novembro 20, 2010

************* A FORÇA BRUTA de JEAN GABIN




O maior ator francês de todos os tempos, JEAN GABIN (1904 - 1976) era filho de modestos cantores do campo. Rebelde e pouco dado a qualquer estudo ou ocupação, foi obrigado pelo pai a fazer teatro como último recurso. De 1923 a 1930 apareceu em numerosas revistas musicais, inclusive atuando ao lado da célebre Mistinguette. Com o nascimento do cinema falado, debutou na opereta “Chacun as Chance” (1930), fazendo seguidamente uma série de filmes sem importância.

Em 1934, apadrinhado por Julien Duvivier, seu talento foi lapidado em “Marie Chapdelaine”, um belo filme pleno de sensibilidade e sutileza. Nunca mais a fama o abandonou. Com Duvivier – considerado por Gabin o seu “criador” – o ator faria “Gólgota” (1935), “A Bandera” (1936), “Camaradas” (1936) e “O Demônio da Algéria” (1937), um sucesso mundial e um dos melhores filme do diretor francês. Sob a direção do mestre Jean Renoir, interpretou “Les Bas-fonds” (1936), “A Grande Ilusão” (1937) e uma das suas máximas interpretações, “A Besta Humana” (1938).

Neste momento grandioso do Realismo Poético francês, filmou duas outras obras-primas, “Cais das Sombras” (1938) e “Trágico Amanhecer” (1939), ambos de Marcel Carné. Quando os nazistas invadiram a França, JEAN GABIN partiu para Hollywood, onde fez “Brumas” (1942), com Ida Lupino, e “O Impostor” (1943). Ainda em Hollywood, teve um ardente romance com a estrela Marlene Dietrich. Filmaram juntos, já na França, “Martin Roumagnac” (1946), de Georges Lacombe, onde ele vive um empreiteiro, numa pequena cidade, que se enamora de uma aventureira.

Depois da Guerra, o ator retornou ao seu reduto, disposto a reconquistar o seu público patrício. Filmou com René Clement, Carné, Max Ophuls, Renoir e Jacques Becker, incorporando uma grande quantidade de personagens, entre eles o inspetor Maigret das populares novelas policiais de Georges Simenon. Salvo uma ou outra exceção, seus filmes dos anos 1950 aos 1970 são dirigidos por artesãos competentes, tornando JEAN GABIN um dos fenômenos de bilheteria da França.

O astro investia sua fortuna no campo, criando vacas e apoiando politicamente aos humildes trabalhadores rurais. Ele dizia que não era ator, e sim camponês e pai de família. “O cinema é vento, ilusão, pompa, passa como uma nuvem. O que fica depois de uma filmagem? A glória! Eu não trabalho pensando na glória. Não me interessa. Trabalho pelo dinheiro, dinheiro que não calculo em francos, mas em vacas para as minhas fazendas. O campo e os animais são a minha vida”, desabafou. Mesmo contra sua própria vontade, durante cinco décadas foi venerado como um grande astro. Honrado, caráter firme, um tanto difícil, tinha um sentido de dever profissional que não permitia atrasos ou amadorismos. 

Dele, disse Jean Renoir: “É um verdadeiro ator de cinema, um Ator com um A maiscúlo. É uma força cinematográfica, é fantástico, é incrível. Tudo isso vem de uma profunda honestidade. É com certeza o homem mais honesto que encontrei em minha vida. Honestidade semelhante somente encontrei em Ingrid Bergman”. No seu último filme, O Ano Santo” (1976), de Jean Girault, JEAN GABIN interpretou mais uma vez um bandido. Morreu de um infarto agudo de miocardio. Seu corpo recebeu honras militares e as cinzas foram espalhadas no mar.

marlene dietrich e jean gabin em "martin roumagnac"

11 comentários:

Marineuza Esperança disse...

EU ADICIONEI O SEU BLOG AO MEU.
SOU UMA APAIXONADA POR CINEMA DE QUALQUER ÉPOCA.
É ARTE QUE ME FASCINA.

BOM FIM DE SEMANA.

Adriana disse...

Suas dicas são maravilhosas.Bjs.

Nívea Maria Vasconcellos disse...

Olá,


Parabéns!!!!!


Sucesso sempre,

Kley disse...

Li A Besta Humana do Zola, mas ainda não tive a oportunidade de ver o filme. Vou aproveitar e ver também outros do Renoir como A Grande Ilusão e A Regra do Jogo. Qual desses é o seu prreferido, Antonio?

AnnaStesia disse...

A grande ilusão e A besta humana são fantásticos!

Gabriel disse...

Já dei uma olhada no blog e gostei muito. Parabéns pela homenagem a Marlene Dietrich e Jean Gabin. Já estou seguindo e pretendo acompanhar as postagens.
Possuo um blog dedicado ao cinema de horror e gostaria que desse uma olhada. Por enquanto as postagens ainda são poucas pois acabei ficando um tempo sem internet, mas logo estarei postando mais textos (são todos de minha autoria).
O endereço é... ohorrornossodecadadia.blogspot.com
Espero que goste!
Abraço!

Ritinha Santana disse...

Parabéns, Antônio! O blog é lindíssimo, chega a ser constragedor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É fino demais! Lindo demais!
beijos! Rita

Anônimo disse...

Caro editor certa vez li em um artigo sobre Jean Gabin, que durante a II Guerra ele se alistou voluntariamente as Forças Livres da Resistência que estavam na Africa sob o comando do general De Gaulle.

claudia brando freitas disse...

um dos maiores atores que existiu gabin possuía virilidade e doçura na mesma proporção ! foi um dos homens mais charmoso do cinema e seus belíssimos olhos azuis eram de um magnetismo incomparável!

claudia brando freitas disse...

Gabin um poema vivo dois belos olhos azuis cheios de ternura e corajem ! sem sombra de duvida o maior ator frances de todos os tempos!

Renan disse...

Foi o grande amor da atriz Marlene Dietrich, embora nunca mais tenha falado com ela depois que romperam. Costumava dizer que um dos meus ex-professores, o hoje ministro do STJ Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, era a cara dele.