dezembro 11, 2011

************* Esses ADORÁVEIS CANASTRÕES

victor mature

 
O cinema é uma arte que frequentemente privilegia os CANASTRÕES. Não que eu tenha nada contra, muito pelo contrário, sem esses galãs a magia inventada por Méliès seria menos apaixonante. Entretanto, o que realmente significa o termo canastrão? Possivelmente aquele que cativa pelo seu tipo imutável em qualquer filme, seja um melodrama ou uma fita de ação, apresentando expressão facial nula. Populares, eles provam que uma carreira de décadas nem sempre é sinônimo de talento dramático.

Geralmente bonitos ou charmosos, participam de produções que rendem milhões de dólares - alguns incrivelmente ganharam o Oscar de Melhor Ator (Warner Baxter, Bing Crosby, William Holden, Yul Brynner, Charlton Heston, Cliff Robertson, John Wayne etc.) - e trabalham muitas vezes com bons diretores e grandes atrizes, mas sobrevivem nas telas amparados principalmente no carisma pessoal. 

Alguns até disfarçam a falta de talento, outros acreditam que utilizam uma certa técnica sem emoção. O concreto é que os CANASTRÕES se valem da beleza ou do carisma, desviando a atenção do público para seus dotes físicos, numa espécie de sedução hipnotizante. Reduzidos ao rótulo que o mercado cinematográfico os condicionou, são adoráveis ícones. Confira inesquecíveis atores de irremediável canastrice:

CORNEL WILDE
(1912 - 1989. Prievdza / Eslováquia)

Melhores Momentos
“À Noite Sonhamos
(A Song to Remember, 1945) 
“Sangue Ardente
(Hot Blood, 1956)

GEORGE BRENT
(1899 - 1979. Ballinasloe / Irlanda)

Melhores Momentos
“Vitória Amarga
(Dark Victory, 1939)
 “Silêncio nas Trevas
(The Spiral Staircase, 1945)

GEORGE PEPPARD
(1928 - 1994. Detroit, Michigan / EUA)

Melhores Momentos
“Herança da Carne
(Home From the Hill, 1960)
“Bonequinha de Luxo
(Breakfast at Tiffany's, 1961)

JOHN GAVIN
(n. em 1931. Losd Angeles, Califórnia / EUA)

Melhores Momentos
“Imitação da Vida 
(Imitation of Life, 1959)
“Psicose
(Psycho, 1960)

JOHN PAYNE
(1912 - 1989. Roanoke, Virgínia / EUA)

Melhores Momentos
“O Fio da Navalha
(The Razor’s Edge, 1946)
“De Ilusão Também se Vive 
(Miracle on 34th Street, 1947)

LOUIS JOURDAN
(n. em 1921. Marselha / França)

Melhores Momentos
“Carta de Uma Desconhecida  
(Letter From a Unknown Woman, 1948)
“Gigi
(Idem, 1958)

ROBERT TAYLOR
(1911 - 1969. Filley, Nebraska / EUA)

Melhores Momentos
“A Dama das Camélias
(Camille, 1936)
“Quo Vadis
(Idem, 1951)

VAN JOHNSON
(1916. Newport, Rhode Island / EUA)

Melhores Momentos
“O Preço da Glória 
(Battleground, 1949)
“A Última Vez Que Vi Paris
(The Last Time I Saw Paris, 1954)

VICTOR MATURE
(1913 - 1999. Louisville, Kentucky / EUA)

Melhores Momentos
“O Beijo da Morte
(Kiss of Death, 1947)
“O Manto Sagrado
(The Robe, 1953)

YUL BRYNNER
(1920 - 1985. Vladivostok / Rússia)

Melhores Momentos
“Os Dez Mandamentos  
(The Ten Commandments, 1956) 
“O Rei e Eu
(The King and I, 1956)

39 comentários:

  1. Canastrões me irritam. Eu detesto Stallone, Chuck Norris, Bruce Willis, Charles Bronson, Schwarzenegger, esta turma toda. E também não engulo Mickey Rourke.

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  2. Muito interessante este tema, embora eu discorde de várias das opções tomadas.
    Para mim também por exemplo Victor Mature ou John Gavin (embora este tenha sido muito belo), serão canastrões. mas encaixo mais os meus canastrões no tipo dos indicados pelo comentador Enaldo.

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  3. Que seria do cinema sem estes caastrões inesquecíveis!?!

