dezembro 12, 2011

SALA VIP: “A BESTA HUMANA” e “DESEJO HUMANO”

jean gabin e simone simon


O escritor francês Émile Zola, considerado o fundador do naturalismo, em um dos seus romances mais conhecidos, A BESTA HUMANA (1890), examina as características psicológicas dos homicidas e apresenta um detalhado retrato dos trabalhadores de uma ferrovia francesa do século 19 (a exemplo do que fizera genialmente com os mineiros em “Germinal”, 1885). A personagem principal é Jacques Lantier, um maquinista na linha Paris-Le Havre. Ele sofre de enxaquecas e tem fortes impulsos assassinos. Só se sente bem na sua locomotiva, a Lison. Por infelicidade, conhece a inescrupulosa Séverine, cujo marido Roubaud, subchefe da estação de Le Havre, acaba de matar um homem que a havia seduzido ainda adolescente, e tornam-se amantes. Séverine sugere a Lantier eliminar o seu próprio marido, um tipo rude e alcoólatra. 

Fascinante no tocante ao estudo da natureza humana, o livro explicita como a tecnologia industrial contribuiu para a degeneração moral e a desumanização da sociedade. É também um típico folhetim com enredo trepidante, teorias biológicas e sociológicas embutidas nas ações dos personagens e um conjunto de assassinatos que chocam e fascinam o leitor. Poucas obras de Zola apresentam tamanha multiplicidade de ações e intriga tão cheia de surpresas e reviravoltas, podendo ser encarada como uma narrativa policial ou como um mergulho no universo das pulsões subterrâneas e das paixões mais avassaladoras, aquelas que levam os seres à violência e ao crime. 
simone simon e jean gabin

O cinema não poderia desprezar esse argumento atraente, dramático e realista. Em 1938, no período dourado do cinema francês, o mestre Jean Renoir (1894 - 1979) - que já havia filmado outra obra de Zola, “Naná / Idem” (1926) -, adaptou A BESTA HUMANA com Jean Gabin como Lantier, Simone Simon como Séverine e Fernand Ledoux como Roubaud. Como todas as versões literárias do cineasta francês, não se trata de uma simples publicidade para o livro ou uma tradução certinha para o cinema, mas uma legítima e imperdível obra de arte. 

Saudado na ocasião do seu lançamento como um retrato real da vida humilde dos operários ferroviários (o crítico francês Georges Sadoul chegou a atribuir às primeiras cenas do filme um caráter estritamente documental), apresenta um comovente e fenomenal Gabin – talvez o maior ator do cinema francês - como Lantier. Já a chatinha Simone Simon não convence plenamente como mulher fatal, enquanto Ledoux encarna o marido traído tradicional com sentimento. Às vezes o filme é confuso ou mesmo dispersivo, como no episódio em que intervém a jovem namorada do estranho mocinho, que desaparece a seguir, sem jamais voltar, mesmo depois da confissão de amor de um Lantier alucinado. Sem nada sofrer com a passagem do tempo – oito décadas desde o seu lançamento -, o poético A BESTA HUMANA deixa na memória do público relações amorosas trágicas e imagens de locomotivas que seguem sob os trilhos, barulhentas e iluminadas, entre lapsos de trevas e silêncios desconcertantes.
gloria grahame e glenn ford


Dezesseis anos depois, o mestre do expressionismo alemão Fritz Lang (1890 - 1976) refilmou essa história de frustrações, adultério e crime. Transformado num cruel film-noir passado numa cidade do meio-oeste dos Estados Unidos, DESEJO HUMANO é uma das melhores obras da fase norte-americana do cineasta. O triângulo amoroso formado por Glenn Ford (o maquinista Jeff Warren), Gloria Grahame (a infiel Vicky Buckley) e Broderick Crawford (o marido Carl Buckley) é um dos mais contundentes do cinema - personagens decaídos que se despedaçam entre si em um universo asfixiante de apartamentos simplórios e estações de trem, de linhas ferroviárias com traçados retilíneos e restritivos, que são como uma espécie de imagem de seus próprios destinos. A desordem conjugal, os abusos sentimentais, o sentimento de culpa e a traição mantêm alto o nível de tensão da trama. 

