Caros Amigos

novembro 21, 2011

******* AS MELHORES ATRIZES BRITÂNICAS


Merle Oberon

A Inglaterra sempre colaborou com estrelas no mercado cinematográfico mundial. Elas se tornaram eternas, principalmente pela qualidade dramática de suas interpretações. Recentemente, o conceituado jornal britânico “Times” fez uma pesquisa, elegendo “As Melhores ATRIZES BRITÂNICAS de Todos os Tempos”. Maggie Smith ocupa o topo da lista, ficando a senhora Tim Burton, Helena Bonham Carter, em segundo lugar. A publicação lembrou também Julie Andrews, Helen Mirren e Dame Judi Dench, entre outras. Como tenho fascínio por listas, criei a minha, por ordem de preferência. Deixei de fora as sensacionais atrizes inglesas de hoje – Kate Winslet, Kristin Scott Thomas, Tilda Swinton, Helen Mirren e a própria Bonham Carter -, situando-me no universo clássico. A polêmica está lançada. Confira, revelando suas favoritas.


(01)
JULIE CHRISTIE
(nasceu em 1941)

(02)
MERLE OBERON
(1911 – 1979)

(03)
JEAN SIMMONS
(1929 – 2010)

(04)
DEBORAH KERR
(1921 – 2007)

(05)
WENDY HILLER
(1912 – 2003)

(06)
FLORA ROBSON
(1902 - 1984)

(07)
VANESSA REDGRAVE
(nasceu em 1937)

(08)
MAGGIE SMITH
(nasceu em 1934)

(09)
CHARLOTTE RAMPLING
(nasceu em 1946)

(10)
CLAIRE BLOOM
(nasceu em 1931)

(11)
GLENDA JACKSON
(nasceu em 1936)

********
ESTREIA

“CARNAGE”
(Roman Polanski, 2011)

Escrito e realizado por Roman Polanski, “Carnage” é uma adaptação da peça “God of Carnage”, da dramaturga Yasmina Reza, premiada com um Tony em 2009, e esteve em cartaz na Broadway e em Londres, com James Gandolfini, Marcia Gay Harden, Jeff Daniels e Hope Davis no elenco. Nancy (Kate Winslet) e Alan (Christoph Waltz) são os pais de uma criança de 11 anos, que sofreu bullying na escola, e Penélope (Jodie Foster) e Michael (John C. Reilly) vivem os pais do menino, de mesma idade, que praticou o ato. O convite para uma conversa amigável entre os dois casais acaba em briga, mas serve para dar início a uma profunda análise conjugal. A história se passa inteiramente no apartamento onde eles se reúnem. O filme estreou no Festival de Veneza, recebendo aplausos do público e elogios da crítica especializada. Desde já, seu poderoso elenco é cotado para concorrer ao Oscar 2012. O roteiro foi escrito pelo próprio Polanski, em parceria com Yasmina Reza, durante o período de prisão domiciliar do cineasta, que estava detido na Suíça depois de ser acusado de manter relações sexuais com uma menor três décadas atrás. Estreou esta semana nos Estados Unidos, mas ainda não se tem previsão de lançamento no Brasil.

61 comentários:

pinguim disse...

Obrigatoriamente, tem que haver um mar de opiniões diferentes, pois é quase impossível haver consenso.
Eu nunca deixaria de fora Tilda Swinton ou Kate Winslet, embora não sejam "clássicas".
Da tua lista haverá algumas consensuais, penso eu: Maggie Smith, Deborah Kerr, Vanessa Redgrave ou Glenda Jackson; depois funcionarão as preferências individuais...

Fábio Henrique Carmo disse...

Já gostei mais da sua lista do que a do "Times" simplesmente por ter Julie Christie na primeira posição. Ela era 10, não só pela beleza, mas também pelo talento e postura com relação ao estrelato. Era uma estrela que não estava nem aí para estrelismo. Foi precursora em angajamentos, no que seria seguida por muitas atrizes até hoje, inclusive Angelina Jolie. A diferença é que ela fazia isso porque realmente acreditava e não para se promover, como muitas atuais.

Mas o meu segundo lugar vai para Kate Winslet. Mesmo não sendo "clássica" já merece um lugar de honra entre as maiores atrizes britânicas.

linezinha disse...

lista perfeita Antonio e belas fotos!
minhas preferidas são a Jean Simmons,Julie Christie, Maggie Smith, Deborah Kerr e Vanessa Redgrave.

