charles chaplin |
Com o final dos anos 20 do século passado, muito
mais que a mudança de uma década, mudou-se de paradigma na história do cinema.
O sonoro tornou-se reinante, trazendo outra importância aos diálogos e à
música. Para trás ficavam as histórias contadas apenas por imagens, com aquela
linguagem própria, feita de olhares, gestos, simbolismos e insinuações.
Para trás ficavam também inúmeros grandes astros,
como John Gilbert, Rudolph Valentino, Lars Hanson, Ramon Novarro e outros,
fosse por a sua voz não se adequar à imagem que o público tinha deles, por não se
sentirem à vontade falando enquanto filmavam, ou por outras razões, nunca mais
atingiram os mesmos patamares de notoriedade.
Sobrevivente dessa era dourada, quase só John
Barrymore, Ronald Colman e mais um ou dois. Sendo assim, listei os astros que representam
o que de melhor se fez no cinema mudo. Afinal foi a década em que o cinema
mostrou ao mundo que era mais que uma atração momentânea, que era grandioso,
uma nova indústria, e acima de tudo, uma arte.
01
ADOLPHE MENJOU
Os TRÊS MOSQUETEIROS
(The Three Musketeers, 1921)
direção de Fred Niblo
TRISTEZAS de SATANÁS
(The Sorrows of
Satan, 1926)
direção de D. W. Griffith
02
BUSTER KEATON
BANCANDO o ÁGUIA
(Sherlock Jr., 1924)
direção de Buster Keaton
A GENERAL
(The General, 1926)
direção de Clyde Bruckman e Buster Keaton
03
CHARLES FARRELL
SÉTIMO CÉU
(7th Heaven, 1927)
direção de Frank Borzage
O ANJO das RUAS
(Street Angel, 1928)
direção de Frank Borzage
04
CHARLES CHAPLIN
O GAROTO
(The Kid, 1921)
direção de Charles Chaplin
Em BUSCA do OURO
(The Gold Rush, 1925)
direção de Charles Chaplin
05
CONRAD NAGEL
TESS of the
D'URBERVILLES
(1924)
direção de Marshall Neilan
ELE e a CIGANA
(Exquisite Sinner, 1926)
direção de Phil
Rosen e Josef von Sternberg
06
CONRAD VEIDT
O GABINETE do DR. CALIGARI
(Das Cabinet des Dr. Caligari, 1920)
direção de Robert Wiene
As MÃOS de ORLAC
(Orlacs Hände, 1924)
direção de Robert Wiene
07
DOUGLAS FAIRBANKS
ROBIN HOOD
(Idem, 1922)
direção de Allan Dwan
O LADRÃO de BAGDAD
(The Thief of Bagdad,
1924)
direção de Raoul
Walsh
08
EMIL
JANNINGS
ANA BOLENA
(Anna Boleyn, 1920)
direção de Ernst Lubitsch
A ÚLTIMA GARGALHADA
(Der letzte Mann, 1924)
direção de F. W. Murnau
09
GEORGE O´BRIEN
O CAVALO de FERRO
(The Iron Horse, 1924)
direção de John Ford
AURORA
(Sunrise, 1927)
direção de F. W. Murnau
10
HAROLD
LLOYD
O HOMEM MOSCA
(Safety Last!, 1923)
direção de Fred C. Newmeyer e Sam Taylor
O CALOURO
(The Freshman, 1925)
direção de Fred C. Newmeyer e Sam Taylor
11
JOHN BARRYMORE
O MÉDICO e o MONSTRO
(Dr. Jekyll and Mr.
Hyde, 1920)
direção de John S. Robertson
DON JUAN
(Idem, 1926)
direção de Alan Crosland
12
JOHN
GILBERT
A VIÚVA ALEGRE
(The Merry Widow, 1925)
direção de Erich von
Stroheim
A CARNE e o DIABO
(Flesh and the Devil, 1926)
direção de Clarence Brown
13
LARS HANSON
A LETRA ESCARLATE
(The Scarlet Letter, 1926)
direção de Victor Sjöström
VENTO e AREIA
(The Wind, 1928)
direção de Victor Sjöström
14
LON CHANEY
O CORCUNDA de NOTRE DAME
(The Hunchback of Notre Dame, 1923)
direção de Wallace Worsley
O FANTASMA da ÓPERA
(The Phantom of the
Opera, 1925)
direção de Rupert
Julian
15
RAMON NOVARRO
O PRISIONEIRO de ZENDA
(The Prisoner of Zenda, 1922)
direção de Rex Ingram
BEN-HUR
(Ben-Hur: A Tale of
the Christ, 1925)
direção de Fred Niblo
16
RICHARD BARTHELMESS
LÍRIO PARTIDO
(Broken Blossoms or
The Yellow Man and the Girl, 1919)
direção de D. W.
Griffith
DAVID, o CAÇULA
(Tol'able David, 1921)
direção de Henry King
17
ROD LA
ROCQUE
PARAÍSO PROIBIDO
(Forbidden Paradise, 1924)
direção de Ernst Lubitsch
RESSURREIÇÃO
(Resurrection, 1927)
direção de Edwin Carewe
18
RONALD COLMAN
ROMOLA
(Idem, 1924)
direção de Henry King
BEAU GESTE
(Idem, 1926)
direção de Herbert Brenon
19
RUDOLPH VALENTINO
Os QUATRO CAVALEIROS do APOCALIPSE
(The Four Horsemen of the Apocalypse, 1921)
direção de Rex Ingram
SANGUE e AREIA
(Blood and Sand, 1922)
direção de Fred Niblo
20
WALLACE
BEERY
O ÚLTIMO dos MOICANOS
(The Last of the
Mohicans, 1920)
direção de Clarence
Brown e Maurice Tourneur
O MUNDO PERDIDO
(The Lost World, 1925)
direção de Harry O. Hoyt
21
WARNER
BAXTER
TUDO PELO DINHEIRO
(The Great Gatsby, 1926)
direção de Herbert Brenon
No VELHO ARIZONA
(In Old Arizona, 1928)
direção de Irving Cummings
LEIA TAMBÉM
21 MUSAS do CINEMA MUDO
2 comentários:
A era de ouro do cinema mudo. Para muitos as verdadeiras raízes dessa arte.
Achei o John Barrymore parecido com Robert De Niro,dos filmes mudo já vi Asas(o primeiro filme a ganhar o Oscar de melhor filme),o Garoto e ressurreição.
Postar um comentário