain, 1951), de William Dieterle; OS BRUTOS TAMBÉM AMAM (Shane, 1952), de George Stevens; HOMENS DAS TERRAS BRAVAS (The Badlanders, 1958), de Delmer Daves.

ANTHONY QUINN
(1915 – 2001)

Principais Faroestes:
CONSCIÊNCIAS MORTAS (The Ox-Bow Incident, 1943), de William A. Wellman; MINHA VONTADE É A LEI (Warlock, 1959), de Edward Dmytryk; DUELO DE TITÃS (Last Train from Gun Hill, 1959), de John Sturges.

AUDIE MURPHY
(1925 - 1971)

Principais Faroestes:
ONDE IMPERA A TRAIÇÃO (The Duel at Silver Creek, 1952), de Don Siegel; A PASSAGEM DA NOITE (Night Passage, 1957), de James Neilson; O PASSADO NÃO PERDOA (The Unforgiven, 1960), de John Huston.

BURT LANCASTER
(1913 – 1994)

Principais Faroestes:
O ÚLTIMO BRAVO (Apache, 1954), de Robert Aldrich; VERA CRUZ (Idem, 1954), de Robert Aldrich; O PASSADO NÃO PERDOA (The Unforgiven, 1960), de John Huston.

CHARLTON HESTON
(1923 – 2008)

Principais Faroestes:
AS AVENTURAS DE BÚFALO BILL (Pony Express, 1953), de Jerry Hopper; AVENTURA SANGRENTA (The Far Horizons, 1955), de Rudolph Maté; DA TERRA NASCEM OS HOMENS (The Big Country, 1958), de William Wyler.

CLINT EASTWOOD
(1930)

Principais Faroestes:
POR UM PUNHADO DE DÓLARES (Per un Pugno di Dollari, 1964), de Sergio Leone; TRÊS HOMENS EM CONFLITO (Il Buono, il Brutto, il Cativo, 1966), de Sergio Leone; OS IMPERDOÁVEIS (Unforgiven, 1992), de Clint Eastwood.

DALE ROBERTSON
(1923 – 2013)

Principais Faroestes:
CIDADE DO MAL (City of Bad Men, 1953), de Harmon Jones; OS MENSAGEIROS DO PERIGO (The Silver Whip, 1953), de Harmon Jones; DOMINGO SANGRENTO (A Day of Fury, 1956), de Harmon Jones.

ERROL FLYNN
(1909 – 1959)

Principais Faroestes:
UMA CIDADE QUE SURGE  (Dodge City, 1939), de Michael Curtiz; CARAVANA DE OURO (Virginia City, 1940), de Michael Curtiz; SANGUE E PRATA (Silver River, 1948), de Raoul Walsh.

FRANCO NERO
(1941)

Principais Faroestes:
DJANGO (Idem, 1966), de Sergio Corbucci; ADEUS, TEXAS (Texas, Addio, 1966), de Ferdinando Baldi; O HOMEM, O ORGULHO, A VINGANÇA (L'uomo, l'orgoglio, la vendeta, 1967), de Luigi Bazzoni.

FRED MacMURRAY
(1908 – 1991)

Principais Faroestes:
ATIRADORES DO TEXAS (The Texas Rangers, 1936), de King Vidor; AVENTURA SANGRENTA (The Far Horizons, 1955), de Rudolph Maté; A MANCHA DE SANGUE (At Gunpoint, 1955), de Alfred L. Werker.

GARY COOPER
(1901 - 1961)

Principais Faroestes:
JORNADAS HEROICAS (The Plainsman, 1936), de Cecil B. DeMille; MATAR OU MORRER (High Noon, 1952), de Fred Zinnemann; O HOMEM DO OESTE (Man of the West, 1958), de Anthony Mann.

GEORGE MONTGOMERY
(1916 – 2000)

Principais Faroestes:
DE HOMEM PARA HOMEM (Gun Belt, 1953), de Ray Nazarro; COVIL DE FERAS (Robbers' Roost, 1955), de Sidney Salkow; O RIO DOS HOMENS MAUS (Canyon River, 1956), de Harmon Jones.