Leonardo Alexander Silva disse...

Vivien Leigh não foi considerada por não ter nascido de fato na Inglaterra, ou foi esquecida mesmo? Ela ocuparia o topo da minha lista...

Elisabete Cardoso disse...

Judy Dench e Kate winslet-Talento; Ema Watson, Keira knightly, Liz taylor-beleza

Elisabete Cardoso disse...

Não estão necessariamente por ordem, mas há mesmo umas que são mais talento (e beleza) e outras são mais beleza (e talento) :)

CEFAS CARVALHO disse...

Sempre fui apaixonado pela Julie Christe, a Lara de Doutor Jivago. Legal vê-la na lista. Há coisa de uma década tento conseguir o filme "Darling", com ela, e não o acho.

Enaldo disse...

Eu votaria na Helen Mirren como melhor atriz inglesa, mas ela é russa (na boa).

Valeu a dica do novo Polanski,com ele não há decepção.

Dilberto L. Rosa disse...

Senti falta da Vivien Leigh, mas ainda tenho a Redgrave e a Smith entre as minhas favoritas 'top'! Kieslowski ocupa um lugar em meu coração por ter-me acompanhado no limiar de minha adolescência, quando então conhecia o Cinema com letra maiúscula, e "Amarcord" de Fellini e a trilogia das cores marcaram este meu período (concordo contigo: o meu favorito também é "A liberdade é azul")!

Eu era apaixonado pela Natalie Wood, sempre: o Cinema perdeu uma grande atriz e muito, muito bela... Agora, depois de tanto tempo (o Wagner não morreu?), é que vão reabrir o caso?! Uma injustiça...

E, falando em beleza, sou um profundo conhecedor da beleza feminina e, mais especificamente, das pernas... Ouso discordar de outro adorador quanto à lista, uma vez, das citas, apenas concordo quanto a Cyd Charisse e Mitzi Gaynor - a maioria das "divas" norte-americanas não tinhas as pernas belas, mas só e tão somente gravetinhos endeusados em meias... Sempre preferi as pernas grossas e roliças!

Meu abraço, Falcão Antonio!

Rubi disse...

Todas são ótimas, mas eu fico com Maggie Smith. Aliás; que lista fantástica!

Felipe Derevko disse...

Naomi Watts e Kristin Scott Thomas...

CEFAS CARVALHO disse...

Kristin Scott Thomas é uma ótima lembrança. Considero-a subestimada por critica e público. Está linda como nunca e "Lua de fel", mas, teve a melhor chance de mostrar seu talento no ótimo "Há tanto tempo que te amo".

Andressa Vieira disse...

Adorei ver a digníssima Maggie Smith na sua lista Nahud... Confesso que me apaixonei por ela desde criança com Harry Potter, mas depois acompanhei outras obras :D

Francisco Sobreira disse...

Gostei da sua lista, Antonio, principalmente pela participação de Jean Simmons e Claire Bloom , duas das atrizes que amo, a segunda, felizmente, ainda viva. Um abraço.

Andressa Vieira disse...

Seu blog lindo como sempre :) parabéns!

Netto - BlogCinemascope disse...

Nahud, dá licença deu fazer deste excelente post, uma pauta para o CinemaScope? É que a Vanessa Redgrave piscou o olho pra mim, Mr.!!

Por que você faz poema? disse...

Bom reencontrar Roman Polanski de volta ao "apartamento", depois de Repulsa, Rosemary e O Inquilino, espero que também em grande forma.

Tunin disse...

Todas muito belas e clássicas! Abração.

Luiz Santiago disse...

Eu amo o cinema britânico, especialmente as comédias. Tem atrizes aqui que eu nunca imaginava que eram britânicas. Hahahahahaha

EU sempre aprendo com teus posts.

Faroeste disse...

Nahud;
Gosto de parte de sua lista. Pelo menos não esqueceu as belissimas Jean Simmons e Débora Kerr, nem a sensualissima Charlot Rampling. Porém eu jamais deixaria de incluir a melhor atriz do momento, que é Kate Winslet, não excluiria Kristin Scott Thomas com toda sua beleza oculta, nem competente Judi Dench. E, embora sua seleção não seja toda de meu agrado, ninguém fará nada deste tipo que satisfaça a todos. Mas, como lançou o desafio...
jurandir_lioma@bol.com.br

Jamil disse...

