março 22, 2017

***** LIV ULLMANN - MUSA de INGMAR BERGMAN



Figura fundamental na filmografia do diretor sueco Ingmar Bergman, LIV ULLMANN recebeu prêmio especial na mais recente edição do European Film Awards, em reconhecimento da carreira de mais de quatro décadas e cerca de 50 filmes. Nascida em Tóquio, Japão, 1938, ela brilhou na juventude no Teatro Nacional Norueguês, em Oslo, interpretando Ofélia e Julieta de William Shakespeare.

Após modestos papéis no cinema, “Persona” (1966) – intitulado ridiculamente no Brasil “Quando Duas Mulheres Pecam” – lhe deu prestígio no cenário internacional. Bergman utilizou a força dramática de LIV ULLMANN em dez filmes, culminando em 2003 com “Sarabanda”, continuação do premiado “Cenas de Um Casamento”, de 1973.

Em Barcelona, a simpática atriz falou da carreira vitoriosa, do ex-marido Bergman e do mais recente projeto, a adaptação cinematográfica de “Casa de Bonecas”, de Ibsen. Aos 67 anos, profundos olhos azuis, falando pausadamente, passa serenidade e vitalidade juvenil.

(Antonio Nahud, Barcelona, Espanha. Entrevista publicada no jornal baiano “A Tarde”, 21-fevereiro-2005)

Segundo consta, seu primeiro encontro com Ingmar Bergman, acompanhada por Bibi Andersson, deixou o diretor impressionado com a semelhança das duas, imaginando logo a seguir o enigmático “Persona”. É uma história real?

Foi assim que aconteceu. Em “Persona” sou uma atriz de teatro que repentinamente deixa de falar. Um papel quase sem diálogos. Aos 28 anos, eu não tinha a menor ideia do que o filme queria dizer. Olhava para Ingmar e sentia que a mulher que eu estava representando tinha muito a ver com ele. Alguém muito famoso que não queria falar nem explicar nada sobre sua vida ou criação, escondendo-se atrás de uma fachada. Resolvi copiar sua expressão facial angustiada. Deu certo e fizemos outros filmes. Creio que trabalhamos tanto tempo juntos porque eu não fazia perguntas, apenas seguia suas orientações.

Tem uma filha com Bergman, a escritora Linn Ullmann, e ele a transformou em um dos rostos mais famosos do cinema. Pode nos contar algo íntimo do relacionamento de vocês?

Disse a Ingmar que ele era “um gênio”, enquanto que eu era somente “um talento”. A reação dele foi uma metáfora que eu nunca me esqueci: “Você é meu Stradivarius”. Foi o elogio mais comovente que alguém me disse em toda a minha vida. Essa relação honesta entre o maestro e sua solista aprofundou a nossa arte. Com ele aprendi que o grande artista é alguém que puxa um pouquinho o limite da verdade. Como a bailarina que salta e consegue ficar dois segundos além do possível no ar.


O que diz do último filme que fizeram juntos, “Sarabanda”?

Abandonei o cinema como atriz em 1994, cansada de filmes medíocres, e tinha bem claro que só voltaria a atuar caso fosse convidada por Ingmar. O nosso reencontro foi natural, como regressar à terra natal. É um filme forte e autobiográfico, como todos os seus filmes, o que não quer dizer que sejam cópias de sua própria vida. Ele explora as horríveis relações entre pais e filhos, ainda mais dramático quando um deles não sabe pedir perdão. Ao filmar “Sarabanda” Ingmar estava longe dos sets há quinze anos. Novos métodos de filmagem, aos quais ele não estava acostumado nem se acostumaria, impediam que ficasse colado à câmera como sempre fez. Perdi aquele espectador privilegiado, fiquei perdida. Quando ele disse ação, felizmente foi tudo bem.

Ingmar Bergman é um extraordinário diretor de atrizes. Deu papéis excelentes para você, Harriet Andersson, Ingrid Thulin, Eva Dahlbeck e Bibi Andersson. Havia competitividade?

