agosto 11, 2020

******** ELEANOR PARKER: ATRIZ de MIL FACES



Altura: 1,68 m
Cabelos: ruivos
Olhos: verdes


Ela era considerada uma das mulheres mais bonitas de Hollywood. Tinha também talento e versatilidade, diluindo-se em seus papéis, um novo rosto em cada novo filme. Doug McClelland a definiu magistralmente no título da sua biografia: “Eleanor Parker: Mulher de Mil Faces / Eleanor Parker: Woman of a Thousand Faces (1989). Indicada ao Oscar em três ocasiões e vencedora do Coppa Volpi de Melhor Atriz no Festival de Veneza de 1950, ELEANOR PARKER (1922 - 2013. Cedarville, Ohio / EUA) foi uma atriz dramática sensível e diferenciada, aparecendo em mais de quarenta filmes e atuando ao lado de inúmeros astros, incluindo Clark Gable, Humphrey Bogart, Errol Flynn, Kirk Douglas, Charlton Heston e Glenn Ford.
eleanor parker e kirk douglas

Começou a atuar cedo, apresentando-se em peças escolares. Mudou-se para a Califórnia para estudar arte dramática no Pasadena Playhouse, um pequeno teatro onde também começaram William Holden e Dustin Hoffman. Descoberta aos 18 anos por um agente de talentos da Warner Bros., fez inicialmente curtas-metragens e filmes B. Em 1943, aos 21 anos, atuou em uma badalada produção, “Missão em Moscou / Mission to Moscow”, dirigida por Michael Curtiz e interpretando a filha de Walter Huston. No set, conheceu seu futuro marido, Fred L. Losse, um tenente da Marinha. O casamento durou menos de dois anos.

Sua atriz favorita era Carole Lombard. Tinha como amigas Lana Turner e Jane Greer. Na década de 1940, era a atriz mais popular entre os colunistas de cinema Hedda Hopper, Sheila Graham e Louella Parsons. ELEANOR PARKER teve sua grande chance em 1946, na nova versão do clássico de W. Somerset Maugham, “Servidão Humana”. Repetindo o papel que Bette Davis brilhou em 1934, ela também foi capaz de um desempenho dinâmico como a sórdida prostituta Mildred Rogers. Apesar do apoio de Davis, de quem recebeu flores e um bilhete com os dizeres “espero que Mildred seja tão boa para sua carreira como foi para a minha”, o drama fracassou nas bilheterias.

Recebeu a primeira de suas indicações ao Oscar de Melhor Atriz pela presidiária de “À Margem da Vida”. No ano seguinte, foi novamente nomeada como a esposa do policial que faz um aborto secreto em “Chaga de Fogo”. Por fim, concorreu pela terceira vez com “Melodia Interrompida”, como uma cantora de ópera que sofria de poliomielite. Era o seu filme favorito. Ela adorava ópera e aprendeu a cantar todas as árias do longa, embora tenha sido dublada pela soprano Eileen Farrell.
eleanor parker e glenn ford

Extremamente competente, nunca se tornou uma super estrela justamente por sua versatilidade. O público que assistia a um filme seu nunca sabia o que esperar dela. Ao se concentrar em ser uma atriz séria, ela evitava personagens parecidas, como fazia a maioria das estrelas. Na segunda metade dos anos 1950, ELEANOR PARKER era uma atriz consagrada, mas a partir daí sua carreira entrou em declínio. 

Apesar de continuar filmando até os anos 1980, somente voltou a brilhar em “A Noviça Rebelde”, musical inspirado na história verídica da família de cantores Von Trapp, em que ela interpreta a refinada baronesa Elsa von Schraeder, noiva ciumenta do Capitão George von Trapp (Christopher Plummer), que o perde para a noviça Maria (Julie Andrews).

Ela se casou quatro vezes e teve quatro filhos. O primeiro foi com Fred Losee (1943-44), depois com o produtor Bert Friedlob (1946-53) e mais tarde com o artista Paul Clemens (1954-65). O amor de sua vida foi o executivo Raymond Hirsch, com quem se casou em 1966. Hirsch faleceu em 2001. Um dos romances da estrela foi com o astro Robert Taylor. Contracenaram em três filmes como par romântico: “Seu Nome e Sua Honra/  Above and Beyond” (1952), “O Vale dos Reis / Valley of the Kings” (1954) e “Sangue Aventureiro / Many Rivers to Cross” (1955). Durante as filmagens desta última película, Bob Taylor se casou repentinamente com a atriz Ursula Thiess, partindo o coração de Eleanor, que tinha esperanças de casar com ele. Mas o ator a via como uma outra Barbara Stanwyck, ou seja, ciumenta e dominadora.