O tratamento visual, a iluminação e o sofisticado jogo de claros-escuros do diretor de fotografia Burnett Guffey também se destacam. Se o início de DESEJO HUMANO e A BESTA HUMANA (de Renoir) coincidem, ao nos mostrar a mesma inexorável marcha do trem, o drama de Lang termina por caminhar noutra direção ao evitar a linha básica do romance de Zola: a referência à influência patológica da hereditariedade como o veículo do trágico. O personagem Lantier, no romance e no filme de Renoir, é um psicopata, trazendo no sangue a maldição de gerações envenenadas pelo álcool. O Lantier de Lang é apenas um homem solitário, que acaba de voltar da guerra da Coréia, seduzido por uma fêmea ardente e esperta. 

gloria e glenn

Sombrio e expressionista (contrapondo-se ao naturalismo de Renoir), austero e cerebral, frio e violento, DESEJO HUMANO (o diretor não gostava do título, retrucando: “que outro tipo de desejo existe?”) se insere num gênero específico do cinema, o policial noir, em que Lang rodou um dos seus mais belos filmes, “Almas Peversas / Scarlet Street” (1945). 

A grande personagem da história é Vicky Buckley, a habitual femme fatale, um papel que era para ser de Rita Hayworth, mas que a excelente Gloria Grahame faz muito bem, dando-lhe os matizes de provocada inocência e subterrânea perversidade. Enganando todos os homens em cena (o marido bêbado, o amante rico e o novo amante maquinista), ela não deixa de ser uma vitoriosa, mesmo que morra asfixiada pelas mãos do esposo no final. Já o personagem de Broderick Crawford foi pensado para Peter Lorre, mas este terminou por recusar, nunca perdoando a tirania do diretor durante as filmagens do clássico “M, O Vampiro de Dusseldorf / M” (1931). Perseguido pela censura e elogiado pelos críticos, o magistral DESEJO HUMANO é relato absorvente e de impressionante morbidez. No entanto, não saberia dizer se essa é a melhor versão do folhetim de Zola. A de Renoir também é espetacular. Além disso, sou suspeito, tenho verdadeira veneração por Fritz Lang. 

jean renoir

A BESTA HUMANA
(La Bête Humaine, 1938)
direção de Jean Renoir

País: França; Duração: 100 mins; P & B; Produção: Robert Hakim e Raymond Hakim (Paris Film Production); Roteiro: Jean Renoir; Fotografia: Curt Courant; Edição: Suzanne de Troeye e Marguerite Renoir; Música: Joseph Kosma; Cenografia: Eugène Lourié (d.a.); Vestuário: Laure Lourie; Elenco: Jean Gabin (“Jacques Lantier”), Simone Simon (“Séverine Roubaud”), Fernand Ledoux (“Roubaud”), Blanchette Brunoy, Gérard Landry, Jenny Hélia e Colette Régis

Nota: ***** (ótimo)

jean gabin


fritz lang

DESEJO HUMANO
(Human Desire, 1954)
direção de Fritz Lang

País: EUA; Duração: 91 mins.; P & B; Produção: Lewis J. Rachmil (Columbia Pictures); Roteiro: Alfred Hayes; Fotografia: Burnett Guffey; Edição: Aaron Stell; Música: Daniele Amfitheatrof; Cenografia: Robert Anderson (d.a.); William Kiernan (déc.); Vestuário: Jean Louis; Elenco: Glenn Ford (“Jeff Warren”), Gloria Grahame (“Vicki Buckley”), Broderick Crawford (“Carl Buckley”), Edgar Buchanan, Kathleen Case e Peggy Maley

Nota: ***** (ótimo)

glenn ford e gloria grahame


17 comentários:

Anônimo disse...