Nunca. Bibi Andersson poderia ter me odiado porque ela era a favorita de Ingmar até eu surgir. Continuou sendo a minha melhor amiga. A verdade é que as mulheres são capazes de um grau de intimidade, cumplicidade e aceitação que os homens desconhecem.

max von sydow e liv
Qual filme que sente mais orgulho?

Talvez “Os Imigrantes / Utvandrarna” (1971), de Jan Troell. Interpreto uma camponesa nórdica obrigada pela miséria a fugir da terra natal, partindo para a conquista de territórios ainda virgens no meio-oeste norte-americano. Em segundo lugar, “Face a Face”, de Ingmar.

Desde menina desejava ser atriz?

Atuar é uma extensão do que sou. Quando era muito jovem e vulnerável, não via a atuação como trabalho, via como paixão de adolescente que nunca foi a mais bela nem a mais popular da escola, divertindo-se ao fazer os melhores papéis em produções estudantis. Pouco a pouco percebi que deveria levar a sério aquele ofício. Ainda hoje fico um pouco assustada com uma profissão nascida no cotidiano escolar para me dar prazer. Não sei como consegui sobreviver e ter uma vida familiar maravilhosa fazendo o que gosto. Atuar é uma alegria. Um bom ator e um bom filme ajudam o espectador a ter consciência de si mesmo. Quando isso ocorre, as pessoas se sentem mais valorizadas e procuram fazer coisas importantes na vida.

Bergman odiava dar entrevistas ou revelar publicamente suas afeições, mas chegou a elogiá-la publicamente como grande atriz. Qual foi sua reação?

Sei que sou boa atriz, tenho talento. Sei que Ingmar me considera uma grande atriz e também sei que ele é um gênio. Essa confiança mútua foi muito importante para o nosso trabalho. No entanto, não creio que eu seja melhor atriz do que muitas outras. Não sei o motivo dele me escolher entre tantas outras mais talentosas, talvez porque eu seja uma pessoa de convívio fácil, tranquila, sem atritos.

ingmar e liv
Em 1992 estreou como diretora em “Sofie”. Foi uma reviravolta na sua carreira.

Quando as atrizes envelhecem recebem ofertas de papéis estúpidos, não transmitem nada, deixando de ser divertido atuar. Eu tive sorte, pude mudar de rumo e dirigir. Creio que algo diferente acontece comigo. Minha vida passa por uma renovação criativa. Quero dirigir muitos filmes, escrever muitos livros. Essa intensidade surgiu com o sentido de mortalidade, da vida se que vai. Sinto que tenho algo para transmitir. Antes não tinha essa consciência.

Existe continuidade temática em seus filmes como diretora?

Creio que estão diretamente relacionados a busca do amor. O amor desejado, o amor recebido e o amor que nos abandona.

Dois deles têm roteiro de Bergman: “Enskilda Samtal” e “Infidelidade”.

Foi ele que me pediu para dirigi-los. Eu fiquei comovida. Com eles provei que uma mulher pode narrar uma história de uma maneira distinta da versão masculina. Algumas ideias desses dois filmes são minhas, outras de Ingmar. Isso é o mais excitante no cinema, podem-se fazer diferentes interpretações de uma mesma história.

Qual seu próximo projeto cinematográfico?

Estou pronta para iniciar as filmagens de “Casa de Bonecas”, falta finalizar uma coisa ou outra. Serei fiel a Ibsen. O clássico narra a hipocrisia e convencionalismos da sociedade do final do século XIX. Nora salva a vida do marido doente graças a empréstimo conseguido falsificando a assinatura de seu pai. Como consequência, acaba abandonando o esposo e os filhos. Interpretei Nora na Broadway, em 1975. Ao subir no palco, na pré-estreia, as feministas vibraram. Quando o pobre coitado que fazia meu marido, Sam Waterston, abria a boca, choviam vaias. Fiquei impressionada. É um texto atual.

