abril 21, 2012

************************ DINA SFAT, à FLOR da PELE




A história do cinema nacional é marcada por uma galeria de mitos femininos: Aurora Fúlgida, bailarina romena; Eva Nil, atriz dos anos 20; Carmen Santos, que construiu um estúdio e dirigiu um filme; Gilda Abreu, do sucesso “Bonequinha de Seda” (1936); Carmen Miranda, estrela de musicais; Eliana no ciclo das chanchadas; Eliane Lage e Tônia Carrero na Vera Cruz; o Cinema Novo revelando Norma Bengell, Odete Lara, Leila Diniz, Adriana Prieto, Anecy Rocha, Jacqueline Myrna e Helena Ignez; o talento de Isabel Ribeiro, Lillian Lemmertz, Irene Stefânia, Ítala Nandi, Ana Maria Magalhães, Selma Egrei, Rossana Ghessa, Darlene Glória e Zezé Motta. 

Em 1969, seria a hora e a vez de DINA SFAT (1938 - 1989) arrebatar público e crítica como a guerrilheira Cy, do emblemático e tropicalista “Macunaíma”, inspirado na obra homônima de Mário de Andrade sobre a falta de caráter do brasileiro, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade e estrelado por Grande Otelo e Paulo José. Nunca mais seu talento seria esquecido. Carismática, bela, politizada e excelente intérprete, a atriz morreu vítima de um câncer aos 50 anos, mas ainda hoje vive na memória de muita gente. De pai russo e mãe israelense, nasceu em São Paulo. Além de sua obra, deixou de legado uma família de artistas. Do casamento com o ator Paulo José, nasceram Clara, Ana e Bel Kutner, as duas últimas atrizes.

Estreou profissionalmente nos palcos em 1962, no espetáculo “Antígone América”, dirigida por Antonio Abujamra. No histórico Teatro de Arena viveu a Manuela de “Os Fuzis da Senhora Carrar” (1962), de Bertold Brecht. Conquistou o Prêmio Governador do Estado de São Paulo de Melhor Atriz por seu desempenho em “Arena Conta Zumbi” (1965), um musical político de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, e destacou-se na polêmica e mítica montagem de “O Rei da Vela” (1967), dirigida por José Celso Martinez Corrêa, ao substituir às pressas Ítala Nandi no papel de Heloisa de Lesbos. Sem nunca abandonar os palcos, fez “Dorotéia Vai à Guerra” (1973), “A Mandrágora” (1975), “Seis Personagens à Procura de Um Autor” (1977), “Murro em Ponta de Faca” (1979), “As Criadas” (1981), “Hedda Gabler” (1982) e, em Portugal, “Florbela Espanca” (1984), entre outras montagens elogiadas.

no teatro, em o rei da vela
Inicia sua trajetória na televisão no final da década de 1960, trabalhando na Tupi, Excelsior e Record, até se tornar uma das estrelas da Rede Globo. Mesmo diante do sucesso televisivo, jamais se deixou seduzir por personagens caricatos, arriscando-se em papéis sem as amarras das heroínas habituais, sofredoras, românticas e insossas. Estreou na Globo em 1970, a convite de Dias Gomes, protagonizando “Verão Vermelho”, onde formou par amoroso com Jardel Filho, e permaneceu na emissora até a sua morte. 

Brilhou em telenovelas de autoria de Janete Clair, como “O Homem Que Deve Morrer” (1971), “Selva de Pedra” (1972, Prêmio de Melhor Atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte), “Fogo Sobre Terra” (1974) e “O Astro” (1978), mas também roubou cenas em outras como “Assim na Terra Como no Céu” (1970), “Os Ossos do Barão” (1973) e “Saramandaia” (1976). Um dos seus maiores momentos na tevê aconteceu em 1975, em “Gabriela”, de Walter George Durst, baseada na obra de Jorge Amado. Apesar de aparecer apenas nos primeiros capítulos, vivendo a prostituta Zarolha, a atriz dominou a cena, obtendo um extraordinário sucesso. Walter Avancini, o diretor, era o preferido dela, que dizia jamais recusar qualquer papel proposto por ele.

