fevereiro 26, 2023

***** Os 10 MELHORES FILMES de RIDLEY SCOTT

 

Após uma bem-sucedida passagem pela publicidade, RIDLEY SCOTT (1937. South Shields, Tyne and Wear / Reino Unido) iniciou sua carreira no cinema com o drama histórico “Os Duelistas”, quando já tinha 40 anos. Ao longo de mais de quatro décadas, ele não parou de nos presentear com longas icônicos,acumulando em sua filmografia alguns dos melhores filmes dos últimos tempos. E não estou exagerando!

Em sua carreira houve sucessos incríveis, mas também fracassos retumbantes. E diante de tudo isso, aos 85 anos, o cineasta continua trabalhando. Aqui ordenei os seus melhores filmes de acordo com minha avaliação. A lista inclui títulos como “Gladiador”, “Blade Runner – o Caçador de Andróides” e “Alien, o Oitavo Passageiro”, seus mais amados, mas também outros subestimados como “Cruzada”.
 
ridley scott
Nesta seleção, títulos que fazem parte da cultura do cinema popular. Alguns foram sucesso desde o primeiro dia, como “Alien, o Oitavo Passageiro”, que foi o segundo longa-metragem do diretor e o levou direto ao topo graças a uma mistura de ficção científica e terror no espaço sideral. Outros, porém, precisaram de tempo para atingir o status atual: “Blade Runner - o Caçador de Andróides” foi muito mal recebido em sua época. Agora é considerado um dos grandes filmes da história do cinema.

Confira o RANKING dos MELHORES FILMES de RIDLEY SCOTT. Do décimo ao primeiro lugar. Viu todos eles? Qual é o seu favorito?

10
CRUZADA
(Kingdom of Heaven, 2005)

Elenco: Orlando Bloom, Eva Green, Jeremy Irons, Liam Neeson, Brendan Gleeson, Edward Norton e Michael Sheen

Épico histórico que mergulhou na violência das Cruzadas com grande sucesso. Quando um ferreiro que perdeu sua família e sua fé, descobre que um cavaleiro que lutou nas Cruzadas, é seu pai, sua vida muda. Com ele, viaja para Jerusalém. Mas o fanatismo e a guerra estão prestes a estourar na Terra Santa, e o jovem, apaixonado pela irmã do rei, deve mostrar sua coragem.

09
O ÚLTIMO DUELO
(The Last Duel, 2021)

Elenco: Matt Damon, Adam Driver, Jodie Comer, Harriet Walter e Ben Affleck
 
Filme de aventura que aproveita ao máximo o jogo de perspectiva que canonizou a obra-prima “Rashomon / Idem” (1950), de Akira Kurosawa. Dois cavalheiros e amigos próximos se desafiam para um duelo até a morte quando a esposa de um acusa o outro de tê-la estuprado. A verdade vai doer mais que espadas.

08
HANNIBAL
(Idem, 2001)

Elenco: Anthony Hopkins, Julianne Moore, Gary Oldman, Ray Liotta, Giancarlo Giannini, Francesca Neri e Enrico Lo Verso

O diretor Jonathan Demme, a atriz Jodie Foster e o roteirista Ted Tally se recusaram a participar da sequência de “O Silêncio dos Inocentes / The Silence of the Lambs” (1991) e foram substituídos por Ridley Scott, Julianne Moore e Steve Zaillian. Quem se repetiu, e sem ele não haveria filme, foi Anthony Hopkins no papel de Hannibal Lecter, um dos mais célebres de sua carreira. Esta sequência não é nada ruim. O serial killer vive tranquilamente na Itália, camuflado como um benfeitor das artes, mas é descoberto e deve retornar aos Estados Unidos, onde um milionário que ele desfigurou anos antes planeja se vingar dele.

07
Os DUELISTAS
(The Duellists, 1977)

Elenco: Keith Carradine, Harvey Keitel, Albert Finney, Edward Fox, Cristina Raines, Robert Stephens, Tom Conti e John McEnery

Ridley Scott fez sua estreia no cinema neste filme marcante estrelado por Albert Finney e Harvey Keitel. Seu domínio visual não passou despercebido. Durante as Guerras Napoleônicas, um talentoso hussardo é forçado a duelar com um colega oficial. Este último não permite que o assunto seja considerado encerrado, e o continua em quatro encontros sangrentos. O duelista perde o amor de sua amante, arrisca sua vida repetidamente e ganha uma péssima reputação. Apesar de todos esses contratempos e, devido ao código dos hussardos, ele deve obedecer constantemente aos caprichos do colega.

06
FALCÃO NEGRO em PERIGO
(Black Hawk Down, 2001) 

Elenco: Josh Hartnett, Ewan McGregor, Tom Sizemore, Eric Bana, William Fichtner, Ewen Bremner, Sam Shepard, Jason Isaacs, Tom Hardy e Orlando Bloom

O drama dos soldados americanos na Somália ajudou Scott a rodar um excelente filme de guerra, estrelado por Josh Hartnett e Ewan McGregor, que ganhou o Oscar de Melhor Som e Melhor Edição. Narra um dos episódios de guerra mais humilhantes da história norte-americana, em 1993, quando soldados rangers de elite entram em Mogadíscio, capital da Somália, para capturar dois tenentes de um senhor da guerra.