O drama de Polanski promete. E que elenco! A Jodie e a Kate são as grandes atrizes de hoje.

Jamil disse...

Nahud, você lembrou das feiosas e sempre em grande forma Wendy Hiller e Flora Robson. Ótima lembrança. Pensei que só eu gostasse delas. Mas colocaria nessa lista mais duas atrizes, ambas Margareth, a Leighton e a Lockwood, especialmente a primeira.

David C. disse...

Deborah Kerr fue una excelente actriz además de tener una de las voces más deliciosas que he escuchado en mi vida.

Julie Christie me envuelve con su mirada en las varias películas que ha trabajado con directores de renombre a nivel mundial.

En cuanto a "Carnage", es de esas películas que provocan verse pronto.

Gilberto Carlos disse...

Bela lista, Antonio. Adoro Maggie Smith, Vanessa Redgrave e Charlotte Rampling.

Filmes Antigos Club disse...

Não somente uma bela lista, mas fotos impecáveis, formando um belo portfólio. Deborah Kerr e Jean Simmons são as minhas musas, muito embora seja difícil aqui tendo em vista tantas "deusas das telas" aqui decidir, rs. Saudações, Nahud!

Darci Fonseca disse...

Claire Bloom, Deborah Kerr, Julie Christie, Jean Simmons, Joan Greenwood e mais recentemente Emma Thompson... A colaboração inglesa para o cinema é inestimável.

Marcelo C,M disse...

Só feras nesta lista. Quanto ao filme de Roman Polanski, tem tudo para emplaca umas indicações no ano que vem, e seria uma forma da academia corrigir o erro deste ano, em não ter indicado para as categorias principais o ultimo filme dele, O Escritor Fantasma.

Sérgio Vaz disse...

Muito boa a edição, caro Antonio. Parabéns!
Um abraço.
Sérgio

Edivaldo Martins disse...

Além de Vivien Leigh, a maior de todas, faltaram, Margareth Leighton, Margareth Lockwood, Key Kendall, Belinda Lee, Celia Johnson e Anne Heywood, entre outras.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Leonardo, gosto da Vivien Leigh, assim como de outras atrizes inglesas que não estão nesta lista. Mas toda seleção exige sacrifícios.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Tenho DARLING - A QUE AMOU DEMAIS, Cefas. Posso fazer uma cópia pra vc.
Abração

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Concordo com você, Dilberto. "Grossas e roliças" somente as coxas da Mitzi, Cyd, Kim e Ava.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Já viu PRIMAVERA DE UMA SOLTEIRONA, Andressa? A Maggie Smith dá um show.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Com certeza, Netto. Suas caricaturas são ótimas.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Realmente, Jamil, a Margareth Leighton é uma excelente atriz. Por pouco não fez parte dessa lista.

'Lara Mello disse...

Falta algumas ai, né? Mas gostei mesmo assim =)

Karla Hack dos Santos disse...

Sempre vai ter divergências.. é para isto que listas servem!
Mas, adorei a sua... achei muito bem selecionada... Algumas inesquecíveis, outras que incluiria/mudaria.... E adorei ver a MAGGIE SMITH ali.. acho ela um tudo!

;D

Pena disse...

Fabuloso e Extraordinário Cinéfilo Amigo:
As mais brilhantes actrizes Britânicas, Excelente.
São lindas.
Extraordinário sentir seu de deslumbrar e maravilhar. Perfeito.
Abraço amigo de respeito por si e pelo seu talento gigantesco e notável.
Sempre a admirá-lo
Agradecido imenso pela visita.

pena

Bem-Haja, prodigioso amigo.
É fantástico. Adorei.

Rafa Amaral disse...

Jean Simmons está ótima em Narciso Negro, como perfeito contraponto às freiras inglesas. Aproveito o espaço para convidá-lo a conhecer uma página voltada apenas a cartazes de cinema, que acabo de estrear. Gostaria que conhecesse o espaço. Abraços! http://cartazes.tumblr.com/

Mario disse...

Muy buena tu selección como siempre, me gusta la belleza de Christie, era una mujer impresionante, y en la fotografía me seduce mucho Jean Simmons, que hermosura también y muy buena actriz, me gusta Kerr y Redgrave profesionalmente, me provoca también curiosidad Rampling, otras no las conozco pero voy a tener presente. Y sobre Carnage, espero verla que me gusta el cine de Polanski. Un abrazo.