GIULIANO GEMMA
(1938 – 2013)

Principais Faroestes:
O DÓLAR FURADO (Un Dollaro Bucato, 1965), de Giorgio Ferroni; ADEUS GRINGO (Adiós Gringo, 1965), de Giorgio Stegani; A PISTOLA É MINHA BÍBLIA (E per Tetto un Cielo di Stele, 1968), de Giulio Petroni.

GLENN FORD
(1916 - 2006)

Principais Faroestes:
MULHERES EM PERIGO (The Secret of Convict Lake, 1951), de Michael Gordon; UM PECADO EM CADA ALMA (The Violent Men, 1955), de Rudolph Maté; GALANTE E SANGUINÁRIO (3:10 to Yuma, 1957), de Delmer Daves.

GREGORY PECK
(1916 - 2003)

Principais Faroestes:
CÉU AMARELO (Yellow Sky, 1949), de William A. Wellman; ESTIGMA DA CRUELDADE (The Bravados, 1958), de Henry King; DA TERRA NASCEM OS HOMENS (The Big Country, 1958), de William Wyler.

GUY MADISON
(1922 – 1996)

Principais Faroestes:
INVESTIDA DE BÁRBAROS (The Charge at Feather River, 1953), de Gordon Douglas; SOB O COMANDO DA MORTE (The Command, 1954), de Dabid Butler; O TIRANO DA FRONTEIRA (The Last Frontier, 1955), de Anthony Mann.

HENRY FONDA
(1905 - 1982)

Principais Faroestes:
CONSCIÊNCIAS MORTAS (The Ox-Bow Incident, 1943), de William A. Wellman; PAIXÃO DOS FORTES (My Darling Clementine, 1946), de John Ford; ERA UMA VEZ NO OESTE (C’era uma Volta Il West, 1968), de Sergio Leone.

JAMES CAGNEY
(1899 – 1986)

Principais Faroestes:
A LEI DO MAIS FORTE (The Oklahoma Kid, 1939), de Lloyd Bacon; FORA DAS GRADES (Run for Cover, 1955), de Nicholas Ray; HONRA A UM HOMEM MAU (Tribute to a Bad Man, 1956), de Robert Wise.

JAMES STEWART
(1908 - 1997)

Principais Faroestes:
WINCHESTER`73 (Idem, 1950), de Anthony Mann; E O SANGUE SEMEOU A TERRA (Bend of the River, 1952), de Anthony Mann; O PREÇO DE UM HOMEM (The Naked Spur, 1953), de Anthony Mann.

JEFF CHANDLER
(1918 – 1961)

Principais Faroestes:
FLECHAS DE FOGO (Broken Arrow, 1950), de Delmer Daves; HORDAS SELVAGENS (The Great Sioux Uprising, 1953), de Lloyd Bacon; PILASTRAS DO CÉU (Pillars of the Sky, 1956), de George Marshall.

JEFFREY HUNTER
(1926 – 1969)

Principais Faroestes:
RASTROS DE ÓDIO (The Searchers, 1956), de John Ford; QUEM FOI JESSE JAMES (The True Story of Jesse James, 1957), de Nicholas Ray; AUDAZES E MALDITOS (Sergeant Rutledge, 1960), de John Ford.

JOEL McCREA
(1905 - 1990)

Principais Faroestes:
ALIANÇA DE AÇO (Union Pacific, 1939), de Cecil B. DeMille; BUFFALO BILL (Idem, 1944), de William A. Wellman; PISTOLEIROS DO ENTARDECER (Ride the High Country, 1962), de Sam Peckinpah.

JOHN PAYNE
(1912 – 1979)

Principais Faroestes:
BARREIRAS DE SANGUE (El Paso, 1949), de Lewis R. Foster; LEGIÃO DOS DESESPERADOS (Passage West, 1951), de Lewis R. Foster; HOMENS INDOMÁVEIS (Silver Lode, 1954), de Allan Dwan.

JOHN WAYNE
(1907 - 1979)

Principais Faroestes:
NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS (Stagecoach, 1939), de John Ford; RIO VERMELHO (Red River, 1948), de Howard Hawks; RASTROS DE ÓDIO (The Searchers, 1956), de John Ford.