Gosto de passar aqui, porque sempre estou aprendendo um pouco da mente desse gênios do cinema. Emile Zola era Ariano talvez essa briga interna ele conseguia exterioriza-la. Quem bom fico feliz que ele tenha colocado isso pra fora de uma forma menos nociva para si. Cynthia

O Neto do Herculano disse...

Zola, Renoir, Lang
Ótima postagem!

M. disse...

Oi Antonio! Que excelente texto você escreveu. Necessito muito ver este filme. Abraço e ótima semana.

Darci Fonseca disse...

Antonio
Simone Simon era exatamente o que você disse. Sabe, amigo, ter nascido há mais tempo permite certos prazeres que os jovens como você não tiveram como ter visto, no lançamento em São Paulo, Audrey Hepburn desfilar sua elegância em N.Y., na Tiffany's, ouvir "Moon River" nesse filme delicado e delicioso. Desculpe o saudosismo, mas essa imagem é preciosa nas minhas lembranças.
Um abraço - Darci

Marcelo Castro Moraes disse...

Fica meio difícil imaginar atualmente, Bonequinha de Luxo estrelado por Marilyn Monroe, que felizmente, isso não aconteceu, já que nunca a considerei uma boa atriz. Felizmente, o papel acabou caindo no colo de Audrey Hepburn que, apesar de ter iniciado a carreira com papeis de boa moça, se saiu muito bem num papel que exigia certa ambigüidade, mas ao mesmo tempo uma inocência, meio que perdida ao longo dos anos, e por esses e outros motivos, que fazem desse filme, um dos melhores momentos de Hepburn no cinema, mesmo no fato do filme ter envelhecido em alguns aspectos (como no caso de terem colocado um ator não japonês, fazendo um, de uma forma caricata e de muito mau gosto).

Mary Franco de Carvalho disse...

Amo ler tudo que vc publica, mas, O Falcão Maltês é minha paixão!

Alain disse...

Parabéns, seu blog é muito bom.
Abraços,
Alain.

João Roque disse...

Uma das coisas que mais aprecio aqui neste teu blog é a tua capacidade de conjugar situações: filmes entre si, géneros, realizadores e como hoje, adaptações cinematográficas de obras literárias importantes.
Fascinante!

Mario Salazar disse...

Las dos películas que mencionas suenan interesantes, tanto Lang como Renoir son grandes directores, Zola también es un novelista de importancia. Habrá que verlas. Saludos.

Rodrigo Mendes disse...

Gosto da fase americana de Lang. "Human Desire" é um ótimo filme.

E parece que os anos não passarão, sobretudo para quem experimentou o filme na época. "Bonequinha de luxo" será um filme amado eternamente.

Abs.

Tunin disse...

Muito bom o texto. Abraços.

Jefferson C. Vendrame disse...

Ótimo Post, Não conhecia esses filmes mas seu texto me despertou interesse em assisti-los.

Bonequinha de Luxo, 50 anos? o que dizer? Quanto mais velho, melhor? ..... kkkkk

Abração

Rato disse...

Pessoalmente nunca considerei "Breakfast at Tiffany's" um bom filme. Apenas mediano, até porque os anos foram bastante crueis para com ele. Não fosse o tema "Moon River" e algumas imagens "de marca" da Audrey Hepburn e o filme teria já caído no mais profundo dos esquecimentos.
Prefiro recordar a actriz em outros papeis, como em "Férias em Roma", "Sabrina", "Ariane" ou "My Fair Lady", por exemplo.

disse...

Gosto muito de adaptações de livros para o cinema. E, quando a história é boa, ela vira filme várias vezes, como aconteceu com este livro de Zola. Vi Broderick Crawford recentemente no italiano "A Trapaça" e ele estava sensacional.
Abraços!

Rubi disse...

Desejo Humano é um dos meus filmes preferidos do Fritz Lang. Incrível como ele conseguiu se destacar tanto nas produções alemãs quando nas norte-americanas.

- Ahh Bonequinha de Luxo, quanto tempo já se passou, não?

José Simões Filho disse...

parabéns pelo blog excelente sobre film noir

Erika Passos disse...

adoro seu blog, maior sucesso.