Quem fará Nora?

Kate Winslet. Pensei na atriz australiana Cate Blanchett, que não pôde aceitar por estar grávida. Admiro o trabalho de Kate. Temos conversado por telefone e ela disse estar impaciente para iniciar as filmagens. O marido, Torvald, será John Cusack. O Stellan Skarsgard também está no elenco, e possivelmente Tim Roth.

Nos anos setenta do século passado, você era um modelo a seguir: intelectualizada, independente e liberal. Por que sua carreira não deu certo em Hollywood?

Escolhi mal meus filmes. Mas não foi uma experiência decepcionante. Diverti-me muito e ganhei dinheiro. As portas da Broadway se abriram. Quando a aventura se acabou voltei à Europa e continuei trabalhando. Concorri duas vezes ao Oscar, e fiquei decepcionada com as derrotas. Era jovem, ingênua, ambiciosa. Tudo caminhou bem. Se tivesse ficado em Hollywood seria uma dessas estrelas esquecidas com o rosto esticado e inexpressivo para agradar aos produtores.

Atriz, escritora, roteirista e diretora. Qual desses ofícios é o mais complicado?

Dirigir. Principalmente porque sou mulher. No primeiro filme tinha mais de 50 anos, e tentei ser simpática, mas riam da ingenuidade. Depois de rodar cinco filmes, aprendi: não tenho que ser ingênua ou dura, devo crer em mim, e pronto. Evito assim o complexo mulher madura. Procuro orgulhar-me de ser esta mulher.

Nota: o filme “Casa de Bonecas” não se concretizou.

LIV e INGMAR JUNTOS no CINEMA

PERSONA – QUANDO DUAS MULHERES PECAM
(Persona, 1966)

elenco: Bibi Andersson e Gunnar Björnstrand

A HORA do LOBO
(Vargtimmen, 1968)

elenco: Max von Sydow, Erland Josephson
e Ingrid Thulin

VERGONHA
(Skammen, 1968)

elenco: Max von Sydow e Gunnar Björnstrand

A PAIXÃO de ANA
(Em Passion, 1969)

elenco: Bibi Andersson, Max von Sydow
e Erland Josephson

GRITOS e SUSSURROS
(Viskningar och Rop, 1972)

elenco: Harriet Andersson, Kari Sylwan,
Ingrid Thulin e Erland Josephson

CENAS de um CASAMENTO
(Scener ur ett Äktenskap, 1973)

elenco: Erland Josephson, Gunnel Lindblom
e Bibi Andersson

FACE a FACE
(Ansikte mot Ansikte, 1976)

elenco: Erland Josephson e Gunnar Björnstrand

O OVO da SERPENTE
(The Serpent's Egg, 1977)

elenco: David Carradine, Gert Froebe
e Heinz Bennent

SONATA de OUTONO
(Höstsonaten, 1978)

elenco: Ingrid Bergman, Gunnar Björnstrand
e Erland Josephson

ENSKILDA SAMTAL
(1996)

direção de Liv Ullmann
roteiro de Ingmar Bergman

INFIEL
(Trolösa, 2000)

direção de Liv Ullmann
roteiro de Ingmar Bergman

SARABANDA
(Saraband, 2003)

elenco: Erland Josephson

LIV e INGMAR: uma HISTÓRIA de AMOR
(Liv e Ingmar, 2012)

documentário de Dheeraj Akolkar

GALERIA de FOTOS


39 comentários:

João Roque disse...

Talvez uma das mais importantes, até pelos laços sentimentais; mas não a única.

Carla Marinho disse...

Post indicado para os melhores da semana. Abraços!
http://blogsdecinemaclassico.blogspot.com/2011/11/links-da-semana-21-27-de-novembro.html

Emanuela disse...

muito bom. já leu o livro Mutações dela?

renatocinema disse...

Bela homenagem.

Como estudante de história afirmo: seu site é uma passagem obrigatória para quem ama história, como eu.