KIRK DOUGLAS
(nasceu em 1916)

Principais Faroestes:
EMBRUTECIDOS PELA VIOLÊNCIA (Alon the Great Divide, 1951), de Raoul Walsh; RIO DA AVENTURA (The Big Sky, 1952), de Howard Hawks; SEM LEI E SEM ALMA (Gunfight at O.K. Corral, 1957), de John Sturges.

LEE MARVIN
(1924 – 1987)

Principais Faroestes:
O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA (The Man Who Shot Liberty Valance, 1962), de John Ford; OS PROFESSIONAIS (The Professionals, 1966), de Richard Brooks; DÍVIDA DE SANGUE (Cat Ballou, 1965), de Elliot Silverstein.

RANDOLPH SCOTT
(1898 - 1987)

Principais Faroestes:
OS CONQUISTADORES (Western Union, 1941), de Fritz Lang; SETE HOMENS SEM DESTINO (Seven Men from Now, 1956), de Budd Boetticher; O HOMEM QUE LUTA SÓ (Ride Lonesome, 1959), de Budd Boetticher.

RICHARD WIDMARK
(1914 - 2008)

Principais Faroestes:
CÉU AMARELO (Yellow Sky, 1949), de William A. Wellman ; A ÚLTIMA CARROÇA (The Last Wagon, 1956), de Delmer Daves; DUELO NA CIDADE FANTASMA (The Law and Jake Wade, 1958), de John Sturges.

ROBERT MITCHUM
(1917 - 1997)

Principais Faroestes:
SUA ÚNICA SAÍDA (Pursued, 1947), de Raoul Walsh; PAIXÃO DE BRAVO (The Lusty Men, 1952), de Nicholas Ray; DOMINADOS PELO TERROR (Track of the Cat, 1954), de William A. Wellman.

ROBERT RYAN
(1909 – 1973)

Principais Faroestes:
O PREÇO DE UM HOMEM (The Naked Spur, 1953), de Anthony Mann; OS PROFESSIONAIS (The Professionals, 1966), de Richard Brooks; MEU ÓDIO SERÁ SUA HERANÇA (The Wild Bunch, 1969), de Sam Peckinpah.

ROBERT TAYLOR
(1911 - 1969)

Principais Faroestes:
GENTIL TIRANO (Billy the Kid, 1941), de David Miller; A ÚLTIMA CAÇADA (The Last Hunt, 1956), de Richard Brooks; DUELO NA CIDADE FANTASMA (The Law and Jake Wade, 1958), de John Sturges.

ROCK HUDSON
(1925 - 1985)

Principais Faroestes:
IMPÉRIO DO PAVOR (Horizons West, 1952), de Budd Boetticher; BANDO DE RENEGADOS (The Lawless Breed, 1953), de Raoul Walsh; O ÚLTIMO PÔR-DO-SOL (The Last Sunset, 1961), de Robert Aldrich.

ROD CAMERON
(1910 – 1983)

Principais Faroestes:
OS DESPREZADOS (Renegades of the Rio Grande, 1945), de Howard Bretherton; OS SALTEADORES (The Plunderers, 1948), de Joseph Kane; O CAVALEIRO NEGRO (Brimstone, 1949), de Joseph Kane.

RORY CALHOUN
(1922 – 1999)

Principais Faroestes:
O RIO DAS ALMAS PERDIDAS (River of No Return, 1954), de Otto Preminger; DINASTIA DO TERROR (Dawn at Socorro, 1954), de George Sherman; RASTROS DA CORRUPÇÃO (The Spoilers, 1955), de Jesse Hibbs.

STERLING HAYDEN
(1916 - 1986)

Principais Faroestes:
MULHER DE FOGO (Take Me to Town, 1953), de Douglas Sirk; JOHNNY GUITAR (Idem, 1954), de Nicholas Ray; REINADO DE TERROR (Terror in a Texas Town,1958), de Joseph H. Lewis.

TYRONE POWER
(1914 – 1958)

Principais Faroestes:
JESSE JAMES (Idem, 1939), de Henry King; O CORREIO DO INFERNO (Rawhide, 1951), de Henry Hathaway; O AVENTUREIRO DO MISSISSIPPI (Mississippi Gambler, 1953), de Rudolph Maté.