dina e paulo josé

Versátil, com uma fantástica presença em cena, e o gosto apurado por se arriscar em papéis complexos, teve momentos especiais no cinema nacional. O mais lembrado e comentado, sem dúvida, é “Macunaíma”. Em 27 anos de carreira artística, fez 20 filmes, atuando no engajado Cinema Novo e no libertário Cinema Marginal. Estreou em 1966 pelas mãos de Walter Hugo Khouri em “O Corpo Ardente”. Faria “Os Deuses e os Mortos” (1970, Melhor Atriz no Festival de Brasília), filmado no sul da Bahia; “A Culpa” (1971, Prêmio Air France de Melhor Atriz); uma mãe solteira em “Tati, a Garota” (1973), estreia de Bruno Barreto; e “O Homem do Pau Brasil” (1981), no papel da pintora Tarsila do Amaral. 

Atuou em “Das Tripas Coração” (1982), que discute educação, sexo e religião num colégio de meninas ricas, ao lado de Antonio Fagundes, Othon Bastos e Christiane Torloni; e “Eros, o Deus do Amor (1981), sinfonia pictórica do prazer e da ansiedade, contando a vida de um cinquentão para qual o sexo é tudo e nada. No elenco, Renée de Vielmond, Norma Bengell e Lillian Lemmertz. Seu último trabalho cinematográfico, “O Judeu”, baseado na vida de Antônio José da Silva, escritor luso-brasileiro do século XVIII que morreu na fogueira da inquisição, foi rodado em Portugal, na segunda metade da década de 1980. Inacabado por falta de verba, só iria estrear em 1995, seis anos após a morte da extraordinária atriz. 



Inquieta e polêmica, DINA SFAT  dizia o que pensava, mesmo quando não agradava às correntes sociais ou ideológicas. Dona de interpretação singular, com emoções à flor da pele, revelava uma sensualidade desconcertante e beleza agressiva, moldada na sua personalidade. Olhos grandes, infinitos, extremamente expressivos. Voz penetrante. De aguda inteligência, entregava-se de forma completa aos desafios propostos e se distinguia pela coerência com que selecionava os seus compromissos profissionais. Na intimidade era discreta, não se deixando levar pelo holofotes da mídia. Mesmo inquieta, nunca se filiou a qualquer sigla ou facção partidária.

no teatro, com ítalo rossi
No final da vida, doente, não deixou de trabalhar. Em viagem de tratamento à União Soviética, ao lado de Daniel Filho, realizou o documentário “Dina Sfat na União Soviética” (1988). Escreveu um livro, publicado em 1988, sobre sua carreira e a luta contra o câncer, “Dina Sfat- Palmas pra que te Quero”, junto com a jornalista Mara Caballero. Debilitada, fez seu último trabalho na TV na comédia “Bebê a Bordo”. Foi única no cenário nacional. Ninguém herdou o seu carisma ou a vigorosa técnica. Dina faz falta.