Abraços

Fábio Henrique Carmo disse...

Minha nossa, que honra entrevistar essa mulher, Antônio! Post sensacional! Parabéns

linezinha disse...

excelente entrevista Antonio! o que vc achou da Liv pessoalmente? ela sempre passa ser uma pessoa tão doce

Luna Sanchez disse...

Diva, sempre.

Gostei muito desse post.

=*

Marcelo Castro Moraes disse...

Viciei-me em Liv Ullmann quando decidi rever todos os filmes do Bergman para o curso do CENA UM que eu fui participar. É beleza e talento unidos em um só ser, onde basta um olhar, que ela já diz tudo.
Nem preciso dizer que ela foi o grande destaque do curso todo, onde foi analisado varias cenas de seus filmes com Bergman, como algumas cenas Chávez de Persona, a abertura de A Hora do Lobo (meu momento favorito da atriz), a cena onde ela não pisca os olhos e fica falando por vários minutos (sem cortes) em Paixão de Ana, a cena de um sonho desse mesmo filme, que por sua vez, tem interligação com Vergonha, filme anterior do diretor. E claro, não poderia faltar uma cena para ser analisada, que foi Cenas de um Casamento, quando ela descobre que o marido está lhe traindo.
Ullmann não precisou do cinema americano (assim como Bergman) para ter seu talento reconhecido internacionalmente, e temos mais que agradecer, por ela não ter se mantido por lá.

Marcelo Castro Moraes disse...

Só como curiosidade, o professor que deu o curso para agente no CENA UM, foi Jorge Roldán, pesquisador e professor de História do Cinema. Ele contou que numa determinada época, conheceu Ullmann durante uma serie de entrevistas. Durante uma pergunta ou outra, Ullmann deu um beijo no rosto dele, e do modo que ele falou, não deve ter lavado o rosto tão cedo, e com razão. Imediatamente eu o invejei, mas o admirei, dizendo de cara para ele, que foi um homem de muita sorte. Pois afinal de contas, não é todo dia que recebemos um beijo de uma Deusa como essa.

Gilberto Carlos disse...

Amo Liv Ullman. Ela é a minha atriz preferida nos filmes de Bergman. Sua interpretação de desespero é quase insuportável de tão boa.

Maxx disse...

Parece que Liv é nome de atriz linda (Ullman e Tyler)...

Excelente post.

Grande abraço e bons filmes.

Maxx.

Anônimo disse...

Que casal brilhante, legal conhecer um pouco mais sobre os famosos do cinema. Cynthia.

Luiz Santiago (Plano Crítico) disse...

Eis aí um casal que admiro MUITO e de quem gosto muito! E que fotografias lindas, hein, Nahud!

Parabéns!

Edivaldo Martins disse...

LIV ULLMAN, UMA GRANDE ATRIZ, ESTEVE EM SÃO PAULO RECENTEMENTE...

Paulo Cruz disse...

Para mim, simplesmente, a melhor!

Enaldo Soares disse...

Entrevista muito boa.

Cefas Carvalho disse...

Belíssima entrevista com Liv Ullmann, uma das mkinhas musas (como Bergman é meu diretor favorito). Ela mostra imenso talento como escritora no livro de memórias "Mutações" em que, inclusive narra muito da história dela com Bergman, principalmente nas Ilhas Faroe, onde Bergman construiu uma casa e viver até morrer. Abraço, Nahud!

Rubi disse...

Faço das palavras de Fábio Henrique Carmo minhas palavras; que honra entrevistar essa mulher! Post incrível.

Aliás, esses dias vi uma notícia do Martin Scorsese e de um filme sobre o Frank Sinatra que ele vai fazer. Me parece que o Leonardo DiCaprio vai ser o protagonista, e o lançamento está previsto pra 2013. Não sei se já falou algo sobre esta produção, mas fica aí uma sugestão. Como sou fã de Sinatra e do seu blog, adoraria ver um post sobre o assunto.

disse...