VAN HEFLIN
(1908 – 1971)

Principais Faroestes:
OS BRUTOS TAMBÉM AMAM (Shane, 1952), de George Stevens; GALANTE E SANGUINÁRIO (3:10 to Yuma, 1957), de Delmer Daves; HERÓIS DE BARRO (They Came to Cordura, 1959), de Robert Rossen.

VICTOR MATURE
(1913 – 1999)

Principais Faroestes:
PAIXÃO DOS FORTES (My Darling Clementine, 1946), de John Ford; O GRANDE GUERREIRO (Chief Crazy Horse, 1955), de George Sherman; O TIRANO DA FRONTEIRA (The Last Frontier, 1955), de Anthony Mann.

WILLIAM HOLDEN
(1918 - 1981)

Principais Faroestes:
GLORIOSA VINGANÇA (Texas, 1941), de George Marshall; A FERA DO FORTE BRAVO (Escape from Fort Bravo, 1953), de John Sturges; MEU ÓDIO SERÁ SUA HERANÇA (The Wild Bunch, 1969), de Sam Peckinpah.


46 comentários:

João Roque disse...

O cow-boy perfeito talvez tivesse sido John Wayne, mas há casos pontuais de que eu gosto mais, e dou como exemplo, o Gary Cooper em "O Comboio apitou três vezes".

Enaldo disse...

Com exceção de um ou outro filme de John Ford e Sérgio Leone, faroeste é um gênero que não me cativou. É americano demais para mim.

Suzane Weck disse...

Que beleza,desde pequena que gosto de filmes de cowboy,e das belas trilhas sonoras que deixaram suas marcas registradas em vários deles daquela saudosa época.Passando para matar as saudades e deixar meu grande abraço junto com um belo fim de semana.

Anônimo disse...

Adorei o post.
John Wayne em Rastros de òdio está embátivel neste genero. Belo filme de John Ford.
E as garotas?Crawford em Johnny Guitar e Doris Day em Ardida como Pimenta estão ótimas.
abs
Marco Antonio

Bússola do Terror disse...

Bom, dos atores que você destacou aí eu acho que o Randolph Scott foi o mais marcante (ou, certamente, pelo menos um dos mais marcantes) dessa área.
No Brasil, o Alex Prado tentou seguir os passos desses filmes, produzindo uma espécie de faroeste abrasileirado com seu personagem Gregório. Mas faroeste no Brasil fica uma coisa um pouco deslocada no tempo e no espaço, né? Acho que por isso os filmes dele não se tornaram tão conhecidos do grande público. Inclusive, tentando chamar a atenção do público pra salvar esses faroestes brasucas que ele produziu, ele teve que reeditar alguns desses filmes acrescentando cenas pornô no meio deles. Mas não sei se isso foi uma boa ideia, porque essas cenas pornô eram feitas com atores e atrizes que não apareciam no resto do filme. Então, fica uma maluquice, né? Você tá vendo o filme que segue o estilo faroeste, aí do nada entra uma cena de sexo de verdade que não tem nada a ver com o resto da história, e aí do nada o faroste volta!
Será que ele realmente ´salvou` os faroestes dele com essa tática?

Maurici Scarpari disse...

vendo essas imagens...que saudades de Cinemin!!!!

Darci Fonseca disse...

O Falcão Maltês com seu olho de águia dando um rasante sobre o Monument Valley e arredores. Obrigado Antonio, pela lembrança. Darci Fonseca - WESTERNCINEMANIA

Adecio Moreira Jr. disse...

É estranho notar que hoje em dia os filmes de faroeste perderam completamente o espaço. Ao menos, vez ou outra, surgem alguns revivals, principalmente os feitos pelos irmãos Coen.

Rodrigo Duarte disse...

Independente da forma como nos dirigimos aos "westerns", normalmente os reduzindo a um mero gênero cinematográfico, uma grande parte deles resultaram em grandes filmes (gigantes até). Parece-me existir um certo preconceito em relação a eles (misturado com um pouco de desinteresse da parte do público, muito bem pontuado pelo comentário do Enaldo, "é muito americano pra mim") além de questões relativas a valores defendidos(ética, honestidade, companheirismo, etc.) que infelizmente andam fora de moda.