FILMOGRAFIA

O CORPO ARDENTE (1966)
direção de Walter Hugo Khouri

TRÊS HISTÓRIAS de AMOR (1966)
direção de Albert D’Aversa

EDU CORAÇÃO de OURO (1967)
direção de Domingos de Oliveira

JARDIM de GUERRA (1968)
direção de Neville D’Almeida

A VIDA PROVISÓRIA(1968)
direção de Maurício Gomes Leite 

MACUNAÍMA (1969)
direção de Joaquim Pedro de Andrade

Os DEUSES e os MORTOS (1970)
direção de Ruy Guerra

PERDIDOS e MALDITOS (1970)
direção de Geraldo Veloso

O BARÃO OTELO no BARATO dos MILHÕES (1971)
direção de Miguel Borges

O CAPITÃO BANDEIRA CONTRA o DOUTOR MOURA BRASIL (1971)
direção de Antônio Calmon

GAUDÊNCIO! O CENTAURO dos PAMPAS (1971)
direção de Fernando Amaral

A CULPA (1971)
direção de Domingos de Oliveira

TATI, a GAROTA (1973)
direção de Bruno Barreto

ÁLBUM de FAMÍLIA (Uma HISTÓRIA DEVASSA) (1981)
direção de Braz Chediak

O HOMEM do PAU-BRASIL (1981)
direção de Joaquim Pedro de Andrade

EROS, o DEUS do AMOR (1981)
direção de Walter Hugo Khouri

Das TRIPAS CORAÇÃO (1982)
direção de Ana Carolina

TENSÃO no RIO (1984)
direção de Gustavo Dahl

A FÁBULA da BELA  PALOMERA (1987)
direção de Ruy Guerra

O JUDEU (1995)
direção de Tom Job Azulay

GALERIA de FOTOS


66 comentários:

Silvia Maria Sena disse...

Ai meu Deus ! que bela lembraça.. que bela pessoa quanta saudade dessa Deusa ! Nossa !

Silvia Maria Sena disse...

Muito obrigada Antonio Nahud Júnior ! Ganhei o sábado !

Adhemir Martins disse...

Dina Sfat faz muita falta. Quantas saudades.

Paulo Paiva disse...

monstro!

Aline Menezes disse...

grande atriz!

Lurdinha Aguiar Zucolotto disse...

Grande mulher, grande atriz, raizes infinitas na globo.

disse...

Nunca tive a chance de vê-la atuar enquanto estava viva, mas admiro muito seu trabalho. Era uma linda mulher, talentosa, independente e politizada. Que exemplo!
Abraços!

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Faço minhas as palavras da Lê, Antonio: que pena nunca ter visto Dina Sfat em cena. Tudo o que eu conheço dela se resume a trechos de suas participações em novelas, e concordo contigo: ela era linda, vigorosa e empolgante como ninguém, mesmo nos papéis de mocinha "Global".
Agora, conhecer sua carreira teatral para mim foi uma surpresa: O rei da vela, Hedda Gabler... - ela fez um pouco de tudo!

Bjs e congrats pela homenagem.
Dani

Brenda Rosado disse...

Falcão, que linda homenagem. A Dina era maravilhosa.

Selma Carvalho disse...

grande atriz

daniela españa disse...

Saudades

Mara Paulina Arruda disse...

Essa atriz foi uma das Grandes! Muito Obrigado.

José Carlos Saenger disse...

Li e gostei muito. Texto e fotos. Me fez viajar tempos idos e sentir uma forte saudades de Dina Sfat. Atriz impar. Tive o prazer de conhece-la no Festival de Cinema de Brasília, qdo morava lá. Abraço. Paulo José tb. é um grande ator...

Conceição Mascarenhas disse...

Simplesmente linda

CARLA MARINHO disse...

Muito bom o blog do meu amigo Antonio Nahud Júnior. Muito, muito boooom!

linezinha disse...

Excelente post Antonio,eu tb não tive a chance de vê a Dina atuar enquanto estava viva,mas assisti o filme Macunaíma e vi alguns trechos de novelas que ela fez na globo no youtube como " O Astro" e me impressionei pela força que ela tinha em suas atuações,realmente faz uma grande falta ao cinema e a televisão brasileira. Abç

André Setaro disse...

Dina Sfat precisava mesmo ser lembrada diante de tantas atrizes medíocres que infestam as novelas televisivas.

João Roque disse...

Que grande actriz. Tive a oportunidade de a ver no filme "Macunaíma" e nas telenovelas "Gabriela" e "O Astro".
O seu papel de Zarolha é inesquecível...

Bússola do Terror disse...

Ela morreu quando eu tinha 14 anos e na infância eu não assistia tantas novelas assim. Então, a novela dela de que me lembro melhor foi mesmo Bebê A Bordo.
Há poucos anos atrás, assisti o filme O Judeu em VHS e depois voltei a assistir quando foi exibido pela Rede Brasil. E apesar da personagem dela não aparecer tanto, as cenas que ela fez foram de uma grande atuação, sem dúvida.
Em tempo: como o filme demorou muitos anos pra ficar pronto, não só ela, mas vários atores do elenco original morreram antes do lançamento. Inclusive o Felipe Pinheiro, que interpretava o personagem principal.

renatocinema disse...