Quanta coisa aprendi agora sobre Liv Ullmann e Lia Torá! Gosto muito da beleza e do talento de Liv. Não sabia que ela era diretora. Uma pena o filme "Casa de Bonecas" não ter sido realizado.
Abraços!

disse...

Quanta coisa aprendi agora sobre Liv Ullmann e Lia Torá! Gosto muito da beleza e do talento de Liv. Não sabia que ela era diretora. Uma pena o filme "Casa de Bonecas" não ter sido realizado.
Abraços!

Telma Monteiro disse...

A beleza nórdica de olhos melancólicos... Liv.

Pedro Ferreira de Freitas disse...

Melancólicos, quase neuróticos

Jamil disse...

Liv é uma boa diretora e teve seu melhor momento com Infidelidade. Como atriz, sua parceria com Max von Sydow é soberana.

Jamil disse...

O Brasil é realmente um país sem memória. Nunca tinha ouvido falar de Lia Torá. Muito bela!

Leandra disse...

Sua atuação em Persona é primorosa. Também me emocionei com o seu livro Mutações.

Rafa Amaral disse...

Fico arrepiado com a atuação dela em "Face a Face", que continua um filme intrigante e que a Versátil promete lançar aqui no ano que vem. Esperar para ver! Abraços amigo Falcão, o blog continua ótimo.

Gustavo disse...

Poxa, muito boa essa entrevista.

Alexandre disse...

Pena que o filme não saiu...

linezinha disse...

Antonio respondendo a pergunta que vc fez a Edivaldo,eu me lembro que ela esteve em SP em 2008 relançado o livro Mutações,fazendo palestras e visitando Ongs.

Darci Fonseca disse...

Belo post sobre Liv Ullmann, Antonio. Resta agora esperar pela mais maravilhosa das suecas de Bergman que foi Bibi Anderson. Um abraço do Darci.

Marcelo Castro Moraes disse...

Umas das mais talentosas e belas atrizes que eu já vi

Nelson Rodrigues de Souza disse...

Simplesmente magnífica e bastante reveladora sua entrevista Antônio. O trabalho gráfico está espetacular.Parabéns por tudo.
Abs,
Nelson

Pedro disse...

Parabéns pela entrevista Antonio, através dela pude conhecer Liv um pouco melhor. É realmente uma mulher fascinante.

Ivône Gonçalves Nery disse...

Maravilha.

Edivaldo Martins disse...

Grande estrela!

Edivaldo Martins disse...

Esteve em São Paulo, no ano passado, na Cinemateca!

Michael Carvalho Silva disse...

Liv Ullmann, uma deusa nórdica de origem norueguesa que conquistou o mundo inteiro definitivamente com sua beleza, talento, carisma e elegância incomparáveis.

Michael Carvalho Silva disse...

Por favor, prezado amigo Antônio Nahud Júnior, se for possível, faça um resumo especial sobre a clássica e maravilhosa obra prima romântica e erótica do genial e saudoso cineasta sueco Ingmar Bergman intitulada A Hora Do Amor de 1971 protagonizada pelo moreno e estonteantemente sensual ator, modelo e símbolo sexual americano Elliott Gould e os dois louros e saudosos astros de cinema suecos Bibi Andersson e Max Von Sydow. Em tempo, a belíssima melodia sueca The Way You Are cantada em inglês pelos dois icônicos e lendários cantores suecos Agnetha Faltskog do grupo ABBA e Ola Hakansson do conjunto musical Secret Service é a balada romântica que sempre me faz lembrar do estonteante e outrora sensualíssimo Elliott Gould cuja beleza é sensualidade exorbitantes no passado seriam capazes de colocar até mesmo a própria Megan Fox direto na sombra.

Michael Carvalho Silva disse...

A lindíssima Liv Ullmann é o grande e esplendoroso símbolo sexual norueguês do século vinte e também a maior e a mais linda atriz da Noruega em todos os tempos.