Mario.

disse...

Todas são incríveis, mas minhas favoritas são Julie Christie e Deborah Kerr.
Abraços!

Gustavo disse...

As atrizes britânicas são as melhores. Period.

theporcupinelair disse...

Para mim Charlotte Rampling e Vanessa Redgrave e Glenda Jackson ( pena que tenha optado pela via politica, mesmo assim fez grandes papéis :))

Abraço! Venho cá mais vezes :)

SCB disse...

Um mar de charme e personalidade.
Parabéns!
Wagner Woelke

Ana disse...

Eu sou looouca pela Merle Oberon, adoro muito mesmo, é uma das minhas atrizes prediletas. Tenho um enorme carinho por ela. É a minha Cathy perfeita. Também amei-a em "O anjo negro" e "O cowboy e a grã-fina".

Jefferson Clayton Vendrame disse...

Se a Deborah Kerr que o Gregory Peck.
kkkk

Tai uma grande atriz, Deborah Kerr,tenho um filme com ela na época em que ainda estava na Inglaterra "Um Estranho Na Escuridão", e não é que o filme é bonzinho.

Abraços

Rodrigo Mendes disse...

Listas são listas e cada um faz a sua né?

Gosto muito da estonteante JEAN SIMMONS - amo esta mulher em "Spartacus"!

E estou com aquela ansiedade para conferir imediatamente "Carnage" com uma Winslet maravilhosa! As britânicas são realmente belas.

Abs.

tozzi disse...

Admiro profundamente Glenda Jackson. Foi um desperdício ela ter abandonado os palcos e as telas para se dedicar à política. O mesmo erro cometido pela grega Melina Mercouri. Se fossem atrizes medíocres tudo bem, a mediocridade combina com a política, mas grandes atrizes não merecem esse destino inglório.

tozzi disse...

O elenco é bom, mas Polanski anda meio sem criatividade. Será que acerta desta vez? O Escritor Fantasma não passou de um filme certinho e sem vibração.

tozzi disse...

Nahud, você tá bombando! Li a entrevista no blog Poses e Neuroses e também no Cinewesternmania. Parabéns. O sofisticado Falção merece tudo isso e o céu também. Assumo que sou fã.

Natalia Xavier disse...

Se não fosse somente as clássicas eu colocaria outros nomes =)

Adorei esse banner novo com a Davis. Minha preferida <3

Abs!

Alana Agra disse...

Julie Christie linda, uma das mais belas e mágicas atrizes - acho linda aquela definição de Al Pacino pra ela: "a mais poética das atrizes".

annastesia disse...

Outra seleção chiquérrima diretamente do Reino Unido. Belas, charmosas, elegantes, talentosíssimas e de uma classe de dar inveja. Maggie Smith é hors-concours, sem dúvida. Adoro assistí-la em A primavera de uma solteirona. Jean Simmons, Helen Mirren, Deborah Kerr, Julie Christie, Vanessa Redgrave são outras grandes damas da atuação. Além de Mrs. Smith, tenho imensa admiração pela maravilhosa Wendy Hiller. Grande abraço Antônio!

annastesia disse...

Ah sim! Estou ansiosíssima por Carnage. Que venha Polanski!

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Alana, também acho perfeita a definição de Julie Christie por Al Pacino.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Obrigado, Tozzi. Fico feliz com seus comentários assíduos e pertinentes.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Eu também sou louco pela Wendy Hiller, Annastesia. Que presença magnética. Vi recentemente VIDAS SEPARADAS e fiquei hipnotizado com sua atuação.

Victor Ramos (Jerome) disse...

Quantos nomes, quantos nomes! Só talento em um post excelente.


Pudim de Cinema

Victor Ramos (Jerome) disse...

Quantos nomes, quantos nomes! Só talento em um post excelente.


Pudim de Cinema

Danielle Carvalho disse...

Aguardando ansiosamente pelo Carnage, Antonio! Pirei com o texto quando o vi encenado em fevereiro no Rio por Deborah Evelyn, Julia Lemmertz (maravilhosa), Paulo Betti e Orã Figueiredo. Tô desde já na torcida pra ver a Kate receber outra estatueta!

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Puxa, que elenco talentoso, Dani! Juro que nem sabia dessa montagem. Já vi a Deborah Evelyn em cena e fiquei impressionado com sua intensidade dramática traduzida num corpo tão frágil.