Bela homenagem......
Adoro o trabalho dela em Macunaíma.

Anônimo disse...

Bela lembrança! Tive o prazer de assistí-la atuando em Hedda Gabler, no Teatro Francisco Nunes em BH. Inesquecível!

Márcio/MG

Rodrigo Mendes disse...

Bela homenagem a Dina Sfat Antonio. NUnca esquecerei de Macunaíma e Tati, a garota.

Abraço.

Mara Magalhães disse...

Era uma diva!

Margareth Pinheiro disse...

Ela foi uma grande estrela,Saudades Brasil.

Sione Barros Vasconcelos disse...

Foi uma grande atriz, muito talentosa...

BALBINA ASSIS disse...

LEMBRO-ME BEM DE QUASE TODOS OS PAPEIS DELA!! A FILHA DELA NUNCA CHEGARA AO SEU TALENTO! COMO MARIA RITA, FILHA DE ELIS REGINA NOSSA MUSA DO MPB..

Nicole Puzzi disse...

Nahud, Ela é a minha inspiração, sempre foi.

Fabiana Lima disse...

QUE legal e divino

Grace Gianoukas disse...

Extraordinária Dina Sfat!!!!

Flávia Maria Canhim Pimentel disse...

Dina foi uma diva!! Saudades...

Aurora Miranda Leão disse...

Dina era uma Deusa: charme absoluto, elegância, magnânima Atriz, mulher de opinião formada, corajosa, audaciosa, uma saudade eterna...

Sandra Goldner disse...

Saudade!!!

Antonino Aiello Milan disse...

Sensacional
Pude vê lá atuando em novelas e se nao estou enganado no Faustão. Faz muita falta como pessoa nao só no cenário Brasileiro como tmb na televisiva. Li com calma e me fez reviver um túnel do tempo tmb em minha vida, ela era única, expressiva e de forte opinião com aquela voz marcante que ai ouvir nao precisava vê lá na telinha que já se sabia que era ela .
Parabéns ao Antonio !

Eleonora Santos disse...

Maravilhosa.

Maria Kassimati disse...

Adorava!

Emmanuel David Miranda Oliveira disse...

linda , sempre linda

Mary Weinstein disse...

Obrigada! Linda e danada ela.

Rita Moraes disse...

Maravilhosa! Faz falta!!!

Dino Brasil disse...

quando garoto, era completamente apaixonado por dina, e nem sabua direito porque. hoje revendo a sua trajetória, posso compreender que o que estava implícito na sua arte e atitude diante da vida, eram, substancialmente, responsáveis por aquela paixão. sinto saudades dela.

Bússola do Terror disse...

Pois é. O Felipe Pinheiro morreu em 1993, quando tinha 32 anos. Foi um ataque do coração, de um dia pro outro.

Anônimo disse...

Essa atriz era do signo de Escorpião e tinha olhos bem expressivos. Deixou saudades. Bela postagem, abraço Cynthia

Marcelo Mendonça disse...

Adorável Dina!

David Tygel disse...

Maravilhosa, inesquecível, linda, grande atriz, e isso ainda é muito pouco prá falar dela, abs

Unknown disse...

Postagem linda sobre Dina Sfat, lembro muito bem dela nos filmes nacionais. Parabéns!

Gilberto Carlos disse...

Belíssima postagem! Relembrando uma das maiores divas do cinema brasileiro. Vi quase todos os seus filmes e fico em dúvida qual o meu preferido, talvez Das tripas, coração ou Tati, a garota... Apesar de conhecido do público de cinema, só chegou a ser conhecida pelo "povão" quando começou a participar das novelas, onde fez imenso sucesso. Uma pena ter morrido tão cedo...

Ana Paula Chagas disse...

Homenagem merecidíssima para esta grande atriz/artista. Tenho uma lembrança bem remota de Sfat na TV em Eu prometo da Globo. Infelizmente não tive o prazer de acompanhar seu auge.