ELEANOR PARKER atuou em vários telefilmes e séries. Entre eles, “O Agente da UNCLE”, “Havaí 5-0”, “O Barco do Amor”, “A Ilha da Fantasia” etc. Em 1963 recebeu uma indicação ao Emmy de Melhor Atriz por um episódio de “The Eleventh Hour” e em 1970 concorreu ao Globo de Ouro por seu papel na série “Bracken's World” (1969-70). Sua última atuação no cinema foi em “A Morte Ronda a Pantera / Sunburn” (1979). Posteriormente, faria ainda alguns filmes para a TV e se aposentaria, vivendo tranquilamente em Palm Springs, na Califórnia. Morreu em 9 de dezembro de 2013, aos 91 anos, cercada pelos filhos, de complicações derivadas de uma pneumonia. Seu corpo foi cremado e as cinzas espalhadas no Oceano Pacífico.

eleanor parker, stewart granger 
e janet leigh em “scaramouche”

10 FILMES de ELEANOR
(por ordem de preferência)

01
À MARGEM da VIDA
(Caged, 1950)

Direção: John Cromwell
Elenco: Agnes Moorehead, Hope Emerson, Jan Sterling
e Jane Darwell

02
O HOMEM do BRAÇO de OURO
(The Man with the Golden Arm, 1955)

Direção: Otto Preminger
Elenco: Frank Sinatra e Kim Novak

03
CHAGA de FOGO
(Detective Story, 1951)

Direção: William Wyler
Elenco: Kirk Douglas, William Bendix, Cathy O'Donnell,
George Macready, Gladys George e Lee Grant

04
SCARAMOUCHE
(Idem, 1952)

Direção: George Sidney
Elenco: Stewart Granger, Janet Leigh, Mel Ferrer
e Nina Foch

05
A NOVIÇA REBELDE
(The Sound of Music, 1965)

Direção: Robert Wise
Elenco: Julie Andrews e Christopher Plummer

06
MELODIA INTERROMPIDA
(Interrupted Melody, 1955)

Direção: Curtis Bernhardt
Elenco: Glenn Ford, Roger Moore e Cecil Kellaway

07
A HERANÇA da CARNE
(Home from the Hill, 1959)

Direção: Vincente Minnelli
Elenco: Robert Mitchum, George Peppard, George Hamilton
e Everett Sloane

08
A FERA do FORTE BRAVO
(Escape from Fort Bravo, 1953)

Direção: John Sturges
Elenco: William Holden, John Forsythe e Polly Bergen

09
ESCRAVO de uma PAIXÃO
(Of Human Bondage, 1946)

Direção: Edmund Goulding
Elenco: Paul Henreid, Alexis Smith, Edmund Gwenn,
Patric Knowles e Una O'Connor

10
TRÊS SEGREDOS
(Three Secrets, 1950)

Direção: Robert Wise
Elenco: Patricia Neal e Ruth Roman

GALERIA de FOTOS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

11 comentários:

Erica disse...

Gosto muito de Á margem da vida filmaço, até hoje mim pergunto se realmente a cabeça dela foi raspada,a maioria das atrizes daqueles tempos não faziam mudanças tão radicais pra fazer um filme. E aquela cena final, ela passando batom com toda desenvoltura sem precisar de um espelho é magnífica,a senhorita Eleanor era gata demais ✌

Jane Ruf disse...

Diva!

Jecir Trench Silveira Dos Reis disse...

Essa é maravilhosa.

Renan Pinheiro disse...

Ela era realmente versátil. Para mim o papel mais marcante dela foi a psicótica Zosch Machine de "O homem do braço de ouro", que alimenta a culpa do marido para mantê-lo junto de si.

Maria Madalena Santos disse...

Muito linda e elegante.

Tania Lippelt disse...

Linda!! Super atriz. Foi brilhante no filme Scaramouche.

Arthur Cardenes disse...

Linda!

Creusa Ribeiro Brito disse...

“REALMENTE
MUITO LINDA”!!!!

Eulga Berger disse...

Eleonor sempre lembrada...

Roseli Caruso disse...

Seduzia os homens só com o olhar...mas tinha muito talento também ✅🔟🔝🤩💯👏👏👏👏

Maria Amélia Gandini disse...


AMAVA.