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  4. Só nao concordei muito com a inclusao de George Peppard e a "nao mencao" de "The Carpetbaggers" :-)) No mais uma boa lista... faltam porém muitos outros canastroes... Que tal uma lista "brasileira" deles???

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  5. Adorei a definiçao!
    perfeita.
    infelizmente(ou felizmente) nao vi nenhum filme com tais atores.

    Atualmente logo me vem a mente George clooney.
    ele até se esforça (ás vezes) mas sua atuação sempre se resume a um olhar e sorriso sedutores (comédia) ou carinha de cachorro abandonado (drama).

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  6. Eu ainda curto um carismático canastrão do que um excelente ator sem carisma. E tem mais uma coisa: por piores que eles sejam, eles que vem dando ao longo dos anos suportes imprescindíveis para as grandes produções da Sétima Arte. Afinal, o cinema foi feito para o público, não para os críticos.

    Gosto muito do Victor Mature, por exemplo. George Peppard, na minha opinião, era um excelente ator e sabia dar bons desempenhos (OS INSACIÁVEIS, de 1964, que acabou sendo o último filme de Alan Ladd), o que o estragou foi o alcoolismo, e perto do fim da vida foi parar na TV participando da série ESQUADRÃO CLASSE A.

    Da sua lista, outros queridos canastrões memoráveis que admiro são Robert Taylor e Yul Brynner, e este, ao menos, enigmatizava as platéias.

    Boa semana.

    PAULO NÉRY
    Filmes Antigos Club Artigos
    http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

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  7. Eu acho que o que o Antonio quis dizer foi a incapacidade destes actores singrarem em hollywood, quando provavelmente teriam carisma para desafios maiores...

    Actualmente somos proliferos em casos semelhantes. Marisa Tomei que é um exemplo de uma eterna secundária, Melissa Leo ou Laura Linney, Laura Dern ou Naomi Watts.

    Paralelamente temos aqueles actores que se colam a um tipo de filmes que Enaldo enumerou e muito bem... são actores inexpressivos e que só servem para um género de filmes. Considero estes canastrões...

    Os anteriores, considero actores que não lhes foi dada a devida oportunidade, ou fizeram más escolhas de carreira.

    Abraço!

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  8. Não gosto de canastrões,mas eles marcaram época. Abraços.

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  9. Antonio,
    Discordo de você quanto à inclusão de Crosby, Holden (principalmente) e Cliff Robertson no rol de canastrões. E acrescentaria à sua lista Jeff Chandler, Alan Ladd, Georges Marchal, Mario Lanza (este, para piorar, anida cantava), entre, os do passado, que me ocorrem no momento. Abraço.

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  10. O meu preferido de todos é sem dúvida o Victor Mature no "Sansão e Dalila" que, conforme já expliquei no blogue do Rato, é um dos filmes da minha vida.
    Existem muitissimos mais nomes que se enquadram na categoria (julgo que é uma definição que não se adapta ao género feminino), mas existem dois cuja inclusão aqui seria obrigatória: Dana Andrews e, claro, o maior de todos, John Wayne

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  11. Boa ideia. Falar dos canastrões foi muito bom.

    Cada um tem sua lista e seus nomes em listas semelhantes.

    Mas, no geral, gostei muito da sua relação.

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  12. Queiramos ou não, rotular um ator como canastrão é sempre pejorativo, ainda que alguns sejam adoravelmente canastrões, como Victor Mature. Mas deixar Elvis Presley de fora é imperdoável. a não ser que o consideremos Hors Concours.

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  13. Thankx, adorei aqui!
    adoro cinema, me identifiquei bastante...adicionado...beijão!

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  14. Muito legal a lista, Antonio, embora não concorde com todos (gosto de Holden, Heston e Peppard).

    Abs

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  15. Mas nessa matéria estão faltando vários. Cadê Rodolfo Valentino, Clark Gable, Marlon Brando e tantos outros?

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  16. Este blog cada vez melhor,
    não tem como não gostar dos posts, pra quem ama filmes, isto aqui é puro deleite.

    boa semana

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  17. Apesar de canastrões, alguns desses nomes fugiam um pouco da mesmice em algumas ocasiões, como no caso de Holden, Heston e o próprio John Wayne. Este último, por sinal, chegou mesmo a um momento realmente antológico com seu Ethan em "Rastros de Ódio".

    Entre os melhores momentos de Cornel Wilde fatou lembrar "Amar Foi Minha Ruína". Abraço!

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  18. A expressão do LOUIS JOURDAN na foto... rsrsrs....
    Ahh... esses adoráveis canastrões e seus filmes maravilhosos...

