dezembro 15, 2010

*********************** FILMES e MULHERES

jessica tandy 


Hoje eu quero aqui dar algumas dicas de filmes que tratam da questão da mulher e que são, além disso, obras de arte, delicadas e bem-feitas, cheias de questionamentos, interrogações, perplexidades, reflexões e – por que não? – diversão.

São filmes que trabalham quase todos na vertente da auto-estima feminina e da sua capacidade de virar o jogo e se afirmar, mesmo que isso resulte na destruição e na morte como vemos, por exemplo, em THELMA e LOUISE onde as protagonistas, depois de um verdadeiro “tour de force” para escapar do machismo e seus preconceitos, encontram a liberdade na auto-destruição. Mas nem todos são assim trágicos.

O belíssimo FLORES de AÇO mostra mulheres de todas as idades, cada uma delas com seus problemas pessoais e particulares, que se agudizam em torno do casamento da personagem vivida por Julia Roberts. O filme é mesmo um belo hino à maternidade, e tem um desempenho magistral de Shirley MacLaine.

O CLUBE da FELICIDADE e da SORTE traz a história de mulheres de gerações diferentes, mães e filhas, imigrantes chinesas, vivendo nos Estados Unidos. A evocação dos dramas vividos no país natal, a forma como se relacionam com a sociedade americana e o dilema entre essas duas culturas faz desse filme uma grande obra de arte, sem contar a beleza das atrizes, todas orientais.

Winona Ryder está em COLCHA de RETALHOS, representando uma jovem indecisa frente ao casamento. Sua mãe e amigas decidem bordar para ela uma “colcha de casamento”, seguindo a tradição, e enquanto constroem o bordado vão resgatando episódios passados de suas vidas, e resolvendo velhas pendências. Quando a colcha fica pronta, nada mais é como antes. Os desempenhos de Anne Bancroft e Ellen Burstyn são absolutamente magistrais.

Já em TOMATES VERDES FRITOS a narrativa se divide em dois níveis: enquanto duas mulheres rememoram o passado, a vida de uma delas vai se transformando, inspirada no exemplo dos relatos. A tônica do filme é o amor e a solidariedade entre mulheres, num mundo repleto de preconceitos e dificuldades.

Finalmente, o divertido CLUBE das DESQUITADAS, onde três mulheres abandonadas pelos maridos vão à forra; A GAROTA de ROSA SHOCKING, saboroso romance adolescente e, como é impossível resistir a uma história de Cinderela, o manjadíssimo Uma LINDA MULHER, que sempre faz sonhar quem assiste. É isso aí.

Texto de
CLOTILDE TAVARES

4 comentários:

AnnaStesia disse...

Colcha de retalhos, Tomates verdes fritos e Thelma e Louise são os meus favoritos dentre os filmes citados. São como você disse delicados, bem-feitos, com questionamentos e reflexões e ainda assim divertidos.

AnnaStesia disse...

Pois é. Além de estar cega, cometi uma injustiça com Clotilde! Assim não dá!

Kley disse...

Mães em Luta e Longe Dela também são ótimos filmes sobre mulheres.

Anônimo disse...

Junior, maravilhoso, isso é uma riqueza e não um Blog: cuidado com tua senha, ela é a chave secreta desse tesouro, guarde com segurança - parabens.