05
O GANGSTER
(American Gangster, 2007) 

Elenco: Denzel Washington, Russell Crowe, Chiwetel Ejiofor, Josh Brolin, Lymari Nadal, Ted Levine, Ruby Dee, Carla Gugino, Cuba Gooding Jr. e Armand Assante

Thriller de gângster. Ridley Scott tornou isso possível graças, em parte, à embalagem que Denzel Washington, Russell Crowe e Ruby Dee trouxeram para a filmagem. O resultado é um dos filmes mais aclamados do diretor, e também um dos melhores filmes de Denzel Washington. Em Nova York, 1968, um policial incorruptível em um corpo infestado pela corrupção enfrenta um traficante de heroína que se torna o rei da máfia de Nova York. Os caminhos desses dois homens vão se cruzar sem remissão.

04
THELMA & LOUISE
(Thelma & Louise, 1991) 

Elenco: Susan Sarandon, Geena Davis, Harvey Keitel, Michael Madsen e Brad Pitt

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, e também indicado pela edição, fotografia, direção e interpretação de suas duas protagonistas, este road movie se tornou um ícone da época, e um filme feminista que denunciou o abuso e a opressão contra as mulheres, colocando a importância da amizade e da irmandade no centro. Um dos filmes mais feministas de todos os tempos. Uma dona de casa, cuja filosofia é deixar as coisas como estão, tem terrivelmente chata e nada gratificante. Seu marido detestável e machista, a trata mais como uma garota do que como uma esposa. Outra mulher, uma garçonete, acredita que todo mundo tem o que procura. Ela leva uma vida louca e frustrante, e seu namorado não quer se comprometer. As duas mulheres, cansadas da situação que vivem, decidem tirar férias improvisadas. Mas desde a primeira noite de liberdade, seu destino é complicado e tumultuado.

03
GLADIADOR
(Idem, 2000) 

Elenco: Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Oliver Reed, Richard Harris, Derek Jacobi, Djimon Hounsou e David Hemmings

Vencedor absoluto na noite do Oscar de 2001. A encenação do realizador fez-nos todos vibrar na arena como na época de ouro do peplum. E é um dos melhores filmes de Russell Crowe e Joaquin Phoenix. Um general romano mais uma vez volta vitorioso com suas legiões do campo de batalha. Agora ele só quer ficar com sua esposa e filho. Mas o imperador tem uma nova missão para ele: torná-lo seu sucessor. Invejoso, o herdeiro do trono ordena a execução dele e de sua família. O general escapa de seu destino, mas se torna um escravo se juntando a uma gangue de gladiadores. Aos poucos, sua fama cresce na arena até que ele retorna a Roma determinado a vingar a morte de sua família.

02
ALIEN, o OITAVO PASSAGEIRO
(Alien, 1979) 

Elenco: Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Ian Holm e Yaphet Kotto

No espaço ninguém pode ouvir seus gritos, a menos que haja alguns sobreviventes deixados no Nostromo para aterrorizar nos corredores cheios de cantos e recantos escuros. Sigourney Weaver, Jerry Goldsmith, H.R. Giger, Moëbius e, claro, Ridley Scott. Você pode pedir mais? É, claro, um dos melhores filmes espaciais de ficção científica de todos os tempos. O ano é 2002. O computador Mãe, que governa a organização dentro e fora da nave Nostromo, detecta sinais de vida passando por um misterioso planeta. Os sete tripulantes decidem investigar a origem dos sinais e descobrem que há uma nave abandonado em uma área deserta. Dentro dela aparece um estranho animal. O segundo-tenente e o resto da tripulação terão que sobreviver ao ser letal que se infiltra em sua nave.

01
BLADE RUNNER – o CAÇADOR de ANDRÓIDES
(Blade Runner, 1982) 

Elenco: Harrison Ford, Sean Young, Rutger Hauer, Edward James Olmos, M. Emmet Walsh, Daryl Hannah, William Sanderson e Joanna Cassidy

O sucesso de “E.T., o Extraterrestre / E.T. the Extra-Terrestrial” (1982) fez com que esta adaptação de Philip K. Dick ficasse em segundo plano na sua época. Da música de Vangelis ao monólogo final do andróide Rutger Hauer, passando pelo meticuloso design de produção e fotografia, é uma obra-prima. É também um dos melhores filmes de Harrison Ford. A ação se passa no ano de 2019 na cidade de Los Angeles. Um ex-policial recebe a missão de perseguir alguns replicantes chamados Nexus 9, que são usados como escravos nas operações de mineração em Marte. O problema é que eles são feitos com tanta perfeição que não podem ser diferenciados dos humanos, e muitos deles conseguiram chegar à Terra ilegalmente. A missão do ex-policial é localizá-los e eliminá-los antes que constituam um perigo. Os replicantes são altamente inteligentes e sua capacidade de suportar a dor os torna muito perigosos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite
Desta selecção só não vi dois; o meu favorito continua a ser Blade Runner.
Albertino Ferreira

Anônimo disse...

Destes filmes acho que só falhei um, para mim o melhor é Blade Runner!