    Tem um canastrão que eu adoro: Vincent Price!

    Original esse post! Muito mesmo.

    Beijo.

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  19. Muy intersante lo de la película que recomiendas, tendré presente al director. Y sobre tu lista muchos no los conocía aunque sí varias de las cintas en que han trabajado, por el que siento cierta estima es por Peppard de A tema, serie que me encantaba, como su frase, "me encanta cuando un plan se realiza". Abrazos.

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  20. Concordo com você, Antonio, quando diz que os canastrões "se valem da beleza ou do carisma". Penso que o cinema não teria graça sem presença dos tais. Um abraço...

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  21. Também adoro os canastrões. Como você mesmo disse, eles compensam a falta de talento dramátido com muito carisma e é disso que o cinema precisa (também).

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  22. Os canastrões e seu charme...Van Johnson era um fofo!

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  23. ahahahahahahah... concordo, Antonio Nahud querido.

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  24. John Gavin é tudo de bom nessa foto... rs

    Obrigada pela visita e comentário!

    Beijocas

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  25. Gente que lista!!!
    Eles possuem um charme inegável!!!

    ;D

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  26. Boa a lista. Engraçado que, mesmo canastrões, estes, antes, são muito melhores que os atuais - e que nada sabem fazer. O Jourdan, por exemplo, está em filmes memoráveis, e bem fez o Ophuls ao legá-lo ao papel de coadjuvante no belíssimo Carta de uma Desconhecida. Abraços!

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  27. Antonio, quería pedirte un favor, como regla general ante la reiteración de algunos participantes de promocionarse constantemente sin aportar nada he puesto que no se deben poner enlaces a otros blogs, veo que tu usas uno como firma, si no es mucho pedir ya que uno tiene que ser igual con todos, quería pedirte que no colocaras el URL a tu bitácora, ya que además es innecesario porque se sobrentiende que apretando en tu nombre uno pasa a tu bitácora, no es necesario colocar el enlace, lo que quiero es enfocarnos en el diálogo, espero me comprendas, sino no puedo publicar el mensaje, esa es la regla. Un abrazo.

    Antonio, eu queria pedir um favor, como regra geral contra a repetição de alguns participantes de forma consistente promovido sem contribuir em nada tenho que não devem ser colocados links para outros blogs, vejo que você use um como uma assinatura, se não for pedir muito como um deve ser igual para todos, eu queria pedir-lhe para não colocar a URL do seu blog, e também é desnecessária, pois entende-se que um aperto em seu nome acontece ao seu blog, é necessário colocar o link, eu só quero focar diálogo, espero que você me entende, mas eu não posso publicar a mensagem, que é a regra. Um abraço.

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  28. Sem sombra de dúvida, muitos se valeram mais do carisma do que do talento para ganhar um lugar em Hollywood. Yul Brynner era enigmático e exótico, mas mesmo assim não engulo o fato de ele ter ganhado o Oscar em 1956. Van Jhonson, então, era constantemente ofuscado ao fazer par com Esther Williams.
    Que tal uma lista de "canastronas"? Sei que é uma questão de gosto, mas fiquei curiosa pensando em atrizes que eram mais corpo e carisma que talento.
    Abraços!

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  29. Se alguns canastrões de ontem e hoje sobrevivem, é por dois fatores: Serem espertos e não pararem nunca de trabalhar, para só assim ganhar reconhecimento do seu talento, não pelas interpretações, mas pelo seu esforço. John Wayne é caso clássico, porque sempre quando via um filme dele, sempre via como o mesmo tipo de personagem, mas ele atuou em tantos, mas tantos filmes de faroestes, que poucas pessoas se importavam com a sua interpretação, somente queriam vêr ele em ação.
    Victor Mature até que se esforçou em momentos dramáticos como O Manto Sagrado e transmitia certa doçura, mesmo tendo uma presença de grandalhão. Charlton Heston ralou peito em filmes como Os Dez Mandamentos, Bem Hur e principalmente O Planeta dos Macacos, portanto merece crédito.
    Um que pode tranquilamente ser citado como canastrão bem sucedido é Johnny Weissmuller. Grande nadador olímpico, mas que não tinha nenhum pingo para interprete acabou sendo chamado para atuar em Tarzan nos anos 30. Atualmente, muitos consideram como o melhor Tarzan da historia do cinema, mesmo sempre ter ficado com a mesma cara de invocado

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  30. Que lista Antonio!
    Aliás, que tema diferente para um post.
    De todos, gosto mais do George Peppard; adorei o trabalho dele em Bonequinha de Luxo.