Mario Salazar disse...

No veo a Gregory Peck ni a Hudson como cowboys, creo que no encajan, Steward tampoco en mi apreciación pero en el hombre que mató a liberty valance lo hace estupendo, el mejor western que ha existido, y es que justo hace de hombre que trae la civilización, que no va con la rudeza de los cowboys. Wayne es perfecto como cowboy, medio panzón y natural, lo veo uno de los grandes del género sin duda y no solo por su fama. Otro que has olvidado es Clint Eastwood, un maestro del western. Un abrazo.

Ligéia disse...

Olá, Antonio. Não posso deixar de comentar a beleza do seu texto. Claro que todos seus textos são belos, mas sempre há os que me atraem mais.
Como sempre digo, te ler é aprender tudo sobre cinema.
Os faroestes, ou westerns, são deliciosos de se ver. Ainda na semana passada vi "Por um punhado de dólares".

um abraço pra você.

Leandro Afonso disse...

Contando que John Wayne é um caso à parte, particularmente gosto um bocado de Henry Fonda. E senti falta de Eastwood, embora ele seja mais novo e filho de Leone, o que o tornaria neto de Ford/Wayne. Que acha dos Spaghetti, Antonio?

Agora, com o tema como gancho, que acha de falar das mulheres do western?

Alexis Smith Beraldo disse...

obaaa...filme de mocinho, rs

Paulo Néry - Editor disse...

Nahud, uma ótima retrospectiva, bela reminiscência destes mocinhos do gênero. Os melhores sem dúvida foram Randolph Scott, Audie Murphy (que amanha, dia 28 de maio, celebram 41 anos de seu falecimento num desastre aéreo, e sua memória nos EUA é mais homenageada como Herói de Guerra que foi do que como ator), Robert Taylor, Gary Cooper, e Robert Mitchum, entre outros.

Mas sem dúvida, John Wayne foi o Líder.

M. disse...

Quando era criança assistia com meu pai aos filmes de Cowboys. Eu me divertia, mas depois achava que era tudo a mesma coisa. Vendo que é um gênero à parte e com atores inesquecíveis, tiro o meu chapéu.

Felipe Rocha disse...

Nunca fui mto fã de western. Mas não tinha como não prestigiar esse segmento com ícones como Fonda, Douglas e Wayne!!! Destacando tb Eastwood que fazia perfeitamente seus personagens!

O Cinéfilos está comemorando 1 ano de existência!!! Passe por lá pra dar aquela força!!

http://cinefilosdeplantaobr.blogspot.com

Edivaldo Martins disse...

GRANDE TRIBUTO!

railer disse...

faltou falar de banzé no oeste e também do recente rango! rs

Júllio Machado disse...

Cara esses clássicos de bang-bang é ímpar. Deveriam fazer novas reconceituações de filmes como o"O Dolar Furado"; "A Marca da Forca", Sete Homens e um Destino e assim vai.
Abraços!

Gilberto Carlos disse...

Confesso que há alguns anos tinha preconceito com o faroeste, mas depois de assistir a filmes maravilhosos como Matar ou morrer e Rio Vermelho isso passou. Hoje adoro o gênero e ainda tenho muitos clássicos a conhecer. Adorei a sua lista com os maiores astros do gêneros e seus filmes mais importantes.

Marcelo C,M disse...

O gênero do faroeste foi tão filmado, mas tão filmado, que se desgastou a tal ponto, que mesmo lancem atualmente um filme ou outro desse gênero, é apenas uma imagem pálida da era de ouro que esses filmes tinham. Era os filmes de aventura de antigamente que lotavam os cinemas, algo parecido que acontecem atualmente com os Super Heróis de HQ que são transportados para o cinema. Portanto, não me surpreenderia desse ultimo, a sua formula secar, de tão usada que está sendo.

Ruby disse...

Os cowboys, porém nenhum foi tão cowboy quanto John Wayne, mas outros também marcaram.
Gary Cooper em matar ou morrer me agradou muito, Gregory Peck, com sua beleza, mas western não é bem meu
gênero, agora Rock Hudson, definitivamente, não imagino em tal papel, prefiro as comédias com Doris Day (adoro). Como sempre, temas maravilhosos e posts bem completos.