Tavio Lumom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edison Eduarddo disse...

Uma das GRANDES da tv que me embalaram e que se foi cedo, cedo... CEDO! Aquele abraço, Antonio! Já estou enviando os seus filmes, esqueci, não!

Hirton Fernandes disse...

Me lembro dela como se a visse ainda hoje com sua força de atriz!

railer disse...

muito legal você dedicar seu espaço a essas pessoas que contribuíram para a cultura do nosso país.

JÔ BARRETO disse...

maravilhosa fera na arte de representar...

Sibele Gava disse...

Dina maravilhosa... Na primeira foto está parecida com a Fernandinha Montenegro

Cecília Veloso disse...

Grande atriz!

Paulo Telles disse...

Caro Nahud, creio que tudo já foi dito por aqui nos comentários sobre esta eterna e imortal Diva da teledramaturgia nacional.

Até hoje me questiono do por que ela deixar este plano tão cedo. Mas acho que é assim mesmo,aqueles que são carismáticos deixam marcas indeléveis na vida das pessoas, e Dina era cheia desta energia.

Um grande tributo, Nahud!

Paulo Néry

Marcelo Castro Moraes disse...

É alguem que merece receber uma pesquisada. Em breve, talvez eu tenha por aqui um curso sobre o cinema nacional.

Nasser disse...

ela era uma guerreira, uma rainha. ainda menino, não tirava os olhos da inesquecível vilã que fez em "selva de pedra". gostava tanto da atriz, que torcia ingenuamente para se desse bem no final.

Leandra disse...

quando crescer quero ser como ela... rs... dina é referência de todo intérprete que leva seu trabalho com paixão.

Vinícius Lemarc disse...

Nahud,

Bela homenagem à grande Dina Sfat. Não sei se é apenas saudosismo, mas atrizes como ela estão cada vez mais raras.

Lemarc

Renato Oliveira disse...

Super pertinente esta dedicatória a nomes que inprimiram sua marca e que atualmente são pouco comentados! abraços

Jefferson C. Vendrame disse...

Grande Nahud, Grande Post,
Não tive o privilégio de assistir Dina em nenhuma produção, tanto do cinema quanto da tv mas conheço sua fama e já não é de hoje, Minha mãe sempre a menciona como uma grande atriz brasileira...
Gostei de seu post nacional, diversificando sempre, Parabéns.

PS: A Imagem atual da sua página esta perfeita, até hoje a melhor que você criou.

Rafael Carvalho disse...

Falando agora sobre Macunaíma, me lembrei da atriz. Preciso conhecer mais coisas delas.

As Tertulías disse...

Uma das nossas atrizes mais maravilhosas (tomo muito cuidado em usar, como uma oura leitora sua, a palavra "Deusa"... se até Miss Fischer é chamada de "deusa" rsrsrs.... ). Infelizmente Dina foi uma das pessoas mais grossas e sem qualquer "tiquinho" de amabilidade que conheci na minha vida... É, lá na Joao Lyra, onde ela e Paulo moravam... ele era um doce, comprimentava todos... ela? Acho que nem segurar porta do elevador para lguém de bengala fazia...

Faroeste disse...

Ela tinha mesmo uma beleza, mas não uma beleza apenas misteriosa. Sua beleza era forte, agressiva e doce em simultâneo.

Foi importante e poderosa no cine e na TV, já que pouco conheço de teatro.

Nos deixou cedo demais, impondo uma lacuna expressiva na arte de nosso país.
jurandir_lima@bol.com.br

_-CinestudiO-_ disse...

Sabia que o rosto me lembrava alguém, mas não conhecia sua história. Ótima postagem Nahud, como sempre, principalmente por tratar do cinema nacional.

!

Helena Sarraf disse...

poderosa

Claudio disse...

Que bela e merecida homenagem a grande Dina Sfat, minha atriz favorita, a nossa Greta Garbo! Que pena que foi tão cedo, além de grande atriz, uma estrela como não há mais, ela era uma grande personalidade, uma mulher a frente de seu tempo, que marcou quem a conheceu.