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  31. Imperdoável, meu caro Darci, é ninguém se lembrar do canastrão mor do instante, que é o Brad Pitt.
    Agora: concordo com o Enaldo. Sua pequena lista está perfeita. Mas também gosto do ponto de vista de M, quando diz; O QUE SERIA O CINEMA SEM OS CANASTRÕES.
    Sua lista não está ruim Nahud. Eu tiraria um ou dois dela, ou talvez não tirasse nenhum e pusesse mais um montão.
    Muito bom este seu trabalho.
    jurandir_lima@bol.com.br

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  32. Mais canastra que o Sylvester Stallone só o tal de Chuck Norris. O engraçado é que eles se levam tão à sério, o que os tornam mais canastrões ainda.
    Outro grande canastríssimo é o Arnold Schwarzenegger e - please não me xinguem - Hugh Grant!

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  33. Excelente texto do amigo Antonio Nahud Júnior sobre canastrões. Se bem que alguns dos listados, perto do Ricardo Macchi (O eterno Cigano Igor) são quase um Laurence Olivier.

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  34. Heróis sem quadrinhos

    Em suas páginas agimos como meninos
    Abrindo a grande cortina de recordações
    Para viver cenas em preto e branco.

    Das tiras de jornais
    Mocinhos e bandidos
    Tornaram-se heróis e vilões.
    Como éramos felizes
    E não sabíamos!
    Como é triste hoje enxergamos
    O vazio do amanhã!

    Aí vem o Roy Rogers galopando,
    Buck Jones e Tom Mix ali acenam
    Final feliz ou incógnito?
    A resposta ficou nas lágrimas
    De uma donzela.

    Nossos heróis se foram
    Deixando-nos apenas saudade.
    Levaram consigo a certeza
    De que homens nos tornaríamos.

    Crescemos num mundo concreto
    Real, carnívoro, traiçoeiro,
    Mísero de valores culturais
    Abastado de líderes sem valores.

    Os heróis de ontem não têm mais quadrinhos,
    Nem espaço nas recordações,
    Mas enquanto existir a criança de ontem
    Continuarão aventurando-se em nossos corações.

    *Agamenon Troyan, poeta mineiro é autor do livro (O ANJO E A TEMPESTADE)

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    1. Carta de uma desconhecida é um dos meus filmes prediletos,Robert Taylor era um galã e tanto, já Greta Garbo apesar de todo o glamour e mito que se tornou, não acho.uma grande atriz, no filme Grande Hotel onde ela pronuncia a famosa frase " leave alone", joan Crawford dá um banho te talento nela

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  35. Desta vez vou ter que discordar de você caro Falcão. Yul era adorável sim, mas não canastrão. Canastrão é um ator sem talento que tenta de outras formas chamar a atenção, e talento era uma coisa que Yul Brynner tinha de sobra! O rei do Sião foi o papel da vida do Yul tanto nas telas como nos palcos da Broadway, o interpretou até poucos meses antes da sua morte em 1985, e em 1957 quando ganhou o Oscar de Melhor Ator foi por merecimento, nada de injustiça. Amo muito esse ator fantástico e como uma grande fã que sou deixo aqui minha opinião. Abraço.

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    1. Concordo plenamente yul era fabuloso tinha uma presença em cena fantástica e sim era um grande ator! Outro que adoro e não considero canastrão eh Vincent price ele foi um cara capaz de interpretar dois papeis num mesmo filme ( o castelo assombrado) com competência e muito charme!

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  36. Gosto do John Wayne e do Bing Crosby, e não considero William Holden canastrão. Já George Peppard não era mesmo bom ator, mas era lindo! Enfeitava as telas...

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  37. Michael Carvalho Silva1 de julho de 2019 às 04:07

    Os maiores canastrões de todos os tempos são Charles Martin Smith, Lou Ferrigno, Bruce Willis, Jason Statham, Wesley Snipes, Eddie Murphy, Robin Williams, Ben Affleck e George Hamilton. Victor Mature só foi canastrão em Sansão E Dalila porque em Outros filmes como Um Milhão De Anos Antes De Cristo e o Manto Sagrado ele demonstrou ter sido um excelente e magistral ator dramático oferecendo interpretações épicas e inesquecíveis. Sylvester Stallone era um excelente ator dramático porque como comediante ele era um verdadeiro canastrão.

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