Alexandre Laurence disse...

prezado escritor, gostaria de conhece-lo e seu trabalho também. Também sou escritor em Natal. Muito bom o seu blog. Abraço.

Márcio Sallem disse...

Achei curiosa a omissão de O Homem que Matou o Facínora. Além de contar com James Stewart e John Wayne, presentes na lista, também é dirigido por John Ford.

Meu amigo não gosta? Ou não o considera exatamente um faroeste clássico?

disse...

Assisti a vários faroestes ultimamente e é um gênero que, além de me agradar muito, tem vários nomes indissociáveis. Meus favoritos são Kirk Douglas e Henry Fonda, respectivamente em "O Duelo" e "Sangue de Herói".
Abraços!

tozzi disse...

Adoro o Kirk Douglas como mocinho. Durão como ele só. Muito bom o post, Falcão!

Brenda Rosado disse...

E as mocinhas, Nahud? Seria legal algo assim como "Garotas Bang Bang!". E não se esqueça da Claire Trevor.
Beijos

Nasser disse...

Senti falta do Anthony Quinn, Burt Lancaster e John Payne. Mas a lista está muito boa. Eu não perco um western com o Richard Widmark. Assisti A Última Carroça umas três vezes. Agora ninguém merece o Robert Taylor como cowboy. Ele é cheio de caras e bocas.

Jamil disse...

O Audie Murphy era péssimo. Não convencia ninguém com aquela cara de menino bobo.

Lemarc disse...

Nahud,

...Filmes que são parte inamovível do cinema, embora muitos ditos modernos sequer saibam ou reconheçam isso.
Bacana o registro!

Lemarc

Nogueira disse...

Um trabalho,que fica para a posteridade!Parabéns,pois quisera eu,te-lo feito tão bem.Desde 1963,ao ver nas Matinés de Domingo,filmes e seriados,de mocinhos e bandidos,presentes neste belo quadro de memórias,adotei o gênero como o meu preferido. Como tudo que é belo,não significa eternidade,mas ,em nossas arquivos mentais,serão perenes!Obrigado!

Lourdes Tatarcenkas disse...

Amei ! Não perdia um , quando tinha sete anos já assistia ei tem um monte !
Como vou lembrar todos .
O dollar furado e Both e Cassid -nao sei se e assim que escreve. ? Vou olhar
no Falcão-Maltês .

Tina Figueiredo Melo disse...

Saudade...

Maria Regina Lima disse...

Era muito bom ver John Wayne atuando... êta cabra macho! Kkk

Ana Maria Borocco disse...

John Wayne, Glenn Ford, até o Tom Mix!

Conceição Lopes disse...

Saudades desses gatos

Jean Guilherme Paixão disse...

Fã de Lee Marvin.

Silvia Maria Gomes Armede disse...

Adorava Heston!

Maria Jose Saffi Boso disse...

John Wayne , Rastro de Odio, Allan Lad em Shane ou Os Brtos tbem Amam, Gary Cooper em High Noon e Richard Widmark que eu era fa de carteirinha .

Angela Pieruccini disse...

Meu pai adorava esses filmes

Mario Gordilho disse...

Cooper.

Marco Antonio Salles Bernardo disse...

Um memorável de James Stuart é Shenandoah !
De John Wayne ... são todos . O eterno cowboy, livre , heróico e enigmático.
O faroeste é um dos meus gêneros preferidos pelo trato fotográfico e pelo arquétipo de liberdade.

Marco Antonio Salles Bernardo disse...

Valeu muito o post.
Traz de volta os bons tempos do cinema como sétima arte.
Bons tempos em que Hollywood sabia fazer cinema...

Danclads Andrade disse...

Era uma constelação: James Stuart, Gsry Cooper, Errol Flynn, Marlon Brando, Clint Eadtwood, John Wayne, Charles Bronson, Yul Brinner, Gregory Peck., etc, etc.

Mari Andre disse...

Eu amo esse tipao kkkk eles sao exoticos kkkk

Edivaldo Martins disse...

Nos anos 30, 40 e mormente nos 50, época de ouro do genero, esses filmes arrastavam multidões...